quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PASSANDO


Enquanto alguns
dizem que o tempo 
corre aseu favor
outros reclamam
do peso do tempo
sobre às costas.
A toda hora tem alguém dissertando 
sobre
a brevidade do tempo.
ou sobre a elasticidade do mesmo.
by Dilmar Gomes


Sobre amanhã ainda nem pensei...clássico do pop gaúcho - DeFalla...mas ele, o tempo, sempre foi um mistério para mim, justamente por estar nele, viver correndo dele ou para ele, mas o que os é ofertado no final das contas do tempo, este senhor, é a morte, aluz no fim do túnel. Não o do Tempo, o Seriado, o do portal para alguns, o nada para outros, para mim, um espelho.
De qualquer forma não passo de um risco ilusório, um desvio de luz na imensidão escura, tateando, como um bebê no início da evolução...até descobrir que somos uma fagulha de luz na escuridão, um sopro de Deus, um nada nos Universos.
Gosto sim de colher flores. peguei este hábito quando uma sobrinha ainda niña pedia com seu olhar infantil que pegasse as que encontrasse pelo caminho, nossas caminhadas demoravam horas, mas o resultado final era sempre lindo e triste. Um buquê lindo e colorido de flores do campo, mortas.
Fiquei como Iberê, o Camargo, procurando por horas o relógio que por descuido deixei cair numa cova não muito rasa, num muito funda, mas com lama...e como ele me perdi no tempo e na lama que secou, dos farelos de terra,os torrões, por vezes parecia ver um número do relógio, mas não o encontrei, apenas mais uma vez o tempo fez sua experiência comigo, passando, passando, passando e transformando tudo ao meu redor e dentro de mim...Não sei do tempo das galáxias ou do tempo do fundo do mar ou seu peso cruel na minha cabeça deixando meus cabelos brancos, os que conseguem ficar na cabeça...
Mas o senhor tempo é médico, praticamente um remédio, curando males, quase todos, abrandando os incuráveis, especialista em coração partido e companheiro, sempre ali, espreitando, no espreitando, nos matando pouco à pouco, a cada centésimo de segundo. Passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando passando


ps. Meus queridos amigos  comentaristas do post anterior, OBRIGADO, mas voltarei para meu tradicional comentário do comentário...não o fiz por problemas técnicos, nesta peça atrás deste teclado. Minha compulsão por postar estava no limite...

16 comentários:

  1. passando, passando, passando ... mas por onde vc passa ficam marcas de emoção e sensibilidade ... gosto disto ...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei Bratz, obrigado por palavras tão gentis para comigo, fico muito feliz de saber que consigo, dentro dos meus posts amadores, te tocar no que mais me interessa, a sensibilidade, que bom, que bom, que consegues sentir isso aqui...gosto disso também. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Amigo Jair, bela dissertação sobre esse ente mágico,o Sr. Tempo. Obrigado por ter-me citado ao alto do post.
    Um abração. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro poeta Dilmar, fostes um grande achado poético no ano que passou, tua poesia me inspira. Obrigado. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  3. Es um senhor tão bonito, como a cara do seu filho, TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO...

    Bêjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Pattricia adoro esta música e adora mais ainda tua presença aqui..tempo tempo tempo...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. O tempo é mesmo inspirador, sábio, mas também cruel quando quer ser.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É querida Néia, deu uma resumida legal sobre este tempo, que não tem como fugir dele, e nele vamos seguindo o caminho do bem e da harmonia e do amor e da vida e,,, Obrigado sempre pela presença tão carinhosa. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Pois é... O tempo. Também penso nele a toda hora, hora? "As horas senhoras do tempo, nós escravos das horas". Agora mesmo antes de acessar esse blog, nem sabia dessa postagem, pensava nele. Melhor que não pensasse e vivemos presos ao imediatismo do agora feito os animais, esses sim despreocupados, ocupados apenas em comer e dormir, sem consciência de sua finitude. Costumo dizer: O tempo não passa rápido é mal aproveitado. Façamos então a única coisa que nos cabe, aproveitemos ao máximo, passemos na superfície dos segundos, atentos como gatos a sua presa, a cada descuido da tristeza, a cada lampejo de felicidade. Assim seja.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta sério Fábio Murilo, esta sintonia que me faz continuar a querer viver na net rs...isso de pensar algo e logo encontrar um blog que diz algo similar ou até mesmo o que pensava, é maravilhoso, faz com que me sinta fazendo parte da humanidade, que sou humano e somos muitos...
      "Façamos então a única coisa que nos cabe, aproveitemos ao máximo, passemos na superfície dos segundos, atentos como gatos a sua presa, a cada descuido da tristeza, a cada lampejo de felicidade. Assim seja." Que assim seja meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Tempo passando... passando. Pensar no tempo passando: não gosto, embora de vez em quando pense sem querer. Onde vai dar esse tempo passando, amigo Jair? Se pensar bem, e ainda lembrando de Iberê Camargo e de suas últimas obras... não sei, não quero pensar. Sou capaz de desembocar numa desilusão, misturada com decepção, com depressão. Prefiro não pensar no tempo, na sua finitude, no fim de tudo. No fim do tempo. Deixa andar...

    Um grande abraço, amigo, não pense muito... Viva o tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não vou evoluir, crescer enquanto ser humano com amigos tão inteligentes e sensíveis como tu Tais, estás coberta de razão, mas como tu mesmo diz, às vezes não queremos pensar e acabamos pensando, mas o bom mesmo é viver o tempo. Deixar andar...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Olá Jair,
    Segundo um amigo muito querido o tempo não passa, nós que passamos por ele, e no momentos estamos passando muito rápido.
    Tu sabes que me deixaste muito feliz e emocionada com o comentário deixado em meu blog Minha vida de campo.
    Todos aqui em casa ficaram tocados com tua sensibilidade. Amei teu jeito poeta de descrever.
    Tenha um ótimo dia.
    Anajá Schmitz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anajá, só me resta agradecer tamanho carinho...lá no teu espaço me senti uito a vontade, e é tudo tão lindo, voltarei...Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Meu querido Jair, falando sobre o tempo que passa em brancas nuvens enquanto nos deixamos levar e não percebemos quanto dele perdemos... ultimamente resolvi não perder muito tempo com coisas inúteis que, antes, me enlouqueciam diariamente... deve ser alguma maturidade tardia dando o ar da graça ou somente o cansaço de lutar contra moinhos de vento... Evitando perder tempo com aborrecimentos inúteis, esta sou eu atualmente. O que não posso resolver não merece me fazer gastar tempo precioso elocubrando... é preciso ganhar o tempo, a cada dia mais um pouco já que ele passa inexoravelmente... Por este mesmo motivo tive que colocar cadeado na porta de casa por algum tempo, pouco tempo... o bastante para minha paciência permitir reabri-las sem que entrem desconvidados inconvenientes... mas logo que haja algum tempo (rs) com mais tranquilidade, as portas serão reabertas livremente, novamente....para você estará aberta mediante login... é passageiro, mas é necessário neste momento. beijos sem explicação das maluquices que podem acontecer mesmo com um blog anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada e viceral amiga Anaís rs, amei estar incluído nos que poderão visitar teu blog, pois sabes que o adoro...ainda não consegui chegar até aí, mas eu vou. Obrigado. Tou escrevendo pouco né ? espera eu colocar em dia a leitura de teus posts. Saudade sempre. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir