quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SAUDADE

 

   Tudo o que já não é

A dor que já não me dói

A antiga e errônea fé

O ontem que a dor deixou

O que deixou alegria

Só porque foi e voou

E hoje é já outro dia

 

by Fernando Pessoa

Saudade, sentimento estranho às vezes, pois podemos conviver com uma pessoa por um tempo e nem por isso precisar ou lembrar de olhar todos os dias, mas quando a distancia nos separa, então percebemos que poderíamos ter aproveitado mais da presença da pessoa agora ausente. Acordei assim hoje, sentindo uma falta imensa dos amigos que passaram na minha vida e seguiram seus caminhos, assim como segui o meu. Na blogosfera onde hoje, posso afirmar, encontro os melhores amigos, por vezes desaparecem, por vezes passa o tempo e acabo não visitando o blog, que são muitos, muitos e a internet para mim é pouca. Mas onde tenho encontrado as palavras necessárias para eu seguir em frente, para eu lembrar que viver é bom, que amar é divino e perdoar nos renova a alma. Amo os comentários e visitas que chegam no meu blog, não me sinto tão só e perdido e estranho neste imenso universo. Às vezes não sei que rumo tomar ou o que pensar, então navego na blogosfera e como um I Ching sempre encontro as palavras que precisava ouvir, sentir, refletir. Hoje senti muita falta dos meus ex-colegas, muita. Os colegas que tenho hoje, aprendi a conviver pacificamente, existem mais silêncios que palavras, mas as palavras que surgem são de prazer e alegria. Aprendi a valorizar o lado bom das coisas, das pessoas, e se não tiverem eu vou encontrar de qualquer maneira, mas vivo bem aqui, agora, apenas esta ponta de saudade que insiste em regar minha memória.

 

17 comentários:

  1. Saudade

    Se há saudade é sentimento confuso
    Pois o objeto da lembrança não está
    E no entanto na mente é um intruso
    Como se sempre houvesse vivido lá.

    Esse sentimento oprime a liberdade
    Porque nos suprime toda a energia
    Não é do tempo que tenho saudade
    Mas é de quando tempo não havia.

    Se concordarmos que saudade existe
    Conviveremos com sua consequência
    Porque se esse imenso vazio consiste
    Porquanto há uma dolorida ausência.

    Então pergunto, para que ficar triste,
    Se saudade faz parte da existência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Jair Lopes, senhor de todas as palavras e descobridor de sentimentos perdidos dentro de mim, mais uma vez alegrando minha existência com sua nobre presença (rimou!!!). Tenho um pouco de culpa nesta saudade, não tenho o hábito de insistir, ou melhor, manter contato após algum afastamento, por vários motivos, mas fica tatuado, como um intruso para sempre dentro de meu coração, como bem dizes no poema comentário, que eu sempre adoro:
      “Porquanto há uma dolorida ausência.

      Então pergunto, para que ficar triste,
      Se saudade faz parte da existência?”
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Saudade palavra triste quando se perde um grande amor ... já dizia a canção ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Meu primeiro amor tão cedo acabou
      Só a dor deixou neste peito meu
      Meu primeiro amor foi como uma flor
      Que desabrochou e logo morreu"
      Meu rei, meu adorado amigo Bratz, Angela Maria, a Sapoti rs, é uma das paixões silenciosas que tenho, agora gritado rsrs...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Oi Jair!
    Eu me sinto meio como você em relação à blogosfera (estou ausente porque ando praticamente sem conexão por aqui) e olha que nem sou veterana! Já sinto falta de algumas pessoas que visitavam meu blog e hoje estão paradas. Muita gente migrou para o Instagram e o Youtube e existe essa cobrança em cima da gente também, pelo menos de mim que só tenho Blogger, Twitter e Facebook. Mas não sou boa fotógrafa e por enquanto não tenho equipamento e nem me sinto confortável para gravar vídeos. Sei lá, acredito que ultimamente a leitura tem se tornado cada vez mais escassa, salvo os próprios escritores que leem aos outros por obrigação no Wattpad para angariar seguidores e "leitores". Chato tudo isso.
    Saudade é algo esquisito mesmo. Algumas vezes também me pego lembrando de pessoas que passaram em minha vida e seguiram seu caminho como estou seguindo o meu, no entanto, isso tem se tornado mais raro desde que decidi viver mais o presente do que o passado e futuro.
    Beijos meu querido, tudo de bom neste ano para ti. :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Mi, gostei demais de teu comentário, pois de alguma forma completa meu post...há muito descobri um novo sentimento, gostar de alguém através da internet, para mim isso era impossível, mas me peguei gostando muito de algumas pessoas e seus blogs , e hoje sinto falta, pois muitos blogueiros pararam de postar, talvez as outras mídias sejam mais atrativas. Tenho um face que só entro para contatar com algum amigo, aliás foi uma amiga que fez o face para mim porque até então eu não tinha, mas não gosto muito, prefiro blogs. Existe um blog chamado Por que Você Faz Poema? do Herculano Neto, gosto muito desse blog, e quando conheci era super concorrido, uma vez teve um comentário meu junto do comentário de Caetano, eu me achei na época rs, e este mesmo blogueiro escreveu um post perguntando o que estava acontecendo, pois os comentários foram sumindo, e não foi por falta de qualidade, o cara é bom mesmo...usei isso como exemplo porque percebo um apoucamento de visitas, se bem que tenho as visitas que mereço e gosto, só as pessoas mais legais rs, mas no caso dele foi gritante, enfim. Gosto dessa sensação de ler um comentário e o comentário me alimentar, me fazer sentir conectado com alguém, não estou só no universo da blogosfera rs. E saudade é um sentimento esquisito mesmo, mas me sinto mais humano quando lembro com saudade de alguém que passou por minha vida. Obrigado Mi, adorei teu comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Oi, Jair, olha... as visitas baixam para todos nós no período de 15 de dezembro à março! Em março é que ficam normais. O motivo são as festas de fim de ano e férias. Aí soma-se carnaval. O ano começa, no Brasil, só após a páscoa, e a vida dos blogs, também. Baixam também nos feriadões. E no mês de julho, novamente férias. Constato isso desde 2006!!! rsss
      Peguei a carona na MI só para explicar!
      Abraço, amigo!

      Excluir
    3. Minha querida amiga Tais, adoro intervenções assim rs...realmente existem períodos específicos, como bem dizes, mas há momentos de cada um, que podem levar a não poder blogar, a vida nos chamando para viver...depois da páscoa, sempre esqueço, fico dizendo que é após o carnaval rs...eu adoro comentários, ou um comentário, amo igual, mas o que Mi levantou tem um fundo verdadeiro, as mídias são atraentes, e por vezes ao experimentar nos encontramos, não é o meu caso. Também tem a questão dos 200 milhões, é muita gente rs, assim, acredito que a blogosfera é muito gigante, e eu posso não estar navegando muito longe, ou por mais mares, por mais blogs, enfim...sempre maravilhoso poder compartilhar, conversar, interagir contigo, minha querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. Saudade sao lembranças boas de momentos que vivemos...ou apenas a ausencia de quem esta longe... tenho vivido isso... pelo menos sabemos que so vem a nossa memoria o que, ou quem, nos fez bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Frida viver na ausência de alguém pode ser bem dolorido, lamento por ti e espero que tenhas a calma necessária até o mmomento do reencontro, sinceramente espero isso para ti...Tenho medo, às vezes, de viver de passado, mas não tenho como evitar, e na atual circunstância devo agradecer a Deus por lembrar ainda rs. Apesar de termos o dever de vivermos hoje, sou um saudosista, e ter boas memórias é o que no final podemos dizer que fomos felizes. Sempre bom te ter por aqui. Carinho resepito e abraço.

      Excluir
  5. Saudade sao lembranças boas de momentos que vivemos...ou apenas a ausencia de quem esta longe... tenho vivido isso... pelo menos sabemos que so vem a nossa memoria o que, ou quem, nos fez bem...

    ResponderExcluir
  6. Saudade... Por diversas vezes pensei nesta palavra como sendo das mais melodiosas e bonitas de nossa língua. Mas não estive pensando só na sua fonética, mas também em seu significado.
    Também sinto saudades da época em que não conhecia as maldades do mundo, das violências, dos fracassos, das culpas ou dos remorsos. Saudades dos que me deixaram e partiram!
    Também gosto muito dos amigos virtuais, ando por seus blogs lendo coisas engraçadas, tristes... tanto faz. O vínculo é importante. E isso é bom, podemos ver que somos todos iguais e com problemas a escolha do freguês...Não quero sentir saudade. Por isso tento manter os vínculos vivos.
    Texto impecável. Que bom que você já está se adaptando melhor por aí.
    Abraços, meu bom amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, realmente estou muito melhor do que algum tempo atrás nesta cidade, no trabalho.......saudade da minha inocência, das brincadeiras, do tempo que não conhecíamos a maldade do mundo...eu acho uma palavra linda, ao mesmo tempo que junto dela quase esmpre é acompanhada pela dor. Obrigado minha amiga por se fazer presente an minha vida, sou muito feliz por isso. carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Confesso que li e reli com naturalidade seus profundo dizeres, dizeres os quais faz-nos refletir na maestria com que rege seus poemas, poemas os quais toca-nos o coração... Fazendo desaguar de nós saudades profundas de épocas remos que deixou-nos lembranças grandiosas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Wonder, que belas palavras, obrigado por me fazer sentir muito bem...gosto de textos que me fazem refletir também...ao mesmo tempo que ter saudade poder dolorido, acho também que quem tem saudade é que viveu algo e bom, para ter saudade. Tua presença abrilhanta meu post, meu blog, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Olá,Bom dia,Jair,espero que esteja "curtindo" muito suas merecidas férias...
    ... dolorido,essa saudade é sadia e, muitas vezes, serve como um empurrão para nos obrigar a agir e a dar o nosso melhor para o que vem depois.
    Como vc bem escreveu, "aprender conviver pacificamente"...eu também, tanto quanto possível, sem render-me, tento manter boas relações com todas as pessoas, inclusive os silenciosos,a maioria bacanas e sensacionais, alguns estúpidos, alguns ignorantes: eles também têm a sua própria história.
    Importante, manter-se em paz com sua alma na barulhenta confusão da internet, ainda é um mundo harmonioso.Muitos se esforçam por nobres ideais , mas, seja sempre você mesmo, isso basta pra nós, leitores, amigos, que temos enorme carinho por você..
    Agradeço pelo carinho,feliz f.d.s,abraços!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Felisberto, hoje que encontrei teu comentário, o que alegrou mais meu dia...tento levar neste sentido minha vida real e na internet, embora ache mais fácil a vida virtual, não menos dolorida, mas que nos leva longe e encontrar seres especiais, que seria quase que impossível na vida real, como tu meu amigo Felisberto. Carinho respeito e abraço.

      Excluir