terça-feira, 12 de abril de 2016

OLHOS INFANTIS


         
         

          Quando vi já estava chorando, as lágrimas impediam de ver o futuro e o presente e meu próximo passo, ao mesmo tempo que aliviava minhas dores. O tempo de ontem deixou cicatrizes e saudades, o tempo de hoje sangra, no tempo de amanhã... dentro do sonho corria, não sabia se procurava ou fugia, as ruas eram labirintos, as pessoas mentiam e me confundiam. Mesmo cansado não me entregava, fugia e procurava, até que encontrei uma caverna silenciosa, fria e escura. Refugiei-me ali e adormeci dentro do sonho, então sonhei com amor e liberdade, com a luz dourada do Sol e a luz prateada da Lua e crianças que brincavam de esconde-esconde no fundo desta caverna, entre arbustos e rochas, agora sem a luz do Sol ou da Lua, apenas a luz de medo dos pequenos olhos infantis tentando não serem encontrados, pois já não tinham para onde fugir. O tempo de hoje sangra, eu sinto, como sinto também a umidade do limo viscoso e escuro. O ar quase não existe, somente o sufocamento e a presença triste daquelas crianças órfãs da guerra, da destruição, das longas caminhadas sem rumo e sem chegada, apenas crianças abandonadas a sorte da vida, mas quem disse que a vida é sorte ? Acordo de um sonho e as crianças não estão mais ao meu alcance, agora as vejo de longe deste sonho, acorrentadas, como escravas, sendo levadas sabe-se lá para onde. O tempo de ontem quase apagou, não fossem as cicatrizes e a saudade da felicidade que nunca chegou.

          Quando vi estava chorando na frente da televisão, pois as crianças refugiadas de seus países pela guerra, pela perseguição, pela fome, pela intolerância...agora mais frágeis, como se não fosse o suficiente roubar-lhes a infância, são roubadas, estão desaparecidas, quiçá mortas ou exploradas, escravizadas, torturadas...no tempo de amanhã há uma breve esperança de vida digna, com liberdade, com amor, com vida...




32 comentários:

  1. Olá, querido Jair ...emocionante texto... faz-se necessário romper com a naturalização da invisibilidade , como se o que estamos vendo não existisse, apesar do grande destaque que a mídia vem dando. Somos de uma geração que ainda conserva uma visão de infância muito permeada pela ideia da inocência, amor e liberdade, com a luz dourada do Sol e a luz prateada da Lua, brincando de esconde-esconde mas, de repente, nos deparamos com uma criança muito diferente nas imagens que são nos apresentadas, e lamentamos e choramos , pois, essas crianças e adolescentes deixam de ser olhados e percebidos a partir do que são, pensam e sentem e sim, à mercê da sorte, do destino, à mercê da própria sorte, abandonadas a sorte da vida. Claro que não se pode pensar a partir de um referencial único, uma vez que esta pode ser determinada pelas condições presentes no contexto social, econômico e político onde se insere,mas, todos devem se unir em busca de uma solução. Quanto mais gente se unir, mais chances teremos de combater , para que no tempo de amanhã haja uma vida digna, com liberdade, com amor, com vida.....amém!Parabéns pelo texto!
    Obrigado pelo carinho,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Felisberto, muito me alegra teu comentário, muito pertinente ao que tentei escrever. Quando dizes da naturalização da invisibilidade, mesmo sendo bombardeados pela mídia, fica claro para mim quando não se percebe o próximo, pois não consideramos o próximo um ser próximo, como exemplo os garis, de outra casta, inferiores, indignos de nosso olhar (posso ser este próximo para alguém que não vai me considerar o próximo). O mundo lúdico infantil é o que queremos, somos cria disso, até tomarmos consciência de outra realidade, esta que o mundo de hoje nos apresenta...se bem que criança nunca foi prioridade no longo da história humana, mas em todos os tempos encontram-se uma maneira nova de explorar, porque a ganância humana transcende a história do homem na terra...e diante de outra calamidade a que estamos expostos seja sabendo ou vivendo, que são as multidões que se arrastam pela Europa, fugidos das guerras e intolerância no Oriente Médio, das crianças que já sofrem pela situação a que estão expostos, e mesmo assim, elas estão desaparecendo, não sabe para onde, com quem, o que se sabe é que gangs ou organizações criminosas que estão desaparecendo com estas crianças, e isto foi mais uma manhã que acordo assustado com mais uma notícia ruim, percebendo o quão triste é pois é uma notícia triste oriunda de outra situação triste. Obrigado caro Felisberto, sempre muito feliz com tua nobre presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Cenas realmente que nos angustiam ,causam tristeza! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Chica do Céu, minha adorável amiga, sempre muito feliz com tua presença e agradecido por tuas palavras...a tristeza tem acompanhado as imagens que infelizmente são cada vez em maior número, cada vez mais agressivas e tristes. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja condutor das criações
      Pois que tu herdará a Terra
      Mas por favor nessas ações
      Faça amor, não faça guerra.

      Excluir
    2. Fazer amor meu bom amigo Jair Lopes, senhor de todas as palavras e outras, não fazer guerra e dizes o que deveria ter dito no corpo deste post, herdaremos a terra, então porque lutamos tanto por ela, porque sacrificamos vidas, as que falo hoje são das crianças, mas é muito mais que isso, morremos aos mi8lhares todos os dias...vamos fazer amor e não guerra. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Que coisa triste... não sei qual delas emociona mais, se a foto, se o texto. Fiquei a olhar e li e reli o texto. E uma completa a outra.
    A vida... Não sei o percentual de tristeza e de alegria. Seja o resultado que for, a tristeza comove, sangra. A alegria contagia - apenas.
    Abraços, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, é triste, a imagem é triste, e meu texto, bem, meu texto é bem eu naqueles dias rs, mas não estava, ou não estou deprimido, simplesmente acordei e vi a notícia do desaparecimento de crianças que procuram asilo na Europa, foi o suficiente para eu pirar no texto, de sentir e sofrer com o fato, tenho sobrinhos, filhos de amigos, nossas crianças...mas aqui há exploração infantil, na índia vi uma reportagem horrível sobre trabalho infantil...existe muita exploração sexual no nordeste e em todo o Brasil, é um texto quase desabafo, porque respeito as crianças, temos o dever de protege-las...quanta dor minha amiga. Mas tua presença sempre me alegrará. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Excelente texto. Um tema muito em dia que mexe connosco!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu bom amigo Rui, meu fotógrafo de olhos de lince do outro lado do mar, só tua presença já me diz que valeu apena exorcizar este texto de mim para o blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado querida Patrícia, eu acho lindo também, quer dizer, meu lado mórbido que vê beleza no feio, no estranho, no incomum, na tristeza. Tua presença é sempre muito bem vida e agradável. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Pois é minha querida amiga Frida, mas está acontecendo, infelizmente está acontecendo. Me alegra sempre tua presença. Carinho respeito e abraço.






      Excluir
  8. Lágrimas de carências, sejam elas de qual tipo forem e, principalmente de crianças e idosos são profundamente tristes de se presenciar. Pobre "ser" humano que ainda não aprendeu a SER!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso meu rei, lamentável meu bom amigo Bratz, tocaste em dois lados da mesma moeda, da inocência da infância e a inocência do ancião, que dependem exclusivamente do outro ser que é o humano, que infelizmente ainda não aprendeu a SER. Sempre tão sábias tuas palavras querido amigo, acompanhadas de maturidade e de extrema sensibilidade, sempre iluminada tua presença neste blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Caro amigo Jair Machado, realmente é muito triste saber que crianças abandonadas pelas guerras existem em pleno século XXI. Ainda não saímos da barbárie.
    Um abração. Tenhas bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo e poeta Dilmar...bem verdade, difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade, e os século se passam e a exploração infantil somente se transforma, mas continua. Sempre muito agradecido por tua nobre presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Olá Jair, como não sentir uma emoção profunda ao ler seu texto? A imagem vem arrematar cada palavra tão intensamente escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Néia, por vezes acho que peco na intensidade da escrita, mas ao mesmo tempo tento ser fiel ao que sinto, penso e escrevo. Tua presença enche este blog de felicidade, que é o que precisamos diante de tanta falta de amor. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Olá Jair, como não sentir uma emoção profunda ao ler seu texto? A imagem vem arrematar cada palavra tão intensamente escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá Jair. É sempre oportuno lembrar o descaso com as crianças. O maior flagelo humano são as guerras, contudo, a indiferença da sociedade para com as carências coloca a humanidade em patamar equivalente. É importante realçar sempre esse lado humano a fim de que a sociedade seja mais fraterna.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A indiferença meu bem amigo Evaldo, a indiferença que [é um ato normal nos dias de hoje, infelizmente, é um bloqueio para não vermos a realidade que nos cerca, a dor, a morte, estas crianças...e esta é uma forma de se fazer lembrar, nem tudo são flores e alegria. Obrigado amigo pela visita e pelas palavras com tanta sabedoria. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Bom Dia Gigi, ontem tive um belíssimo dia, hoje também, mas ontem foi muito especial e tu estiveste aqui, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Olá Jair.
    Primeiro quero agradecer por você sempre passar no meu blog. Sua opinião é muito importante pra mim. Sobre seu post: Essa situação das crianças refugiadas é realmente muito triste. O mundo sangra mesmo seja sangue inocente ou culpado vivemos um momento muito tenso de nossa história. A humanidade pede mais humanidade.

    Grande abraço
    Fernando
    www.fernufala.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Fernando, gosto de teu blog, da maneira como falas, o que expões, muito me interessa, gosto de fazer parte também desta tua transformação em "homem sério", quer dizer, um senhor casado, fico feliz por isso, sinal que o amor existe e vence...quanto a este meu post, partiu de um fato, é muito triste...li também um post que falava de menores assaltando no Rio que tu presenciou, isso é muito triste também, resta-nos apelar para Deus e não perder a Fé. Muito feliz com tua visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Olá Jair,
    Sensacional esse texto,
    é triste, mas é a pura e
    lamentável realidade...
    Essa imagem é sinônimo de desalento e desesperança, sentimentos que as crianças refugiadas e sofridas, sabem bem o que é...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau sempre um imenso prazer recebe-la por aqui, naõ é um tema confortável, mas gosto de me arriscar por estes lados, mesmo porque não tenho nada definido enquanto escritor de meu blog...mas gosto quando consigo atingir pessoas que mais que sensíveis, são inteligentes e esclarecidas...que bom seria se fosse uma ficção, mas sabemos que está acontecendo no nosso tempo, nos dias de hoje...obrigado pela lembrança. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  16. Olá Jair.
    Primeiro quero agradecer por você sempre passar no meu blog. Seus comentários é muito importante pra mim para o crescimento do meu blog...
    Com respeito ao texto, sensacional!
    Trás-nos um verdadeira realidade, na qual o homem na sua tamanha ignorância fecha os olhos, por se gabar dos seus feitos...Enquanto isso crianças padecem pela fome e injustiça causado por um sistema podre e falido...

    Um grande e forte abraço de seu amigo do blog... uanderesuascronicas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, o melhor da blogosfera são os blogs que frequento, que oferecem palavras organizadas em pensamentos, conselhos, ideias, palavras que confortam e iluminam, e teu blog é bem servido...obrigado por palavras carinhosas no que diz sobre meu post...é como se olhássemos sem ver, o que fazemos quando vemos um morador de rua, isto já é muito triste, e quando envolve criança a coisa se torna pior ainda. Meu bom amigo é sempre um imenso prazer tê-lo por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir