sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TRAGÉDIA BRASILEIRA





Resultado de imagem para morta em decubito dorsal vestida de vestido de organdi azul




Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,
Conheceu Maria Elvira na Lapa, – prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura… Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos…
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de
inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.


by Manuel Bandeira )

9 comentários:

  1. Meu caro amigo Jair Machado, Manuel Bandeira era muito bom; brincava com as palavras, criou muitos poemas coloquiais, alguns, de simplicidade absurda, entretanto, porém, originalíssimos. Lembras daquele "Poema tirado de notícia de Jornal"?
    Tomei a liberdade de colá-lo aqui, para relembrarmos:


    .


    Poema tirado de uma notícia de jornal

    João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
    Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
    Bebeu
    Cantou
    Dançou
    Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.


    BANDEIRA, Manuel. "Libertinagem". Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio,

    Desculpe-me a invasão.
    Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ah, voltei para retratar-me, pois cometi um pecado gramatical ao pôr dois advérbios juntos, no início do comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu bom amigo Dilmar, trazer mais uma pérola da obra deste autor originalíssimo...gosto por ser meio absurdo, quase surreal por ser tão real e ele transforma o cotidiano em algo especial; que fim triste de João Gostoso, mas ao mesmo tempo é hilário...fico feliz demais com tua presença, e não é invasão, entendeste a vibe e acrescentou. Ando meio triste, mas nada que um Bandeira não possa me fazer sorrir...é a poesia salvando o mundo, ou, me salvando, neste caso. O trágico, pode se tornar engraçado, talvez uma pitada de humor negro, enfim, obrigado meu amigo, fizeste um blogueiro muito feliz com este teu comentário, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Veja como as coisas mudaram de lá para cá... a última vez que se falou numa traição (há pouco), o camarada colocou o vídeo que havia feito, na Internet!! Friamente fez o vídeo e saiu... No dia seguinte explodiu na rede.
    Esse não se matou e nem foi para o xilindró!
    Abraços, amigo Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempos de hoje minha cara amiga Tais, em que a violência e a falta de respeito imperam, e não seria diferente nos relacionamentos, a célula da sociedade...e isso de por na internet eu não acho engraçado, acho triste ambos os finais. E o Bandeira que parece tão distante, está tão presente. Carinho, respeito e abraço

      Excluir
    2. Não, nada de engraçado! É Terrível. É o lado abominável da Internet, amigo Jair. Acaba com a vida de qualquer um, jovens se suicidam, já aconteceu alguns casos que ficamos sabendo.
      Os humanos criam armas cada vez mais poderosas, e isso não tem volta, jamais. Acho que para isso a pena deveria ser muito mais dura. E aplicada na totalidade. Falei nisso com a intenção de mostrar como evoluíram os métodos modernos.
      Abraços!

      Excluir
    3. Minha querida amiga Tais, comecei a ver assim a internet fez uma revolução desde quando iniciou ( eu já havia nascido rs), infelizmente o próprio homem fez dessa ferramenta um uso para o mal...as redes sociais também, acho desnecessário certas publicações e perigoso também, as pessoas se abrem e mentem muito no face por exemplo...sempre o homem que se diz racional, e é a criatura mais irracional na face da Terra. Usam para o bem, mas infelizmente também para o mal. Com alguns trocadilhos nas palavras, eu concordo e entendo dessa maneira como dizes. Sempre muito bom trocar ideias com a amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Se Manuel Bandeira vivesse hoje, assistiria na TV, cenas terríveis de crimes passionais, como o caso de morte e esquartejamento em julgamento na cidade de São Paulo!
    Reforço sua posição:"E o Bandeira que parece tão distante, está tão presente".
    Abraços, amigo Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Vitorio Nani, esta sensação de que não houve avanços, que caminhamos para trás, tanto é que um poema escrito há muito tempo, serve como uma luva sob medida para nossos dias de hoje. Também continuo tentando não acreditar na capacidade do homem ser mal, mas infelizmente a mídia nos mostra todo dia, que o mal existe e está no meio de nós, por isso precisamos estar alerta, atentos para que possamos continuar nossa saga de homens de bem. Só o bem combate o mal. Sempre feliz e agradecido por tua sempre bem vinda vista. Carinho respeito e abraço.

      Excluir