terça-feira, 6 de março de 2012

A CASA DOS MORTOS



Poderia esperar o ônibus em que Cortázar atravessou numa tarde quente, ao longo do Bestiártio, mas éramos apenas eu e minha mãe saindo no portão de nossa casa para visitar A Casa dos Mortos. Minha mãe nunca gostou muito de flores para funerais, dizia-me que os mortos merecem o nosso respeito sincero, da alma, do coração e não usar de algo belo para tentar não ter de assumir nada na frente de ninguém; eu, já achava que deveria ser um ritual muito antigo, minha mãe ria, me pegava pela mão e lá íamos nós fazer a visita anual aos nossos mortos. Naquele tempo meus avós eram vivos, minha tia, tios... Éramos agora, minha mãe e eu na frente do jazigo da família, onde repousam as pessoas que mais amamos na vida. Ela tenta como se tocar o rosto da mãe, minha avó, na fotografia, de minha tia tive certeza que ela sentiu o acariciar de minha mãe na sua face gelada no mármore. Ficamos em silência um longo tempo, eu sentado num túmulo próximo, na sombra de outro. Minha mãe não, como num transe parecia estar em família, não importava o sol, nem se ouvesse frio, ou chuva, não, ela só estava ali completamente deles...percebia que estava bem quendo via uma lágrima, escorrendo em sua face. Eu na sombra, começava a entender o transe, era pura, a mais pura, concreta e doloroda SAUDADE. Quando ficou claro em minha mente, em meu coração, nos abraçamos e choramos, o vazio que nunca será preenchido... mas que mesmo assim, precisávamos ir embora, minha mãe continua comandando o ritual da comida de domingo.

ps. é um título nada original, mas eu pensei na possibilidade de um post quando minhas mãe e eu fomosd o cemitério, e aí está

ps. foi um tempo que senti muita saudade dos vivos, mas senti muito medo e estranhamento...o comportamento das pessoas tem me assustado. tenho medo de assustá-las também, mas aposto mais uma vez na vida, na esperança, na solidão (sim na solidão, pois ela me ajuda a pensar, a dormir, a ter insônia...)rs 

ps. não existe nada melhor na vida, que acordar, sentir um aroma de café, algumas palavras ao longe para não ser acordado, mas ia para a cozinha e sentava a mesa com meu pai, enquanto minha mãe prepava nosso desjejum, amém.

8 comentários:

  1. Ahhhh... que bom tê-lo de volta... Já me assustava com tamanha ausência... veja se não me dá sustos e cuida bem do meu coração caminhando para a terceira idade, menino fugido e mal comportado... Querido amigo... que bom te ver de novo por aqui... tantas as vezes que passei em busca e não te encontrava... espero que estejas bem, como sempre espero a cada vez que te visito, mesmo faltando muitas vezes por semanas... é a vida que nos leva ao sabor de sua vontade... beijos de reencontro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida nos leva ao sabor de sua vontade, e isso é bom (eu acho), pelo menos teremos o que contar quando nos encontramos...é bom estar de volta a este mundo virtual onde me encontro e encontro os seres mais especiais, como tu, e que não encontro na vida real. Porque as pessoas tem o dom de nos magoar, se tudo que quero é amizade verdadeira, pois não é possível mais confiar em ninguém...nestes dias de férias, pude rever alguns amigos, então percebi que a distância faz a diferença, quando não houve uma relação especial de amizade, ou verdadeira. Sem internet, andei mais só do que nunca, pois não tinha a quem procurar, ou tinha e não queria mais me magoar. O bom, é que tive muito mais tempo com meus pais... Andei dando uma lida nos teus últimos posts, preciso comentar, pra variar tem muitas coisas que posso usar na minha vida, ou já sofri na minha vida. Minha cara, sou um jovem senhor rsrsrsrs com sindrome de peter pan rsrsrs. é muito bom saber que estás aí, na tua vida, e na internet, onde podemos trocar nossas palavras de vivência e sentimentos. Tou meio quieto, desde que me descobri sem amor, ou seja, não amo ninguém, isso é horrível mas é bom ao mesmo tempo, não sei o que pode sair quando escrever, pois sou totalmente emoção intuitiva, e sem amor, acho que é difícil, ou não, sei lá, vamos ver...meu sempre imenso abraço de reencontro, minha querida amiga Anaís.

      Excluir
  2. mientras te leía, querido jair, recordé la película "estación central". en el final, fernanda montenegro decía (perdón si va con faltas de ortografía): eu tenho saudade de você, eu tenho saudade de meu pai, eu tenho saudade de todo...
    (creo que "todo" está mala escrito)

    puedo tomar un café con ustedes?

    abrazos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela lembrança querida Rayuela, é um belo filme, e Fernanda minha melhor atriz...para sempre sentiremos saudade, mesmo depois de partir-mos, mesmo depois que o tempo não exista mais. Meus pais é o que tenho de mais sagrado. Está belamente escrito, minha querida, pois para mim (não deveria) a ortografia vem depois da intenção, da intuição, dos escritos, das palavras, dos sentimentos...
      Adoraria tomar café contigo.
      Meu sempre imenso abraço

      Excluir
  3. Jair, Jair, la vida es contradictoria, te hace reír y llorar, pero...es bueno hacer las cosas por orden: primero vivir, y después morir (lo más tarde posible, si puede ser, jajaja), sin miedo, de manera natural, como cuando nacemos.

    En la casa de los muertos hay dolor, pero también paz, depende de nosotros.

    Me ha gustado mucho este post, querido Jair, Jair.

    Un inmenso abrazo de vuelta de una semana muy intensa en el mundo de los vivos!

    ResponderExcluir
  4. Querida Mercedes, Mercedes, agora que vi este comentario, sempre tão amável comigo. Que bom que pegaste o espírito da coisa, digo do meu escrito, fantasiei um pouco uma vista verdadeira que eu e minha mãe fizemos ao cemitério. Acho que eu e minha mãe procurávamos aliviar o peso de nossas almas, para seguir-mos adelante na vida, na casa dos vivos, que é o que realmente importa. 'En la casa de los muertos hay dolor, pero también paz, depende de nosostros.' Foi o que eu e minha mãe buscávamos, a paz para nossos corações já tão dolorosos por estas faltas que deixam um vazio no coração, na verdade queríamos trocar nossa dor, por um pouco de paz.
    Querida Mercedes, Mercedes, tua sensibilidade me comove, era um post que escrevi mais por necessidade minha de desaguar esta mágoa, e para dizer que estou vivo, e é o que mais importa agora, VIVER.
    Gracias amiga, pois embora tão distante, comungamos de sentimentos que são mais fortes que o tempo, a distância...sou muito feliz por ter uma amiga tão humana. Meu sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estamos distantes físicamente... pero en la misma sintonía. Y vivos.
    Es un orgullo tenerte como amigo... Jair, Jair.
    :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sintonia me faz muito feliz, pois naõ importa se existe um mar, uma montanha entre nós, pois estamos vivos e este ferramente chamada internet é maravilhosa (pelo menos só vejo e uso o lado bom)...eu também, querida Mercedes, Mercedes sempre melhoro e acrescento em minha vida, desde quando te conheci rsrsrs. Meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir