quinta-feira, 14 de março de 2013

CRISTO AMAVA OS IGNORANTES



“Como todo aquele dotado de uma índole poética, Cristo amava os ignorantes pois sabia que na alma do ignorante há sempre lugar para uma grande idéia. Mas não suportava os estúpidos, especialmente aqueles que a educação tornara ainda mais estúpidos: gente cheia de opiniões e que não consegue entender uma só delas, um tipo de gente particularmente moderna , que Cristo resumiu bem quando descreveu como o tipo da pessoa que possui a chave do conhecimento, não sabe como usá-la nem permite que outras pessoas a utilizem, embora com ela pudessem abrir as portas do Reino dos Céus.” Oscar Wilde – De Profundis (lá por volta de 1899...)






Estamos em 2013, e este livro com uma compilação de alguns escritos de Oscar Wilde, tem me levado a profundos pensamentos que se misturam com os fatos de agora, com atitudes das pessoas do meu tempo, com quem tenho de conviver, pois estamos no mesmo planeta, ou tenha de seguir e obedecer as ordens para o bem de Estado de Direito, que em tese nos assegura uma vida digna...mas podemos perceber que o interesse econômico e político esta acima de qualquer benesse que venha garantir uma vida digna ao povo. Afinal, para que serve o povo senão aplaudir os desmandos, os roubos públicos em plena luz do dia, impunidades, pessoa indignas em cargos de confiança, doutores assassinando pacientes em UTIS brincando de ser Deus, mortes, muitas mortes por nada ou por pura maldade, descontrole, impaciência (diria minha amiga Nicinha). Jesus Cristo deve se envergonhar da criação do Pai Dele, pois, seria o ser humano uma praga, não uma raça. Dessas pragas que acabam com plantações, que envenenam o ar, que não merecem estar neste paraíso chamado Planeta Terra, que da forma como vem sendo tratada por nós, seres humanos, está com os dias contados. Deus tende piedade de nós.

6 comentários:

  1. Feliz quinta-feira!
    Excelente assunto, muito bem e diria perfeito titulo, então cabe a nós imperfeitos honrar uns aos outros.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nicinha foi uma quinta e tanto, mas naqueles exercícios de autocontrole, pensar e orar , conectar com Deus (não estou muito chato nessa minha onda, acredito que para sempre, cristã?). Mas foi uma quinta ótima, ainda mais com tua visita, parece um anjo que veio me espiar pra ver se tou bem, pois fiquei. não sucumbi como quase aconteceu durante a tarde no trabalho. É um texto triste né ? Não estou, e acho que nunca estarei inteiramente feliz ou satisfeito, mas como imperfeito filho de Deus, continuarei minha busca, da paz que quero para mim e os que de alguma forma me afetam ou são afetados por mim. Obrigado sempre amiga, e perdoa a ausência de comentários, mas tou sempre te lendo, inclusive tou pensando sériamente em retirar os comentários, pois não os mereço, pouco tenho comentado nos blogues que visito. De qualquer forma, meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  2. Amém.
    Suas suas observações são pertinentes, e do jeito que o ser vai, cada vez menos humano, em breve não sobrará mais nada sob esse planeta.
    Grande abraço meu querido amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. Elian, tenho muito medo disso também, será que ao acordarmos amanhã existirá um amanhã ? Enfim, meu querido, enquanto isso tento continuar acreditando e não perdendo minha fé. E os humanos, estes seres que por vezes me sinto tão distante que chego a ter medo de não querer mais conviver com ninguém, virar um hermitão, masi solitário do que já sou. Claro, com amigos como tu que aparecem para acender a chama da alegria no meu coração e me fazer lembrar que não estou só e que há seres humanos que são ainda humanos. Obrigado amigo. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Mi querido Jair, Jair, si siempre estoy de acuerdo con tus opiniones, hoy más que nunca! Yo no creo en el ser humano...Afortunadamente creo todavía en algunas personas, en mi familia, en mis amigos...pero en nadie más. Es triste, ¿verdad? Pero es una realidad: el ser humano ha sido, es y será siempre igual...no cambiará.

    Un gran abrazo para ti, Jair, Jair, que eres una maravillosa excepción del ser humano!

    ResponderExcluir
  4. Mercedes, Mercedes tua aparição por aqui me brinda com alegria...bem lembrado, existem seres que confio, senão, como poderia viver e alguns são sim da família, amigos, e são realmente poucos e eu também, não me incluo no que há de melhor entre os seres humanos rs, tanto que vivo tentando melhorar. Os fatos e as atitudes, fica cada vez mais claro para mim a deteriorização dos valores, ou da inversão destes valores por esta geração humana de hoje, eu já me sinto um ancião perto do que estas crianças de 12, 13 anos fazem nos dias de hoje, tudo acompanhado e temperado cada vez mais com violência, auto destruição e a destruição do outro, do diferente, enfim querida Mercedes, Mercedes, acho que tou tentando compensar Cristo na minha vida com o texto triste e caótico que tou produzindo, que esta saindo de mim, é uma espécie de crueldade e redenção, a crueldade porque o mundo esta mais cruel a cada instante e redenção porque tento me conectar a Deus através de sua palavra, de seu filho Jesus Cristo através da Bíblia...de qualquer forma tou feliz demais com tua visita. A propósito é interessante demais ouvi-lá e vê-la dizendo sua produção, uma espécie de criador e criatura, ali ao meu alcance, genial, grande sacada. Tou adorando e te redescobrindo, só acrescentou aos teus contos, que por si só já são uma delícia. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir