quarta-feira, 25 de março de 2015

SUAVE VENTO DE OUTONO



Suave é o vento que toca seu rosto ao sair nesta rua de poucas árvores e muita calçada. Paralelepípedos. Passos com silêncio, um leve amassar de folhas secando pelo chão. Começo do outono para os lados de onde vem o vento anunciando o minuano que logo cortará coxilhas, colinas e cobrirá o pampa de geada, num futuro próximo. Agora sente o vento levando folhas e os fios brancos mais enfraquecidos de sua cabeça. Que já se perde em pensamentos passados, perdidos no espaço entre a sala e o quarto, onde ainda poderia catar alguns fios caídos...mas na rua o vento os leva e acaricia seu rosto, com a pele já não viçosa como nos quinze anos, mas áspera como exige cinquenta anos, meio século, meia vida. Não voltará mais, ficou tudo perdido lá, na correria no campo, dos cavalos que logo ali eram trabalhados, como diziam, para poderem cavalgar com segurança...o vento toca mais forte o rosto agora, acordando de um sonho acordado e perdido. Os passos lentos com o vento outrora fariam uma competição, quem chegaria primeiro no campinho de futebol, mas precocemente começa a esquecer...a memória já não é a mesma. Suave é o vento que insiste em trazer lembranças de um outono que se apresenta, para que não se esqueça.

40 comentários:

  1. UAU!!! Lindo, inspirado... Bem profundas lembranças que vieram à memória nesse início de outono, ainda por aqui quente, embora dando os primeiros sinais de mudanças. Adorei tua inspiração! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do céu, minha adorável amiga, sempre me fazendo carinhos com suaves e doces comentários, visitas inspiradoras, obrigado por fazer este blogueiro feliz, com tua presença iluminadora...as estações são especiais, cada qual, cada qual, mas o outono me é muito simbólico com minha vida, acredito estar no outono de minha idade, e é um clima tão agradável, os ventos começam a soprar, cochichar no ouvido, no rosto, nos cabelos que outrora escuros, hoje ralos e brancos, e não resistem a este vento, que também trás memórias, que por vezes se apagam, somem, aparecem, este, eu acho, foi o objetivo deste mini conto, um desafio a minha memória, que aos poucos se perderá, espero que demore bastante, estes: "primeiros sinais de mudanças".
      Obrigado querida Chica por se fazer presente em minha vida e me ajudar a ser um homem melhor. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Belo momento lírico, amigo Jair. Outono do corpo e outono da estação. Parece que a amenidade do outono gaúcho serviu para inspirar o amigo.
    Um abração. Tenhas uma bela tarde de 4ª feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e poeta Dilmar, que agradável ouvir de ti este comentário, tua presença me alegrou o coração gaúcho (quase gaudério rs). Tentei sim pinceladas de gauchismo rs, acho que este meu retorno à terra (interior) me provoca um pouco isso. Outro dia, num final de semana devorei um livro de poemas nativistas, do poeta Edilson Villagram, Um canto de Terra e Pátria, e me encantei, o cara é bom, outro que amo e investiu, além de sua longa carreira no teatro, um livro de contos (de cabeceira) do Ivo Bender, que também remete para um Sulreal, diria, que trata também destas nossas carcteríticas regionais, fico feliz que tenha encontrado este pequeno elo neste pequeno conto...obrigado meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Ivo Bender; grande cara.
      Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

      Excluir
    3. Tive o prazer de conhecer Ivo Bender, e el forma minha tríade literário que amo, junto com Caio Fernando Abreu e Lya Luft, sem bairrismos, são todos gaúchos rs. Tenho tido muita felicidade em contatar contigo caro amigo, teus escritos me fazem muito bem e tua presença por aqui me alegra muito. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Que a suavidade do Outono nos seja reconfortamte ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu amigo Bratz, tua presença em minha vida sempre será reconfortante, sempre...percebo isso neste outono, este começo suave, pois sabemos o que nos espera, ou imaginamos pelo menos rs. Acho o outono lindo, com folhas de plátanos amareladas voando (imagem clássica rs), mas acho lindo isso, mas agora minha fase mais telúrica, mais interiorano, acho que começa a reflettir no que escrevo ou tento escrever, mas mais que o resultado final do continho, são presenças ilustres como a tua que me alegra, anima para eu continuar insistindo em tentar escrever algo, que talvez não seja bom, mas que seja do bem sempre...suavidade e paz é o que tou buscando para que meus dias, e anos vindourospara que sejam assim. Obrigado sempre meu amigo Bratz pela luz de tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. O outono para mim é maravilhoso!!! Lindas palavras as suas, tornando este um ótimo post!!!
    Abraços

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lilly, obrigado pela visita e obrigado por te agradar com este post...o outono acho linda esta estação, gosto desse frio não tão frio, do calor não tão calor, simplesmente outono....Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Amigo Jair, como pode depois do texto de uma cobra infeliz e louca pra dar o bote, você aparecer com uma prosa poética tão cheia de significados, tão bonita?
    Repito pra você as palavras de Jonathan Swift quando disse que nunca um homem sábio desejaria ser jovem!
    Vamos pegando idade, perdendo algumas coisas não tão importantes, mas ganhando algo que é valioso: a sabedoria! Também to nessa. Indo, caminhando...
    Grande abraço, amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, a princípio aquele continho da "cobra infeliz" rs supostamente surgiu de um mal estar, porém tua participação e da chica do céu foi fundamental para dar a leveza que não conseguia ver, pois como terapia exteriorizei uma dor que realmente estava sentindo, claro na minha forma metafórica de tentar escrever rs, tenho muito a te agradecer pelos risos que me arrancou após tua magistral interpretação e o medo comum deste bichinho rs...prosa poética, que termo bonito né? Doido isso de não querer ser jovem, meio na contramão, já que tudo o que se quer é manter a juventude perdida, mas um homem sábio como dizes, e não estes seres fulgazes de hoje em dia, estamos cada vez mais distantes disso, sabedoria...digo que minha maturidade é fórceps tem muito a ver com a idade aumentando, afinal deve-se ter vergonha na cara um dia (os políticos deste país desconhecem vergonha na cara), os outonos que se aproximam, anunciando novos desafios, nos fazendo ver com olhos da verdade o que realmente importa, o que é importante na vida, nesta vida que nos resta, antes dos invernos finais...mas seguiremos o suave vento do outono. Querida Tais, sabes o quanto estimo tua visita, tuas palavras, obrigado...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Olá, Boa noite, Jair
    ficou bela a prosa...não devemos nos angustiar com a lembrança e tristeza que o vento hoje nos apresenta, elas tornar-se-ão cicatrizes. Compreenderemos que tudo , bom ou ruim , serviram para que pudéssemos perceber, o quão foi bom viver, afinal , com certeza, os ventos suaves do outono levou já o supérfluo e deixou somente o necessário ...
    Agradeço, belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "os ventos suaves do outono levou já o supérfluo e deixou somente o necessário ..." meu querido amigo Felisberto, sempre tão perspicás, e vendo sempre além do que posso rs, a pele viçosa da adolescencia e a aspereza dos 50, nada mais é que o importante se refaz, permanece, e o que tem de passar, passa. Meio assustador isso, um vento suave alivia quando esta muito quente, mas um vento forte pode nos jogar no infinito, mas nada suistitui a vivência de cada um, boa ou má, vivemos, e isso é importante. Obrigado amigo por ler , me visitar aqui, e colaborar com o que tens de mais sagrado, tuas inteligentes e sensíveis palavras. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Que o vento de outubro carregue as folhas que não servem mai... Como sempre um texto que esbanja reflexão!

    Abraço, Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta e amigo Anderson, tuas palavras de poeta me encantam,pois esta é minha visão de outono, uma olha de plátano voando, voando e nada mais é que uma limpeza, abrir caminho para que novas folhas nasçam, vivam e nos permitam outras possibilidades.Obrigado por tuas gentis e adoráveis palavras, querido poeta Anderson. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Suave é ler essas tuas (inspiradas) palavras, Jairzito! Estou de volta, caro amigo! Hugzão do Freduco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suave é te saber, te ouvir aqui no blog, matar a saudade, inclusive já andei pelo TPM a procura do que nos faz feliz, as tuas sacadas geniais e engraçadas com o que se passa no mundo e a gente, pobre mortal, não vê, daí tu trás e faz a diferença...fico tão lisonjeado com tuas palavras meu precioso amigo Fred. Já chega de férias né? estou, estamos precisando de ti, do teu humor, tua explosão de vida,tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Ô queridão! Sempre belas palavras! TamoJunto!

      Excluir
    3. #tamojunto
      ps. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Bom dia, Jair.
    Pensei que tivesse comentado aqui, tive certeza até, rs.
    Pois bem, esse "vento de outono", é lindo, carrega tudo o que não nos faz bem, nos dá um recomeço maravilhoso.
    Certamente o tempo n~]ao volta mais, mas o que fazemos de bom e os presentes que ganhamos dele, mesmo com a memória mais curta ficarão gravados em nossa mente.
    Que sejamos lapidados por esse vento, transformados em uma calmaria esperançosa e linda.
    Sou filha do outono, amo essa estação misteriosa.
    Os ventos são sempre cíclicos e assim vivemos toda a graciosidade da vida.
    Parabéns.
    Ficou linda!
    Tenha um dia de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que sejamos lapidados por esse vento, transformados em uma calmaria esperançosa e linda." Achei tão lindo isso, minha poeta....assistindo tv vi uma matéria que mostrava montanhas que se faziam cavernas, templos para dentro do chão, eram gigantescas montanhas lapidadas, transformadas em verdadeiros tesouros da humanidade, e agora leio aqui tuas palavras, obrigado. Gosto demais de saber que és filha do outono, e eu também acho que existe um mistério, diferente dos mistérios das outras estações rs, a do outono é algo que me toca profundamente...e que tal saber que os ventos são cíclicos e que assim vivemos toda a graciosidade da vida...logo se vê que estou a ter com uma genuína poeta, obrigado minha querida por tão poético comentário e obrigado por vires aqui saber de mim. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  10. correção: não.

    Se puder, passe nesta minha postagem no Redescobrindo a Alma e preste atenção.
    Aliás, sei que sempre é atento ao que escrevo, vide pelos comentários.

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2015/03/maria-rita-dos-gardenias-en-vivo_12.html


    Também te convido a ir ao Refúgio Das Origens onde está poesia minha.
    Faço questão da sua presença, rs.

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/2015/03/quando-conseguira-livrar-se-da-opressao.html

    Tenha um fim de semana de muita paz.
    Grata pelo carinho que tens para comigo.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada poetinha Patricia, já visitei e comentei tuas últimas postagens com omaior prazerdomundo,alpiás o poema postado no blog do Hélder me complicou um pouco rs, meu comentário foi muito pessoal mesmo, mas foi completamente sincero e de coração e da mente também. Obrigado minha amiga, pelo carinho de tua presença, e quando tiver internet a disposição navegarei no passado de teus poemas. Muito obrigado mesmo por confiar em mim, gostar de minhas palavras e dos sentimentos que exponho. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Voltei pra agradecer o carinho no comentário.Emocio0nar-se faz bem, né? abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, eu que tenho de te agradecer tuas inspirações, que são muitas, tens um dom divino de comover com palavras, com histórias, com delicadezas, com carinho e pode ter certeza foi um momento único e necessário hoje, que me fará bem todo o fds. Obrigado minha amiga, por existir e ter uns blogs muito, mas muito legais onde encontro tanta paz e emoção. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. essas sensações de simplicidade são as melhores do mundo que a gente pode ter na vida.

    sempre observando a vida com olhos diferenciados, jair.

    muito obrigado pelo carinho imenso que expoe no meu blog!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Hellz, gosto tanto de ti que só tua presença já me deixa todo vaidoso, és tão jovem e tão cheia de experiências que adoro ler e aprender, assim como o post: VOCE PENSA?, achei desafiador e um tanto perigoso, porque é tão fácil a gente se ofender, no entanto com uma maestria profissional, acredito, levou o plano até o fim, para mim um dos mais belos e desafiadores posts que encontrei no teu blog. Te gosto garota, não estás á toa tókio, estás afim de escrever lindamente, pois é o que leio sempre que tou no teu blog.
      Obrigado por estas palavras ditas para este que tenta escrever, fico todo feliz, muito obrigado.Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Soneto-acróstico
    Ao outono

    Outro dia qualquer nublado pré invernal
    Vem chegando para ficar, de vagarinho
    Então nós nada poderemos fazer, afinal
    Nesta estação de friagem queijo e vinho.

    Tempo ameno em que quedam as folhas
    Ou que as árvores se enchem de frutos
    De fato, outono pode ser nossa escolha
    Em que cores são os melhores atributos.

    Outono com ele traz desagradável vento
    Um zéfiro que todos incomodar costuma
    Também anunciando algum inverno lento
    Onde haverá geada, bastante frio e bruma.

    Nada porém que desestimule um alento
    Ou que potencial desesperança assuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vento de outono, mais um acróstico no meu blog meu amigo e poeta e senhor de todas as palavras Jair...me sinto tão bobo e alegre com este mimo do amigo, este afeto em forma de palavras, já sentindo o aprochegar do inverno, mas estamos nos leves ventos do começo do outono, aliás este é o meu verso favorito deste acróstico:
      "Tempo ameno em que quedam as folhas
      Ou que as árvores se enchem de frutos
      De fato, outono pode ser nossa escolha
      Em que cores são os melhores atributos."
      Sempre maravilhosa tua presença neste blog meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Jair: essas suaves brisas das lembranças..nos trazem o alento...para noites de muitas saudades!!Abracos meus a ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e poeta Lia, entre estas lembranças, agradeço a Deus por eu fazer parte das tuas, por vires aqui e deixar tua marca poética neste doce, suave e cheio de boa saudade comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Jair, senhor Jair e suas doces e suas palavras, como de costume - adorei.

    R U Mine Man? #RusellTovey
    http://rumineman.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorável Chris, que delícia tu por aqui, pouco tempo nos encontramos, mas sinto como há muito rs....sou um jovem senhor sim rs....quanto as doces palavras, este sou eu, mas elas podem ser fel, e serei eu também. Acho que não acreditava que fosse rever este frescor outonal outra vez, juro. Foi um verão tão quente, que parecia sem fim, que estávamos condenados ao calor eterno rs...mas graças a Deus eu senti um suave vento de outono. Obrigado querido amigo por estar nesta brisa e confusão de pessoas lindas que engrandecem meu post e iluminam minha vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  16. Boa noite, prezado amigo! Sempre nos irradiando com suas majestosas palavras... Sabes, o outono, para mim, é uma estação um tanto que intrigante, pois é com a temperatura mais amena em que sinto um prazer maior em vestir-me, no entanto, acredito que seja esta uma estação um pouco triste, ou que recorda-me tal sentimento, se é que me entende, afinal é nela em que as folhas secam, caem e são arrastas pelo vento... as pessoas se resguardam e a comunicação se torna mais escassa... Porém, imperioso dizer que é nesta estação do ano, em que aproveito-me para lembrar do sentimento de ESPERANÇA, pois sabemos que tais dias passarão e que a primavera, logo logo, após o inverno, chegará florindo e colorindo, novamente, as ruas da cidade! Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mais que adorável menino Diogo, meu jovem e lindo gênio, estou aguardando o teu blog, escreves tão bem, que rico comentário fizeste, tão poético, tão preciso e emocionalmente encantador, sem falar da filosofia implícita nas tuas palavras. Ninguém até então havia olhado por este prisma...sei o quanto gostas de se vestir, sempre lindamente rs e o admiro por isso também...tua visão de outono é parecida coma minha, já falei em outro comentário aqui, vejo sempre uma folha seca de plátano voando, mas, sinto verdade no que diz, realmente, é esta a visão, mas é poético, és elegante, fico feliz de ter encontra uma jóia rara no meio de tanto desperdício de cultura, pessoas que ao invés de viver bem, agradecendo a Deus a vida que conquistou, prefere magoar, machucar, assim estou, agora que não fazes mais parte daquele lugar (estou no médico, não suporto mais a Maria, enfim)...Tua presença de alivia e me alegra, tuas palavras me deixam mais feliz ainda, porque percebe-se tua inteligência, tua sensibilidade e teu carinho, pois tenho muito por ti. Deixas uma palavra que me agarro fortemente que é ESPERANÇA e junto a ela FÉ, pois sem esperança e fé, talvez não consigamos chegar na tão sonhada primavera. Já tou com saudade menino Diogo, mas muito feliz por ter amigos tão especiais, como tu, pessoas que respeitam a palavra e usam ela para se comunicar, apesar, apesar, apesar, vale a pena escrever, vale a pena este post. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Agradeço-lhe, querido amigo, pelas graciosas palavras auferidas à minha pessoa! Muito em breve estarei visitando-lhes, pois sinto saudades... Como dissestes em muitos posts, um lugar mais cruel que qualquer olhos externos possa imaginar, mas não devemo-nos deixar levarmo-nos por tais circunstancias, mais sim deixar prevalecer o amor que possuímos pela nossa área de estudo, a qual é fundamental hoje e sempre! Abraço, querido amigo!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. ...gosto de ruas com paralelepípedos...
    lembram minha doce e longíngua infância,
    gosto de outono...e gosto de ler você!

    muita luz, poeta de encantos!

    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Vivian, vim do teu blog in foco,e como foi importante para mim as palavras que encontrei lá, obrigado, és um ser de muita luz, e apesar, apesar, apesar sou um cara de sorte, tuas presença é prova disso, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir