segunda-feira, 27 de junho de 2011

NÃO QUERO TER FUTURO NEM PASSADO

folhas de Inverno...


"Na verdade, os grandes poetas morrem da alucinante beleza que carregam dentro de si. Quando as palavras e as rimas, as sonoridades e os ritmos já não mais conseguem dar vazão a tanta beleza, essa mesma beleza os aniquila. Morrem os poetas, portanto, envenenados, intoxicados de beleza. Porque a beleza que fica represada é tão letal quanto uma dose excessiva de cocaína. A beleza que não consegue mais se expressar mata seu portador." pensamento do persogem Humberto, um tradutor de Emily Dickibson no conto ALJOFRE, do Livro de Contos de IVO BENDER.
Demorei tanto tempo até chegar nesta, que para mim, é uma verdade, para entender porque os poetas morrem de amor. Desde quando comecei a ler Literatura, os poetas românticos me fascinaram, e , apesar de saber de sua história, era muito dificíl eu chegar a uma conclusão sobre as mortes precoces, que tanto me fascinaram, que cheguei a desejar minha morte quando fizesse 23 anos. Graças a Deus não aconteceu; ainda aprendo com cada nascer de dia, estou aprendendo a viver o milagre da vida. Mas então o amor, sempre soube um pouco dele, primeiro por meus pais, mais minha mãe; depois meus saudosos e queridos avós maternos, estes sim, conheci um amor infinito e pleno, embora não existam mais nesta passagem, ainda os amo, e os amo muito.
Depois disso, tudo foi enganação...claro existe o amor dos amigos, ou amor de amigo, sim, este conheci,e, graças a Deus também, continuo conhecendo, e me surpriendendo cada vez mais, ou não, pois o amor de amigo vai mais além, do que aquele amor que quero falar. Este amor que faz existir o desejo pelo outro, um egísmo doído, a ponto de se ficar cego para tudo o que o ser amado faz, pois tudo parece perfeito...sim, eu sei, já amei assim um dia, mas acho que acabou...acabou comigo também.
Mas o amor é beleza, mesmo uma flor morta (se bem que acho muita beleza em natureza morta) aos olhos dos apaixonados é bela.
Isso me encantou no conto, no personagem, na história, que prefiro não contar, é bela demais para um pobre mortal tentar rascunhar. Mas o mais importante para mim no momento, é este momento de lucidez, tranquilidade,e seguir e seguir sempre...
Recebi outro soneto de meu amigo Dilsom Gimba, e acho que fecha esta parte do post:

QUERO
Quero sonhar num colorido sono,
Quero sorrir e acalmar o pranto,
Quero alar de liberdade o canto,
Não ser cativo e de ninguém ser dono.

Quero viver, me preocupar com a vida,
Sorrir à toa em hilariantes tons,
Quero fazer destes momentos bons
Fatos constantes e sem despedida.

Pouco me importa o corre lá fora
Faço do agora minha eternidade
E dos momentos meu princípio e fim.

Não quero ter futuro nem passado
Quero viver somente a intensidade
Deste presente eterno que há em mim.

16 comentários:

  1. Olá meu querido amigo Jair
    Hoje você está mais inspirado que nunca. Realmente o amor em suas diversas formas, sempre deve ser cantado em verso e prosa. O amor de amigo tem um lugar especial, pois ele se mantem por si só, sem depender de juras ou promessas. Adorei o soneto.
    Tenha uma linda semana
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu querido Jair! Eis uma bela postagem...
    Eis aí uma grande questão: COmo entender os sentimentos de um poeta?? COmo entender o que se passa na cabeça e na alma não só do poeta meu caro, mas de todos... Auto conhecer-se eis aí um exercício para a vida toda... Sabe, no meu próximo post o poema que vou postar é muito parecido com este belo soneto, fiquei pensando: Nossa, desta vez foi o Jair que adivinhou o meu sentir! rsrsr Trata da mesma questão a de viver a vida... depois tu vai ver e conferir ok! Parabéns Jair por este post, ficou muito bom. A foto também está linda! Um beijo azul com muita luz!! Meu carinho de sempre, Rosana

    ResponderExcluir
  3. es verdad que el amor todo lo embellece.
    pero prefiero la versión menos romántica, que es apreciar la belleza y el amor por separado.

    un abrazo, mi amigo!*

    ResponderExcluir
  4. Jair, Jair tu magnífico post me ha inspirado dos respuestas:

    1)Siempre he pensado que existen personas con un "radar" extremadamente sensible (o ciertos sentidos más desarrollados, no sé cómo explicarlo) para captar los sentimientos, la belleza, con mucha más fuerza que el resto de personas...Los poetas pertenecen a este grupo. Y creo que tú también :-)

    2)Muchos sabemos lo que significa un amor acabado que acaba con nosotros...pero también sabemos renacer de nuestras cenizas, como el ave Fénix! Queda la cicatriz... pero el dolor desaparece. Y la vida continúa.

    Un grandísimo abrazo con hojas de invierno tan lindas como las de tu foto! :-)

    ResponderExcluir
  5. Meu querido professor , quem dera Deus me desse inspiração, mas fico feliz com teu comentário e tua presença, sempre. Do amor nada sei, ou melhor só séi que se sofre muito, quando não se é amado, e assim é a história de minha vida. Mas graças a Deus existem os amigos, sem esse amor eu não sobreviveria (obrigado por existir amigo). Estranho, mas gosto tanto de ti, assim, sem juiras, sem promessas, e isso me faz muito bem. Que Deus sempre te abençoe. Um imenso e fofo e forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Minha doce poeta e querida amiga Rosana, sabes da felicidade ao recebe-lá aqui. Fico lisonjeado (é com j ou g ?) com teus elogios, mas já foi falado tudo sobre o amor, embora eu me repita, mas precisava falar disso (meu blog é meu melhor amigo que trás outros amigos e me ajudam em minha terapia no comentário do comentário - gosto disso-). Tens razão, esta é miha busca, mas é tão dolrido às vezes, ainda mais com um hitórico de rejeição amorosa que tenho, sabe, até hoje sofro ainda (pouco, mas sofro). Este soneto do Dilsom é muito bom, eu gostei bastante do que fala, do que preciso para viver agora, que bom que gostou...quanto ao teu blog, vou lá a gora ver comentar a última postagem, espero que os duendes na net não me sabotem, no poema anterior coloquei dois comentáris que não apareceram. Tá tão frio aqui, acho que aí também né rsrsrsrs. Feliz com tua luz azul e teu carinho, te deixo meu imenso abraço bem apertado (como diz minha mãe ao telefone para mim), minha doce amiga.,

    ResponderExcluir
  7. Rayuela, como teus poemas, teus comentários às vezes me desconcertam (gosto disso - tenho de pensar mais). Acho que te entendo, mas sou um dândi, um romântico inveterado, é difícil para mim separar, mas...preciso refletir mais sobre teu comentário rsrsrsrsrs. Muito feliz sempre com tua visita, minha maga das palavras, aliás vi outro poema curto no teu blog, lindo, tou indo lá. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Querido!

    Gosto, gosto, gosto MUITO de você sim, Jair, e gostarei para sempre!!!
    Tenho sida buscada 'pela mão' para voltar a meus amados, e com vc não é diferente, o que te agradeço, de coração!

    Irei por partes:

    1. Você é sempre bem-vindo a meus blogs, todos eles, e por essa razão antecipou-se a meu convite...tenho aqui a lista dos amigos que hoje eu visitaria para convidar, e vc está entre eles, COM CERTEZA!
    Dia 1º de julho, sexta-feira, meu blog ANJO DE PRATA e BOTÕES DE MADREPÉROLA COMPLETAM DOIS ANOS.
    Você está INTIMADO a participar, Jair! Faço questão plena da sua honorável e gentil presença. Posso contar? Então, guarde essa data...

    2. Sempre que olho sua foto no perfil, vejo um pequeno "detalhe" no computador, atrás de ti, e eu pensava antes de observar bem, que era um charme seu...um rabo-de-cavalo...veja só!!rs, mas sempre achei lindo! E me decepcionei quando descobri que não era, era apenas um desenho no seu PC!!! Snif...rs
    Tudo isso pra te dizer que sou designer gráfica (de araque, claro...rs) nas horinhas vagas, e vou fazer um scrap pra ti, se me permitires! Com sua foto, pra você colocar aqui, como um selo de teu blog, o que achas???
    Diga-me se me permite e depois eu faço.

    3. Antes disso, se achares que ficará bem aqui, venha buscar o prêmio BLOG DE OURO, por merecimento, e não aceitarei um não como resposta!!
    Vou colocá-lo na sidebar do Anjo, venha buscá-lo, sim??

    3. Coment a sua belíssima postagem: menino, como nossas histórias se parecem...sou professora de literatura (isso vc já sabe, né?) e assim como vc, eu tb me apaixonei pelas mortes prematuras daqueles poetas românticos, e decidi que iria morrer aos 24...rs
    Hoje a gente ri disso tudo, mas naquela época foi sério, não foi mesmo??
    Mas, felizmente, e como diz vc, graças a Deus a gente superou, hj sou cristã evangélica, amo meu Criador, sei que sou a 'menina dos olhos' de Jesus...porque O amo e vivo em sua obediência constante!

    Esse amor de Amigos é puro e mágico!
    Se tiver um tempinho, veja coment meu no blog do escritor e jornalista de BH, Eduardo L.Resende, que está em:

    http://www.blogger.com/comment.g?blogID=8641081668635243303&postID=7320716492280592903

    Ali eu tb falo desses "sumiços" que nos acometem por aqui...se der, leia, por favor.Mas as amizades sinceras, essas permanecem!

    Estarei sempre aqui, mesmo em pensamento...porém, se eu me demorar, busque-me.

    Com alegria do retorno, laços e abraços pra você, meu anjo lindo.

    Beijosss,

    Graça Lacerda

    ResponderExcluir
  9. Mercedes, Mercedes, amei teu comentário, e essa divisão faz sentido para mim, só não sei se sou entro número 1, mas desejo muito. Isso é fato, os poetas tem essa percepção mais aguçada que o resto da humanidade, aliás os artistas, atores, pintores, enfim...
    Quanto a número dois é muito bom ler, pois vai me ajudar muito, como dizem aqui: a dor ensina a gemer...e completando com o que dizes: das cinzas nos frefazemso como a fenix, pois viver é preciso, seguir e seguir e seguir....
    Gracias amiga, tua presença só me fortalece. Um imenso abraço gelado por fora aqui do hemisfério sul, mas quente, muito quente quando chega a seu destino, tu.

    ResponderExcluir
  10. dificil o demasiado simple dividir los autores o los poetas, en este caso, en : romànticos y clàsicos.
    creo que los dos aspectos sean necesarios para poder expresar realizar una obra que contribuye a acrecer el sentido y la cultura de la belleza que cada uno de nosotros debe cultivar.
    como lo haces tu tambièn con el Blog de Jair y sus historias de mùsica y personas.
    un abrazo cordial
    sempre obrigado
    Blas

    ResponderExcluir
  11. Querido Jair,

    Aquilo que serve de inspiração aos poetas é a alma densa que eles carregam dentro de si. O problema é que o que os move não consegue ser descrito, porque os sentimentos não se convertem em literatura, por muito que pareça que sim; são apenas formas de demonstrar o que se sente e não o que se sente em si mesmo. Aquilo que os preenche pode levá-los à exaustão, porque SENTIR exige muita energia. O que é curioso é que nem sempre o que vemos escrito corresponde à realidade, os poetas, os escreventes ( se é que esta palavra existe!), escrevem sem saber como, a caneta flui como se não fossem eles mesmos a escrever, e as letras têm vontade própria. Olhar para os textos de alguém é ver que a pessoa é complexa, mas não dá para saber o que ela é, por muito que se pense que sim. SENTIR é complicado. Pudéssemos nós muitas vezes fugir a isto e seria muito mais fácil...

    Tenho sempre a necessidade de vir aqui. Ao longo do tempo fui deixando de visitar alguns blogues, porque deixei de me identificar, no entanto do seu... gosto de si, Jair! :)
    Beijinhos sem fronteiras e deixo-lhe todos os meus sorrisos... :)
    ( PS- Acho fantástico como é que aparece no meu canto sempre que estou a precisar... e as suas palavras carinhosas deixam-me sempre melhor. Obrigada, amigo. )

    ResponderExcluir
  12. Amigo querido, que linda esta poesia... me lembra de tudo o que gostaria de voltar a sentir e pensar em relação a minha própria vida... Mas é assim mesmo... o amor embriaga e quando passa o porre, a ressaca é dolorosa demais... mas passa, como tudo o mais na vida passa... o que importa é sempre ter a vontade de continuar em frente e não deixar o coração travado para o futuro e tudo o nele estiver contido, incluindo novos amores e experiências, sejam elas quais forem... até e acho eu que, principalmente, a dor de cada dia, nos ensina muito e mais que qualquer felicidade passageira... Talvez porque a dor seja mais insistente, grudenta, pegajosa. A infelicidade se agarra em nós com dedos tão fortes, e muitas vezes tão doces (por mais incrível que isto possa parecer - muitas vezes se entregar à dor é um alívio e uma desculpa para deixar de lado o resto)... a dor fica por mais tempo, se demora, custa a ir embora, tipo visita domingo à tarde... que acaba ficando amiga e conselheira... ensina mais, porque dura mais que os momentos felizes, que sempre parecem durar muito pouco. Mas nenhum amor, tanto quanto nenhuma dor, é desprezível. Ambos trazem consigo lições a serem assimiladas e aprendidas, a fim de nos preparar para os que virão depois... Sorry se falo demais... estou novamente encontrando as palavras... me analisando e tentando colocar pra fora e pra longe a tristeza e o mal humor que me têm acompanhado por estes dias... Isso me faz pensar, e pensar nunca é de mais... Obrigada pelos carinhos lá em casa. Eles são muito importantes e queridos. Beijos meu amigo.

    ResponderExcluir
  13. Minha querida profª Graça, a honra é toda minha de sua ilustre visita, essa é a diferença, quando gostamos de verdade, pois os lapsos de tempo não fazem diferença, o que é bom fica no coração...mas é que não resisti teu post sobre a cor da pedra ametista, Deus faz tudo certo , né ? e acho que até a linha torta como se diz, é certa, quando se trata de Deus, enfim...não tenho net, mas me viro, para encontrar os amigos e dosopilar minha neuras rsrsrsrsr...te visitei sim dia 1º, eu sou tão desligado de datas de aniversário, que esqueci o do meu blog, que fez 2 anos no final de maio. A admiração sempre foi muita sobre ti.
    Não sou fotogênico mesmo, sou meio traumatizado com foto minha, esta que está no perfil, foi tirada por um colega no outro setor em que trabalhava, eu não tinha visto ele tirar (ainda bem, acho essas meio sem saber interessantes...)tá bom, aceito teu scrap, mas tenho um pouco de medo de me ver refletido (síndrome de vampiro, só que eu sei o que vou me ver rsrsrsrsr).
    A Literatura nos une (brincadeira...)mas também, gosto dessa tua diposição de ser, uma autêntica mulher, pois mulher se desdobra em muitas (acho que todas as mulheres são meio Fernando Pessoa). Bom, já li sonetos/poemas ótimos teus, quero me ver nesta tua arte amadora como diz.
    Eu acho tão fascimante, quando coisas que vivi/senti bate com outros, como essa nossa hitória dos poetas românticos, e nós dois salvos por Deus, eu também devo ser o menino dos olhos Dele (gostei dessa expressão), tenho tido pouco tempo de net, mas não resisto, vou ler o que me indicas.
    Acho que isso é ser amigo, coisas em comum e também não, mas que se completam em nossos pensamentos, fatos, idéias, em nosso viver o quotidiano. Desculpa a demora do comentário do comentário (que gosto muito de fazer, mas viajei para ver meus pais, e lá também não tem net).
    Um imenso abraço forte e com laços minha querida amiga Graça.

    ResponderExcluir
  14. Querido Blas, sabes o quanto admiro teus escritos em teu blog, e tua visita sempre me honra, pois os teu pensamento livres tem me libertado do desconhecimento, pois sbber é libertar-se, e nisso teu blog faz como ninguém. O trecho do conto que li, que me me levou a tal reflexão, ou no post que resultou, trazia yuma definição que perseguia a muito tempo, até que li e entendi, dentro do que buscava, ou melhor, era um sentimento que não conseguia expressar em palavras, então o sr, Ivo Bender o fez, assim como tu fazes em muitos de teus post quando leio. Fico muito feliz por incluir meu blog no teu comentário, mas mais feliz pelo teu entendimento...às vezes definições são necessárias, não pelo rótulos,mas para nosso entendimento e contribuição que cada um deve, ou se possível, use para acrescentar beleza na cultura (eu divago). Comentar os comentários me faz muito bem, porque eu me encontro também, me acrescenteo, me permito, aceito, ou não, mas me permito abrir as janelas e ver aquele ângulo que não tinha visto ainda, isso é muito bom pra mim. Obrigado. Eu que sempre te agradeço querido amigo, tua visitas e cometários carinhosos. Um imenso abraço e que nos venha muito conhecimento ainda.

    ResponderExcluir
  15. My sweet Dark Angel, maravilhosa a tua presença aqui neste momento, tenho lido teus post últimos e fico meio intimidado por comentar, talvez um pouco de medo, mas agora acho que começo a entender, o SENTIR que dizes. Bom, tu é nativa de onde é, para mim, talvez o maior poeta que este mundo conheceu, que já citei num comentário acima, Fernando Pessoa, ele sim, era tanto dentro de si, que um poeta só não era possível, ele precisava de mais, mas será que mesmo assim ele conseguiu escrever tudo ? expressar o que realmente sentia ? será que se ele tivesse mais tempo de vida, digamos, mais cem anos, não teríamos mais e mais, e mesmo assim poderia se fazer uma autocrítica dizendo:-'mas será que o que eu queria dizer dizer era exatemente isso ?...acredito que tem tanto dentro de nós, nos teus textos, e eu fico me identificando, achando coisas que me completem, ou me instiguem, ou me provoquem, era o que sentia quando leio teus últimos post, acho que meu último comentário depois de um bem pesado texto teu (mas digo pesado no sentido de eu gostar, denso) foi sobre um bebê lindo e fofo, afilhado, eu acho (mais um). Mas teus textos acho que já têm vida própria, tipo estilo, leio e logo penso, esse texto é bem Dark Angel. Feliz demais com tua visita, o mesmo digo eu, também necessito ver teu blog, ler, ruminar as idéias, vibrar contigo, teu time ganhou a não muito tempo um campeonato, acabaste uma fase de teus estudos com notas muito boas, e o mais importante, trouxe-me sorrisos, o que mais preciso, ainda mais depois desse meu acidente com meu dente ( rimou). Mas é muito bom saber disso, eu me descubro um poco mais sempre com estas visitas, com este carinho. Aliás carinho nuca faltou de tua parte para comigo, lembro muito bem de tuas visitas reparando minha forma autodestrutiva de ser, me estendendo as mãos, me fazendo carinho mesmo, e isso só os verdadeiros amigos fazem, porque e senão, pra que perder tempo com quem eu nem "conheço", e isso não se esquece. Bom, agora que meu estoque que de sorrisos voltou ao normal, deixote- meu imenso abraço com todo o meu carinho e respeito querida Dark Angel.

    ResponderExcluir
  16. Olá minha amiga, gosto desta introdução poética que o amor embriaga, e quando passa o porre, a ressaca é doolorosa demais... lindo e trágico, já que o viciado vai procurar outra garrafa na primeira melhora rsrsrsrsrsrsr...e nunca é demais o que me dizes, e se encontras as palavras,então que maravilha...é a minha melhor arma para por pra fora minhas neuras e demônios.
    Acho que ficarei a escrever sobre o amor e a morte, sem experiência prática, da morte ainda bem, mas do amor ? estarei condenado a não provar mais deste veneno pra me fazer delirar ? Sabe amiga, às vezes quase desisto, do blog, da vida...mas tenho amores, não este carnal, pecador, e que tanto quero de novo, mas tenho o amor de uma mulher, que chamo de mãe, e apesar de toda minha desilusão, este amor me mantém vivo, querendo, seguindo, é o que tento fazer hoje, seguir...sempre muito feliz com tua visita, eu sempre feliz com teus posts...também colocarei uma música (a letra) no próximo post. Amo Angela Ro Ro.
    Quanto ao poema, que delicia que gostou é de um amigo, e eu gostei bastante também, a partir dele tou tentando ser e viver o hoje, não me importando (muito) com o que passou, nem (muito) com o que virá.
    Meu carinho e respeito de sempre e um imenso abraço querida amiga das muitas palavras (eu adoro).

    ResponderExcluir