terça-feira, 28 de julho de 2015

TRISTE





A vida é um passeio
(que não planejamos)
num rio de enseadas calmas,
escuras cavernas,
vertigens fatais.

Somos náufrago ou timoneiro
nessas águas que tudo levam:
estrelas, escolhas,
destroços e abraço.

Um dia vamos descobrir
nosso destino:
que não sejam só cinzas
ou ossos,
mas um oceano, uma praia
  • um regaço.
by Lya Luft




Não sei porque insisto em assistir telejornal, Maju talvez, para adivinhar o tempo, mas isso é a parte boa. Triste, como tenho me sentido, como tenho definido este sentimento que me toma. Quando vejo a saúde pública. Quando o repórter não tira o microfone da boca do filho da vítima numa maca no corredor do hospital, arrancando o último suspiro de dor, do paciente, do acompanhante. Eu posso precisar de um médico amanhã. Como vou fazer ? Assim vou fazendo e tecendo e construindo meus dias, meu tempo que a cada passo deixa de ser, perdido em alguma esquina da vida, meu tempo eu não vejo mais. Não há tempo para ensaios. Salto do sofá ao ver uma manifestação de pessoas ir pelos ares, uma mulher bomba estava no meio. Não sei se vi destroços, pedaços de carne humana voando pelos ares, se vi meu coração partido, minha alma em lágrimas. Triste. Triste quando o apresentador invade o vídeo e indignado conta que crianças eram abusadas pelo marido mãe, com a anuência dela. As crianças serão empilhadas, como prisioneiros nazistas, em instituições, verdadeiras loterias; quem conseguirá chegar a ser adulto íntegro, quem sobreviverá ! Triste o rastro no meio do mato, na selva, revoada de pássaros assustados, tendo de sair voando na noite, pois o galho que dormiam, virou estatística, é árvore caída, é mata desmatada. Mais um rombo nas contas públicas, quer coisa mais triste que isso, bilhões desviados por senhores bem assalariados, senhores sem escrúpulos, senhores, senhores. Que triste. Desligo a televisão, mas não desligo minha vida. Rezar um Pai Nosso e sair para a rua e tentar ver o céu e tentar sorrir para o Sol, sentir o tempo que acaba de deixar de ser. Sentir os passos, seguir em frente, descobrindo aos poucos o sentido de tudo isso, o sentido de minha vida. Os sentidos.

23 comentários:

  1. Mesmo com as adversidades da vida, me descubro alegre e raramente estou triste.Sou alegre porque independente de tudo que me cerca, existe um "hummmmmmm" em mim que ninguém tira.
    Essa emoção é que me move e me eleva quase sempre.Se eu ficar pensando em tudo de ruim que acontece por aí, vou perder um tempo que poderia estar atuando...de alguma forma atuando.Então o importante é se mexer. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brison és tu, que medo rs...acertou em cheio, contra a tristesa a alegria, e eu estou alegre, não estou pulando de felicidade, mas estou alegre, viver é uma alegria, a forma, as adversidades fazem parte, e mesmo dentro deste meu egoísmo, porque preciso pensar em mim, atuar, mas não consigo diexar de ver e sentir as dores do mundo. Gostei do 'hummmmmm' que ninguém tira, e acredite, acho que é por aí, este triste que me refiro, já tinha falado com a blogueira Tais Luso num comentário lá no blog dela, brinquei que faria um plágio do post dela rs, mas acho triste quando sei de uma notícia da lava jato por exemplo, quer coisa mais triste que isso, pessoas que não precisam roubarem e deixar milhares de pessoas no prejuízo, isso é muito triste, uma pessoa assim é muito triste. E era isso meu caro Brison, depois do arrepio de te encontrar aqui, relaxei, bom falar contigo. Quem sabe eu não me acostume contigo e não tome mais susto ao te encontrar rs.Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Acróstico

    Amigo Jair, você sabe, o mundo é feio
    Vivemos de um holocausto no entorno
    Injustiças e mordomias, e nós no meio
    Dinheiro roubado, falcatruas e suborno.

    Alguns dizem que a vida é um passeio
    É, pode ser, mas nos causa transtorno
    Uns que roubam, vivem de bolso cheio
    Mas o que trabalha come feijão morno.

    País do futuro, nos diziam nossos pais
    Apenas não diziam quando este seria
    Só que da moita o coelho não sai mais
    Se existe bom futuro, onde ele estaria?

    E tristeza nos remete ao mundo dos ais
    Indicando que não mais existe alegria
    O que nos resta são crises existenciais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jair, poeta , xará e senhor de todas as palavras...me surpreendo a cada dia com teus acrósticos, limeriques, a imensidão que abarcas, os fartos assuntos, como uma fonte mágica, quanto mais se tira, mais nasce, não consigo deixar de pensar assim a cada poema teu que encontro aqui, nos teus blogs e nos amigos em comum que temos.
      "Vivemos de um holocausto no entorno
      Injustiças e mordomias, e nós no meio"
      Eu acho triste, porque estamos no mesmo barco, no mesmo planeta. A ganância cega e o caos se alastra. Naõ estou sendo pessimista e nem quero apologia a violência, mas isto que ocorre conosco é fato. Tenho de saber, até para me defender e rezar, fé, acho que é o que me resta para não desistir de tudo. Obrigado meu amigo, tua presença sempre me faz sentir prestigiado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Gostei do poema.
    E o texto é forte e tão verdadeiro... Eu deixei de ver tv por causa disso mesmo. Não havia uma única notícia boa.
    Só falam de desgraças, política e dinheiro. Não há paciência.
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poema é do livro "O tempo é um rio que corre", sou apixonado por esta mulher e seus escritos, tem muita força o que sai dela, impressionante, eu adoro. Obrigado por gostar do meu texto, eu não consigo deixar de ver tv, parece tortura, autoflagelo, mas está ocorrendo paralelo a nossas vidas que tentamos manter regradas, honestas. Querida Claudia tua presença dá um charme e ilumina meu post, obrigado, Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Adorei o poema da Lya e os acontecimentos, temos que filtrar o que vamos ver, como iremos gastar nosso tempo...abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, tenho acompanhado teus céus de férias, tudo muito lindo. Lya é o máximo, uma escritora que cutuca feridas até sangrar, depois descreve a cicatrização de uma maneira que só ela consegue, e me prende, faz com que lendo ela eu delire, gosto demais. Meu filtro não filtra rs, concordo em encontrar prazeres para gastar nosso tempo, mas está chegando "um tempo que não adianta dizer mais meu Deus, tempo de absoluta depuração", mas enquanro isso aproveita por mim, por nós esta praia em que te encontras. Sempre muito bom falar contigo querida Chica do Céu. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Caro amigo Jair Machado, bela poesia da grande Lya. Realmente, os noticiários televisivos viraram filmes de horror. A humanidade atravessa um momento difícil, pois o homem está, entretanto, a cura depende somente dele, homem. Um abração. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo e poeta Dilmar, és um apreciador de nossa grande Lya Luft, fico feliz por isso. Putz, pior que filme de horror, vida real de terror. Concordo contigo, estamos doentes, não nós diretamente, mas podemos receber uma bala perdida por exemplo, mesmo estando dentro de casa. O homem está doente quando aprender a se amar e amar o próximo , quem sabe não teremos uma chance de recomeçar tudo...são hipóteses, mas o mais importante, acredito ser isto que estamos fazendo, não deixando a coisa passar despercebida, porque uma hora pode chegar até nós. Tenho fé em Deu, por isso não desisti ainda. Muito bom trocar idéias contigo caro amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Corrigindo: faltou o complemento na frase "O homem está DOENTE".
    Obrigado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Vim agradecer a amizade!
    Vc tem Face? me adiciona?
    https://www.facebook.com/williamoliveira.bill.1


    Abraço querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Bill, tua presença já é um agradecimento, mas te sigo porque gosto, gosto do nome do teu blog, dos teus temas, enfim...tenho um face, mas nãosei mexer dirteito, tenho de adicionar mais pessoas, se conseguir farei com o maior prazer. Obrigado por estar por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. O mundo esta assim... cada vez pior, mas é preciso saber viver, buscando o melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdae Frida, cada vez mais precisamos saber viver, porque está comolicado a situação do homem na terra...saber viver, buscando o melhor...assim que se fala, somos gente do bem e só queremos paz no mundo e em nossos corações. Obrigado sempre pela visita e palavras de sabedoria. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Y aún así, aunque no lo entendamos, detrás de todo, está la Mano Sagrada que todo lo ordena
    Paz y Alegría
    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi hermano Isaac, quanta alegria tua luz presente neste blog...Nada será se Ele não quiser, mesmo que eu também não entenda o porquê de situações, até hoje ainda não me entendo muito bem rs. Gosto dessa idéia da Mão Sagrada, me dá uma sensação de amparo, tipo colo de mãe, a gente vai e sai e faz tudo e se magoa e magoamos e sofremos e fazemso sofre, nosso livre arbítrio, e sempre termso o colo da mãe, de braços aberto e coração e mãos. Gracias amigo, gracias. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Meu rei, meu rei, agora sim, já posso dormir sossegado rs, meu querido amigo Bratz, ainda não fui no teu aniversário do blog, mas também tu não sossega rs estava viajando...que tu tenhas um excelente retorno das férias, sinto tua falta, adorei ler uma entrevista tua, tu és admirável, quanto mais sei de ti mais me encanto, tu tens algo que me cativa a alma, que é conhecimento, mas não este conhecimento comum, pois todos podemos, falo de viver, ter poeira da estrada na pele, diria uma ex-colega de faculdade, quando um músico de bar tocou uma velha canção e eu sábia e cantarolei junto, ela se admirou pois ela conhecia, mas sabia que era "das antiga", daí respondi. poeira e bati no meu ombro, que eu já tinha uma história, e que era mais velho um pouco também rs. Saudade Bratz, preciso ir no teu blog, não tenho tido acesso, mas saibas que estarei lá a qualquer instante. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. E o rerporter que entrevistou um morto!!!! o_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta eu não vi, mas eu não duvido, eles querem arrancar até a última gota de lágrima de sofrimento dfas pessoas entrevistadas, como se o acontecido já não doeçe o suficiente. Obrigado meu amigo pela visita, seja sempre bem vindo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Amigo Jair, eu tenho evitado ao máximo assistir telejornais.
    São tantas coisas horríveis, tanta corrupção, tanta maldade...
    E o que acontece de bom, geralmente nem consegue espaço em meio a tantas calamidades.
    Sei que isso nem sempre vai evitar que saibamos o que anda acontecendo, e nem poderíamos,
    mas o importante é seguir o nosso caminho e torcer pra que um dia, quem sabe,
    alguma coisa melhore. E que nós seres humanos, possamos evoluir e realmente mudar esse mundo tão selvagem.
    Abraços amigo

    Adorei a poesia da Lya Luft que você escolheu, é linda!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir