terça-feira, 10 de maio de 2016

PARA SEMPRE



Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas

  • ps. Este poema recebi de presente do amigo e bloguer VictorNany, como resposta a um comentário meu em um post dele, que falava de MÃE. Sou perdidamente apaixonado por esta mulher que me colocou no mundo, me criou e cria ainda até hoje, costumo dizer que não vivo sem ela, que é meu porto seguro, minha própria vida. Já não tenho mais meu PAI, e isso dói muito, mas minha mãe não sei como explicar esta minha dependência, acho que é todo o AMOR do mundo que tenho por ela, e não consigo imaginar minha vida sem ela. Agradeço a Deus todo dia por ela existir,  por eu ser filho dela e por estarmos ainda juntos, embora morando em cidades próximas. 

28 comentários:

  1. Boa noite Jair!
    Quando perdi minha mãe foi como se parte de fosse sepultado com ela. Dói muito até hoje e quando sonho com ela é um verdadeiro presente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Gheni, quanta saudade...acho que as memórias, as boas e os sonhos são realmente presente, poder 'ver', 'falar' até 'tocar' é um alívio para esta dor que não acaba nunca. Obrigado querida amiga, sempre muito bom ter tua doce presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Esse poema é maravilhoso,mas mais lindo ainda é o teu amor pela tua mãe que deve ser bem especial! Um beijo pra ela. Abraços pra ti! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, fiquei muito feliz com este belo presente do amigo VictorNanny, sou devoto, apaixonado por Drummond e este poema traduz literalmente o meu medo dessa fatalidade...minha mãe é uma mulher muito doce, sofreu muito nesta vida de meu Deus, mas sempre teve um olhar, um carinho para este que me considero seu filho favorito rs. Hoje é uma mulher doente, mas amparada por estes filhos que ela criou com tanto amor, a diabetes lhe tira a visão, como tirou de meu pai, antes dele partir, e isso é um sofrimento, uma dor infinita que se eu pudesse aliviar, ou trazer um pouco de luz no seus olhos, mas assim é a vida, temos que absorve-lá, vivenciá-la e tentar nos melhorar a cada dia que nasce. Obrigado pelo beija para minha mãe, vou dar este e muitos mais. Sempre muito feliz com tua iluminada presença, querida amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Nossa querida Chica disse tudo o que eu pensei! Sim, o poema é lindo, é Drummond, um marco na poesia, mas teu texto emociona, comove, arrepia de vermos tanto amor e um certo temor. Eu já tinha visto isso em você (desde o descobrimento do Brasil), querido amigo. Eu sei o que são essas perdas. E haja coração e emocional. Meu abraço pra você. E fique bastante com ela! Isso é a maior felicidade para uma mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, meus posts estão se dando por intuição, pois pensava em postar algo, meu ou de outro e visitando os blogs amigos retornei no VictorNanny e fiquei feliz demais com o presente, que traduz de forma tão clara meu medo de perder, meu amor que não cabe em si, por esta que me deu o que tenho de mais precioso, minha vida, e que por vezes chego a duvidar se vale a
      pena diante de tantos problemas, mas é eu pensar nesta mulher, a chama da vida reacende em mim. Drummond é maravilhoso, mas tua presença por aqui sempre me trará alegria. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. Ame mesmo e aproveite cada instante junto dela meu caro! Sei o que é não tê-la mais por perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, é o que penso e faço sempre que posso, estar junto desta mulher, sentarmos no Sol para falar do meu pai, da vida, ou mesmo um silêncio com presença, o estar junto me alimenta. Sempre muito feliz com tua nobre presença meu amigo Bratz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olá, amigo Jair!
    Realmente, para nós, filhos, todas as mães são super especiais. A minha já não está mais entre nós, fisicamente, mas, sinto sua presença o tempo todo. Ela nos deixou aos 91 anos de idade e há cinco, venho tentando levar a vida sem aquele sorriso, aquela felicidade e o que mais dói, é a falta dos abraços e a imensa capacidade de nos transformar, como escrevi no meu post, "super especiais, extraordinários"! Deixo aqui um conselho para quem ainda tem sua mãe viva: Nunca troque nada, por momentos em companhia delas! Para elas somos sempre aquele grão de milho, como disse Drummond!
    Um forte abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo VictorNanny, é sempre sob esta ótica que falo de minha mãe, todas elas são especiais. Lamento pela tua não estar mais entre nós, mas apesar da saudade do abraço, do sorriso, do olhar, acredito que continuamos a sentir, assim como tu...da semana passada até hoje estive ou estou com um a forte gripe, passei este final de semana na casa da mãe, onde fui tratado com chás, carinho, conversas ao pé da cama, juntamente com alguns remédios, estar com ela me curou, o amor de minha mãe me cura, continuo gripado, mas estou de pé e trabalhando...Eu fiquei tão feliz com este presente teu, que não resisti em transformá-lo em post. Drummond é uma espécie de meu Grilo Falante, seus poemas sempre me dizem mais do que eu mesmo entendo por vezes, é um post muito especial para mim. Longos abraços nos demos neste breve final de semana, estava caído de gripe, agora estou de pé, ainda gripado rs. Obrigado meu amigo por me trazer um poema que é tudo o que penso quando se trata de minha mãe, as mães deveriam ser eternas. Feliz demais com tua visita e iluminado comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Lindo LIndo mesmo, obrigado por comparttilhar e um abraço a teu amigo Victor que escreveu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro fico sempre muito feliz com tua visita, também acho lindo demais este poema, aliás Drummond é todo lindo e meu amigo VictorNanny é um ser de rara sensibilidade, que tenho a sorte de tê-lo neste circulo. Que bom poder compartilhar contigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Depois que a minha se foi, passou a viver dentro de mim...
    Lindo poema. Lindo Poeta, lindo você...
    Saudades...
    Beijo azul de sempre.
    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adorada poetinha, minha amiga RosanAzul desde há muito tempo quando iniciamos nossas conversações através dos nossos blogs nossa amizade só aumentou, até chegar naquele momento mágico na minha vida que foi falar contigo ao telefone, jamais esquecerei e muito menos tua bela homenagem a mim no blog Almas Azuis, sabe que quando tou muito pra baixo sempre vou lá ler o que escreveste sobre mim. Querida Rosana estás para sempre gravada em meu coração, feito tatuagem, selado por um beijo azul. Agora em vida, minha mãe já vive dentro de mim. Tou muito feliz com tua presença de volta, aqui será sempre muito bem vinda. Assim que melhorar dessa gripe que me assola te mando um e-mail com mais conversas, sinto tanta saudade tua...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Mais bonito que o poema...que ja eh lindo...foi sua declaracao de amor para sua mae...ela esta de parabens por criar um ser humano como vc eh...rico em valores que nao se pode comprar...pq gratidao e amor nao tem preco...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Frida, fico muito agradecido por tuas palavras, o poema é belo demais, mas minhas palavras, são o que sinto com esta pessoa que me trouxe ao mundo e é responsável pelo que sou hoje...lembro de uma conversa com minha mãe quando era um garoto ainda, ela havia chegado em casa triste, e então perguntei o que havia acontecido, ela me olhou e disse, que se um dia eu fosse trabalhar em atender pessoas, que eu atendesse bem, porque nem sempre se sabe e quem sabe tem a obrigação de ajudar, informar. Tomei isso para mim, tenho 28 anos de serviço público e tento sempre atender as pessoas e faze-las entender o que precisam, não importando o tempo que leve. Naquela tarde ela havia sido mal atendida num guichê da prefeitura...são coisas assim que esta mulher, sem estudo, me ensinou...como não amá-la ? Obrigado Frida, é sempre um prazer recebe-la por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Mais bonito que o poema...que ja eh lindo...foi sua declaracao de amor para sua mae...ela esta de parabens por criar um ser humano como vc eh...rico em valores que nao se pode comprar...pq gratidao e amor nao tem preco...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Olá Jair!

    Bela homenagem as mães! Não existe maior amor, o mais puro e verdadeiro do que o amor de mãe! Este é realmente infinito! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o único amor que tenho certeza na vida, o amor de minha mãe, é um amor que não importará o tempo, nem se estou mais feio ou bonito (somos sempre lindos aos olhos de nossas mães). Querida Bia, obrigado por se fazer presente por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Olá Jair.
    Quando me deparei com essa lindas palavras de Cora Coralina, um sentimento de alegria e ao mesmo tempo de tristeza preencheram meu coração. Alegria por trazerem recordações das minhas origens. Tristeza por ser obrigado a abandoná-las e viver num caos urbano.
    É a vida.
    Linda homenagem ás mães.
    saudades eternas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. Cantu, fiquei feliz e encantado com o poema de Cora Coralina que encontrei no teu blog, ela faz eu ver o telúrico que existe dentro de mim, hoje mais caipira do que nunca, e assim sou feliz...o que gosto nos poemas de Cora é esta singeleza, pureza que está desaparecendo de nossas vidas...tive muita sorte de aparecer por lá quando da postagem deste poema...Drummond é meu poeta dos poetas da minha alma, e este poema que recebi no blog do amigo VictorNanny só deixou mais claro que o amor que sinto por minha mãe é eterno, é para sempre. Muito feliz com tua nobre presença meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Esse é um amor incondicional e mais puro de todos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Néia este é um amor único, o mais puro de todos, como bem dizes. Sempre feliz com tua iluminada presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Esse é um amor incondicional e mais puro de todos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro amigo Jair, mães são seres especiais colocados por Deus neste mundo. Um abração. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito nisso meu caro amigo e poeta Dilmar, elas tem a maior missão que é povoar a Terra com seus filhos, nos enchendo de amor e confiança na vida. Obrigado pela sempre bem vinda visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Olá querido Jair, há quanto tempo não nos falamos, não é mesmo? Vim dar uma espiada aqui, estou visitando os amigos blogueiros aos poucos, sumida que estou dede o ano passado...Assim como vc, não tenho mais meu pai, mas tb não vejo muito minha mãe, teu texto me fez pensar que isso precisa mudar, daqui a pouco ela já não estará mais aqui,e nunca saberemos quanto tempo temos com as pessoas que amamos...O tempo passa rápido, eu nem tinha me dado conta de que eu andava um ano já longe da blogosfera, como pode isso? Tentando voltar, aos poucos...Adorei essa passadinha aqui! Bjs querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vinda de volta querida Madi, a poderosa...sinto saudade também, mas agora feliz com esta presença ilustre neste blog que continua, a trancos e barrancos, mas vou escrevendo por aí, desopilando, fazendo a minha velha terapia, se bem que agora tenho um terapeuta de verdade, além do meu psiquiatra rs, ou seja, a loucura continua a mesma rs. Já soube de teu retorno, mas para variar, continuo pobre sem net, ou, com acesso bem restrito, mas ,logo estarei a te visitar, o que foi e será sempre um imenso prazer. Senti tua falta poderosa Madi. Carinho respeito e abraço.

      Excluir