quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GRACIAS A LA VIDA


Gracias A La Vida

 
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el oído que en todo su ancho
Graba noche y dia, grillos y canarios
Martillos, turbinas, ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con él, las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano
Y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy amando

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto

 by violeta Parra
na voz de Mercedes Sosa

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, tenho saudades também...as DIVAS continuam por aqui rs...minhas raízes latinas sempre acabam pulsando nas minhas veias, as veias da américa latina - é o nome de um livro, enfim. La Negra, como foi conhecida, diva acho que não se usa o verbo no passado né ? bem, ela é do meu tempo de ativista estudantil rs, já buscava mais referências na música, e é muito mais próximo de nós que os americanos, mas não tou me queixando, amo Rihanna por exemplo rs. Eu aqui bem no Sul do Brasil, acho natural eu gostar da música latina, mas não é o comum. Obrigado sempre meu rei por sua luxuosa e iluminada visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Acróstico
    (em portunhol pretensioso)


    Violeta del Carmen Parra Sandoval
    Intérprete de nossas dores coletivas
    Obteve um reconhecimento mundial
    Legou-nos suas canções expressivas.

    E “Gracias a la vida” da artista chilena
    Tenemos muy poco que nos lamentar
    A su canto de amor de una voz plena
    Perfecto distinguimos el cielo del mar.

    Así, su canción escuchada en el viento
    Refleja las penas de este mundo cruel
    Resulta que todo demás estará siendo
    Aunque que pocos hacen bein su papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei este poema bilingüe rs meu caro amigo Jair, o senhor de todas as palavras, até as de além fronteira...a história de Violeta Parra é genial também, com um fim trágico, mas uma história linda. Mais uma vez estou diante deste talento e ter o prazer de assistir mais uma vez ele dizer, redizer, reinventar uma forma nova de se comunicar, de expressar o que sente, o que sinto, o que sabe, o que não sei. Gosto do espanhol, consigo ler bem, mas escrever não me atrevo ainda...meu xará, tu és o infinito das palavras, o infinito dos sentimentos, que assim seja nossa amizade, infinita. Obrigado sempre por tua presença sempre muito bem vinda. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, tu também és maravilhosa. Mercedes Sosa é uma das vozes que gritaram quando foi preciso na América Latina. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. "Habitualmente de costas para a música de “nuestros hermanos” latino-americanos, o Brasil começou a despertar para a riqueza da voz de Mercedes Sosa em 1976, após um dueto da cantora argentina com Milton Nascimento. A faixa “Volver a los 17″, da compositora chilena Violeta Parra - de quem Mercedes foi uma das principais intérpretes -, virou um dos maiores destaques do hoje clássico álbum “Geraes”. A partir daí, a barreira da língua não mais impediu que brasileiros se apaixonassem pelo marcante timbre de contralto de Mercedes Sosa e por seu repertório, que incluía desde canções folclóricas a músicas de conteúdo político e social..." - Artigo publicado em 05/10/2009 pelo Ministéiro da Cultura no Jornal o Globo.

    ResponderExcluir
  5. Báh! Mercedes Sosa com 'Gracias a la vida'... tenho reparado no seu gosto musical, excelente.
    "Gracias a la vida que me ha dado tanto"... Pena que a gente tem de caminhar tanto, quilômetros de estrada pra ver o tanto que recebemos e não reconhecemos, cada vez pedimos mais! Por vezes acho que somos um saco sem fundo, rs.

    Lógico que estou ouvindo junto com esse comentário. Maravilha, amigo jair! A letra inteirinha, já copiei no word.
    Obrigadíssima, amigo! Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais obrigado, mas sou um tanto eclético, mas existem coisas que não podemos passar pela vida sem conhecer e Mercedes é uma dessas maravilhas que temos a obrigação de no mínimo conhecer, mas eu a amo, o canto dela sempre fez minha alma latina pulsar...esta música é um agradecimento a vida, e eu preciso agradecer todo dia, reforçar este desejo de viver que tenho, apesar...adoro saber quando estamos sintonizados minha amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá minha amiga portuguesa, é lindo sim, se ouvires a música iras te emocionar, o poder das mulheres não ? Mercedes, Violeta, Amália Rodrigues. Continuo a gostar de ler tuas aventuras na vida em teu blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Caro amigo Jair Machado, Violeta Parra e Mercedes Sosa, duas grandes personalidades, que merecem esta justa e lembrada homenagem.
    Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo e poeta Dilmar, é tão bom estar em sintonia com pessoas, é tão bom receber amigos eque navegam no mesmo mar. É um privilégio contar contigo meu querido amigo Dilmar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Passar por aqui e encontrar Mercedes Sosa é um presente e tanto, amo essa música!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Néia, que bom que gostou, adoro esta mulher...obrigado, tua passagem por aqui sempre me deixa muita luz. Carinho respeito e abraço.,

      Excluir
  9. Passar por aqui e encontrar Mercedes Sosa é um presente e tanto, amo essa música!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Passar por aqui e encontrar Mercedes Sosa é um presente e tanto, amo essa música!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Uma letra de música excelente! Intemporal!
    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu bom amigo e ótimo fotógrafo Rui, existem pessoas que não se perdem com o tempo e existem obras de pessoas que são eternas, como esta música, como Mercedes Sosa. Obrigado amigo de além mar, por mais uma bem vinda visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Si, amigo, no hay duda alguna...
    Gracias a la Vida...
    Paz
    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siempre dou gracias a la vida por hemanos como usted Isaac, que apreciam meu blog...dou graças a vida por estar aqui, apesar das dores e dos desamores, estamos vivos, e é o que importa, gracias a la vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Si, amigo, no hay duda alguna...
    Gracias a la Vida...
    Paz
    Isaac

    ResponderExcluir
  14. Caro Jair, esses dois nomes, Mercedes Sosa e Violeta Parra, vencerão o tempo; na composição como na interpretação foram além da beleza musical e poética; não fizeram apenas a arte pela arte; preocuparam-se em denunciar a injustiça social, a opressão pelos mais poderosos. Por tudo, ambas permanecerão. Exemplo dessa preocupação, que referi, está em GRACIAS A LA VIDA, como de tanta outras, interpretadas por Mercedes Sosa; também as composições de Violeta Parra seguem essa linha, como é exemplo "Corazon Maldito";interpretação de M. S., composição de V. P. (Tenho um disco, que considero histórico, de Violeta Parra, no qual ela interpreta suas próprias músicas).
    Excelente postagem, meu amigo. Parabéns.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo dr Pedro, lisonjeado com sua nobre presença, e seu conhecimento que tanto me fascina e engrandece este singelo post homenageando uma artista que sempre gostei e gostarei ad infinitum. Minha ligação com Mercedes, conhecer Violeta Parra se deu em um momento estudantil no inicio dos anos 80, em que se buscava afirmar a democracia no país, e fiz parte disso participando da luta estudantil e fatalmente isso gera uma busca de autoconhecimento, e não foi diferente comigo, buscando minha história enquanto negro, e a história da América Latina, pois precisava me situar. A força e o poder da mulher latina e do mundo, passam por Violeta Parra e Mercedes Sosa. Sempre muito feliz com suas inteligentes intervenções, obrigado dr Pedro, meu bom amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Adoro a voz e as cançoes que Mercedes cantava... uma bela escolha essa musica...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha surprendente amiga Frida...eu também adoro a voz da Mercedes Sosa e seu repertório sempre me encantou, e esta música é linda...gostoso ter tua presença por aqui, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  16. Adoro a voz e as cançoes que Mercedes cantava... uma bela escolha essa musica...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, li a letra da musica mas não consegui ouvia a mesma, não abriu. a voz de Mercedes Sosa é fabulosa, vou procurar a musica youtube.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo de além mar, perdão, mas não iria conseguir aqui, só tenho a letra...mas tens razão na voz, fabulosa, linda, única...encontrarás no youtube...obrigado pela gentil visita...acabei de vir do teu blog e vi uma fotografia magnifica lá, voltarei e vou comentar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  18. Gracias A La Vida! Essa musica é linda! Bela escolha Jair! Tenha uma boa semana! :)

    Abraço

    ResponderExcluir