sexta-feira, 26 de agosto de 2016

ECOS HISTÓRICOS


Resultado de imagem para holocausto negro


E lá estou eu surpreso outra vez na frente da televisão, um telejornal, estava almoçando quando ouvi a palavrar escravidão, não sei se trauma por ser negro, ou estar morando numa cidade que atravessou a escravidão, que possui sua marca em muitos velhos, antigos casarões. Quando caminho pela cidade, penso ouvir gemidos vindos dos porões, o sangue negro que escorre pelas frestas do porão chegando a calçada. Paro o delírio. Trabalhadores paraibanos com dívida com outros dois paraibanos, se submetiam a trabalhar para cobrir esta dívida, que só fazia aumentar, e os trabalhadores eram obrigados, maltratados e impedidos de sair, ou seja, escravos. Sempre penso quando isso começou, que motivação. Que o ser humano pode ser muito sórdido, todos sabemos, a história nos mostrou, e no mundo que vivemos, sabemos disso toda hora. Historicamente Cristóvão Colombo chegou a ser preso por fomentar o tráfego de escravos em seus navio, uma mancha que macula a imagem desse desbravador do mundo. Mas não se sabia que haviam quatro sócios por trás, todos judeus convertidos ao cristianismo que financiaram e manipularam Cristóvão a pegar Índios nas Antilhas e vender como escravos para a Espanha. Estava instaurado o comercio de homens como se fossem mercadorias. Soube também em leituras que a famosa Companhia das Índias em sua maior parte os sócios proprietários eram judeus. Não me deu ódio, pois continuo amando a literatura do saudoso imortal Moacir Scliar, por exemplo. Jesus era judeu...e nesta brincadeira de quem começou, ou quem é culpado, ou o autor do blog delira, ou...cento e cinquenta milhões de negros morreram na mais longa escravidão da história, e o Brasil foi o último país a abolir esta prática, o que não impediu de os negros migrarem da senzala para as favelas. Acabei meu almoço, desliguei a televisão, e voltei para meu trabalho, caminhando por estas ruas, por estes casarões, por estas memórias e perceber que o tempo passou, mas a prática má do homem sobre o homem persiste até os dias de hoje. Vale para sabermos e não repetirmos nem um holocausto...que o ser humano siga livre.

16 comentários:

  1. Caro amigo Jair, nós, (des)humanos ainda estamos atrasadíssimos moralmente a ponto de escravizarmos uns aos outros, o que é uma prática inadmissível. Raramente assisto notícias, justamente para não me aborrecer, entretanto, vi o triste episódio narrado pelo amigo. Disse triste, mas é deprimente, horrendo, cruel, bizarro; algo vergonhoso, horrendo e covarde.
    Um abração. Tenhas um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro e bom amigo Dilmar, nos dias de hoje, no nosso tempo temos de conviver com atrocidades deste tipo. Seríamos coniventes ? mesmo não sabendo, pois como a região é por aqui, com certeza cruzei na rua com alguns vendedores ambulantes, com características nordestinas, e não conseguia entender ou interpretar a expressão naqueles rostos, pois não pareciam pessoas aventureiras, que estavam ali vendendo aquelas coisas por prazer ou busca de aventura...hoje consigo entender o olhar, a expressão no rosto deles, eram escravos do século 21 passando por mim, e eu passando por eles, sem saber, sem nada fazer. Sempre um imenso prazer poder trocar palavras e sentimentos com o amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Boa tarde Jair, essa história me entristece, felizmente hoje podemos andar livres...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gheni é sempre um prazer recebe-la por aqui, uma história triste realmente, mas apesar, apesar, apesar somos 'livres'. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Acróstico

    Em toda história da humanidade
    Se dizem os homens superiores
    Cor branca lhes dá a identidade
    Ricos e de crimes cometedores
    A seu juízo, constroem a verdade
    Validam então, circo de horrores
    O que vale é sempre sua vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em toda a história, e vivemos isso na nossa história, nossa época. É o que busco enquanto história, sociologicamente, uma explicação, o real motivo que motivou a escravidão se virar contra os homens de pele negra. Fui descobrir o poder do racismo na minha adolescência, quando estava no antigo segundo grau, a prática de esporte, o handboll me ajudou a não ser tão discriminado, mas foi onde acordei para esta triste realidade que teria de viver para o resto dos meus dias, iniciou-se minha busca do conhecimento da verdadeira história do povo negro que foram forçados a viver longe de sua terra, em outro continente...nesta busca encontrei heróis negros, Zumbi, João Cândido...e continuo buscando, querendo conhecer mais desta história tão nebulosa e cheia de segredos e inverdades contadas como verdade histórica. Meu bom amigo Jair, senhor de todas as palavras, obrigado, obrigado por se fazer presente na minha vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Meu bom amigo,
    Isso é a maior vergonha da humanidade! Racismos e preconceitos é coisa que não dá para entender em nenhum período da História. Será que essa dita 'humanidade' não sente nada? Não, né Jair; quando rola psicopatas, o assunto não desenvolve nunca, 'eles' não sentem, não enxergam, não pensam, são amebas. É um lado obscuro da bela sociedade que foi se formando... Já nascem com essa predisposição para o ataque. Nosso amigo, Dilmar, falou bem, é deprimente, horrendo e cruel. É, também, uma doença!
    Abraços, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito também numa psicopatia amparada pela lei da época da escravidão, era institucional. A história só prova que o ser humano necessita de evolução, mais do que os espiritas dizem, uma evolução do ser, de coração, neste plano terreno, mas já se passou tanto tempo e nós aqui arrastando carroça, esquecidos num tempo de escuridão, trevas morais e éticas. E é sobre este 'lado obscuro da sociedade que se foi formando', que muito me interessa, quantas verdades estão ocultas, ou quantos documentos oficiais sendo destruídos para que nunca se saiba a verdade do holocausto negro. Querida amiga Tais este meu blog tá parecendo um sem fim de desilusões e realidades brutais, obrigado por vires aqui e comentar. Não estou depressivo, apenas constato o que está acontecendo com meu tempo, os homens do meu tempo. Minha querida amiga, sempre um imenso prazer tê-la por perto. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Amigo Jair.
    O trabalho escravo existe em muitas partes do mundo. Eu tenho na barra lateral do meu blogue, um banner da Fundação walk Free, com a finalidade de denunciar e formar uma corrente contra essa prática desumana no mundo. Basta clicar no banner e ficar sabendo das notícias a respeito dessa escravidão moderna. É revoltante, saber que em pleno século XXI, ainda existam essas coisas!Um forte abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Vitorio Nani, não poderia esperar outra cosia de ti, senão uma forma de lutar contra este tipo de exploração...isto ocorreu próximo da cidade que moro, mas se sabe de mais atrocidades, crianças, adolescentes...nosso país trás esta marca triste, de ser ´último país a abolir a escravidão, acho que por isso, ainda hoje sentimos ecos desta atrocidade contra o ser humano. Obrigado caro amigo pela sempre bem vinda visita e palavras que ajudam a denunciar quando sabermos de algum tipo de escravidão. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Olá, querido amigo blogueiro Jair,bom dia...entendo perfeitamente que ao acabar seu almoço, ao desligar a televisão, ao voltar para seu trabalho, ao caminhar por estas ruas, por estes casarões, por estas memórias , percebeu que o tempo passou, mas a prática má do homem sobre o homem persiste até os dias de hoje. E não está enganado ao reflexionar desta forma,pois, engana-se aquele que afirma não haver mais escravidão no mundo contemporâneo. Pior e reluto em dizer isso, mas, antigamente a escravidão ainda era segmentada pela lei, tanto que o Brasil foi o último país a abolir esta prática,mais propriamente em 13 de maio de 1888. Hoje, dia 29/08/2016, é ilegal , onde se proíbe empresas de utilizar mão de obra tal como os trabalhadores paraibanos, um verdadeiro sistema de escravidão dissimulada. Creio que apesar de todas as leis( tratados, convenções e normas) existentes contra este trabalho em condição análoga à de escravo, há, infelizmente, muitas lacunas e por isso não se alcança a eficácia, de modo à erradicar e combater a submissão de qualquer cidadão à condições degradantes e sub humanas..."O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado."Jean-Jacques Rousseau...Obrigado pelo carinho, feliz semana,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse também que a sociedade corrompe o homem, mas molda também a sua imagem e semelhança. A existência humana luta consigo mesma por práticas desumanas com humanos, na própria Bíblia já se diziam os hebreus escravos do povo egípcio. S escravidão negra historicamente é a mais recente, com requintes de crueldade, legal como dizes perante a lei, e lucrativa, este país ser construído, muito suor e sangue negro escorreram nos engenhos de açúcar. Tudo pelo lucro, e hoje é pior, sabemos das escravidões pelo mundo, lamentável e triste, mas temos de sobreviver a isso e com isso, o que mais me dói, como se eu compactuasse, enfim meu amigo e blogueiro, sempre feliz demais com tua presença e opinião tão esclarecedora e humana. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Jair...
    Cheguei para conhecer seu blog e me deparo com uma postagem que instiga meus pensamentos cotidianos. Nossa história, a história do país tem muitas lacunas, é muito maquiada. O que ensina nas escolas sobre o "Descobrimento do Brasil" não aborda questões que geram conflitos. Talvez hoje esteja diferente, mas não sei se está tão diferente.

    Além das questões que você apontou eu penso em cada pessoa, em cada ser humano que habitava o continente africano e foram forçados a sair de suas terras, foram vendidos, foram separados de suas mulheres, de seus maridos, de seus filhos... chegaram a um lugar onde nada conheciam, foram obrigados a realizar serviços pesados forçadamente, não tinham quaisquer cuidado com sua saúde, sua alimentação... nada disso.


    As leis abolicionistas também funcionaram como tantas leis que existem em nosso país (pra nada). Mesmo após a abolição, após a proibição do tráfico de escravos, eles eram escravizados.

    Concordo com os amigos que comentaram acima... a escravidão ainda não acabou. O tratamento que o povo negro recebe não é um tratamento igual ao que um branco recebe. Isso nós não temos como negar.

    Enfim... gosto de falar sobre isso... se depender de mim fico aqui digitando o dia inteiro.

    Em outra ocasião falamos mais.

    Abraço.
    filhadejose.blogspot.com
    cartashoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida filha de José, muito me alegra tua iluminada presença, já faz algum tempo que acompanho teu blog, mas acabo por não comentar, mesmo porque o que lia no teu blog sempre fez parte de uma parte de meus interesses, enquanto ser humano, enquanto negro. Nas minhas buscas de uma verdade me negada na história, como apontas as lacunas, acabo por encontrar leituras esclarecedoras, que podem apontar para lados não olhados do andamento da história, interesses, muitos documentos se perdem ou são perdidos, provas do que realmente aconteceu, além do holocausto de terem matado cento e cinquenta milhões de negros. Até hoje no Brasil se tem mania de institucionalizar o que deveria ser erradicado, os moradores de rua, era para tirarem as pessoas da rua e não criar uma associação de moradores de rua, não me parece muito coerente. Quando caminho pelas ruas desta cidade que tou morando e vejo aqueles casarões, com seu porões altos, passando na calçada vê-se as aberturas pequenas para os que habitavam ali, os negros escravos. Tem um poema do Raul Bopp chamado Diamba, em que um negro velho fuma um cigarro e relembra a infância, a mãe África, os coqueiros dando adeus, é triste e lindo...o que me fez lembrar disso foi esta tua visão, outro lado da moeda, ser arrancado da pátria e ser carregado, e pior ainda, para ser tratado como animal, mercadoria, deixar de ser livre na terra mãe, para ser escravo muito distante, além mar...Tenho amigos ótimos né ?
      Querida amiga, gostei muito de teu comentário, sinto um pouco de falta de ter com quem conversar sobre isso, amigos até me escutam, mas jamais se saberá o que o outro sente, por mais que seja aceito, seja querido, sempre verão o negro, pois sou negro, não tem como separar o Jair legal do Jair negro, meio louco isso né ? E mesmo hoje, nunca tivemos uma reparação histórica, nos tiraram da senzala e nos jogaram na favela, o Linconl pelo menos deu escolas, um impulso para a comunidade negra norte americana, e aqui, continuam a nos explorar com baixos salários, a desvalorização da mulher negra...realmente, poderíamos falar por horas e horas e horas (legião urbana rs)...mas por hora fiquemos com Deus. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Como decía el Poeta Libanés,Gibran Jalil Gibran:
    "El ruiseñor se niega anidar en la jaula, para que la esclavitud no sea el destino de su cría."
    Historia que, por desgracia, sigue vigente de una forma más mimetizada y cínica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digna citação meu irmão Pedro Luis, Gibran fez parte das leituras que me formam o que sou hoje. O rouxinol não faz ninho na gaiola porque seu filhote não nascerá escravo, então eu lembro quantos e quantos bebes e crianças se criaram no horror da escravidão. E tens razão meu amigo, infelizmente parece genético, passa de geração em geração, com suas formas novas e cínicas de explorar o próximo, o próximo ser humano. Gracias mi Hermano por estar por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir