terça-feira, 26 de abril de 2011

"BLOCO DO EU SÓZINHO"


by Rosana Souza

Bloco do Eu Sózinho foi o nome mais incrível que conheci de um trabalho musical, e, por trás disso havia Marcelo Camelo, aquelo do Los Hermanos e a famigerada Ana Júlia, que teve até versão, enfimm... Ouvi finalmente depois de séculos,a música, acho que é Toque Dela, que dá nome ao novo 'disco' dele, admiro por demais, este compositor...claro que na época da Ana Júlia que assolou as rádios, num exagero típico de uma música que faz sucesso (por conta disso, olhava com desdém), até perceber os outros discos da banda, como o que cito no começo do post. Bem, ouço rádio ainda (rssrsrsrs), e ouvi uma música que me chamou a atenção, então apostei comigo mesmo - é o Marcelo Camelo. Tive de esperar tocar mais umas quatro músicas até o cara do programa dizer seus títulos e autores, era Marcelo Camelo, e eu gostei do que ouvi. É uma espécie de antimúsica (não sei se tem hífen). Num tempo remoto, se é que se pode dizer tempo remoto na internet, achei um blog da Los Hermanos, onde o Marcelo tentava explicar seu método criativo de composição; dizia ele que compunha uma música, mas não anotava nada, só no cérebro, então quando ía gravar, ou, sei lá o que...ele só usava o que tinha na memória, fatalmente saindo outra música, achei genial na época (remota). Apelidei isso então de a antimúsica, o que Marcelo Camelo faz com maestria, e fica muito interessante, a sonoridade, a melodia, a sensação que se tem é que se tocarem a música de trás para frente, teremos um daqueles hits, tipo Ana Júlia, mas não faço isso, prefiro a pura antimúsica, ou algo absolutamente Marcelo Camelo. Inevitávelmente lembra-se de Mallu Magalhães, sua namorada e cantora mirim (rsrsrsrs), brincadeira. É artista que tem o meu respeito, inteligente, criativo, e ao contrário da Ana Júlia, não é um vendido ao sistema, não compõem para agradar e suas idéias, quando dá entrevista é muito lúcido, coerente...

ps. visitei um blog (às avessas... de Leandro Correa)hoje e havia a citação de uma música, não do Marcelo, mas de Cartola:" O MUNDO É UM MOINHO" que é linda e ajuda a foto fazer algum sentido no post.

8 comentários:

  1. no conozco a marcelo camelo...deberé buscar alguna música para escuchar...


    besos,Jair*

    ResponderExcluir
  2. Moinho dàgua que saudade de infância, bons tempos aqueles...atualmente também é bom, falta apenas umas pitadinhas de magia.
    Um grande abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  3. Sempre agradecido pela presença Rayuela, eu gosto bastante desse cantante, é bem interessante...um imesno abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi caríssima amiga, lembra também alambique rsrsrsrsrs sempre tem um moinho por perto. Muito feliz e agradecido pela visita, sempre muito bem vinda, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida guri!! Mas o que está acontecendo agora?? rsrs tu não tá me dando tempo pra comentar!! Sinal que não estás de tudo ruim não!!
    Bela postagem e obrigada pelo carinho de postar a minha roda d´água! O lugar onde ela está chama-se estrada bonita faz parte da rota do turismo rural de Joinville! Precisas conhecer tbem estás bandas daqui do outro lado do sul que tbem é azul!!rsrs
    Beijo meu querido e meu carinho de sempre, azul!
    RO ...

    ResponderExcluir
  6. Minha doce amiga e poeta Rosana, as coisas realmente não estão tão ruins, saí do setor de trabalho que não estava mais feliz, e, agora aguardo o próximo setor, mas enfim...Tenho muita vontade de conhecer teu Estado, gosto mais de campo, mas as praias daí são lindas, outros lugares também, como comprovam as fotos que publiquei, como esta. Acho que vou colocar em ação aquele plano que te falei, continuarei a escrever, pois é uma questão de sobrevivência, mas não publicarei, só quando achar que valha a pena, tou indo profundamente na minha vida real, como trabalho com processos, não é uma boa idéia,pois posso ser processado e terão provas rsrsrsrsrs, mas é sério, vou tentar viver um pouco meu mundo real, tentar entender, pois me apaixonei pela vida virtual, mas sou de sangue e carne, muito pouca gordura (sou magro), e como na terapia de Jung, é chegada a hora de encarar a realidade e ver se sobrevivo, qualquer coisa pulo para dentro de um micro rsrsrsrsrs. Mas não perdemos contato, gosto demais de ti para contiuar a viver sem saber como andas. Acho que esse é meu último ? comentário do comentário rsrsrsrs. Até breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jair, meu querido amigo virtual...
    Ando meio, quase completamente, demais sumida.. eu sei bem. A vida tem dado tantos saltos que não tenho encontrado tempo para caminhar, preocupada em me segurar na sela... Mas continuo passando para ler, rapidinho, mesmo que quase não comentando... Hoje li um post no blog da Deb (O sexo e as mulheres)sobre identidade ao escrever e me lembrei de você. Leia e vai entender. Adoro seus posts, adoro o que escreves, então não nos poupe disso ok? Quanto ao Marcelo Camelo, conheci mesmo as letras dele ouvindo Maria Rita... só depois me lembrei da tal Ana Julia, insuportável aliás, acho eu. Ele compõe maravilhosamente bem. Não curto muito cantando, mas quem sou eu pra criticar? É que meus ouvidos são viciados pelas outras tantas vozes que já amo há anos e anos... Não tenho curtido esse jeito meio Mallu Magalhães de algumas músicas atuais que ele canta... Santa intolerância, diriam muitos, certamente com sua parcela de razão, mas ainda prefiro ouvir MC na voz de outros intérpretes... Vai ver é falha minha mesmo... Tá vendo? Demoro a aparecer, mas quando escrevo são testamentos... rsrsrsrs. Beijinhos musicais meu querido.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha te encontrar aqui Anaís, adoro música e o MC (adorei) me fascina, confesso, claro que o descobri depois da Ana Julia (temos o mesmo sentimento por esta música rsrsrsrsrsr)...Bom, pra começar ando meio desiludido ( o que não é novidade), mas aconteceu no trabalho que tanto preso e que me alimenta, mas graças a DEus, as coisas estão andando, saí do setor que não gostava mais e tou indo pra outro (tou aguardando). Isso, de trabalho que não vai bem, é uma boa parcela de minha vida que também não vai bem...mas fui ver meus pais no final de semana e é tudo que preciso pra recarregar as baterias, tou novo de novo (embora continue com a mesma idade, e dores nas costas, e insônia...). Passarei no blog da Deb, realmente o texto dela é otimo. Amo Maria Rita, antes por ser filha de minha amada Elis, mas hoje, por ela mesmo...adoro teus comentários, adoro teu texto, te adoro...tou ouvindo, tou ouvindo os beijinhos musicais, um imenso e forte abraço minha querida amiga.

    ResponderExcluir