quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AFASTADOS II








Durante muito tempo acreditei no ser humano, acreditei nos amigos que a vida me impunha, pessoas que caminhavam meu caminho por determinados dias, pouco tempo alguns, outros mais, e outros, apenas instantes. Muitos deixaram suas marcas, aliás todos, mas costumo ficar com a lembrança dos que tive encontros bons, aprendizados, reciprocidade; uma minoria deixou sua marca ruim em mim, que guardo em uma gaveta bem no fim do corredor de arquivos do cérebro, para que eu nunca repita isso com outro ser humano.

Outro dia brinquei com os afastados do sistema de todas as galáxias, nós rs...mas passado este breve tempo, assaltou minha mente algo que não é tão brincadeira assim, os afastados pelo sistema, por nós, pela política destruidora que nos assola, afastados pelo preconceito que sentimos, e isto é real. Sou negro, e sei como ninguém o que é ser discriminado, ser afastado, mas nem vou entrar no mérito da cor, pois raça é uma só, acredito, a humana.

Mas o que se passa no cérebro humano, ninguém sabe, a não ser o próprio, como costumo dizer, de minha dor sei eu, enfim...

Mas no que ou em quem acreditar após ver pela tv um médico dessas ambulâncias de socorro dizer como resposta de um pedido de atendimento para alguém caído nas ruas de Porto Alegre, e este profissional diz, com uma voz metálica e indiferente, até um pouco indignada por ser perturbado, diz que não há ambulância, não tem como socorrer, não há ambulância e pronto. Eu não estou dizendo que me disseram, eu vi e ouvi a matéria, embora o canal não tenha tanta credibilidade assim rs, mas isto foi real e muito, muito cruel. O senhor de 70 anos que estava precisando desse socorro veio a falecer. Então, quando deixamos de ser e pensar e agir como seres humanos ? Estaríamos nós de-evoluindo ?

É mais uma prova que percebo o quão difícil é tratar com o homem, porque ninguém é melhor que ninguém, mas parece que estamos numa competição para saber quem é o melhor do melhor, quem tem mais, quem manda mais, quem tem mais poder sobre o outro, e estamos esquecendo de ser.

Enquanto isso, quero que meu coração fique poluído de amor, fé e esperança num novo dia, num novo homem.

17 comentários:

  1. Amém e que assim seja ... principalmente no quesito um novo HOMEM!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Meu rei, meu querido amigo Bratz, como não ser feliz com amigos assim, como tu, que dentro de uma desgraça que senti de ontem para hoje, fazer com que eu ria disso...obrigado querido amigo, é disso que preciso, quero ver mais humor ao invés de dor. Te adoro cara, depois tu queres que te elogie, tu és o máximo. Obrigado por existir e permitir que eu me aproxime de ti. Meu carinho meu respeito meu abraço, queridão.

      Excluir
    2. ...Te adoro cara, depois tu não queres que te elogie, tu és o máximo...(esqueci de uma palavrinha rs)
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. OI JAIR!
    TAMBÉM VI A REPORTAGEM E ME INDIGNEI.
    É UM TOTAL DESRESPEITO COM A VIDA EM SI, AO OUVIR, A VOZ DAQUELE MÉDICO FALANDO COM INDIFERENÇA E ATÉ COM CERTA RAIVA AO SER INTERPELADO PELO REPÓRTER,ME DEI CONTA DO QUANTO A ANIMALIZAÇÃO DAS PESSOAS NOS CHOCA E ENQUANTO ISSO, UMA VIDA SE FOI.
    GRATA POR TERES IDO NO "SÓ PRA DIZER" E TERES SIDO TÃO GENTIL.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga e poeta Zilani, tudo é muito triste, tudo é muito cruél, por isso preciso de poesia, senão vou 'animalizar' também. É lamentável, parece que estamos numa guerra, nós contra nós mesmos, pois acredito que o que se faz para o próximo, pode estar sendo feito para mim, eu posso ser o próximo, será que é tão dificil ver isso ? enfim...tua poesia me comove bastante, tuas palavras são afiadas e certeiras no coração, no texto Crepúsculo eu vi a história de amor dos meus pais, foi maluco e maravilhoso ter esta experiência com um texto teu, obrigado por deixar a vida mais leve e amorosa com tua poesia, e fico feliz sempre com tua presença neste bloguinho. mCarinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. A sociedade ainda tem tanto a aprender, né? ._.
    Homens e seus defeitos.

    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Hellz, seja bem vinda ao meu mundinho, meu bloguinho...acho que é o jeito, vamos aprender juntos, tudo bem se já perdemos algum ou muito tempo, o importante é estar vivo, né ? então que tal a partir de agora...pois é, aos Olhos de Deus o homem é perfeito, e consigo ver esta perfeição bíblica rs, mas minha razão é implacável e não deixa passar os muitos defeitos que o homem tem e cria a cada instante...(divagando rs). Adorei teu blog, li teus textos e gostei por demais, inevitável eu não voltar lá. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada, novo amigo!
      Pois é. O exemplo errado dos outros nos faz ter o incentivo de sermos melhores, de se superar a cada dia!
      Seus textos são maravilhosos, muito profundos e acho que uma conexão blogueira está se formando a cada visita nossa :D HAHA
      Voltarei sempre.

      Beijos;
      Hellz.

      Excluir
  4. Hellz, já estamos conectados com este comentário do comentário do comentário rs, adoro isso. Com certeza nos encontraremos em nossos blogs e nos outros...as portas estarão sempre abertas para ti menina Hellz, volte sempre que quiser que eu irei sempre lá no teu blog. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo Jair:
    Essa sua crônica serve como lição a muitos que não chegaram e creio que não chegarão a um estágio mais elevado, condizente com valores reais nobres, humanos. São pobres de qualidades, vivem uma vida inútil. O homem, o humano, tem como seu próprio predador o homem. Você disse tudo, há uma raça, a humana. Mas alguns, ou muitos, discriminam religião, cor, sexo, pobres, mulheres, deficientes... Em alguns países do Oriente, bebês do sexo feminino são altamente discriminados. Mas você chamou minha atenção quando disse que 'certos arquivos você guarda no fim do corredor de seu cérebro para que nunca repita isso...' Esse tipo de coisa, Jair, a gente não guarda, a gente apaga! Você jamais faria isso com alguém, dá para perceber o caráter das pessoas através do que ela escreve. Quanto à atitude do médico... é digno só de pena.

    Um abraço.
    Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais Luso, que respeitosamente chamo sra. Luso, é sempre um imenso prazer recebe-la, e agradecido pelo carinho e comentário. Gosto que diga 'crônica', eu não ousaria, são só meus textos, que gosto de chamar de post que refletem um pouco do que sou ou quero ou não gosto ou sinto, então me expresso...este não foi diferente, mas é um contraponto a outro post de mesmo nome, por isso o dois (acho que deu pra perceber né? rs). Teu comentário só me deixa lisonjeado, quanto a frase do cérebro, gaveta, não repetir, lamento muito mesmo a possibilidade dessa interpretação, na verdade ali tentei uma saidinha meio poética ou ficcional para o que tava escrevendo, aquela velha história, não esqueçamos o nazismo para que a história não se repita, esta seria a intenção, ou conhecendo meu passado posso trilhar melhor meu futuro, mas sou um amador por excelência na escrita. Mas estas coberta de razão, esse tipo de coisa que tratei no post não se deve guardar mesmo, concordo, pois assim acabamos por perpetuar, e devemos apagar. Concordo contigo sra. Luso, e é maravilhoso saber que podemos compartilhar de assuntos, melhora-los e refeletir-mos mais um pouco, porque parece mesmo que estamos nos perdendo, que estamos abrindo mão do ser, de nós mesmos em nome do ter, poder, comandar...quanto ao médico, meu sentimento após a raiva foi pena, pois pode ter sido um momento ruim dele, dentro de 100 momentos bons no trabalho que exerce, deu azar, enfim...porque não somos inteiramente maus ou bons, somos humanos, mas acredito pertencer a uma tribo que cultua o bem, que se esforça para compartilhar o bom...(já tou divagando). Muito obrigado querida amiga Tais, muito obrigado mesmo, pela presença, pelo carinho epor fazer parte de minha história que escrevo hoje. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. Eu não faço a Pollyanna e nem sou desses otimistas crônicos... mas acredito sim. Acredito que o homem tem "salvação" e que o futuro pode ser melhor. Linda - e pertinente - reflexão! Hugzão e bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, tua presença sempre me deixa muito feliz...rs adorei a citação de Pollyanna, aquela que todo mundo da família morre e ela faz o jogo do contente...meu querido, eu também acredito que sim, nem tão no fundo,um pouco, porque então não faria sentido eu insistir em viver, acredito que pode o homem melhorar, passamos por um momento em que é dificil acreditar, face tanta maldade e desonestidade cometidas por nós, homens rs (nós não, mas é maneira de falar, já que estamos todos no mesmo barco, no mesmo planeta...). Muito obrigado pelo carinho e presença em minha vida, então sigamos refletindo e tentando e sendo, felizes. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
    2. Jairzito, meu amigo... te digo uma coisa (sem muito medo de soar piegas): ser feliz é meu objetivo diário... e ainda ouso querer fazer os outros felizes (ou alegres) nem que seja através do meu blog!!! Tenter e ser feliz é obrigação de todos nós! Boa semana e gracias pelos afagos de sempre!

      Excluir
    3. Meu mui querido estimado e precioso amigo Fred, mais coisas em comum, apesar de sofrer doses fortes de tristeza, quase todos os dias, mas todos os dias eu luto para ser feliz (isso é brega mesmo rs mas eu tou nem aí rs), por isso a descoberta de teu blog me faz feliz desde então, eu não consigo olhar teu blog sem que tenha alguyma reação, e risadas é o que mais me atinge, e é maravilhoso. Confesso, trago alguma tristeza dentro de mim que fica entre o estômago e a garganta, ainda não a expeli...mas acima de tudo quero também, esta felicidade meu amigo, afinal viver é bom, é muito bom, é ótimo... terei uma ótima semana com certeza e rezo para que a tua seja ótima também, quantos aos afagos, é sua uma troca desinteressada, pois tua presença aqui é um afago, amigo Fred. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Ola caro amigo,estou tão desencantada com grande parte da raça humana,que acredito não ser nada chocante afirmar que "o melhor amigo de um homem poderá ser um animal." Conta-se nos dedos os verdadeiros amigos hoje em dia,e quem os tiver com certeza é dono de um grade tesouro que deverá ser muito bem guardado.Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Suzane, muito agradecido com tua iluminada presença neste blog, tenho acompanhado os filmes escolhidos por ti la´ no teu blog, infelizmente ainda não consegui te ver e ouvir tua voz (minha net não abre imagens rs, ê pobreza rs). Sei bem o que dizes, cara amiga, amizade de verdade, hoje podemos contar nos dedos, eu digo a mesma coisa, quem tem, que preserve, porque encontrar a esta altura da vida, é muito difícil. Ter amigo é um grande tesouro, o maior; por isso neste final de semana estarei junto de uma amiga, a Ju que amo, mas estamos longe um do outro, estamos combinados de passar este sábado colocando o papo em dia, isso vai longe rs. Minha querida, feliz com tua visita. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir