terça-feira, 20 de outubro de 2015

EXTREMOS


Extremos. No Norte calor de deserto, seca. No Sul, tempestades, chuva e rios transbordando. Um país continental como este podemos destacar nitidamente os extremos. A calamidade é de norte a sul. Podemos ver bons exemplos de solidariedade, humanidade, amor ao próximo e podemos ver o outro extremo da maldade humana.



Com a seca cada vez pior no norte do país, acontecem queimadas, embora seja um hábito da agricultura deste país, um mal hábito; pois as queimadas para a agricultura quase sempre fogem ao controle, queimando tudo que está a seu redor. E o pior. O pior eu vi num telejornal, pois foram negadas para venda lotes de terra da Amazônia, e os interessados nas terras, não satisfeitos com o não, colocaram fogo de propósito. Perdi a respiração, e a indignação me tomou. Como pode o homem ser tão mesquinho, tão ganancioso, tão mal, que não percebe que esta fazendo uma guerra contra si, contra todos nós ?

No sul, tempestades de granizo, muita chuva, ventos e as águas dos rios invadindo as cidades. Todos se mobilizam, é bonito de ver, o ser humano sendo humano e ajudando o próximo, lonas, telhas, roupas e comidas para os muitos desabrigados...então eu percebo no facebook, que o que está sendo doado, está sendo cobrado, com publicidade, políticos se fazem presentes quando a televisão está presente, mas o pior é a ganância das pessoas, com a desorganização para atender os necessitados, muitos que não precisavam, tomavam o lugar de quem estava na rua, sem nada, jovens corriam na frente de idosos, pegavam, levavam e repetiam...muitos que precisavam, que precisam, ficaram sem.

Extremos. Esta é nossa capacidade enquanto ser humano, se aproveitar, uma ganância gigante, que podemos ver nos nossos políticos na capital do país.

Às vezes sinto vergonha de ser humano, às vezes sinto vergonha do ser humano.

 

14 comentários:

  1. Boa tarde Jair, sinto sua dor...
    Ás vezes me pergunto até quando aguentaremos, essa falta de amor e respeito aos próximos e a natureza.
    Um forte abraço, bjussss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo minha querida amiga Gheny, mas sempre é tempo de abraçar um amigo...pois é, nós e os extremos, lamentável, triste, mas é a mais pura realidade...precisamos amar mais o próximo, sem ver que é primeiro e acima de tudo respeitar a natureza, porque a natureza é Deus. Muito feliz com tua visita...que bom que veio, estou a beira de parar com os comentários, mas é tão bom, me faz tão bem. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Jair... o mundo esta um caos, esta doente, precisa urgentemente de um equilibrio energetico... os valores se inverteram... o homem precisa aprender o sentido do amor novamente...

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Frida, esta inversão de valores esta corroendo a sociedade, a família, os costumes, é o grande caos social, mas também, com exemplos vindos de cima, o que é o Congresso Nacional...uma grande ganância nos assola, nossas crianças não vivem mais a infancia, tudo é sexualizado. Uma explosão de ganância, em todos os níveis, mas o mais triste é o que o povo está se tornando, estamos voltando à barbárie, não existe respeito ao próximo, aos mais velhos, as crianças...e isto é só a ponta do iceberg, quanta coisa mais estamos ou vamos ter de passar. E o homem perdendo toda a sua humanidade..."o homem precisa aprender o sentido do amor novamente..." e não perder a fé. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Jair... o mundo esta um caos, esta doente, precisa urgentemente de um equilibrio energetico... os valores se inverteram... o homem precisa aprender o sentido do amor novamente...

    Abraços...

    ResponderExcluir

  4. Soneto-acróstico
    A vingança do clima

    E o tempo se apresenta com fúria,
    Xucro, violento, bravo e rompante.
    Talvez resultado de nossa incúria
    Refletindo nossa conduta pedante.

    Extremos nos acometem de clima
    Mais frio, seca ou calor a cada dia
    O pior dos resultados nos colima
    Sendo réus/algozes dessa avessia.

    Contudo não nos tocamos, parece
    Levamos irresponsabilidade na boa
    Indiferentes ao resultado que viesse.

    Mas enquanto nosso tempo escoa
    A maldade do mau tempo acontece
    Sair pela avenida apenas de canoa.

    ResponderExcluir
  5. Você não está só nesse sentir. Horrorizamo-nos com a falta de humanidade dos chamados humanos. Os valores que abraçamos nos levam a sofrer com o que vemos mundo a fora. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não Marlene, e seja bem vinda a este blog...faz algum tempo que estamos correndo pelo caminho errado, como tu dizes, os valores estão sendo trocados, o que se valorizava ontem, hoje é moeda de troca, de roubo...dá vontade de desistir de tudo, mas tenho fé, não sei amanhã, ou se no meu tempo de existência, porque se não houver esperança e fé, então estará tudo acabado.
      Muito bo0m te ter por aqui. Carinho respeitoe abraço.

      Excluir
  6. Meu bom amigo Jair:

    Tem uma explicação para esses extremos: a solidariedade trabalha com sentimentos, apenas, não envolve dinheiro; a Amazônia e etc, envolve dinheiro e os piores sentimentos. Onde entram grana e poder, nunca espere boas intenções... A História da humanidade que o diga, a ganância e a estupidez humana contam o porquê das grandes guerras e intermináveis conflitos.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, eis uma ótima explicação para minhas dúvidas extremas, tua lucidez me emociona e ilumina minhas idéias...basta vermos na História da humanidade, tens razão, conhecendo a história, conhecemos o tamanho da monstruosidade do homem. Obrigado minha amiga por mais este riquíssimo comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. A mim já não me choca sabes porquê?
    Porque vejo toda a gente preocupada com política e discursos e afins e nada para o ambiente.

    Custa-me imenso ver que não lhe dão valor!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é minha querida amiga de além Claúdia (gosto de dizer: de além mar) rs, a solução nem está tão distante ou ímpossível, bastava este s senhores e nós também dar-mos o devido valor que a Natureza merece...mas sabemos o que verdadeiramente acontece. Obrigado amiga pela visita e comentário tão pertinente. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Olá Jair!

    Que texto lúcido e verdadeiro! É tão importante esta consciência e noção de quanto o ser humano está destruindo a si mesmo e tudo a sua volta. Mas por que será que tão poucos veem isto? Todos deviam ler este texto. Cada dia que passa fico mais chocada com as atitudes e comportamentos dos seres desumanos que se dizem humanos! Como podem serem tão insanos? Resta nos acreditar nas pessoas normais, coerentes, de bem e com mente saudável possam continuar fazendo a diferença e colocando em prática as coisas certas. Parabéns pelo post! Realmente adorei! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, lúcido e verdadeiro é teu rico comentário, fico feliz e agradecido...atravessamos uma crise ímpar, e eu tou no meio dela, como um expectador ou no máximo como figurante da catástrofe, e vemos e estamos vivendo cada situação que não seria preciso, se os seres humanos que estão com os cargos, o "poder" de fazer, só fazem isso que estamos vivendo, uma porcalhada, mas a coisa só não entorna de vez porque estamos aqui e temos fé "Resta nos acreditar nas pessoas normais, coerentes, de bem e com mente saudável possam continuar fazendo a diferença e colocando em prática as coisas certas."Carinho respeito e abraço.

      Excluir