segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O DIA NASCEU MORTO



O dia nasceu morte, as nuvens tomaram conta do céu, nuvens negras, cheias de eletricidade, o que de certa forma dava um suspiro de vida naquela manhã de breu, naquela manhã morta, naquela vida sem vida. Percebo agora que toda manhã antes de acordar tinha este pesadelo, que o dia não nascia e o fim  se aproximava. Hoje acordei dentro do meu pesadelo...levantei, tomei meu banho frio, fui alimentar a cachorrinha que deu a luz a cinco filhotes na noite anterior e estranhamente não latiam, e ela concentrada em lamber as crias, não percebia que o dia havia amanhecido, mas estava breu. Retornei para dentro de casa, tentei ligar a televisão, mas não havia sinal. Era o fim do mundo, nada melhor que ouvir Amy Winehouse, lamentando sua vida amorosa e destrutiva, ela é o próprio fim.
O dia nasceu morto, como meu desejo de viver, de estar aqui onde estou, porque neste meio tempo, consegui pegar u ônibus que passava sem destino sem parada, e me deixou no trabalho...lá sim percebi direito o que ocorria, os colegas mostravam suas verdadeiras faces, o ódio no olhar, mentiras, trapaças, mas haviam ordens a serem cumpridas, não importa se o mundo acabou, o que se quer é resultado, produção, para vender não sei para quem. Mas a chefia com sua mão de ferro sobre nossas cabeças, mantinha-nos, entre trovoadas e raios vindos  do céu, ao gritos: trabalhem, atendam, cumpram...
O dia nasceu morto...

22 comentários:

  1. Oie...
    Tudo bom?
    Belo texto.. ^^

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylu P. tudo indo na graça de Deus...que bom que gostou, não algo muito destrutivo, mas para alegre tá longe rs...
      Obrigado pela visita, e me aguarde, falta=me tempo e dinheiro para estar conectado mais tempo como eu gostaria...meu carinh meu respeito meu abraço.
      ps. Me aguarde.

      Excluir
  2. e por que não tentar desenhar o sol que a chuva apagou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Bela, depois desta manhã cinzenta rabiscarei o céu com giz de cera de várias cores...Sempre muito agradecido por tua visita e tuas sacadas que me fazem muito bem, como o último poema que li no teu blogue, é maravilhoso. Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  3. "los días parecen todos iguales"...pero al final del relato de haroldo vemos que no...hay días que nacen muertos, podemos resucitarlos.

    un abrazo, jair*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia Rayuela, foi uma semana que culminou com um breve afastamento mediante atestado médico, realmente não foi só aquele dia, a semana passada não nasceu pra
      mim, graças a Deus que acabou e nesta semana sinto-me renovado, querendo luz, querendo viver e amar até, se é que ainda conseguirei rs. Sim querida Silvia vou parir um dia, e cuidá-lo como um bebê para que cresça saudável e feliz, como todos merecemos. Obrigado pela citação dessa referência tão rica, vou procurar mais coisas para ler deste escritor, foi completamente inconsciente o outro post, pois faz parte da safra deprê da semana passada. Obrigado. Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  4. Mi querido Jair, Jair, es mi primer día de regreso a la blogosfera y he leído tu post, bellísimo, tristísimo, poesía en estado puro sin ser poesía, un post gris, gris, muy gris....y me ha gustado tanto que lo he leído dos veces! :-D
    ¿Cómo estás? Espero que bien...Mi querido Jair, Jair, deseo que cada uno de tus días nazca VIVO!!

    Un abrazo de reencuentro bloguero.
    PD.-Me gusta la novedad del cambio de foto en tu perfil :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes quanta saudade, mas já estive lá no teu blog, e feliz como um pato na água, me joguei no teu conto, uma delícia rs.
      Tudo esta meio sombrio, como estava minha almna semana passada. Meu médico dobrou a dosagem de um remédio, já me sinto melhor...Pra variar é um misto de verdade e invenção, a cachorrinha que pariu foi verdade, no meu trabalho não chega a tanto, então esta parte é meio mentira exagerada. Obrigado, amei 'un post gris'.
      Me acho tão estranho em fotografia, que bom que gostou. Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Caro Antonio, feliz com tua visita e instigante comentário...estive no teu blog e preciso mais tempo para comentar rs, claro, comentei um passado já, mas adorei, logo chegarei no outro. Tua visita me faz muito bem, volte sempre. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. Um texto realmente interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Paulo tenho ido seguido em teu blog e continua aquele texto da juventude medieval ? aguardo novos, é sempre muito bom te ler. Que bom que achaste interessante, sei que sombrio, fala de morte, perda, solidão, mas tem o nascimento também... mas na verdade, estamos vivos, e não nos resta outra escolha senão viver. Feliz demais com tua visita. Meu carinho meu respeito meu grande abraço.

      Excluir
  7. Nada como um dia morto para nos motivar a viver mais. Gosto dos dias mortos. A escuridão me inspira. O teu texto, caro Jair, é também muito inspirador, assim como as canções de amor da Amy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta, que prazer e felicidade me trazem tuas palavras, este texto surgiu como uma dor, ou melhor, expulsar uma dor de minha alma, e escrever é meu melhor remédio. Tenho medo e fascinio do escuro, e as canções da Amy, acho a coisa mais doce e cruel destes últimos tempos. Muito obrigado amigo Anderson. Meu carinho meu respeito e meu grande abraço.

      Excluir
  8. Obrigado pela visita.

    «Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
    Do que os homens! Morder como quem beija!
    É ser mendigo e dar como quem seja
    Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

    É ter de mil desejos o esplendor
    E não saber sequer que se deseja!
    É ter cá dentro um astro que flameja,
    É ter garras e asas de condor!

    É ter fome, é ter sede de Infinito!
    Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
    É condensar o mundo num só grito!

    E é amar-te, assim, perdidamente...
    É seres alma, e sangue, e vida em mim
    E dizê-lo cantando a toda a gente!» (Florbela Espanca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre um prazer te visitar caro Paulo, e como estava relendo um livro da Lya, achei aquele poema e achei que gostarias, porque eu amei este poema da Florbela, assim como o outro. Mai do que o presente, que já é tudo, pois amo poesia, a lembrança é o laço deste presente. Meu carinho meu respeito e meu grande abraço

      Excluir
  9. Meu dia sempre nasce morto,
    mas renasce antes do entardecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Herculano, sempre tão suscinto e tão inteiro, pois o que dizes é o que tenho tentado fazer, e devo estar conseguindo, pois estou vivo e querendo ler muitos posts teus, só falta eu comentar rsrsrs. Obrigado pela presença, sempre muito bem vinda. Meu carinho meu respeito e meu grande abraço.

      Excluir
  10. é tão gostoso saber que outras pessoas se identificam com as minhas palavras... =) obrigada sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Bela, não é de hoje que gosto do CaféComBorboleta, e sempre encontro em tuas palavras composições belas, tocantes, amorosas e loucas, como a Maria Luíza, que aprendi a conhecer e gostar...mas o último poema que comentei no teu blog, era , é realmente maravilhoso, eu gostei muito. Obrigado sempre pela visita. Meu cartinho meu respeito e meu imenso abraço.

      Excluir
  11. Olá meu querido! Passei pra dizer que estou esperando um céu azul com cheiro de flores!! :)
    Gosto de ti guri! Saudades!!
    Já passou "lá em casa"? Acho que vai gostar...
    Meu carinho mais que azul!
    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "nada faz sentido
      nem mesmo o amor que sinto"
      O mundo da poesia é muito bom comigo, pois através da poesia eu viajo longe, encontro seres tão especiais que se tornam parte de mim, como tu querida poetinha. Amei o poema, e é como um espelho de minha alma, esta mesma alma que tantas e tantas vezes descreveste os sentimentos que eu sentia e não conseguia decifrar. E a tua presença aqui no bloguinho, me enche de alegria e espanta minha solidão. Te adoro RosanAzul.

      Excluir