terça-feira, 15 de setembro de 2015

CORAÇÃO QUE NÃO COMANDO

 
 
Estranha Forma de Vida
 
Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são meus
Que é toda minha a saudade
Foi por vontade de Deus
 
Que estranha forma de vida
Tem este meu coração
Vive de vida perdida
Quem lhe daria o condão
Que estranha forma de vida
 
Coração independente
Coração que não comando
Vives perdido entre a gente
Teimosamente sangrando
Coração independente
 
Eu não te acompanho mais
Pára deixa de bater
Se não sabes onde vais
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais
 
by Amália Rodrigues
 

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também amo meu rei, meu querido amigo Bratz...perdão pela ausência em teu blog...conheci esta cançaõ na voz de Caetano num disco antigo dele, Totalmente demais ao vivo, e desde então sei de cor esta música, sendo que após descobrir de quem era, e ao encontrar sua obra foi paixão, foi amor a primeira música. Meu lado melancólico, portugues sentimental diria Cazuza, a voz dela me comove, me arrepia, amo esta mulher. Obrigado meu amigo pela presença carinhosa de sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Imagine, querido Jair, eu que sou PORTUGUESA, como ficou meu coração, ao visualizar, com olhos de ver, seu post.

    Amália, a eterna, a talentosa, a diva do fado, a ÚNICA.
    Esta letra é fantástica, aliás, todas são, mas há sempre uma k muito nos diz.

    A imagem com os alfinetes está linda, embora possa parecer um coração remendado, mas alfinete não sai mais.

    Dias bem luminosos e coração como pássaro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu, quanta honra e prazer em recebe-la neste cantinho...sou um apaixonado por Amália Rodrigues, esta foi a primeira música que conheci dela na voz de Caetano, então passei a procurá-la, sou um fã de fado, esta melancolia combina com minha alma, mas só ouço beleza, me faz bem, aquieta meu coração, já tão cansado.
      Sabe que pensei na hora de colocar este coração, mas adoro alfinetes (uma lembrança punk rs), e meu coração cansado já foi partido e está assim agora, embora rebelde como canta nossa diva, mas eu me limito a apreciar a obra desta imortal artista e tentar me manter quieto neste canto do mundo, em silêncio e só. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Amigo Jair, sabe como li esse poema que você postou? Ouvindo Amália cantar ao mesmo tempo no Youtube, fui seguindo a letra... Na medida que é belo é com a mesma intensidade triste! O fado é triste, romântico e quase ficamos aos pedaços! Mas extremamente belo.
    Grande abraço, querido amigo.
    (adorei seu comentário lá...por falta de tempo não estou respondendo)

    Veja Amália: https://youtu.be/dKvcm2QV9tA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, sempre tão lúcida nas tuas palavras, tento me explicar porque gosto de fado, é melancólico, triste até, mas me sinto tão bem ouvindo, vá saber né ? Adorei o "quase ficamos aos pedaços" rs, é verdade, já chorei ouvindo um grupo chamado Madre Deus, a voz da cantora era sublime, linda...mas voltando a esta mulher fantástica que é (a arte é imortal) Amália Rodrigues, ela levou ao extremo o que seu coração sentia, o que sua vida lhe dizia. Amiga Tais, é sempre um prazer ir ao teu blog, sempre...às vezes acho que exagero no tamanho dos comentários, mas é tão bom que não vejo só um post, uma crônica, mas uma possibilidade de ter uma conversa com uma querida amiga. Carinho respeito e abraço.l

      Excluir
    2. Não são grandes, não, seja como você é. Eu só parei um pouco de responder lá dentro para conseguir 'dar cabo' do que tenho de terminar.
      Entre tantos Fados que gosto, destaco 'Foi Deus' - que lindo! Você já ouviu cantado pela Ângela Maria? Escutei na Pampa, não faz muito. Lindo também Estou enviando:
      https://youtu.be/mXA3DT1NS0Y
      Escute até o final, ela também canta com sotaque português. Mas pela Amália é mais dramático, lindo; pela Ângela mais suave.
      Abraços, querido amigo.

      Excluir
    3. E Bibi Ferreira então ? Volto amanhã, acabou por hoje.Inté, querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. Em 2006 nossa grande Bibi Ferreira fez um espetáculo intitulado Bibi vive Amália, encontra-se ainda na internet e dá para assistir praticamente uma sessão espírita, pois Bib de forma magistral nos trás a luz do palco Amália Rodrigues, uma diva cantando outra, era isso quwrida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Beleza de música e ela me lembra minha mãe até na aparência! abraços,m tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga...sua mãe era muito bonita então...adoro esta música, e nos últimos dias estava a cantarolar, até que, virou um post. Obrigado pelo carinho de sempre querida Chica. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Acróstico

    Ainda que estranha essa forma de vida
    Mexe profundamente com seu coração
    Álacre, entretanto tão bastante fingida
    Lamentar frigidamente é o seu condão.

    Indaga Amália, porque essa ansiedade
    Apenas seria magna vontade de Deus?
    Resultando e uma amargurada saudade
    Obliterando os teimosos desejos seus?

    Deixar o seu pobre coração sangrando
    Registrar que não sabe para onde vai
    Ignorando até onde, mesmo até quando
    Grita grito mudo que do peito não sai.

    Uma frustração que não traz comando
    E que um puro sentimento comove e trai
    Sem se importar com Amália chorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Deixar o seu pobre coração sangrando
      Registrar que não sabe para onde vai
      Ignorando até onde, mesmo até quando
      Grita grito mudo que do peito não sai."
      Meu querido amigo Jair, senhor de todas as palavras, de todos os sentidos e luz para eu poder ver melhor o que eu mesmo postei, adoro isso. Perdoa amigo a ausência de comentários nos teus blogs, tou ficando meio constrangido com esta situação que penso em retirar os comentários do meu blog, não é justo receber tantas pessoas legais e não retribuir a visita com comentários. Fico até intimidado em comentar teu comentário diante da precisão de tuas palavras. Impressionante tua capacidade de se reinventar com tanta criatividade na montagem deste quebra-cabeça, com tanta sensibilidade, com tantas palavras, meu senhor das palavras, obrigado sempre por se fazer presente em minha vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Caro poeta Jair,
      Enquanto tuas postagens me inspirarem, vou seguindo de rima em rima, de verso em verso na busca de uma interpretação que, felizmente, você capta com sensibilidade peculiar. Obrigado pelo comentário do comentário.

      Excluir
  6. Um ícone português a nível mundial que marcou uma geração, que se perpetua pelas gerações!
    Abraço
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda frase meu caro Rui, perfeita para definir Amália Rodrigues. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Caro amigo Jair, Amália, deusa do Fado!
    Um abração. Tenhas um ótimo dia, apesar da chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e poeta Dilmar, só tua presença já me alegra o dia...mais uma definição perfeita para Amália Rodrigues, deusa do Fado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Amigo; não conhece e faz muito bem em não conhecer.
      AG

      Excluir

    2. Meu bom amigo Cristiano, o meu bom amigo Antonio Gomes já te deu uma ajudinha no teu comentário...vou dar outra: quem sabe tu dá uma olhada, ouve a música, busca na internet, então depois tu vês se foi uma boa ou não, descoberta. Sempre muito feliz em ir ao teu blog, e te-lo por aqui, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Boa tarde, um ícone português promovido e utilizado pelo estado fascista, conhecido pelo estado novo.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Antonio Gomes, sinto um prazer enorme em recebe-lo por aqui, confesso que choquei com teu comentário, não conhecia muito da vida de Amália Rodrigues, a arte dela que me conquistou, a arte,a cima de qualquer coisa, qualquer ideologia, mas enfim, tou adorando este teu comentário pois me ajuda a ver coisas que não sabia...mas sei também que Amália teve muitos de seus fados censurados no regime do ditador Salazar e que ela chegou a canta o Hino Revolução dos Cravos, dando dinheiro inclusive para o Partido Comunista, de forma clandestina...então meu querido amigo A. Gomes, muito agradecido por tua colaboração neste post, gosto de ver as várias facetas de tudo, e para isso precisamos de amigos que o saibam e que nos digam, obrigado.
      Outro dia postei uma música de Raul Seixas, um artista brasileiro que gosto por demais, ele fazia rock misturado com a música brasileira, então um amigo muito querido, que me frequenta, elogiou a música, mas me disse que Raul tinha um lado homofóbico (que eu sou contra), mas isso não abalou meu amor por Raul, mas é bom amar sabendo a verdade..quanto a Amália Rodrigues, minha paixão é cega.

      Excluir
  10. El corazón tiene motivos que la razón no entiende.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi hermano Rafael, uma frase que me ajuda a entender esta fase meio obscura da vida de Amália Rodrigues levantado pelo amigo Antonio Gomes, que é português, deve ter seus motivos para ter este posicionamento, o que respeito, mas continuo a amar esta mulher. Teu comentário também pode resumir o coração de Amália, diante de uma vida tão dolorida, de tanto amor, de tanta melancolia. Gracias meu amigo, por se fazer presente mais uma vez aqui. Carinho respeito e abraço,

      Excluir