sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BRUTUS E O MOTORISTA






BRUTUS...


Hoje ele me acordou, arranhando levemente a porta da cozinha, após um breve silêncio, me dou conta que o dia amanheceu, o relógio despertou, muitos pássaros cantam sem parar, ouço carros passando a toda velocidade na rua, e um silêncio e um suspiro do cachorrinho Brutus, meu afilhado do coração...

Como hoje não precisei sair correndo pela quadra atrás de Brutus, que insiste em correr pela manhã...sei que é saudável, mas tenho de ir trabalhar, enfim...

Chego na esquina e o urbano já está a caminho, meia quadra até a parada, normalmente os motorista dessa empresa são queridos e param para que eu ou outra pessoa qualquer fora do ponto, correndo atrás do ônibus, mas este motorista era diferente, além de não parar no meio do caminho para mim (isso ele não é obrigado), quando subi no ônibus dei bom dia ao que ele me respondeu que da próxima vez não esperaria, porque quando ele parou, subiu uma senhora que corria na minha frente, então caminhei até o ônibus, paguei a passagem e fui até ele dizer que ele não precisa me esperar, passei a roleta e me sentei.

Na parada seguinte após subirem várias pessoas, ouço uma voz que fica dizendo: sobe, mais rápido, o cartão amarelo tem de ser renovado, explicava para as pessoas idosas isentas de pagamento trazerem o cartão, assim elas passariam para trás e não ficariam ocupando espaço na frente do ônibus. Tudo bem, informações úteis, mas quem deveria dar era o cobrador, e não o motorista que não parava de falar. Isso me irritou um pouco, mas como a manhã estava agradável, com um Sol lindo, comentei com a moça sentada do meu lado, que ele não parava de falar e não cuidava a direção, ela me disse, além de não parar de falar fica repetindo a mesma ladainha, rimos e ficamos novamente em silêncio.

Próximo de minha parada tem uma sinaleira, que estava fechada, então puxei o sinal e ligou aquela plaquinha que diz – parada solicitada. Abriu o sinal e o ônibus seguiu sem para onde havia solicitado, rapidamente cheguei perto do cobrador e gritei (educadamente rs): sr. motorista, eu sinalizei para parar. Ele, então percebendo que não prestou atenção no trabalho dele para ficar falando, falando, falando...me diz: opa, já estamos parando.

Não precisa dizer que fiquei com a alma lavada, ainda puder dizer, ao invés de ficar falando, presta atenção no que estás fazendo. Mas ele não ouviu, pois já estava descendo um pouco além da parada.

Lembrei do Brutus, que a cada ônibus que passa em frente de casa, ele fica desesperado latindo e pulando na grade da frente, e depois me olha e volta resmungando para o local de onde saiu para latir contra o ônibus.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu rei amado, quanto prazer sinto contigo aqui rs...tens razão, o Brutus é um guaipeca lindo que eu me apaixonei, e ele é bem neuróticozinho rs late principlamente quando passa um ôníbus, carro, caminhão, ele nem se importa, mas ônibus...Querido Bratz esta história foi real, aconteceu mesmo e nem precisei enfeitar para escrever rs. Tu me fazes muito feliz, aparecendo assim, na minha vida, obrigado.Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  2. Olá, Jair,

    São estas coisas do nosso cotidiano, esse olhar crítico que temos para as coisas mais simples da vida e que fazem parte da nossa história, é que dão boas crônicas. Você começou narrando o despertar do dia, falando de seu afilhadinho, do dia lindo... e terminou como tudo termina quando começa mal, isto é, quando topamos com uma criatura que está de mal com a vida, simpatia zero, solidariedade zero, boa vontade com os outros zero, e gostar do que faz... também zerando. E muitos, no ônibus, sentem a mesma coisa, a tal da intolerância. Foi por aí, por este lado humano (?) que peguei sua crônica! Mas cada um de nós reage de maneira diferente: eu tenho reações com esse tipo de gente... Quem trabalha direto com público tem obrigação de ser gentil – ao menos isso, não?

    Grande abraço pra você,amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Taís, não sabes o quão feliz fico com tuas palavras, tão sábias no meu blog, fico tão agradecido por seu carinho, pois cada comentário para mim é um afago. Gosto disso, quando as coisas do meu dia a dia fornecem-me material para que eu possa escrever...Tu tens uma maneira de ver as coisas, teu campo de visão é muito abrangente, claro, objetivo, e sendo um texto meu, mais feliz fico com teu respeitável comentário. Muito obrigado.
      Gentileza, acho que está faltando no nosso dia a dia, para com o próximo, por nós mesmos. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Essa é quase uma rotina para precisa pegar ônibus,em qualquer cidade no Brasil. Motoristas mal educados, mal humorados e sempre apressados. Lembranças ao Brutus rsrsrs
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu muito amado amigo prof Elian, com esta tua colocação, entendo mais ou menos o que ocorreu no Rio De Janeiro algum tempo atrás, onde um ônibus capotou face desentendimento do motorista com um passageiro. Nesta situação o motorista poderia ter provocado qualquer um, inclusive alguém que poderia estar armado, ou com tanto mal humor quanto ele, então seria pura nitroglicerina rs. Como utilizo coletivos, são raros, por aqui pelo menos, motoristas como este, afinal tou no interior rs. Caro amigo ,o Brutus agradece, ele está com 4 meses, e é lindo (eu acho rs, o filho da gente é sempre o mais bonito rs, mas ele não é meu, infelizmente ). Sempre feliz demais com tua presença carinhosa neste bloguinho. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. Li o texto e o senti na pele. Todos os dias nos deparamos com situações desse tipo. Estressante! Mas não devemos nos abater. Se todos usassem as palavras para exorcizar os males cotidianos, como você fez, teríamos homens e mulheres melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson, muito obrigado pela presença e comentário. Realmente, inicar o dia assim é estressante, pensei no começo em reclamar com a empresa desse cidadão, mas como fui brindado com aquele final, as palavrinhas que usei já me desestressaram rs. Na verdade refleti para não cometer um exagero meu em brigar (com palavras rs)com o motorista, porque palavras ferem, então temos de tomar cuidado ao pronunciá-las. Mas de qualquer forma algo deve ser feito, afinal somos todos terráqueos e dividimos o mesmo planeta. Obrigado caro poeta pela rica presença neste blog. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. Super divertido e crítico! HAHA
    Com a correria do mundo atual fica difícil encontrar pessoas educadas, pacientes e de bem com seu equilíbrio espiritual e mental. Mas é isso aí... a gente precisa passar por esse tipo de coisa todos os dias, então exercitemos em nós mesmos essas características e tentemos repassar um pouco aos outros, né?
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida menina Hellz, que deliciosa presença, muito obrigado por se fazer presente neste bloguinho e deixar teu comentário...eu tenho medo dessa correria também, percebo, como agora que acabei de ver as fotos da filha de uma colega, até ontem ela era um bebê, e já está com 4 anos...tudo é muito louco e muito rápido. A própria net, parece que a manchete de ontem não vale nada para manchete de hoje, e se bobear tem mais de uma manchete no dia rs...é um exercício que devemos praticar sim, para aprender-mos e ensinar nossas crianças pelo menos. Obrigado Hellz por me permitir maior reflexão. Como é bom né ? trocar uma idéia, no mundo egoísta, prepotente e individualista de hoje, nós estamos bem rs...Valeu Hellz, volte sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. OiJair, tudo bem?
    São pouquíssimos os q param, vc pode tá morrendo de tanto correr para chegar no ponto q eles estão nem aí. É revoltante. Gostei daqui rs
    Eu amo tbm o Caio F. O acho incrível e inspirador, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Dil, que prazer imenso em tê-lo aqui, é um prazer mesmo e fico muito agradecido com tua presença e carinhoso comentário rs...não só não param, como podem te passar o pé só para te ver cair, é lamentável...gosto muito do teu blog, gosto de tuas "caras", tão introspectivo quase sempre, textos na profundeza do ser humano, que fico um pouco com medo de comentar e falar alguma bobagem, mas quando vi que também és um viúvo (rs) de Caio Fernando Abreu , não resisti e precisei entrar em contato contigo. Prometo ter mais coragem e não temer em comentar no teu blog. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir