segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEM FUNDO E SEM FIM




O que fazer quando dentro de mim, um grito está sufocado, prestes a explodir, a me explodir. O que fazer quando o mundo vai por um caminho, que tem no final um penhasco sem fundo e sem fim, e seguimos esperançosos e amargos e confusos e esperançosos, com se o fim fosse um recomeço. Ouço vozes que me chamam e dizem que me esperam com amor, mas como vou retroceder, como vou voltar se esta massa me carrega por este caminho, que já sei o fim e não o fundo. Tento meditar e encontrar dentro de mim esta fúria que contem lavas em chamas prestes a me destruir...não lerei meu horóscopo hoje, Vênus em Áries, Escorpião, sempre penso em Escorpião, talvez precise de seu veneno, para matar o grito que me corrói a entranhas, à medida que a lava corre por minhas veias, passando por meus olhos que veem que “todo dia é silencioso e cinza”, enquanto meu coração não estiver em chamas de paixão, enquanto eu não segurar tua mão...seguirei este caminho com o mundo...


'Everyday is like Sunday
Everyday is silent and grey
Hide on the promenade
Etch a postcard :
"How I Dearly Wish I Was Not Here"'
                                                                                                                
by Morrissey
 
 

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, amei, denso e tenso - lembrei do nosso amigo Fred, cadê? São meus experimentos meu rei, minha necessidade de escrever, hoje graças a Deus tou bem, posso dizer, equilibrado, um pouco confiante, calmo, pondero o que vou dizer ou responder, mas não deixo de sonhar, delirar, tentar encontrar o amor ou falar dele, mesmo que seja num texto, me permitir sentir, me sentir através das palavras. Sei de minhas limitações literárias, mas aqui para mim, o que mais vale além da intenção (que o inferno está cheio rs) é a maneira que consigo me expressar. Sabes da alegria que sempre chega contigo aqui para mim, te agradeço, obrigado, muito obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Soneto-acróstico
    Esperança há

    Se e quando o grito está sufocado
    Enquanto tudo vai pelo mau caminho
    Mesmo neste tormento desesperado
    Felizmente nunca estamos sozinhos.

    Um grito surdo na garganta trancado
    Não traduz esse dia-a-dia comezinho
    Dói na alma aquele coração cansado
    Onde espeta com maldade o espinho.

    Se na sua esperança houver confusão
    Espere que o tempo resolverá tudo
    Mesmo dentre as lavas desse vulcão.

    Fundo não haverá nesse fosso miúdo
    Invista seu talento em outra questão
    Mas jamais se permita quedar mudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Jair, senhor de todas as palavras, de todos os sentidos, sabes da admiração que tenho dessa tua intimidade com as palavras, as rimas, mas sinceramente, eu poderia apagar o post e deixar este teu poema, guardo aquele acróstico com meu nome a sete chaves, amo aquilo, mas este poema tu te superou. De onde vem tamanha perspicácia, sentimento, uma tradução de mim, e tão belamente escrito. Jair, meu querido amigo sou agradecido demais por tua presença neste blog, com teu conhecimento, com teu sentimento explícito nos teus escritos. Por vezes me parece que nada faz sentido, que não tenho mais um propósito na vida, apesar de não desistir, de não ir para debaixo da cama, de encarar o trabalho, a rua, mesmo tendo vontade de dizer não, mas não temos este direito, não posso anular minha vida, preciso vive-la, e só estou conseguindo com a ajuda de amigos como tu, com tuas doces palavras me encanta e me faz esquecer, que nem tudo sai como gostaríamos, mas as coisas acontecem, só precisamos estar bem para ver e colher o melhor que se apresentar. Meu amigo, tenho aprendido tanto de humano, de mim, neste seis anos de blogosfera, e tu és parte importantíssima nesta minha trajetória, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Vai dar uma volta no fiordes da Noruega que isso passa. Mas vai no inverno. Que é pra apagar esse fogo todo. Din din eu sei que vc tem. O que te falta então pra não ir?Coragem pra mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My dear brisonmatos, adoraria estar lá, porque assim desconectado não teria que comentar este teu comentário, mas obrigado pela informçaõ, sempre vou por impulso, intuição nas imagens Google. Agora sei realmente que tu não me conheces, tu deve ser um hater e me tirou para Cristo, embora seja cristão, temente a Deus, eu não ofereço a outra face. Tenho tanto dinheiro que tou sem internet, ora por favor, vamos nos respeitar, princípio deste blog. Espero que tu mudes com relação a eu virtual, senão a partir das próximas aparições, não vou desconsiderar e apagarei sem comentários. Cara, cheguei a usar um comentário teu num post, achei belo, mas juro que agora não sei mais, se tu és uma pessoa do bem que frequenta junto com tantas pessoas do bem por aqui ou tu és o pomo da minha discordia ? me desculpa mas vou excluir o teu outro comentário...obrigado por estar aqui, mas não se mais ao trabalho, por favor. Adeus.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Meu bom Jair:
    Seu dolorido texto me parece um grito de angústia e lembrei dos sonetos de Florbela Espanca - maravilhosos - onde revela os conflitos humanos. É a complexidade de nossas vidas, uma hora estamos embaixo, outra em cima. Uma hora à esquerda, outra à direita... É difícil, mas sorte daqueles que conseguem entender (como você) essas oscilações, muito comum, o mundo tá qualhadinho disso. Aliás, meu amigo Jair, quem de nós é normal? rs Uns menos, outros mais. O importante é administrar nossos problemas e saber que a vida é assim. Nem sempre é um mar de rosas.
    A rocha é 'Trolltunga', monumental, fica na Noruega, beleza de foto para postar em 'reflexões'. Mas a história do 'Escorpião', você não deixa por menos... tive de rir, desculpe!
    Grande abraço, PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tirar dentro do peito a Emoção,
      A lúcida verdade, o Sentimento!
      -- E ser, depois de vir do coração,
      Um punhado de cinza esparso ao vento!..."
      Minha querida amiga Tais Luso, trecho de uma poema da Florbela chamado Tortura, entendi a citação rs, e adorei, Florbela faz parte dos poetas que procuro para ler, que gosto, me identifico. Não sei se mereço a comparação, mas adorei a citação neste comentário minha amiga. Incrível mas tua visão do tentei escrever é perfeita, diria eu se realmente soubesse o que escrevi rs...preciso deste olhar, destas palavras, desta lucidez poética tua,para eu me entender melhor, aliás, não é de hoje que me permito ouvir tua voz através das palavras amigas que sempre trouxe ao meu blog. Esta busca furiosa , densa e tensa, como disse meu rei Bratz, nada mais é que meu eu interno pedindo socorro ou simplesmente tentando criar minha literatura, minha forma de me expressar para o mundo, para mim. Este teu humor também, agora relendo meu post, vejo como coloquei aquele escorpião, e realmente não deixa de ser engraçado, porque a princípio entrou por um motivo, mas logo, eu mesmo me toco, e já acho uma utilidade para o coitado. Nada escapa deste teu olhar de lince, querida amiga, o que me deixa muito feliz, pois sou muito intuição para escrever e assim consigo melhorar o que escrevo, e principalmente a minha pessoa. Obrigado sempre querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Excelente relação palavras vs imagens!
    Abraço e boa semana!
    Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Rui estou a buscar esta síntese nos meus posts nos últimos tempos, tenho feito uma relação direta com o que escrevo e a imagem posto, ou a relação da imagem com o poema ou música ou texto de outro que posto no meu blog. Obrigado, gostei da observação. Caro Rui tenho me deliciado com as fotos no teu blog, quer dizer antes que macfee o bloqueie. Seja sempre bem vindo neste lado do Atlantico. arinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. E desde quanto te fiz uma ofensa?Ah vai te catar...

    ResponderExcluir
  8. vc ja me deletou tantas vezes, que eu te deletar, tb não me custa. Prestenção, ow.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Querida Frida, obrigado por palavras tão significativas e obrigado pela tua sem iluminada presença, intensa, como o que sempre encontrei em teu blog...e a vida são caminhos, e nós seguimos, onde as escolhas deixam de ser, e passam a ser o nosso caminho, boa sorte. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  10. Caro amigo Jair Machado, eis um texto denso e pronfundo consubstanciado pelo belo poema do nosso amigo, talentoso poeta Jair Lopes.
    Um abraço. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo e poeta Dilmar, sabes o quanto aprecio tua presença, tuas palavras, porque sempre encontro conexão com elas...tens razão, belíssima observação, eu acho este cara fantástico, a facilidade com que faz malabarismos de palavras e sentimentos, como se fosse um processador de almas, ele transformou em poema, num belo poema toda a dor e sentimento que tentei escrever. Traduziu de uma forma tão certeira o que nem eu sabia exatamente, o que me doía, o que me alegrava. Querido amigo Dilmar tudo parece bem difícil às vezes, mas vou me virando como posso e Deus deixa, mas pode ter certeza que a tua presença na minha vida faz a diferença...quanto mais eu fico aqui, mais saudade tenho de amigos. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Boa noite, Jair,seu texto é repleto de simbologias, mas que nos mostra claramente que quando o fogo da paixão com suas labaredas e lavas fizerem morada em seu coração, o fogo que abrasa o seu físico será brando.Belíssimo e forte palavras para descrever a sua busca pelo amor e paixão. Gostei! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marli, chegas junto de muita felicidade que estou sentindo, tua honrosa presença me deixa lisonjeado... devo estar transparente rs, os amigos acertaram nos comentários, o poema do meu xará Jair é estupendo, a lucidez carinhosa de Tais Luso, sentimentos, palavras, estamos do mesmo lado...mas estava ali, graças a Deus e a ti minha querida, a tua visão e teu desejo de aqui aportar e deixar este comentário. Eu me sinto assim, minha carne, meu exterior, estou bem, as labaredas, o fogo que se percebe nas palavras, o desejo por amor; querida Marli, não estou apaixonado, mas adoraria, acredito estar preparado, mas ninguém na verdade nunca está, enfim...amei teu comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Obrigada Jair, pelo carinhoso comentario e os votos de boa sorte... obrigada mesmo...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos de manter a fé, e seguir adelante, fica com Deus.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Gostei muito do texto, mas espero que não seja autobiográfico nem que jamais o veja sentado sobre o abismo.

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sejas muito bem vinda, que bom que gostou do texto, é ficcional, não se preocupe, quer dizer, sinto coisas e necessito escrever, sai umas coisas assim, que gosto de chamar de minha literatura barata, porque tem tudo de mim, mas reinventado, senão seria um texto muito, mas muito chato. Encontrei um blog teu com muitas fotos, de vários lugares, já tou seguindo e conhecendo o mundo através de ti. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Belo texto. Às vezes sinto-me assim. Infelizmente a vida é isso mesmo, altos e baixos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, que bom que estás aqui e tenha gostado do meu texto, ou felizmente a vida é assim né ? Daí temos movimento rs, altos e baixos...quando estive no blog e teu namorado estava de aniversário, esqueci de dizer que ele já tem o melhor presente que Deus pode dar, tu e teu amor. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. "O que fazer quando dentro de mim, um grito está sufocado, prestes a explodir, a me explodir." Escrever Jair... escrever acalma a alma, o coração. Ajuda a definir caminhos a seguir. Ordena os nossos pensamentos.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida S.o.l. é o que venho tentando fazer a seis anos, e tem dado certo, já estive a beira do suicídio, mas escrever liberta, costumo dizer que faço blogterapia com meu blog, palavras como as tuas que me chegam hoje, chegaram em momentos cruciais, me mostrando um possível novo caminho, uma luz no fim do túnel. Obrigado por tua visita e carinhoso comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir