quinta-feira, 4 de setembro de 2014

REINICIAR



Reiniciei a escrever ontem, falando de novos ares, campos, flores e árvores, caminhos e uma nova cidade, quando então o vento de final de inverno soprou forte, quase um minuano e arrancou as palavras que escrevia. Tentei salvá-las , mas não houve tempo, corri até a janela e já era tarde demais. Olhei por algum tempo até não ver mais uma vírgula que se perdia no infinito céu azul deste lugar. Na rua apenas o silêncio e a harmonia desta pequena cidade. Estas ruas de ladeiras e subidas com calçamentos centenário e igrejas do tempo do Império, até agora nada me disseram sobre meu futuro aqui. Agora é o presente, e de onde estou posso ver melhor o que deixei para trás, a falta que não imaginava sentir, quase me derrubou, quase chorei. Todas as mágoas acumuladas, dores e mal entendidos, tudo, tudo se perdeu numa massa gigante de saudade. Precisamos perder para valorizar, já disse um sábio. Vida nova pela frente, casa nova, vizinhos novos, tudo isso no meu velho corpo cansado, que se renova, se multiplica,e aprende com a dor, a saudade, o amor, a morte, a ilusão, esta sim, verdadeira. É o que sinto... Passadas as tempestades que nos pegam de surpresa, derrubam nossas casas, árvores e sonhos, o que estava ali ontem, hoje não está mais, e por mais verdadeiro que tenha sido, por mais que eu sinta ainda a falta no peito, por mais que eu lembre, aos poucos a minha memória vai me trais, e não será tudo isso uma frande ilusão, que teimamos em chamar de 'minha vida'?  Mas aos poucos vou me adaptando a um novo ritmo, lento, muito lento e harmonioso com a natureza, os campos, os rios. Não sei ainda das pessoas deste pequeno lugar, estas incógnitas, estes elementos que podem alterar tudo ao seu redor, inclusive outro ser humano. Mas caminharei lentamente ao encontro sem sentimentos pré-estabelecidos, sem expectativas, sem ilusões. 

23 comentários:

  1. Bom dia! Quanto tempo...
    Lindas palavras, cheias de emoção. Um forte abraço e tudo de bom nessa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gheni, muita felicidade em meu peito ao te encontrar aqui, neste meu post de recomeço. Obrigado pelas palavras carinhosas que usas comigo. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Jair,sabia que ao te ler eu sinto um bálsamo no meu coração?Feliz q estás de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida amiga Madi...que bom que o que escrevo te faz bem, muito obrigado. Sinto falta de frequentar a blogosfera, visitar e receber visitas não tem coisa melhor. Muito bom ter minha senhora elegancia, com seu jeitinho todo Madi de ser e me visita, eu sou muito feliz com os amigos que encontro na blogosfera. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Q bom tê-lo novamente por aqui ... Madi foi feliz em seu comentário ... fica bem e não nos prive mais de seus escritos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, presença muito amada por mim, obrigado. Vida nova, cidade nova...acredita que esta foto é da cidade em que tou morando, e passo nesta rua indo para o trabalho, uma rua histórica. Tudo é meio novidade, embora já conhecendo a cidade, agora é só seguir, e podes ter certeza, sinto falta também, de ler, de escrever, de ver, de existir na blogosfera. Meu carinho meu respeito e abraço.

      Excluir
  4. Que bom que você voltou, amigo! E voltou com o coração cheio de poesia e sentimentos de renovação. Depois dos tombos e das peças que a vida nos prepara, precisamos reagir, levantar e partir pra outra - como um boxeador. Com gana de vencer, né? Texto maravilhoso, cheio de poesia mas lá no fundo ainda aparece uma dorzinha, e que com o tempo ela some.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, recomeçando, aliás a vida é um eterno recomeçar, já sentia isso quando descobri que ao acordar é uma nova chance para acertar, mais um milagre de Deus, dos muitos que sofremos e nem percebemos. Estou tendo mais uma enorme chance, outra cidade, outros ares, outras possibilidades, e outras chances de quem sabe me encontrar...Tua presença querida amiga é tão importante, estes laços que conquistei através da palavra, me faz sentir um pouco melhor como ser humano, que não estou só e que é possível amizades que se troca respeito, carinho e palavras escritas. Eu não desisto tão fácil, por mais que já quisesse morrer, no fundo, e agora na minha superfície, eu quero viver, porque apesar de tudo, das dores, das perdas, viver é uma grande aventura. Obrigado amiga por me fazer acreditar que ainda existem pessoas legais. Carinhd respeito e abraço.

      Excluir
  5. Esqueci... adorei a foto!
    Parece de uma cidade antiga, colonial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também minha amiga, acredita que caminho nesta rua toda manhã ao ir para o trabalho, primeira rua calçada no RS, do tempo de imperador, é uma cidade que já foi capital do Estado, e que eu sempre adorei e hoje moro nela, é Rio Pardo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Muito, muito bom, amigo Jair, você mudou tudo! Que bom! Vida nova. Muitas vezes é preciso.
      Abraços!

      Excluir
  6. admiro muita coisa em nós seres racionais, mas o poder da adaptação é sensacional...nos adaptamos a novos cenários, condições de vida, mesmo que lentamente, mas assim o fazemos...bom te-lo de volta...abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Fael, fiquei surpreso e muito feliz com tua presença, muito feliz mesmo... sempre tive este entendimento, que o único animal adaptáveis o humano, a situações, climas, emoções. Tenho medo de me deixar levar pelas circunstâncias, como se estivesse a deriva num grande mar de nada, e que a adaptação seja apenas sobrevivência, mas tou tendo uma chance ótima de recomeçar, na verdade continuar esta minha busca de mim mesmo, deixar de lado aqueles relacionamentos neuróticos de cidade grande e purificar meu coração, para que calmo e feliz ele possa fazer uma boa escolha ou ser escolhido, mas ainda não é o mais importante. O importante é estar próximo de minha mãe, fazer longas caminhadas, cujo cenário é mato rs, e não menos importante, manter esta amizade 'virtual' contigo amigo, da qual me orgulho muito. Muito agradecido e feliz com tua presença, sempre bem vinda. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Recomeçar é sempre dar mais uma chance à felicidade, bom retorno!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga Néia, é sempre um sopro de harmonia tua presença...quem sabe a felicidade...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Mi querido Jair, Jair....Todo lo que has escrito y has descrito de forma tan bella...es la vida.

    Pero por favor, mi querido Jair, Jair, quizás sin espectativas, de acuerdo...pero SÍ con ilusiones. Siempre. No lo olvides.

    Te envío un grandísimo y cercano abrazo de bienvenida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes minha mui querida amiga, gracias por apreciar minha poucas palavras sobre minha vida, meu destino que faço a cada dia, e gracias por estar aqui, fazer parte deste pedacinho da blogosfera que me cabe. Entre outras sintonias que temos, nosso retorno, recomeço, reiniciar acontecendo próximo, quando estive te visitando, foi então que vi a ilusão de uma forma não percebida antes, da necessidade da ilusão em noissa vida, a palavra é ilusão, mas não viveríamos muita coisa se não nos iludíssemos, se não nos deixarmos possuir pelo sentimento que nos toma, que nos fax acreditar e apostar e viver aquilo...mas estou impregnado da falsa ilusão, aquela que destrói, por não estarmos preparados, geralmente que não dá certo, parece que o que se viveu foi ilusão, mas foi, o problema é que pego só no mal sentido, no sentido de fracasso, e não u,a ilusão, um sonho que foi real, que vivi...Obrigado amiga por estar por perto, embora estejamos longe um do outro, esta ilusão da proximidade é boa e me faz feliz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. A foto desse post está maravilhosa... mas a melhor coisa desse post é saber do teu retorno, Jairzito! Vida que segue e que sempre recomeça! Tudo de melhor pra ti, meu caro! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred é tão bom te ter por aqui, reafirmando que minha vida continua e os bons amigos também...já estive por lá no teu blog, tava com saudade, mas agora tudo esta voltando ao normal...esta foto é da cidade que estou morando atualmente, bem interior do nosso Estado. Tudo de melhor pra nós, meu muito querido amigo Fred. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. se entendi bem: você se mudou? sinto uma certa nostalgia no seu texto. cidade pequena costuma nos causar esse estranhamento. mas todo lugar pra onde nos mudamos é diferente. somos intrusos tentando nos ajustar. espero que esse sentimento passe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilie, minha favorita,a outra é a poeta, aquela rs...estou em outra cidade, mesmo trabalho, mas depois da morte de meu pai senti a necessidade de estar mais próximo de minha mãe. Estou em fase de adaptação, mas tenho muita paz aqui. Sempre achei que tinha antenas, que queria a cidade grande, agora descobri que tenho raízes (e antena também rs). Sei bem do que falas, estou sendo observado, afinal eu não era daqui, mas tudo bem (por enquanto rs). Tou te devendo umas visitas e comentários, o que faço sempre com imenso prazer, afinal, gosto muito dos teus escritos. Tou em falta, mas estou retomando, já chego lá...muito obrigado minha amiga, do fundo do meu coração,por vires aqui, por existir, e por poder te chamar de amiga e sentir tua amizade (virtual ?) não importa, o que importa é que nos conectamos num mundo em que frequentamos. Obrigado sempre. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  11. perfeição não e a falta de defeitos,sim a presença deles pq o que faz a perfeição são os defeito pq se eles não existissem vc não seria perfeito,"pq a o defeito e a perfeição do mundo pq a terra não e redonda ela e oval e cheia de imperfeição e é isso que faz ela ser o que é!!!!!! boa noite fui dormi e fasa o que vcs fazer não liga se vc vai ter defeito ou não acredite que vc e perfeito não ligue pra opiniões dos outro vc e o que pq vc tbm erra!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu priminho querido, obrigado por colocar teu texto do teu Face neste blog e neste post, sei que a escolha do post foi pela foto...gostei do teu texto, tão novinho e se questionando e filosofando, acho que este é o caminho, eu escrevo desde sempre e não sou bom, mas isso para mim não é o importante, o importante é isso, atitude, coragem, colocar pra fora, eu sempre me sinto muito bem quando escrevo, aliás eu necessito escrever. Não tenho Face e decidi não fazer, apesar dos pedidos de alguns amigos paraa manter contato, depois que me mudei, mas não me vejo no Face, e não sou muito frequentador da net, gostaria de frequentar mais, mas...meu priminho Ruan, meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir