quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LIVROS PELA CIDADE






Fica difícil às vezes não correr para teus braços e dizer o quanto te odeio e amo, o quanto sofri com tua ausência, tua falta quase me destruiu, mas tua presença deixou marcas profundas de dor.


Outro dia me peguei pensando em nada, e quando percebi que minha cabeça estava vazia de ti e do mundo, acordei na certeza de que havia me curado, dos teus carinhos invisíveis, teus beijos técnicos, de tuas falas decoradas de um texto qualquer.

Muito tempo eu tive para te esquecer, pra te querer, te matar ou morrer, e nada fiz...Tomarei outros caminhos, quem sabe outras pessoas, outros espelhos ou outras dimensões.

Não me importa se falarás comigo, se vai se importar com o que digo, ou mesmo querer saber se eu existo de verdade....cheguei a pensar ser meu avatar...gosto desse mundo virtual...posso desaparecer a qualquer momento e posso manter as relações dentro disso, nem um milímetro a mais, somente no mundo virtual.

Mesmo assim, acho que te amarei para sempre, afinal, não é todo dia que encontro alguém que ame Smiths, adore poesia e as leia para o mar...e ame tanto os livros como eu.

Talvez nos encontremos na 59ª Feira do Livro em Porto Alegre, o maior evento a céu aberto da América, e talvez encontre um livro que possa servir de portal para o mundo da felicidade, o mundo da leitura, o mundo da aventura...

Enquanto isso quero me perder por entre Mário Quintana, Moacir Scliar, Caio Fernando Abreu, Lya Luft, Luiz Fernando Veríssimo, Ivo Bender, Jorge Luis Borges, Martha Medeiros, Josué Guimarães, Gabriel Garcia Marques, Charles Kiefer, Raul Bopp, Fernanda Young, Fernando Pessoa, Humberto Eco, Claríce Lispector... e Luis Augusto Fischer, o Patrono 2013.

10 comentários:

  1. Querido Jair ... inclua nesta sua biblioteca algo de Fernando Sabino ... se nunca viajastes por suas crônicas urbanas, desfrute sem moderação ... tenho certeza q vc vai amar ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei já está incluído, Fernando Sabino - não lembro de ter lido algo dele, mas lembro que ele tem uma filha que era cantora, até cantava bem - meu rei, teu pedido é uma ordem para mim, vou procurar e lerei este autor que meu rei Bratz tanto gosta, então eu vou gostar também (gostou, tri puxa-saco rs).
      É a nossa Feira do Livro anual, aqui na capital do RS, minha cidade é vizinha...precisava escrever algo, eu sempre necessito escrever algo, mas a idéia era a feira. Isso foi o que consegui, mas mais que isso, foi tua presença iluminadora no meu blog e na minha vida meu rei Bratz. Para sempre meu carinho meu respeito minha admiração e meu abraço.

      Excluir
  2. Olá, amigo Jair, gostei do 'pensando em nada...' ficou poético.
    Quanto aos autores, também adoro, mas você vai é se achar entre eles! A Feira possibilita tantas coisas: nos achamos, nos perdemos, nos confundimos, nos iludimos, nos alegramos... lá tem de tudo um pouco. Mas tudo nos torna felizes - lá naquela praça tão nossa! Mesmo que por momentos. É uma magia, pois 'Lá, todos nós somos amigos do Rei... Vou me embora pra Pasárgada!

    Lindo texto, puxou lá do fundo da alma.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais minha amiga, sou apaixonado por Porto Alegre e a Feira representa o ápice de tudo que amo, que são os livros. Confesso não me fazer muito presente, tiro um dia e um horário para fazer uma garimpada rs...sempre acho meio estranho ler o que escrevi depois, ás vezes gosto, ás vezes acho over, as vezes menos, bem menos, mas me conformo, por que é de mim (com suas devidas referências - que são muitas rs).
      Nossa como fiquei feliz com teu carinhoso comentário, fui ler de novo o que escrevi...obrigado Tais...livros e árvores, confusão de aromas, os mais belos...é verdade lá poderemos ser amigos do rei, das fadas, dos livros, da vida...
      ps. Meu carinho meu respeito minha admiração e meue abraço.

      Excluir
  3. pensando em nada... tive a certeza que me curei...
    eu tambem tive uma certeza parecida dia desses...
    Bejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Outro dia me peguei pensando em nada, e quando percebi que minha cabeça estava vazia de ti e do mundo, acordei na certeza de que havia me curado, dos teus carinhos invisíveis, teus beijos técnicos, de tuas falas decoradas de um texto qualquer."
      Eu mesmo me citei rs...minha querida Pá, escrevo por impulso, por algo que habita dentro de mim, meu cérebro tem boa participação, mas algo sai sempre do controle, que só vou perceber após escrito e postado, por isso vivo relendo o que já postei rs.
      Tenho uma amiga muito querida da blogosfera que se chama Anais do Blog Sózinha na Madrugada (se puderes procurar, vale a pena), pois é, como dizia, foi de uma frase dentro de um post "autoral" meu que iniciou nossa linda e louca amizade, amizade praticamente verborrágica (tou devendo visitas no blog dela). Pois do pequeno trecho que ela leu, surgiu isso que me dizes,, só que ela verbalizou da maneira dela, claro, e desde então nossos comentários , geralmente são maiores que nossos posts.
      Querida Pá, quis dizer com isso, que fico muito feliz (embora não saiba o teu grau de felicidade ou não, ao ler este trecho rs), que algo que brotou de mim, fez ou faz a diferença, ou de alguma forma se encaixa em outra realidade que não a minha...mas o maior barato mesmo é tua presença e gostoso comentário aqui, obrigado menina Pá.
      ps. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Se perder entre esses é uma deliciosa perdição... hehehe! Feira do Livro em POA é #tudodebomnessavida! Acho que tb vou! Hugzão, caro Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precisoso se perder é muito bom rs, poruqe há a possibilidade de se encontrar ou ser encontrado, bom, nãso é bem o caso, ou até pode ser rs...na verdade gostaria de colocar mais nomes, mais autores que me fascinam, que me mostraram caminhos e idéias jamais imaginados por mim. Meu querido amigo, carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. E pergunta que fica é: por que não deu certo? Não ficou muito claro no texto. O que ficou explícito é que vocês não estão juntos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilie, na elaboração do texto usei como base um caso frustrado meu rs, realmente não estamos juntos, mas eu viajo e me permito escrever o que tou sentindo, imaginando, querendo e não querendo...precisava de um motivo para falar de livros, e em livros histórias de amor é meio básico rs, se bem que neste caso não tem um final feliz.
      Todo ano temos esta feira aqui em Porto Alegre (moro numa cidade colada rs), e eu gosto muito, e não posso deixar passar em branco no meu blog, afinal, eu amo livros...e para responder tua pergunta sobre meu ex-romance: " Outro dia me peguei pensando em nada, e quando percebi que minha cabeça estava vazia de ti e do mundo, acordei na certeza de que havia me curado, dos teus carinhos invisíveis, teus beijos técnicos, de tuas falas decoradas de um texto qualquer."
      Obrigado Suzi (vulgo, Emilie) - confesso que adoro Emilie, tua pergunta perspicas me pegou de jeito, mas é uma necessidade louca que tenho de escrever, só falta talento rs...
      Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir