quarta-feira, 8 de junho de 2011

É MAIS PRUDENTE SONHAR



"...passando do cômico ao trágico, do subjetivo ao objetivo, capaz de esmiuçar em profundidade não só os tormentos individuais como as mazelas sociais,...o teatro de IVO BENDER derrama-se por vários níveis de leitura..." Caio Fernando Abreu


SONHAMOS - É BOM QUE ESTEJAMOS SONHANDO -
SERÍAMOS FERIDOS, SE DESPERTOS;
MAS, SENDO REPRESENTAÇÃO, MATAM-NOS
E, REPRESENTANDO, GRITAMOS.

ONDE, O MAL ? FORA, MORREM OS HOMENS -
EIS UM TRUÍSMO DE SANGUE;
MAS NÓS ESTAMOS MORRENDO EM CENA
E NUNCA SE ACABA O DRAMA.

COM CAUTELA, NOS ENFRENTAMOS
E OS OLHOS AMBOS ABRIMOS
PARA QUE FANTASMAS NÃO PERCEBA O ENGANO
E A SURPRESA LÍVIDA.

NÃO NOS CONGELE EM PILARES DE GRANITO,
COM O NOME TÃO-SÓ, A IDADE
E, TALVEZ, UMA FRASE EM EGÍPCIO -
É MAIS PRUDENTE SONHAR.

Assim como Ivo Bender, fecho minha Trilogia(não) Perversa como a dele, mas uma trilogia de poemas de Emily Dickinson traduzidas por este Senhor das Letras, título conferido a ele na homenagem que já falei num post atrás, mas que, particularmente, adorei...e agora, acho muito apropriado para este Homem de Teatro. Como dizia, após acabar a leitura deste livro (devo devolver à dona, que tem uma dicatória do próprio, muito carinhosa), reli algumas vezes, e muitas delas em voz alta (como gosto de fazer com os pemas/escritos da Rayuela), chegando a pensar (aqui delírio meu), em um recital, pois a tradução pede isso, pensei...mas na busca por mais Ivo Bender (existe muita coisa no Google), descobri que ele (claro, um gênio) já havia pensado nisso, e até escrito uma peça com o nome Diálogos Espectrais. Pobre de mim, achando...enfim, descobri uma vasta obra teatral, poemas, contos. Com peças traduzidas para o alemão e o inglês. Descobri entre tantas coisas, que ele escreve deixando-se levar livremente pela associação de idéias, quase um método de escrita automática (aqui lembro Jack Kerouc e seu Ond The Road, com os beatnicks, ou Jung com sua imaginação ativa, eu divago...). Estaria eu aqui chovendo no molhado, tentando descrever (ou copiar o que se pode encontrar no google) para falar de sua obra. Quero apenas declarar meu respeito e carinho, por um Senhor que conheci, de cabelos brancos de algodão, uns olhos azuis (aqui lembro RosanAzul, minha poeta) vivos, curiosos, e que se a gente olhar bem dentro, como eu fiz, vê-se um universo tão intenso, tão gigante, que se não saísse de perto, talves me perdesse, em tanto conhecimento, tanta história, e no entanto tratou-me com o carinho que só os humildes de
coração e alma conseguem. Um ser humano apaixonante, que do alto de seus 70 e poucos anos, um vigor quase infantil. Obrigado Ivo por reabrir uma porta tão importante em minha vida, e permitir que redescobrisse um grande amor de minha vida, o Teatro.

Mais E.Dickinson, para fechar (amei este poeminha)

CASULO

A QUEM PERTENCE ESTA CASA TERROSA?
TABERNÁCULO OU TUMBA,
OU DOMO DE UM VERME,
OU VARANDA DE UM GNOMO,
OU CATACUMBA DE ALGUM ELFO ?

10 comentários:

  1. Olá amigo Jair
    Como sempre sua postagem está perfeita. Inteligente, sensível agradável. Conheci muito sobre esse Senhor, através de você. Obrigado.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. poesia, arte, mùsica combinadas en teatro o cine, muy sugestivas atmòsferas de evasiòn y reflexiòn humana.
    un saludo
    Blas

    ResponderExcluir
  3. Meu querido prof. Elian, tuas palavras só me deixam mais feliz, juntamente com tua presença aqui...A imagem que uso neste post, poderia ser a que usas no teu blog, que acho linda demais, e um dos tantos motivos porque te sigo... aliás teus posts estão cada vez melhores, gosto muito quando posta de outros, mas quando é teu, geralmente delíro, pois sabes como provocar as pessoas (rsrsrsrs...em todos os sentidos). Te adoro meu prof. Um imenso abraço e que delícia saber que conheceu mais sobre um homem de teatro apixonante.

    ResponderExcluir
  4. Oh, meu mui querido amigo Blas, me sinto mais humano com teu comentário, porque ás vezes tenho a impressão que deixo de ser humano, para ser qualquer coisa (tudo bem, tou meio depre hoje), mas é tão bom ler tuas palavras, pois vindo de ti, ó ser inteligente ( que tanto admiro), é uma honra. Um imenso abraço bem humano.

    ResponderExcluir
  5. adoro tus "divagues"...como adoro a kerouac, a jung...y ver mi nombre escrito en tu post es para mí una emoción enorme, sumada a la emoción que acaba de producirme tu comentario en mi blog...entonces, voy a dormir feliz.
    mil gracias y mil besos*

    ResponderExcluir
  6. Querida Rayuela, tua presença aqui é que sempre me honra, teus comentários sempre me deixam feliz e este especialmente, porque tenho certa dificuldade para dormir, e ontem o homem para quem escrevi(na verdade sempre escrevo por mim, digo, o homem que me inspirou estes 3 últimos posts leria, o que não ocorreu ainda, criei uma espectativa meu vã, enfim...). Mas continuando, ontem, fazendo minha visita de sempre em teu blog deparo-me com um poema pequeno, mas gigante quando atingiu meus sentidos, achei delirante, belíssimo, vivo, autêntico, demais (contei pra minha amiga Eliana, depois saberei dela...)quase não acreditei quando o li, mas estava ali, na palma de minha mão. Um imenso abraço querida amiga.

    ResponderExcluir
  7. Jair, Jair, sabes que siempre es un placer visitar tu blog y leerte, pero este post me ha gustado muchísimo! Lo he leído con la placidez de navegar en una barca por un río tranquilo... Ha sido una sensación extraña, pero bellísima!

    ...Soñemos sin drama y con un inmenso abrazo!

    ResponderExcluir
  8. Oh! Mercedes, Mercedes emocionado e agradecido me sinto ao ler teu comentário ...pois sinto também uma sensação estranha e saudosa, pois o teatro fez parte de minha adolescência e juventude, muito do que sei, li,me tornei, foi graças ao teatro, me comunicar com as pessoas acho meu legado mais importante, junto com a educação de meus pais...mas é passado, e isso me torna um pouco nostálgico. Sou feliz no que faço hoje, mas me tornei mais só.Talvez os dramas que vivi, e até já escrevi neste blog, tenha a ver com um pouco de frustração, como os caminhos que acabei trilhando, mas sei que colhemos aquilo que plantamos, e minha melhor colheita hoje, são estes amigos que encontrei nestes caminhos 'internéticos'...e meu prazer em te ler não é menor. Muito obrigado, comentários como o teu me estimulam para escrever o que realmente estou sentindo, o que há de bom em mim, pois infelizmente, embora não tenha recebido mais a visita da depressão,ão atravesso um momento bom em minha vida...mas seguirei teu conselho, continuarei sonhando sem dramas, creio em Deus e acredito que conseguirei (com a ajuda de uma grande amiga daqui) a voltar a sorrir. Um imenso e forte abraço minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido amigo Jair! COmo vai??!!
    Sabe o que me fez lembrar esta tua postagem?? Daquele poema meu que tu tbem postou lembras? ... "que o melhor da vida é sonhar e é só por isso que eu sonho"... é isso... as vezes é prudente que permaneçamos sonhando em nossos casulos, outras porém faz-se necessário alçar vôo ainda que rumo ao desconhecido... há que sabermos o momento certo entre o sonho e o despertar... mas, como saber? Eis a questão!!
    Um grande e amoroso abraço de paz e luz azul sempre!! Meu carinho, Ro

    ResponderExcluir
  10. Minha doce poetinha, de sonhos vivo, e é ainda o que tenho de melhor, mas...tão feliz com tua presença, hoje e sempre, e aquele telefonema domingo, só reafirmou o que tinha lido no blog Novas Estações do prof. Elian, que te falei, foi demais. Neste post acabo a trilogia Ivo Bender, para reiniciar, não sei ainda o que, pois tou lendo um livro de contos dele, e continuo fascinado, louco pra fazer um post, mas devo me conter (existem diretos autorais da editora dele, e pelo jeito eles cobram, e eu mal tenho para comer e pagar meu aluguel rsrsrrsrs....). Minha amada Rosana, sempre fico meio confuso, achando que já disse todas as palavras que gostaria para ti, mas não, tua presença me é inspiradora ( já comentei um outro belíssimo poema teu no blog mais querido Asas da Liberdade). Não, realmente não sei quando e como parar de sonhar e partir para o concreto, mas como contou um sábio uma vez: não sei se sonho que sou uma borboleta ou a borboleta sonha que sou eu (mais ou menos assim...). Teu carinho me conforta, tua luz azul me ilumina, tua paz me alivia e teu grande e amoroso abraço aceito humildemente, pois faz muito frio, assim fico aquecido. Outro imenso e forte abraço, querida amiga.

    ResponderExcluir