segunda-feira, 10 de março de 2014

MONÓLOGOS DA SOLIDÃO: ANJOS



"Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
já que a ti me confiou
a piedade divina
sempre me rege, me guarda
me governa e ilumina. Amém"

Lembro da história do menino que não conseguia dormir, por sentir sempre a presença de alguém em seu quarto, mesmo após seus pais se despedirem e irem dormir. Dizia que ouvia um leve barulho em seu guarda roupa, às vezes chegava a imaginar um ruflar de asas, mas seria impossível. Seus pais sempre o acalmavam, dizendo que o Anjinho da Guarda o protegeria, e que anjos eram seres alados e tinham por missão nos cuidar. Assim, o menino dormia...até ouvir aquele estranho barulho vindo do armário. Desta vez, levantou e foi espiar... ao abrir o armário, uma surpresa, só conseguiu ver dois pés pálidos e algo muito branco que ficaria atrás daqueles pés, as pontas de um par de asas, que estranhamente soltava minusculas peninhas, que faziam aquele leve e estranho barulho de asas... Caio Fernando Abreu deve ter me contado esta história. Ele era um    anjo errante que passou por aqui, e me contou muitas histórias.
Outro dia vi algo na televisão que me pareceu um anjo. Assistia um telejornal, quando apareceram imagens de um acidente, o atropelamento de uma senhora e seu neto. Incrédulo vi o carro passar por cima da senhora e, para meu espanto, passou também, sobre a cabeça da criança, que logo levantou e foi ajudar a avó. Acho que foi neste instante, entre a criança ter uma roda de carro passando sobre sua cabeça e ela levantando. Foi neste instante que vi aquele ser celestial tomar o corpo do menino, suportando todo o impacto da roda. Não comentaram isso no noticiário, mas eu vi, eu um Anjo. Eles estão soltos aqui na Terra, dizem que já faz muito tempo, a grande maioria faz o bem, e estão cheios de trabalho, pois nós seres humanos somos especialistas em criar confusão e acidentes, muitos de nós sobrevivemos graças a  estes seres celestiais.
Mais uma prova foi a queda de um carro com uma moça dentro na ponte Rio-Niterói, uma queda com morte certa. E não é que a moça está bem. Sobreviveu onde seria impossível. Alguns diziam milagre, outros, fatores físicos que teriam facilitado a sobrevivência. Mas eu sei, foram eles, os anjos, e nem foi difícil , pois eles voam, e o carro teve vários metros no ar até cair na água. Este eu não vi, mas senti, assim que fiquei sabendo do ocorrido.
Mas minha experiência mais marcante e forte até o momento em relação a anjos, foi um que se aproximou de mim, falou algo incompreensível para ouvidos humanos, mas ouvi dentro de mim, quase como uma telepatia. Estava subindo as escadas, após sair do metrô, foi então que fui interpelado, parou-me e fitou-me nos olhos, lembro de sentir muita paz. As pessoas passavam por nós e pareciam que não nos viam. Na minha mente entrou um pedido, que eu não mantivesse meu coração no calabouço que criei, após sofrer tanto. Pediu-me para libertá-lo. Tocou minha mão e foi como se tivesse sido flechado na alma e imediatamente senti que estava pronto para amar novamente. Quando se virou para ir embora, pude perceber um arco e flecha nas suas costas...   


100...
100 seguidores...nunca pensei e nem foi meu objetivo quando iniciei este blog, com a ajuda do Marco Aurélio, um amigo e colega que fez para mim (sempre deixei claro que sou uma ameba em informática rs), e desde então venho escrevendo e postando minhas idéias, poemas e figuras que gostaria de compoartilhar comigo mesmo rs... é um blog inacabado, meio incompleto e muito, mas muito simples, sem conexão com facebook ou qualquer outra coisa internética. Por isso e por ser cinco anos tentando fazer este blog, agradeço estes 100 seguidores, que só estão aqui porque realmente quiseram, não lembro de ter pedido a ninguém que me seguisse, e isto é o charme e a qualidade destes seguidores, que eu me orgulho muito de tê-los conquistado com o que escrevo e com o que posto...MUITO OBRIGADO

18 comentários:

  1. Caio Fernando Abreu tb me contou contou muitas histórias. Ele era um anjo errante que passou pela minha vida, e me contou muitas histórias.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bratz meu amigo querido, meu rei, aprendi uma vez que livro não é tudo, mas depois deles tem muito pouca coisa, e eu acrescento, mesmo com a internet...mas graças a ela existo eu hoje (divagando rs)...os caminhos que Caio me mostrou, as palavras que plantou em minha vida, foi um processo que não parou nunca mais, quase um psicoligia analítica, como espelhos ou caleidoscópio, dimensões, os amores, ah os amores que conheci através de Caio, a possibilidade para mim tão remota, até ler Pela Noite do Triangulo das Águas, meu livro favorito (tive um com autógrafo até). Mas o conto do anjo no armário, não lembro de que livro, mas com o Caio aprendi o que era citação, referência, aprendi tanto com aquele anjo errante...pois é, meu Bratz cá estou eu te recebendo feliz da vida, mais uma vez aqui no bloguinho. Para sempre meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. De certa forma eu tenho "cá comigo" que somos todos anjos!!! E caro Jair... tu mereces cada um desses seguidores... pois é um privilégio estar aqui contigo! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso Fred, és um anjo da alegria em minha vida...no meu caso um anjo com alguns pecados mortais, que já teria perdido as asas rs.
      Fico grato com tuas palavras, mas agora tenho mais de 100 rs. Querido Fred estarei sempre muito agradecido a ti por tuas amáveis visitas e esta sensação que me provocas de não me sentir esquecido, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Ah... os anjos caídos também tem o seu valor... e seu charme, claro! Hahahahaha!!! Pois é... sou o seguidor 101... chique, nzé? Hehehe! Hugzão, meu caro e #tamojunto!

      Excluir
    3. Obrigado meu precioso amigo Fred. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Caro Jair!

    Que maravilha voltar ao blog e entrar em contato com suas palavras cheias de ternura. Acredito que os anjos escrevem assim. E quantos anjos existem por aí para tornar a vida menos pesada! Minha sobrinha de 12 anos diz ter visto um. E eu acredito...

    Que outras 1000 pessoas mais encontrem neste blog a atmosfera acolhedora de tuas palavras.

    um abraço, meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson seja sempre muito bem vindo de volta neste bloguinho...meus amigos vão falando e eu vou introjetando rs, somos anjos sim (com todas as ressalvas rs), a tua missão é poetizar o mundo e fazer este amigo feliz com teu dom. Cara tenho sobrinhos, mas tenho uma sobrinha que é fantástica também, enfim...eles são demais mesmo. Se ela acredita, ela já viu, eu tenho uma coisa meio infantil e um respeito pelo que as crianças falam, mas são sonhos necessários, que quanto mais prolongarem esta inocência, mais chances eles tem de serem pessoas legais (como nós rs). Muito obrigado meu amigo, só o fato de uma pessoa ler meus escritos, já sou mais que feliz, e sendo tu, a felicidade é total, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Amigo Jair, você merece muito mais, é sempre um prazer visitá-lo aqui, ler seus textos. Por tudo que escreve, ainda que meio a certos turbilhões, dá para perceber que você consegue escrever ainda com alma de criança - o que não deixa de ser uma raridade. Conserve sempre essa sinceridade!

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, o que te dizer senão OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO, só o fato de eu merecer tua atenção já me bastaria, só fato de leres o que escrevo, me enche de satisfação, e o que me lisonjeia mais é que passo pelo crivo dos teus olhos, e quando tuas palavras me veem, estão cheias de sentidos, sentimentos e coerências que fortelecem e dão brilho ao que escrevo, este teu olhar pelas entrelinhas, é um poder de ver almas através da palavra, tanto é que teus textos me encantam e encantam tantas pessoas que te procuram. O poeta Anderson me levou a pensar isso também, anjo já remete à infância né?
      Olha esta observação, achei genial, sempre digo que minha idade mental é de 6 ou 7 ou 8 anos rs, e apesar de 'certos turbilhões" eu quero andar nesse caminho infantil (sindrome de Peter Pan rs). As crianças possuem a alma ainda cristalina. Mais uma vez, obrigado amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Gente, fui longe, na minha infância, com essa oração, eu a fazia sempre por causa dos pesadelos e o sonambulismo que eu sempre tinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo Foxx, possibilitar atravéz do que está aqui esta viajem astral rs...eu particular mente gosto de orações e esta é uma que está presente até hoje antes de dormir, faço umas alterações aqui, ali, mas esta é ainda a base. Na verdade eu acompanhei mais esta oração através de uma amiga que teve dois filhos, não gêmeos, mas bem próximos, então quando estva em sua casa, acompanhava o ritual da oração antes dos meninos dormirem (lembrança muito doce e feliz que tenho), acompanhei a evolução deles também por um período, dos balbucios na hora de orar, até eles saberem de cor e falarem sós, e eu acompanhei isso...Obrigado Foxx pela presença carinhosa. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  6. Jair, esqueci de falar na oração!!! rss, essa era a que eu mais rezava por ser a menor! Mas quando chegava a 'Salve Rainha' (que as freiras pediam) eu quase morria...
    Sobre os anjos, sempre ficou algo no ar, meio romântico, foram e serão sempre protetores...É bonito, encanta.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Tais, és uma representante e tanto das mulheres, pois tens tua vida, teu marido, filhos, escreve muito bem, é generosa e tem uma dose de humor que é irresistível - lembro do trocadilho do meu nome com o do cantor Jairzinho rs, adorei aquela situação - Realmente era a menorzinha, como fui de grupo de jovens, acaba tendo uma intimidade maior com as orações, mas o tamanho delas sempore me assustou na ora de decorar, pois eu achava que tinha de ser com alma e o coração, então ficava cheio de remorso tendo de decorar cerebralmente rs...obrigado amiga, tua presença aqui realmente me enche de orgulho e sorriso e reflexões, os bons amigos são assim. Fica com Deus e sempre protegida por nossos Anjinhos da Guarda. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Essas historias de anjo da guarda eram lindas no tempo de minha infância. Imaginar que existia esses seres alados elegantes a nos proteger. Qualquer "livramento", como se diz, mamãe dizia: - Foi o anjo da guarda! Lembro até de um pequeno quadro na parede, um menino e um menina atravessando uma ponte de madeira e pro trás um belo anjo da guarda pra lhes proteger. Doce recordação desses dias inocentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Fábio Murilo, agora fui eu que viajei no tempo, lembro de um quadro assim, mas não existe mais, assim como a casa em que passei boa parte de minha infância, a casa de meus avós (saudade). Nossos pais sempre achavam uma forma de nos introduzir na FÉ, os anjos eram ótimos para isso, pois funciona muito bem com crianças, comigo também rs, uma forma de aprender-mos a não nos sentir-mos tão sós na ausência deles...obrigado meu poeta, tua presença ilumina meu blog e deixa este teu rastro de inspiração. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Jair: sempre maravilhoso te visitar..traz paz ao meu coração!!!abraços meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa e a sensção que sinto ao abrir o pc e e te encontrar aqui, e sentindo paz nocoração, acredito que os anjos tem esse poder sobre nós, neste monólogo falei tanto de anjos que podem ter te seguido rs. Mas muito felzi com menina de muitas palavras, tantos sentimentos e deliciosas histórias. Feliz fico eu, sabendo que o que escrevi foi lido por alguém que domina as palavras, que as faz belas e verdadeiras e que sempre enche de esperança e poesia minha vida, a cada visita em teu blog. Obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir