quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FLORES NO ASFALTO


A solidão é fera a solidão devora
é amiga das horas prima irmã do tempo
e faz nossos relógios caimharem lentos
causando um descompasso no meu coração
solidão.
A solidão dos astros
A solidão da lua
A solidão da noite...Alceu Valença)
Ontem quando me preparava para dormir, após exaustiva leitura jurídica e tomar meu companheiro sonífero, apago a luz e...deparo-me com a imensa solidão em que vivo, não que seja de todo mal, pois tenho passado os dias muito bem, então o barbiturico não fez efeito e meu cérebro viaja acordado procurando uma solução para tanto isolamento...estava muito escuro, e não importava se estava de olhos abertos ou fechados, a dor que se iniciou era a mesma...hoje ao acordar, de novo ela, me espreitando nos pés da cama, não me permitindo levantar. A muito custo cheguei ao banheiro e tomei um banho frio, no primeiro dia de primavera...Primavera, é isso, ouvi uns pássaros cantando, provavelmente encontrando seu par ideal, para fazerem um ninho, enfim, ter alguém, mais próximo que uma tecla de computador...
E quantaS vezes me peguei
caminhando pros seus braços
me perdi e tropecei
perdido nos próprios passos.
Qauntos dias ainda virão
sem nos tornar-mos aço ?
esperando que nascesse
flores no asfalto... (Uns e Outros, a banda)
Esse cheiro de flores no ar (no começo espirro), depois acostumo e percebo o que fiz aos deuses todos para merecer tamanha solidão. Digo deuses, porque Deus só existe o que me mantém vivo, que permite que meus pais existam, que eu tenha um trabalho, que trilhe meu próprio caminho. Mas a verdade é que não aguento mais ouvir, tu és tão legal, porque estás só ? (isso ouvi numa música dos Smiths). Acho este post variação do mesmo tema, aquele tema em que só olhamos nosso umbigo...desculpem, mas hoje preciso.
Queria o abraço de minha mãe, então não me sentiria tão só, tão largado no mundo, sem que ninguém me recolha e ofereça uma taça de chá e um ombro para que possa chorar sem culpa e protegido. Tenho de confessar, melhorei bastante, mas ainda choro aos domingos, por tudo, por meu futuro incerto, por meus filhos que nunca existirão, pelas longas caminhadas que faço só, indo a lugar nenhum...mas estou bem, só uma vontade louca de chorar, mas hoje não é domingo...

28 comentários:

  1. Boa noite Jair, não se sinta assim...Tudo tem um bom motivo para acontecer, se você ainda não tem uma esposa e filhos e porque existem outros que dependem de ti, de sua atenção. Eu tb faço caminhada e te confesso que pra mim é uma verdadeira terapia, se soluço e choro ninguém vê e as lágrimas podem rolar à vontade. Observe a natureza e logo sua alegria voltará, um abração meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Olá Jair!

    Muito obrigada pelo seu carinho em relação ao meu livro, viu?!

    Beijo, beijo pra vc! :)

    She

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a coisa mais sensata da vida é não conseguir ver o fim do caminho que trilhamos. Afinal, será que nossa coragem daria conta de seguir o destino?

    Shisuii

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu amigo muito querido!

    Já estava com saudades de ti, rapaz! Só não quero que se sinta assim, tão sozinho...e não afirme que teus filhos não existirão, por favor! Na vida, nós não sabemos MESMO o que nosso Pai Criador nos reservou. Precisamos pedir a Ele então que nos dirija e oriente para que façamos sempre o que for da Sua vontade. Porque aí sim, teremos o que nos faz feliz e conforta.
    Claro que muitas vezes a vida é doída, mas sempre procuro entender como um bom motivo para crescimento interior e espiritual.

    Posso ser um tantinho ousada hoje e te dar uma humilde sugestão? Isso aconteceu comigo, quando eu era jovem (cronos, claro..rs): enquanto eu esperava amor, reconhecimento, afeto,carinho, agrado, atenção e tudo mais que vc puder imaginar, de outras pessoas, normalmente eu me frustrava e me sentia ainda mais sozinha!!!
    Então, um belo dia eu resolvi arregaçar as mangas e tentar fazer algo pelo meu próximo, mas de coração mesmo, sabe, inteira, alegre...

    Ah, Jair! A partir daí começou aquilo que chamo felicidade e que eu tanto buscava...sem jamais encontrar.

    Seja o que for que te incomoda, tente uma solução assim, apenas tente.
    E depois me diga sobre os seus frutos... se não foram os melhores que colheste nesta vida!

    Desculpe, se falei demais e desculpe se fui totalmente fora...mas segui minha intuição e o que Deus me colocou para te testemunhar.

    Abraços, amigo, e fique bem! A vida tem muitas coisas boas para preencher esse teu coraçaõzinho aí, pode começar a acreditar!

    ResponderExcluir
  5. Me encanto! te felicito! la verdad muy bueno! Te invito a mi blog que lo cree ayer, saludos!

    ResponderExcluir
  6. Do sentimento trágico da vida

    "Não há revolta no homem
    que se revolta calçado.
    O que nele se revolta
    é apenas um bocado
    que dentro fica agarrado
    à tábua da teoria.

    Aquilo que nele mente
    e parte em filosofia
    é porventura a semente
    do fruto que nele nasce
    e a sede não lhe alivia.

    Revolta é ter-se nascido
    sem descobrir o sentido
    do que nos há-de matar.

    Rebeldia é o que põe
    na nossa mão um punhal
    para vibrar naquela morte
    que nos mata devagar.

    E só depois de informado
    só depois de esclarecido
    rebelde nu e deitado
    ironia de saber
    o que só então se sabe
    e não se pode contar."

    (Natália Correia)

    ResponderExcluir
  7. yo te abrazo...
    porque siempre llueve los domingos...


    mil besos,Jair*

    ResponderExcluir
  8. Jair, quiero verte sonreir un poquito, por favor...A ver? A ver? Un poquito más.....¡Muy bien!!!!! ¡Qué bien, he visto flores... en tu sonrisa!

    Un gran abrazo, siempre!

    PD.-Yo también soy una "caminante solitaria"

    ResponderExcluir
  9. Jair meu querido poeta! Que dizer quando damos de cara com quase todas as mesmas situações que vivemos e passamos em nosso viver?...
    E assim vamos vivendo a vida... nos perdendo e nos encontrando as vezes nos versos que lemos...
    Meu carinho de sempre com muitos beijos azuis para que tenhas uma semana feliz! Ro
    ------------------------------------------------
    TRAVESTIDA SOLIDÃO
    RosanAzul

    Sobrevôo o rastilho das horas.
    O ponteiro aponta o tempo
    No céu do esquecimento
    Desenhado pelos sonhos
    Tingidos nos meus versos
    Que escrevo ao reverso
    Da tua incompreensão.
    Brinca minha imaginação
    Fantasiada de esperança
    Para adormecer a tristeza
    Travestida solidão...
    ----------------------------------------------

    ResponderExcluir
  10. Jair! te llegó el árbol que te mandé a tu e-mail?

    beso*

    ResponderExcluir
  11. Querido Jair coincido que es la percepciòn de los espacios, el ambiente, los elementos provocan sentimientos que se plasman con palabras de poesia; el humor de la primavera a veces es fugaz, como la primavera misma.
    un abrazo y gracias por la cercanìa
    Blas

    ResponderExcluir
  12. Olá Jair
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Quando puder volte, vou gostar muito.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Ufa, enfim...Demorou mas vamos lá...Muito obrigado Eugênia pelo carinho e preocupação...chorar é bom, não sempre, mas este é um post, digamos, revisando o que me levou a começar este blog, e faz parte, nè ? a vida é um eterno subir e descer, grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. She, é sempre um prazer te receber neste canto da blogosfera...e quanto ao teu livro "CABRA CEGA" só tenho a deseja-los, um longo caminho encantando os olhos e a mente de quem o ler, e espero que sejam muitos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Bem lembrado prof. Shisuii, e se eu soubesse do final do caminho ? De questionamentos assim que necessecito, obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Rayuela, menina Silvia...recebi a belíssima árvore, que logo, logo estampará um post meu (eu achei que a foto foi tirada encima da árvore, mas se não foi, aceito também esta foto). Grande abraço.
    ps. Talvez chore aos domingo por ser calmo, e se preciso for, não necessito sair para a rua...(pero estoy bien)

    ResponderExcluir
  17. Prof. Graça, muito me confortam tuas palavras, mas estou na mão de Deus, e vou...Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. De Leon, gracias pela visita, estou exercitando meu espanhol te lendo, grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Meu caro Paulo obrigado por este presente, acabei descobrindo uma grande poetisa, que tou me identificando muito...imagina alguém que conviveu com Ionesco, a Grande Amalia...apaixonei-me por Natália Correia, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Mercedes, Mercedes, encheme de alegria tua visita...dei uns bons sorrisos nos teus comentários no blog de nosso amigo Blas...e seguimos nossa caminhada, garnde abraço.

    ResponderExcluir
  21. Elian, gostei demais de teu blog...e fico feliz demais com tua visita, grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Meu bom amigo Blas, tua visita sempre me deixa feliz, e tuas palavras sempre trazem bons ventos em minha vida. Obrigado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Minha poetinha, tua poesia me traduz..."e assim vamos vivendo a vida."Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Minha poetinha RosanAzul teu carinho e teus beijinhos azuis, com certeza farão uma semana ótima para mim..."para adormecer a tristeza, travestida de solidão". Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Jair meu caro...
    eu já tinha lido este post há alguns dias, mas voltei hoje para reler, pois me encontrei em boa parte de suas palavras... Nada estranho vindo de alguem que escreve em um local chamado "sozinha na madrugada", mas mesmo assim,eu poderia assumir como minhas boa parte de suas palavras. O que escrevo não é tão inspirado, nem tão sério como seus textos, eu escrevo para mim mesma, para poder reler depois e tentar descobrir os erros ao longo da caminhada, talvez... quem sabe tentar acertar na próxima... Também sou mais desbocada e não tenho tanto cuidado em expor meus pensamentos e experiências. mas é meu jeito de escrever... De qualquer maneira, o que queria dizer é que sempre há um próximo passo a ser dado, e sempre existem pequenas felicidades ao longo do caminho. Talvez a nossa imersão nessa tal de solidão seja o que não nos permite enxergar o brilho tênue e suave dos pequenos vaga-lumes, que volta e meia aparecem, dando o ar da sua graça e esperança, na escuridão que insistimos em habitar... Como já me disse um amigo do blog, que sempre me acarinha com seus comentários: Gosto do que você escreve. Gosto muito mesmo. Seja feliz, ou ao menos tente com afinco, pois a culpa da nossa tristeza pertence somente a nós mesmos. Te desejo muitos dias de sol sob as árvores mais lindas deste mundo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Estranho, acordo ou nem durmo, tento, tento, logo a madrugada afeta meus sentidos também..o que tu escreves é pura inspiração, eu gosto muito de usar, ou dizer, imaginação ativa, li este método de por pra fora, em Jung e sua psicanálise analítica, enfim...as ferramentas que temos usamos, permitir que saia da gente, meio beatnik, também, pois eles faziam um pouco isso, permitir que saísse...gosto do que escreves, algo bem feminino às vezes, e tem horas que me vejo também, são os momentos que se transcende, eu acho, que outros vão se identificar, é uma coisa tua, mas como me vejo nela ? A tua forma também, me atraí, faz com que meus olhos e sentidos vão caindo, serpenteando tuas palavras, relatos, sentimentos, quantos sentimentos...quando falas em desbocada, lembro Martha Medeiros (amo essa mulher), não que ela seja desbocada, como dizes rsrsrs, mas aquelas sutilezas que só as mulheres tem...e quanto a solidão, minha cara, é meu fardo, à medida que passa o tempo, ah o tempo, fica mais leve, mais suportável, talvez tenha me acostumado, ou encontrado outras maneiras, outros seres, que como eu começaram a dizer pra si (os blogs), só ouvimos,e fomos ver e ler e acontece aquilo, o que é meu, aos olhos do outro, já não é só mais meu (acho que são os frutos...no outro post, alguém comentou nesse sentido). De qualquer forma, inspirador este teu comentário, e por comentários assim, eu consigo entender e buscar a inspirações poéticas.."o brilho tênue e suave dos pequenos vaga-lumes, que volta e meia aparecem, dando o ar de sua graça e esperança na escuridaão que insistimos em habitar". Um imenso abraço.
    ps. Tou lendo teus post, já havia lido este comentário, mas hoje que pude, peço desculpas, pela demora, pois não tenho tido muito acesso a internet, ou até tenho, mas tem certas coisas ( a maioria) é bloqueada,o que me impede de comentar, ou ser seguidor, nem isso consigo, mas vale a sintonia, a intuição, as palavras, e nossa vontade de nos encontrár-mos.

    ResponderExcluir
  27. repeti, achei que não tinha conseguido da 1ª vez...

    ResponderExcluir