quarta-feira, 20 de novembro de 2013

HUMORES



Não sei se consigo sonhar mais, ou é um excesso de sonhos...dou-me por mim entrando na primeira porta que se abre, nos coletivos que passam na rua onde fica minha casa. Existe uma que nunca faço questão de pegar, que são os piu-pius, pequenos ônibus amarelos, com motorista que odeiam o que fazem, só pode ser isso.


Continuando...sento-me na poltrona (fofa) e tento relaxar, se é que é possível estando atrasado uma hora para o trabalho. Nos devaneios daqueles minutos, passaram-se muitas coisas na cabeça, aliás, eu não sou o único, às vezes um segundo é suficiente para atravessarmos o mundo em batalhas, aventuras indescritíveis, pois é impossível descrever coisas que nem um piscar de olhos é tempo possível para darmos um passo, não neste tempo mecânico (já falei disso – às vezes sou muito repetitivo rs), mas enfim...

Pensei em uns amigos blogueiros e os efeitos de seus post em minha vida (isso tudo nestes breves minutos) lembrei do último post que li no blog da Tais Luso (cronista por excelência) em que ela falava das pessoas difíceis de conviver, dos boçais donos da verdade, dos absolutos, pessoas que a gente não é nada, além de um ouvido penico para eles – ri em pensamento e segui a aventura...pensei num blog que se chama Conto de Fadas, estou seguindo, mas é bem recente esta nova paixão, um post sobre a estupidez humana, escrita de uma forma que há pouco me atrevi a fazer meu primeiro comentário, um post estupendo, novos caminhos na blogosfera, novas, velhas, outras formas de dizer...

Neste delírio quase passei de meu ponto, então levantei fui até o senhor motorista e pedi para descer o mais próximo da rua que iríamos atravessar, estávamos agora na sinaleira, ele me olha e diz: porque não me avisou antes, agora não posso abrir a porta aqui. - Como estávamos na sinaleira falei para ele, tanto faz, desde que seja próximo dessa rua. Não satisfeito, ele continuou: - Ás vezes não é possível parar em qualquer lugar. Eu, na maior calma e pedindo a Deus, para que aquilo fosse só um insight surreal, ou uma pegadinha e começarmos a rir, disse: - Meu senhor, não importa, desde que o senhor pare para que possa voltar a esta rua, tudo bem (já com um leve sorriso irônico).

Abriu a sinaleira, ele seguiu e parou no outro lado, bem próximo da rua que havia pedido...como disse antes, se não disse estou dizendo agora, nunca faço questão de pegar estes pequenos ônibus, os motoristas são chatos mesmo. Agradeci, lhe disse rápido que nunca faço questão de pegar tal condução, sorri e caminhei para a farmácia ( eu não trabalho lá rs), comprei um medicamento e comentei com o atendente o que havia acabado de acontecer. Ele ficou meio incrédulo, e eu dizendo é verdade, e o bom foi que me mantive calmo, achando muito engraçado a reação infeliz do motorista. Não precisaríamos passar do Bom Dia.

20 comentários:

  1. com certeza ... não precisava passar de um "bom Dia" ... rs ... como dizia mamys em sua sabedoria: Quem conversa muito dá bom dia a cavalo ... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei quanta sabedoria, eu ri muito contando aos colegas tal fato, mas é isso mesmo, só não desperdiçei bom dia, porque bom dia é bom dia, quanto ao cavalo, acho o bicho mais lindo da face da terra. Obrigado meu rei, obrigado por me dar estas doses de felicidade, e que tu sempre estejas bem. Te adoro. Meu carinho meu respeito minha admiração e meu grande abraço.

      Excluir
  2. Olá, Jair, primeiro, primeiro quero agradecer pelo meu texto ter ficado em sua lembrança e fazer parte de seus caminhos, muito obrigada mesmo!
    Bem, amigo, as coisas não são fáceis quando se trata do ser humano, tão diferente um do outro. Veja só as palavras que o motorista usou! Poderia ele ter dito a mesma coisa com mais delicadeza e simpatia, tipo assim: “sim amigo, assim que der eu paro, vou fazer o possível para lhe deixar no melhor lugar”. Mas não, tem de vir a agressividade junta. E são essas coisas que temos de nos livrar, são dessas agressões que pegam as pessoas mais educadas e sensíveis de mal jeito.
    Eu luto pra deixar passar, Jair! Minha vontade seria outra. Mas penso que isso não fará bem pra mim e sim pra eles.
    Chegamos numa época da vida que temos de ir deixando o lixo pelo caminho, o fardo é pesado, o mundo está mais agressivo, as pessoas menos satisfeitas.
    Amigo Jair, por que será que gostamos tanto dos animais? Por que eles são o nosso oposto. Eles são o que a maioria dos humanos não conseguem ser: são só amor; são companheiros sem pedir troca; não são rancorosos; não ficam arquitetando absurdos contra os outros; não tem vaidade, inveja, egoismo. Os animais selvagens matam só para sobreviverem. Nós, matamos por prazer. Aí está a diferença. O que sem dúvida é um abismo entre ambas as espécies..

    Grande abraço, amigo, e muito obrigada pela lembrança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, tuas palavras realmente me comoveram, é um relato quase que real, escrito de uma formas simples que busco, de uma literatura rs minha (bem barata rs), mas que diga o que sinto e o que estou vivendo e tentando ser melhor, não cair nestas ciladas de ódios, guerras (às vezes caio)...é difícil, o ser humano é isso que nos deparamos todo dia, mas existem os que amamos, existem os legais, e estes é que importam, o resto devemos deixar pelo caminho mesmo (adorei isso), não temos porque pesarmos mais nosso fardo. Tuas palavras amiga, são tão meigas e coerentes...estou buscando ser um pouco melhor, sei que tou longe disso, mas não sou mal "a quase ninguém" (Lulu Santos rs)
      E obrigado por crônicas tão boas que ficam na minha mente, que surgem quando menos espero porque fazem sentido para o meu viver. Eu que agradeço querida amiga, pela visita e comentário que me deixa todo orgulhoso.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Belas reflexões de um quarta-feira, hein? Hehehehe! E claro que ri litros com o comment do - sempre insPIRADO - Braccinete... Hugzão Jair! Boa quinta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precioso amigo Fred, acabei de agradecer a blogueira Tais e não sei se entrou o comentário do comentário rs...Nosso querido Bratz, assim que ele me conquistou rs, com estes comentários, que sao só dele. Fico muito agradecido por tuas palavras neste bloguinho querido amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Eu também sou uma pessoa que "viajo"em segundos, como todo bom pisciano, vivo num mundo a uns passos do chão e minha imaginação pensa muito em pouco tempo ...
    Quanto ao episódio do ônibus, ainda bem que vc se manteve calmo, também estou fazendo esses exercício diário, pois quando não depende só da gente, o humor pode mudar drasticamente, mas acho válido não estragar o dia por conta de um estranho !!
    Abração Jair !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu fotógrafo favorito Marcos Campos, muito agradecido com tua presença...é um eterno exercíco, a prova é minha, nesta eu passei, eu acho, mas é difícil, as provocações, o humor nosso de cada dia...putz, não sou louco rs por pensar tanto em tão pouco tempo rs, de ir da Jamaica à Sibéria num pçuiscar de olhos e ver o grafite no muro ao lado e imaginar o sorriso de minha mãe quando vou visitá-la...tu tens uma maravilhosa vantagem, o que vejo no teu adorável blog, tu consegues captar nas lentes, estes pensamentos, estas imagens e depois a gente vê e se admira, e percebe que tem um pouco da gente ali, só não havíamos percebido antes. Obrigado caro Campos, pela presença e comentário tão sincera.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Acho admirável essa sua capacidade de poder enxergar a beleza nos outros e nas coisas simples.
    Você consegue fazer de uma atividade rotineira um texto leve e bom de ler :D

    Parabéns!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testando, não consigo comentar os comentários...

      Excluir
    2. Menina Hellz, sempre muito feliz com tua presença e agradecido demais por tuas palavras, embora às vezes eu tente buscar o complexo (querendo ser escritor rs), meu exercício trás bons frutos, como este texto, que trouxe tanta gente bacana...quanto a tua pessoa eu só tenha agradecer, não só tuas palavras aqui, como as que tu escreves em teu blog, do qual sou fã. Menina Hellz, meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Jair, vim aqui agradecer tua adesão ao meu modesto espaço. Obrigado por me seguir. Vejo que tu escreves bem. Tens um estilo leve, humorado, inteligente...
    Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro poeta Dilmar, muito obrigado pela visita...estive no teu blog, adorei, gosto da forma que escreves...e eu que agradeço teu talento, tua inspiração, teu blog e eu ter achado ele. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Jair, nunca parei pra pensar nos textos que leio na blogosfera. Quer dizer, não muito. Não depois desse momento em que estou navegando pela internet. Mas, bom, taí uma coisa que devo fazer mais vezes. Claro, não dentro de um ônibus (já pensou perder o meu ponto também?). Quanto à condução que comentou: realmente, só ouço coisas ruins desses micro ônibus amarelos: eles estacionam nos lugares errados, vão dirigindo feito doidos (no meio da rua), etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Emilie favorita, obrigado, muito obrigado por tua visita e comentário...acontece assim comigo, de repente leio algo em algum blog, e faz a diferença, como faz a diferença para mim no teu comentário é perceber que somos únicos, mas o elo humano que nos liga faz com que nos identifiquemos, encontremos os afins, trocamos gentilezas e criticas também, mas sabemos que quem está no comando daquele blog é alguém que busca, que transgride da melhor forma possível com as palavras. Somos da tribo dos que escrevem. Obrigado Suzi (vulgo Emilie), serás sempre muito bem vinda e eu estarei sempre atrás de um escrito teu. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Nesses momentos de sufoco encontramos saída nos devaneios. Por incrível que pareça, é um ótimo momento para pensar no que estamos fazendo com a nossa vida. Belo, post, meu caro Jair! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta Anderson, a importância de cada comentário de algo que escrevo é algo que não tenho como saber o quanto amo isso, o quanto respeito a opinião, o comentário, ou só um abraço (nada substitui a leitura dos posts que escrevo), mas um comentário me faz feliz, como bom blogueiro que sou. Meu poeta, inspirado poeta, muito obrigado por tuas palavras. Somos do bem, e acredito que estejamos fazendo o melhor por nossas vidas, e ado próximo...comungamos e pensamentos comuns. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  9. Olá Jair!

    É minha primeira vez aqui e gostei dos seus posts. Esse em especial chamou-me a atenção por ter vivido uma experiência única e recente com uma pessoa extremamente desagradável! ‘Chata’ de carteirinha, convicta de que pessoas existem somente para servir aos seus caprichos delirantes.
    Mas sabe o que eu penso de pessoas assim como o motorista da sua narração? São dignas de pena, no fundo são infelizes e solitárias, negativistas que só enxergam o lado feio da vida. Por isso, parecem estar sempre de mal com a vida. O pior é que elas não largam do nosso pé tão facilmente, não nos esquecem e se livrar não é nada fácil! Estão sempre rondando, parece que não se conformam de ter perdido ‘sua presa’. Como escreveu a experiente blogueira Tais Luso, temos que nos livrar desses verdadeiros encostos, mas não chamo nenhum ser humano de ‘lixo’, jamais!! Embora as quero longe de mim, pois minam minha alegria, sugam minha energia positiva e põem em risco meu auto altral, torço para que um dia caiam em si e deixem de ser tão cri-cris em tempo integral e passem a atrair pessoas em vez de afastá-las.

    Parabéns pelo blog, voltarei com certeza! Deixo meus votos de um final de ano espetacular e um 2014 recheado de paz e alegrias que se estende aos seus familiares.

    Grande abraço!
    Sueli Gallacci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Sueli, seja bem muito bem vinda e perdão pelo tempo, que passa louco por nós, em nós...és meu último contato estes ano na web rs, não poderia...e o pior mesmo, é que foi verdade, quando digo que escrever me liberta, é sempre nesse sentido, mesmo o passado é muito presente em mim, no que escrevo...mas o que mais importa nisso tudo é a sintonia, esta espécie de conversa que temos, troca, carinho, gentilezas, isso não tem preço, OBRIGADO por me fazer compartilhar, participar de uma esféra, a blogosfera (cada termo rs)...fiquei este tempo todo emocionado, querendo deixar aqui o que digo...apesar, apesar, apesar rs tenho esperança, por isso acredito no teu desejo para mim, e peço a Deus que faça o dobro em tua vida, nos que tu amas, enfim, que 2014 nos surpreenda (no bom sentido rs). Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Com sua licença, amigo Jair, gostaria de dizer a cara blogueira Sueli que monstros que matam nossos filhos, que esquartejam suas vítimas, que furam seus olhos, que jogam crianças no lixo, que cometem os mais horrendos crimes na sociedade, não são lixo: são piores! Lixo ainda pode ser reciclável, assassinos jamais. Mas, sou assim, digo realmente o que penso e não acho que a vida seja um mar de rosas; dou graças por ter meus pés no chão. Infelizmente não vejo tudo cor-de-rosa, seria alienação de minha parte. Seria forçar muito a barra.
      Desculpe se respondi esse comentário em seu espaço, o que não costumo fazer, acho desagradável, mas meu nome foi citado.
      O que vale comentar é seu ótimo texto, Jair, e não meu comentário.
      Obrigada e desculpe.

      Excluir