sexta-feira, 3 de junho de 2016

DOR E FRIO


               Dor e frio, foi assim que me contaram, daqueles dias que a lua estava no céu ao meio dia e não havia Sol, só sua luz. Meu avô era um menino ainda, quando na estância em que morava, quebrou a perna em um acidente, o que só ficou sabendo no outro dia no hospital da cidade. Antes, naquele dia que não era noite, mas tinha lua no céu, meu avô chorava de dor, sentindo as paredes com o vento forte que soprava lá fora. Soube depois, era um vento chamado minuano, que esfriava mais o inverno, que já era frio naquelas bandas. Já alta madruga, com um leve vento soprando sobre o gelo que se acumulava sobre as casas, os campos, até pequenos riachos se rendiam aquele fenômeno que se instalava naquelas paragens. Meu avô não ouvia nada, nem um cão latia, apenas aquela dor, aquele frio. Foi então que num impulso de desespero, abriu a janela, estendeu um coberto e colocou a perna quebrada sobre o parapeito da janela, deixando assim que aquele frio da madrugada gelada tomasse conta daquela perna quebrada, o que meu avô não sabia ainda. E assim amanheceu aquele dia noite clara de lua, adormecido de dor e frio, quando vieram para levá-lo ao hospital.

14 comentários:

  1. Memórias! Boas ou más sempre registram nossa história ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, é o que me resta, memórias...o frio esta congelando minha vontade de escrever, de sentir...arranquei esta memória no método fórceps. Passei no teu blog e vi que retornou de SP...obrigado, por não me esquecer. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Acróstico

    Feliz do ser que grande dor sente
    Revela-se que aí permanece vivo
    Imerso num sofrimento de repente
    O torna mais sensível e perceptivo.
    E adormece sua terrível dor, o frio
    Devendo ele pois, ficar agradecido
    O frio e a dor unidos como num lio
    Representam tudo que faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jair Lopes, senhor de todas as palavras, quero te agradecer muito, tua presença poética em meu blog, redescobrindo meus posts e mostrando até o que não tinha percebido.
      "O frio e a dor unidos como num lio
      Representam tudo que faz sentido."
      E assim meu amigo consigo ver o que realmente escrevi, a dor e o frio que me desnortearam na sexta-feira quando produzi este texto, perdido em memórias, confuso com a dor que amanheci sentindo (dor física), precisava de colo, e meu avô era muito carinhoso comigo, fui seu neto companheiro, ele me contou muitas histórias e esta era uma delas, o frio e a dor trouxeram esta memória.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Coisas que ficam em nós registradas! Recordações. Lindo fds! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga....verdade, para sempre gravadas na memória, meu legado, minha história. Obrigado sempre pela gentil visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Como guardamos essas recordações, não é Jair? Guardamos tudo que foi forte e relevante. Dor e frio! Há coisa mais triste? Sim, mais triste que a dor física, dilacerante, concreta é a dor na alma que muitas vezes crava e não larga mais.
    Para a dor física há remédios, hoje em dia, sim. Mas a dor na alma... muitas vezes as marcas são terríveis, deixam cicatrizes que não cicatrizam. Seguem a vida incomodando. Sentimos o punhal ali.
    Mais uma postagem excelente!
    Meu abraço gaúcho, querido amigo. Por aqui faz frio pra caramba... Mas somos gaúchos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, fazes uma radiografia do que sinto ou senti ao abortar este texto, é saudade, e a dor e o frio se fazendo presente nesta história. Uma grande metáfora o inverno, a grande dor se comunica perfeitamente com o frio, ambos se reconhecem... e de dentro disso arranco palavras, forjo lembranças, escrevo. Vi falar de marcas em um blog que visitei e algo que é assim mesmo. Marco com um post minha dor, meu frio, minha memória. Acho que durante a perna na janela até adormecer, ele estava sentindo o punhal ali.
      Trazemos o frio no peito e na memória, desde quando pequenos. Obriga Tais Luso, carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Sinceramente, Jair, o frio para mim é catastrófico.
    Imaginei a dor que o seu avô deve ter sentido!
    Parece que o "minuano" chegou por aqui!
    Abraços e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido VictorNanny usa uma boa e bela ´palavra (eu acho rs) para dizer do frio, já gostei mais na juventude, agora prestes a ter 5meio século de vida, confesso que meus ossos se assanham no calor...o minuano...outro dia apareceu um vento, me arrepiei, mas não era ele, mas o tempo é propício para seu aparecimento. Muito bom estares aqui querido amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Recordaçoes de dias frios... a dor nao é boa,nem no frio e nem no calor...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Oh querida Frida Frida, o que fazer para apaziguar teu coração com as recordações, realmente talvez não sejam bons, mas não temos como não viver isso, um dia , uma hora se apresentam....saudade de ir lá. Carinho respeito e abraço. (o frio deve estar me prendendo).

    ResponderExcluir
  8. Voltam-me as lágrimas agora, Jair, com a história do seu avô menino. Que dor devia estar ele sentindo para desejar congelá-la, não é mesmo?
    Mas eu dizia que as lágrimas me voltaram porque ontem liguei o aquecedor (o frio está judiando demais aqui) e de repente me lembrei do meu pai aquecendo tijolos no fogão e embrulhando-os em jornal para colocá-los nos nossos pés sob as cobertas... morávamos numa casinha sem forro... fazia um frio terrível... nossa!... bateu uma saudade doída demais!
    Abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Jussara, passa por aí este escrito, que disse que abortei, forcéps, porque existem lembranças boas e muitas, mas esta me marcou, aconteceu de estar muito frio por agora, aconteceu de eu acordar uma madrugada fria com uma horrível dor de dente, exorcizei tudo de uma vez. Escrever ainda é o melhor de mim, embora nem sempre seja o melhor que gruda no papel. Também pensava assim quando ele contava, dava vontade de pegá-lo no colo, acarinhá-lo e eu era só u menino fascinado com aquele homem que já vivia muito tempo, mais do que eu poderia imaginar naquela época, meu adorado vô Jango. Obrigado por tão doce intervenção este post querida amiga. Que bom que temos estes amores nos nossos corações. Carinho respeito e abraço.

      Excluir