sexta-feira, 6 de maio de 2016

ANÁLISE



               Os muito Pessoas que conheci durante minha pequena vida, me permitiram procurar meus eus perdidos dentro de mim. Tentar entender aquele que por vezes ao ver no espelho não reconheço, mesmo sendo meu reflexo. Já o vi chorando. Já o vi sorrindo, e nos vários instantes apesar de ser um, parecia muitos, outros e estranhos. Stanislavski me ensinou ensaiar vivendo, assim como Kundera me disse uma vez, que é impossível ensaiar a vida, apenas se vive. Então invento histórias e amores que um dia encontrei ou ei de encontrar, nas longas viajens pelo tempo, cruzando desertos, mares e florestas.

               Abres a porta e eu entro e sento e começo a falar, preciso confessar antes, que tenho personagens e que não é justo lhe ocultar isso, já que o que se pretende é uma analise da situação, da minha situação. Preciso falar a verdade de verdade, embora seja tudo real, mesmo este eu que se apresenta aqui. Respiro fundo e se incia o processo, entrar no personagem que não sabe as falas, que vão surgir aleatoriamente, bem como os demais personagens, nada se sabe, uma criação coletiva. Preciso deixar claro quem realmente sou, mas preciso de ti para poder me identificar, catalogar, analisar e ver com olhos de fora, quem realmente sou.

               Escrevia sobre pontes, sobre rios, sobre trilhos e trens, onde passavam árvores, plantações e riachos, cães e gado, cavalos e serafins...escrevia sobre como sair sem fazer alarde, sem chegar tarde, tão pouco ficar sentado, aqui no chão, conectado com Gaia e o Universo...escrevia sobre te escrever, sobre te dizer o que precisa ser dito para aliviar minha alma e te permitir me conhecer para me informar e me dizer que estou no caminho certo, ou não?



Os condenados miram a aurora
Com diferenciado prazer –
Pois, quando ao longe tornar a luzir,
Duvidam que possam vê-la.
O homem, que há de morrer amanhã,
Ao rouxinol do prado faz-se atento,
Pois seu trinar comove o machado
Sequioso de sua cabeça.
Feliz daquele, que a enamorada
Aurora precede – o dia!
Feliz aquele para quem
O rouxinol canta, sem cantar elegias.


Emily Dickinson por Ivo Bender


14 comentários:

  1. Gostei de te ler ,do texto... E confesso que nada melhor do que sentar num banco assim, com uma bela vista. Nem precisa de análise,rs abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chica do Céu, minha adorável amiga, este blog já me propõe uma análíse de mim quando exponho o sinto, o que me alegra e o que me entristece, ocorre que iniciei uma terapia com um psicólogo, sem abandonar meu psiquiatra e esta sendo revelador para mim, embora tu e meus amigos que deixam sempre palavras de amor aqui, sejam meus terapeutas, mas ajuda também a forma r minha suposta literatura. Fico feliz por achares que não preciso de análise, mas acredito que todo mundo precisa, é bom ter com quem falar que não vai nos recriminar, mas vai tentar nos entender. Também adoraria fazer análise neste banco com esta vista rs. Sempre me sentindo iluminado com tua presença.

      Excluir
  2. OI JAIR!
    PRIMEIRO TE AGRADEÇO POR TERES IDO AO "SÓ PRA DIZER" MAS, PRINCIPALMENTE PELA GENEROSIDADE NO COMENTÁRIO.
    ASSIM É, MUITAS VEZES NOS OLHAMOS NOS ESPELHOS DA VIDA E NÃO NOS RECONHECEMOS.
    MUITO BOM TEU TEXTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Zilani é sempre um imenso prazer frequentar teu blog, me deliciar com teus poemas tao fortes e verdadeiros , falas do amor como eu gostaria de sentir e até escrever, mas este dom é teu...gosto desta metáfora do espelho, pois nem sempre nos reconhecemos, em atitudes, sentimentos, escolhas, mas assim vamos trilhando nossos caminhos. Obrigado por palavras tão gentis. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. e existe caminho certo ou errado? Depende onde se quer chegar , mesmo em caminhos de tempestades e pedras, vale a pena ter vivido. Valeu a pena ter te conhecido e fazer de você um exemplo para minha vida. Um exemplo de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder Brisonmattos, este é meu dilema, não tenho a certeza do certo ou do errado, apenas sigo...muito agradecido por tua gentis palavras. Carinho respeito e abraço.b

      Excluir
  4. Quizás el camino correcto es solo el mismo caminar...

    Paz y Fuerza

    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi Hermano querido Isaac, isto é o correto, assim tento pensar, porque independente do acerto ou do erro, o que importa mesmo é seguir, caminhar, buscar, tentar viver o melhor possível. Isaac tenho ficado muito encantado com teus poemas, são profundos e tem uma força positiva muito grande, também continuo a apreciar tuas telas...sempre muito agradecido com tua nobre e querida presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Quizás el camino correcto es solo el mismo caminar...

    Paz y Fuerza

    Isaac

    ResponderExcluir
  6. Assim é...

    Miram aurora, os condenados
    Lhes faz parecer diferenciados
    Quando ao longe tornar a luzir
    Saberão pra onde devem partir.

    Aquele que vai morrer amanhã,
    Mantem corpo sano e mente sã
    Nada transforma a sua cabeça
    Mesmo que a morte não pareça.

    O rouxinol canta e ele nada diz
    Sequer se sabe se triste ou feliz
    Apenas a aurora precede o dia
    E isto é motivo para sua alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu muito estimado amigo e poeta Jair Lopes, este teu comentário poético me encheu de alegria, tuas palavras caminham por uma estrada livre...o rouxinol, com o poder de tuas palavras, senhor de todas as palavras, consegues desvendar o que nem mesmo eu consegui ver neste poema da Emily traduzido pelo meu querido Ivo Bender:
      “O rouxinol canta e ele nada diz
      Sequer se sabe se triste ou feliz
      Apenas a aurora precede o dia
      E isto é motivo para sua alegria.”
      Carinho respeito e abraço

      Excluir
  7. olha, eu estou em processo de terapia há varios anos, conversar com um interlocutor ativo só me faz bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a diferença, ou melhor, é o bom da coisa, um interlocutor ativo...desde sempre, há alguns anos faço acompanhamento psiquiátrico, alguns anos depois de ter iniciado meu trabalho onde trabalho até hoje, neste tempo e lá se vão 20 e poucos anos, pouca experiência tive com psicólogo, que é com que comecei esta terapia, sempre achei que os remédios ajudam, mas conversar com alguém preparado, com voz ativa, faz a diferença, para melhor. Tenho muitas dúvidas comigo ainda, muitas, algumas me deprimem muito, quase me levando ao suicídio, que considero um alerta para eu acordar e viver, só tenho medo que um dia isso seja tarde demais, por isso uma terapia, gosto e quero continuar vivo. Meu caro, fico feliz por ti e teu casamento, fico torcendo para que tudo dê certa daqui de longe onde estou. Muito obrigado por me visitar e ser um bom amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir