terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SOL


 
Acordei com o celular chamando, esqueci do almoço. Saio correndo após um banho rápido e estou caminhando sob um Sol gigante e forte, não é de estranhar, afinal é quase verão, mas pude sentir seu poder. Se ainda não é verão e está este calor, valha-me Deus. Caminhei por alguns minutos e minha pele já ardia, mesmo possuindo melanina em boa quantidade, senti o suor escorrer pelo rosto e quando fui maldizer pela primeira vez... lembro de Cortázar dentro de um ônibus a caminho do cemitério, com flores nos braços e um calor infernal...lembro uma antiga canção de carnaval que fala em atravessar o deserto do Saára...e quando a palavra feia sairia de minha boca, o calor que me queimava me fez olhar para cima, e vi nuvens lindas, claras e enormes, e um céu azul anil, percebi então que o Sol faz parte da vida, o calor também, assim como o frio, ou aqueles tempos amenos da primavera e até do outono. Então o calor escaldante que tomava conta de meu corpo e queimava, apenas permaneceu ali, pois percebi que suportava aquele calor, não estava morrendo, pelo contrário, me sentia vivo por sentir o clima. Não falei nenhuma palavra má, pois sou filho da Terra, e aqui tem frio, calor, variações de temperatura, e isso é maravilhoso, Deus é maravilhoso. Senti meus passos mais leves, o suor continuava, mas foi uma preocupação a menos, estava calor, realmente estava, a beira do insuportável, mas suportei, eu suporto, suportamos. Acho que devo deixar de reclamar tanto do clima, se está quente, quero frio, se está frio, quero calor. Chega. Sobrevivo a qualquer clima, sobrevivemos. E nos adaptamos, e nos adaptamos...continuei a caminhada até o almoço, a passos lentos, curtindo cada gota de suor, cada raio de Sol, cada sombra...

6 comentários:

  1. rss, os 200 milhões de brasileiros reclamam do frio, do calor, do sol e da chuva. Só não reclamamos da primavera. Isso tornou-se um vício!! E o lugar mais apropriado é dentro de elevadores!!!
    Muito boa essa crônica Tão dos humanos!
    Grande abraço, amigo Jair! Um dia de muito sol pra você... (rss)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, logo quando comecei a blogar e conhecer blogs, visitei um onde havia um selo ou algo parecido que dizia algo assim: visite um blog e faça um blogueiro feliz. E à medida que fui escrevendo e visitando blogs, senti isso com minha primeira visita, senti esta felicidade...estou contando isso para dizer o quanto fiquei feliz, especialmente feliz com esta tua visita EEEEEEEEEH \o/ , acabando a brincadeira verdadeira e falando sério, eu fico pensando, montando na minha cabeça o que quero escrever, pensar num motivo ou no motivo, e depois escrever, nem sempre sai o que queria, na maior parte das vezes rs, mas é o que consigo, e normalmente gosto...estive em uma situação de Sol mesmo, e eu senti o poder do astro rei, mas pensava em usar como fundo este calor no texto, mas se tornou o tema e de alguma forma achei-o leve, embora quando pensava, tinha uma carga de angústia, própria de mim, um drama, outra essência minha rs, mais saiu leve assim, uma crônica. E a minha especial felicidade em te-la aqui, neste post, quando escrevia, acho que recebi esta luz que sempre aparece, quando me visitas, este post tem um q de influência da obra de Tais Luso. Claro, estou longe de tua lucidez descritiva, criativa, teu humor peculiar e a força das tuas palavras quando é algo que precisa ser dito. Já faz parte de minhas influências literárias rs querida amiga Tais.
      Mas somos assim né ? Cheios de prós e contras, cheios de dúvidas, divididos, ora gostamos de Sol, ora gostamos de sombra, enfim, somos assim (rimou rs), e por vezes esquecemos que podemos ser todos estes, ou seja, curtir todos os climas, as vidas, os tempos, aproveitar hoje, como ele é, mas somos tão insatisfeitos, enquanto seres humanos...então esta é minha busca, suportar, me adaptar e não chorar mais sobre o leita derramado e agradecer cada segundo de vida vivido e vivendo. Muito obrigado minha amiga por esta especial visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Acróstico

    Debaixo de chuva queremos abrigo
    E se muito sol há, estamos infelizes
    Se o frio nos tolhe dizemos: castigo
    Céticos do clima somos seus juízes?

    Onde está o clima perfeito por favor?
    Noite escura e dia claro será normal
    Tanto frio no inverno e no verão calor?
    Então o tempo é simplesmente mau?

    Nunca estaremos contentes por certo
    Todo dia reclamamos, somos turrões
    E se existir um ouvinte aqui por perto
    Será um repositório das reclamações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não me encantar com tuas palavras meu caro amigo e senhor de todas as palavras, Jair Lopes, transformas em versos os dramas e senões da vida humana, o teu comentário é sempre a estrela, a cereja dos comentários...nunca me cansarei de dizer o quanto teus acrósticos me encantam, do respeito imenso que tenho por ti.
      “ Onde está o clima perfeito por favor?
      Noite escura e dia claro será normal
      Tanto frio no inverno e no verão calor?
      Então o tempo é simplesmente mau?

      Nunca estaremos contentes por certo”
      Por vezes teus poemas-comentários conseguem ser mais profundos que o próprio post, o que considero extraordinário, pois ´as vezes é preciso um olhar de fora, para que o que se quis dizer faça um verdadeiro sentido, ou um sentido maior do que se apresenta, ou seja, tua visita só me acrescenta, e eu agradeço. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Adorei, adorei!
    Às vezes é um facto, apetece-nos criticar e não damos valor às pequenas coisas.

    Eu até que agradeço todos dias por elas =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha amiga Cláudia, de além mar, nos parece muito mais fácil jogar a pedra, apontar o dedo para o outro e não olharmos dentro de nós, o que realmente somos e queremos...eu acordo agradeço a Deus por ter acordado e ter mais um dia e logo tomo meu remedinho da alegria e vou seguindo...nos pequenos frascos estão os melhores perfumes, não damos o verdadeiro valor às pequenas coisas que nos cercam e invadem todo dia. Sempre muito feliz com tua presença querida amiga Cláudia.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir