sexta-feira, 3 de junho de 2011

LEMBRANÇA AMETISTA


TRAZIA UMA JÓIA ENTRE OS DEDOS
E FUI DEITAR-ME A DORMIR.
A DIA ESTAVA QUENTE E OS VENTOS TAGARELAS;
"ESTÁ SEGURA", PENSEI.

DESPERTO E CENSURO MEUS DEDOS SEM CULPA:
PERDERA-SE A GEMA;
E, AGORA, UMA LEMBRANÇA AMETISTA
É TUDO QUE TENHO.

Tradução de IVO BENDER, O Senhor das Letras, de um poema de Emily Dickinson, do livro Poemas de E. D, traduzido por ele e que tem feito minha alegria de ler poemas, pois como ela, vivo recluso em casa (eu só aos finais de semana e não compondo poemas, mas lendo, ouvindo música, dvd, ou silêncio apenas, quando é possível; pois existem mil barulhos na rua, até da árvore em frente de onde moro; o que dizer então dos 4 filhotes da cachorrinha que me visita e que é minha vizinha); e os ventos tagarelas ?

ps. AMETISTA - é uma pedra semi-preciosa com muitas propriedades, pois é um elemento mineral da natureza. Sempre gostei de pedras, desde pequeno, pois achava que elas não deveriam ficar sós, uma de minhas brincadeiras era encontrar parzinhos de pedras (logo eu, o rei da solidão) assim como abraçar árvores, olhar o céu, as nuvens, enfim...Esta pedra tem a ver com meu signo também, áries. Com profissões que admiro como psicólogos, jardineiros (bem que poderia ter a ver com Assistente Social, acho que hoje é a profissão que mais admiro, mas...). Tem a ver com o amor, a espiritualidade, a paz e o sonho. Transmutação, tem tudo a ver com esta pedra, além de gostar desta palavra (TRANSMUTAÇÃO), que é mudança, transformação (trago aqui para o ser, e não para alquimia, o que seria mais apropriado). É uma pedra da meditação por excelência, ufa...tem mais coisas, mas...aqui devo fazer um agradecimento a minha amiga Eliana Pedroso, que praticamente me iniciou no "estudo" das pedras, e no respeito que devemos ter por todos os elementos que Deus nos brindou neste planeta.

ps.2 Ainda IVO BENDER - Sempre disse aqui que os meus autores favoritos sempre foram Lya Luft e Caio Fernando Abreu, pois é, agora incluo Ivo Bender, não só por conhecê-lo pessoalmente,foi bem rápido, mas o suficiente para despertar em mim, um amor que estava adormecido, mas que sempre existiu, meu amor pelo TEATRO.

16 comentários:

  1. Olá meu querido amigo
    Adorei saber de todos os poderes da ametista, aliás você deu uma aula. Também adoro Caio Fernando Abreu.
    Tenha um lindo fim de semana
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Jair, Jair, qué casualidad, tenemos dos cosas en común (¿sólo dos???): cuando era niña tenía una colección de piedras, de minerales...¡Era mi gran tesoro! Y en la actualidad, una de mis piedras favoritas es la amatista! Parece mágica, ¿verdad? Mi signo de tierra ama a las piedras!

    Un inmenso abrazo, amigo aries!

    ResponderExcluir
  3. tengo un enorme trozo de amatista en bruto que me dio una amiga. a ella se la habían regalado (no sé quién ni de dónde fue traída), y mi amiga marisa la tenía arrumbada en una esquina de su balcón, no tenía ningún interés por ella. cuando se mudó de casa, me trajo la amatista ( que yo siempre tocaba cuando iba a visitarla), y me dijo "esta piedra tiene que estar en tu casa, éste es su lugar."
    y aquí la tengo...no sabía de sus propiedades, pero mirarla y tocarla me produce mucha calma.(y tampoco soy aries.)

    me gusta la asociación que hacés del poema de Dickinson con las propiedades de la piedra.

    un beso,Jair*

    ResponderExcluir
  4. Olá meu querido Jair! SOu suspeita pra falar da amestista... adoro!! Tenho algumas peças em casa... e é tudo isso que escrevesse mesmo e mais alguma coisa!! Gostei do teu post! Parabéns!!
    Uma semana iluminada pra ti na luz violeta e azul!
    (Só pra variar um pouco) srsrs Beijos! RO

    ResponderExcluir
  5. Meu mui querido prof. Elian, adoro te encontrar aqui, o teu blog eu acho o máximo, e tou sempre por lá...sei de tua paixão pelo Caio, assim como eu...quanto a "aula" sobre a pedra ametista tenho de confessar, quase tudo foi dos livros do escritor Antonio Duncan, que tem vários livros sobre o tema, se encontra muita coisa no são google também, mas de qualquer forma, obrigado. Um imenso e fofo abraço, querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. Mercedes, Mercedes, gosto mais do termo sicronicidade (Rayuela também), nada é por acaso ou coincidência, enfim...fico encantado, pois gostamos de várias coisas, te lembra dos túmulos, que eu achava meio mórbido, mas tu também gosta...é verdade, quando pequeno achava que as pedrinhas tinham vida, só não conseguiam se mover sózinhas, então estava eu lá para guiá-las ao encontro de outra, para não ficarem sós quando voltava para casa (magia, loucura ?), lembro que voltava feliz para casa após acomodá-las junto de outras...então minha amiga Eliana me mostrou um lado mais, digamos, real das pedras, com livros, conversas e as pedras que ela me mostrava e até presenteava...amei teu comentário, aliás este poema que começou o post na minha cabeça, e postei me surpreendeu. A magia das pedras, elas tem mais poder do que podemos imaginar. Um imenso abraço cheio de energia ametista.

    ResponderExcluir
  7. Rayuela, tua história com tua ametista bruta faz muito sentido para mim, pois elas (as pedras) nos escolhem, e o ideal é sermos presenteados,e inconscientemente te relacionavas com ela e ela contigo, mas o que acho mais mágico é que uma amiga, isso eu acho muito importante, aprendi com minha amiga Eliana, ser presenteado, e no teu caso, foi mais incrível ainda...
    É, e tudo começou com o poema de Dickinson, já acabei o livro, agora tou relendo,pois poemas, sempre tem algo a mais para nos dizer, não é ? E encontrei outro que pretendo fechar a trilogia Dickinson no meu blog, e concluir minha homenagem ao tradutor, um ser especialmente especial, que cruzou na minha vida como um relâmpago e me deixou encantado com todas estas possíbilidades (ele é um homem de teatro) arte que sempre amei e até pratiquei, mas que me afastei quando iniciei minha vida de servidor público. Mas amei teu comentário, tua história...é assim que este blog tem me alimentado, me mantido vivo, com esperanças, e que prova que não só não estou só, como tenho coisas a partilhar com amigos tão reais em minha vida, obrigado. Um imenso abraço de poesia ametista.

    ResponderExcluir
  8. Minha mais doce poeta, luz azul dos meus pensamentos, sinto falta de tua voz, não pude trocar o chip de meu celular, aliás tenho de trocar de celular, para ter um com a mesma prestadora do teu, assim eu posso te ligar. Que trio de mulheres maravilhosas vieram ter com esta pedra linda, este poema que me levou ao post todo, e ao tradutor...tou encantado com tudo isso, parecia que tava meio fora, meio egoísmo mesmo, pois este livro de poemas desencadeou isso em mim, mas vejo que tudo é possível, mutar e haver trocas, e haver situações parecidas, vivências comuns, tudo aparentemente por uma simples pedra violeta (chego a me arrepiar, não é bruxaria, pois são elementos da natureza, e a natureza é Deus). Minha amada poeta, não sabes o começo de semana que tou tendo, mas pensarei em ti e tua força azul, quando enfraquecer, acho que conseguirei...meu carinho e respeito de sempre e um imenso abraço azul-viloleta.

    ResponderExcluir
  9. poesìa y alquimìa se juntan en los destellos de la ametista, de esto nos habla este inspirado autor.
    gracias por tus comentarios, de gran humanidad cercanìa; con placer veo que has captado perfectamente el concepto que trataba de expresar; un abrazo sempre obrigado
    Blas

    ResponderExcluir
  10. Querido Blas, é sempre um prazer te receber neste espaço em que tento expressar o que sinto, o que me influencía , o que me dá prazer e dor, pois como admirador de poetas, estes sabem como ninguém falar da dor de uma forma "bela", que me satisfaz, que me contenta. Eu que agradeço teus comentários, sempre tão 'inteligentes', como teus posts em teu blog, que gosto muito, aliás, gostei demais do teu último post, deixei um comentário, acredito ter entendido teu conto, o que vens fazendo com maestria, como tudo que leio em teu espaço. Obrigado. E um imenso abraço cheio de poesia e alquimia.

    ResponderExcluir
  11. La amistad es un verdadero tesoro que en nuestro corazón debemos resguardar de esas malas intenciones, de ese dudar…
    La amistad no entiende de razas, ni de distancias, ni de estatus social, la verdadera amistad se forja cada dia, regándola con la verdad…
    Por mucho que nos duela el verdadero amigo nos dira lo que no quisiéramois escuchar, no es para herirnos ,al contrario, es para nuestro buen camino encontrar…
    La amistad es duradera siempre que la cuidemos como se merece, sin dar la espalda a ese amigo/a… puede que veamos que los problemas en vez de hacerse pequeños, se engrandecen pero si los compartimos con un amigo/a conseguiremos que estos se esfumen y desaparezcan…
    Reír por los logros de un amigo, llorar por el dolor de esa amistad, creer ante todo en esa persona, aunque ella misma deje de creer en si misma.
    Encender una lucecita con una sonrisa cuando se pierda en la oscuridad…no soltarle de la mano cuando no consiga su camino hallar estar pendiente de su necesidad de desahogo, estar ahí en silencio y sus problemas e ilusiones con atención compartir y escuchar.
    Saber que tienes en la distancia una amiga, aunque no la puedas ver ni tocar, la distancia puede parecer enorme, sí la medimos en kilómetros pero no lo es tanto si la mides con tu alma, mírala con atención, en ella encontraras el consuelo de que no estas sola, qué alguien vela por tu felicidad, alguien por ti se preocupa y te piensa, ésa es la verdadera amistad.

    Eres una verdadero amig0 y te quiero por ello..
    Siempre tenlo presente

    Besos Victoria

    Hasta pronto!!

    ResponderExcluir
  12. Querida Victória, que belo texto, comovente e verdadeiro sobre o que também acho de mais precioso, a amizade. Guardarei para sempre teu carinho. Reaprendi a respeitar mais os seres vivos, humanos, planta e os animais que tanto amas. Tenha sempre Deus em seu coração.

    ResponderExcluir
  13. Jair, Jair, la sincronicidad es una buena amiga mía! :-D

    Otro abrazo!

    ResponderExcluir
  14. Minha também, Mercedes, Mercedes...quando a descobri, passei a entender muito melhor coisas que me aconteciam. Outro grande abraço pra ti, querida amiga.

    ResponderExcluir
  15. no estamos solos, Jair! la poesía y nuestras historias nos sincronizan!

    besos*

    ResponderExcluir
  16. É querida Rayuela, enquanto houver poesia respiraremos e teremos histórias para contar, e perpetuar a raça humana, com o que há de bom. Um forte abtraço, poeta amiga.

    ResponderExcluir