quinta-feira, 8 de outubro de 2015

COMO UM FANTASMA

 
Solitário

Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos contorta...
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
- Velho caixão a carregar destroços -

Levando apenas na tumba carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!
 
 
by Augusto dos Anjos
 

9 comentários:

  1. Augusto dos Anjos: "Os contrastes peculiarizam seus temas. Idealismo e materialismo, dualismo e monismo, heterogeneidade e homogeneidade, amor e dor, morte e vida, "Tudo convém para o homem ser completo", como diz o próprio poeta em Contrastes."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu amado amigo Bratz...como não ser feliz com atendimentos imediatos assim, como tua visita...ontem não estava nada bem, nada bem, não espiritualmente, mas na vida real e prática, como o blog é minha terapia e Augusto dos Anjos sempre se fará presente em minha vida, principalmente quando entro em desespero, caso de ontem, mas nada que um poema que recitava quando fazia teatro amador (há muitos e muitos anos rs) não pudesse representar sentimentos confusos, assim como meu eu, assim como a obra dele como bem dizes, nossas contradições, dualismos. Como gosto de dizer, eu e meus Pessoas. Bratz acho que não entro mais em depressão, Augusto dos Anjos é sintomático para mim, mas não consigo me calar aos problemas práticos da vida que nos impedem de viver plenamente, mas enfim, isto é a vida, altos, baixos e médios, e vamos seguindo, eu estou tentando. Sempre ficarei feliz com tua carinhosa visita e palavras sempre inteligentes e precisas. Fico pensando se mereço tua atenção, mas te agradeço muito e gravas em mim a eternidade dessa amizade, da qual não esquecerei jamais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Acróstico

    As vezes sou Augusto em sonho meu
    Um poeta triste, crítico e contundente
    Ganho vida, e reflito o que aconteceu
    Ubérrimo de criações e transcendente.

    Sei eu que Augusto é só meu superego
    Tenho por ele profunda, grata admiração
    O que ele diz agradeço e jamais renego
    Dele, os melhores poemas que faço, são.

    Outra vida queria ter para Augusto ser
    Sem seus fantasmas que lhe eram fiéis
    Apenas como filho de Érato acontecer
    Nem com verve e pensamentos cruéis.

    Já alumbrado e motivado poemas fazer
    Ouvir no firmamento o tropel dos corcéis
    Sendo que realizado, muito feliz morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Meu querido amigo, poeta e xará Jair, senhor de todas as palavras, conhecidas e desconhecidas...já tive outros Augusto dos Anjos e tua verve poética me encantou, hoje percebo mais claramente este teu amor, que me deixa meio enciumado, pois amo Augusto dos Anjos, preciso de sua obra, me encontro nela, mas não com esta maestria tua com as palavras...tua admiração me comove. Augusto sempre representou meu lado sombrio, meu caminho no precipício, minha vontade de morrer...ele consegue me controlar me dando o que preciso de forma abstrata. Nunca terei palavras suficientes para te agradecer tamanho carinho que tens por este blog, por mim. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. quem gosta de ver desgraça é o curioso de cabeça de vento.

    ResponderExcluir
  4. Gosto dos poemas dele! Lindo esse! Bem escolhido! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, nestes dias de chuva, estou acampado no teu blog Céus e Palavras...amo Augusato dos Anjos, meu poeta punk. Querida Chica pelo fato de teres inumeros blogs, um número infinito de pessoas que te adoram e te frequentam, tu sempre encontra um tempinho para mim, e isso me deixa muito, mas muito feliz. Não estou só, tenho de agradecer a Deus. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Um dos primeiros livros que li na vida foi uma coletânea com diversos poetas brasileiros, e vinha com algumas poesias de Augusto dos Anjos que eu gostava ler. Assim como gostei muito dessa que você escolheu hoje!! Abraços pra você amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lilly, hoje já é 20 de outubro, mas li bem antes teu comentário, e amei, apenas não pude respónder antes. Augustoi dos Anjos é meu pota punk, aquele que recorro quando estou em perigo, quando tou p da vida, porque ele me conforta com as palvras duras que escreve, sei poemas de cor dele, este recitei num peça de teatro que participei na adolescencia. Dentro deste meu estado de angústia que tou vivendo, amigos como tu me fazem ver quwea vida vale a pena, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir