quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FLORES AMARELAS


Senti algo tocar minha cabeça suavemente, passo a mão e é uma flor de ipê amarelo. Olho para cima e estou sob uma imensa árvore cheia de flores amarelas, que já salpicavam o chão, uma sensação de estar em outro lugar que não ali, naquela cidade maldita, com seus casarões assombrados e calçadas sem fim e sem terra. Pois estou debaixo da maior árvore de ipê amarelo que encontrei até hoje. Faço uma oração e peço a Deus que arranque esta maldição da cidade, de meu coração, que as flores que brotarem nesta primavera, embora estejamos no inverno ainda, sirvam para mudar a sintonia deste lugar, e dizer ao meu coração que aqui também é meu lugar no mundo. Que se esqueça o sangue que aqui já lavou o chão mais de uma vez. Parado e olhando para cima, fiquei em estado de graça, encantado com tanta flor, com o gigantismo da árvore. O menino que nunca abandonou meu coração se abraça na imensa árvore, sintonizando todo o amor perdido e escondido nestes tempos de medo, de morte e cólera.
Resultado de imagem para ipês amarelos





Congresso Internacional do Medo

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que estereliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

By Carlos Drummond de Andrade


15 comentários:

  1. Qu3e nunca percas essa capacidade de flores admirar. Lindo te ler! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga sempre iluminando meu caminho internético, sempre me fazendo um blogueiro feliz rs...mais do mesmo...setembro, ipês amarelos, acho que meu blog repete isso a quase sete anos no mês de setembro, uma espécie de tradição criada na minha cabeça, e assim passamos, passo repetindo o tempo, repetindo poemas, mas isso é sempre bom, adoraria decorar todos os poemas do mundo. Obrigado querida amiga Chica do Céu. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. O negro sangue fertilizou a terra que hoje retribui em forma de frondoso ipê amarelo, para que homens de todas as cores o vejam e reverenciem aqueles que construíram este país..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo e xará Jair Lopes, senhor de todas as palavras, estou com teu livro em mãos, será mais um dos poucos parceiros de cabeceira e insônia...vou sempre me surpreender com tua visita, tua nobre visita. Quando digo que lês nas minhas entrelinhas não tou brincando, vivendo nesta cidade que ja´ me refiro a alguns post, aliás desde que tou morando aqui, não consigo evitar de perceber sangue escorrendo pelo chão, mas é ,muito lindo se transformar num fertilizante, acho que metaforicamente quero fazer isso com meu coração, que ele floreça , mesmo partido, mesmo decepcionado com a falta de tolerância...obrigado por sentir muito além do que eu escrever mais do meu mesmo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Que lindo teu texto, Jair! Quantas vezes passei por árvores e jardins e não liguei... Hoje me fixo na alegria das flores, que parecem sorrir, dando a entender que podemos ser felizes. Lendo teu texto lembrei de uma citação que conheces, do nosso poeta:"O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente."

    E do poema Drummond... revi meus medos! Grande poeta, vai no x da questão!
    É difícil trabalhar nossos medos, mas é preciso, um pouquinho de cada vez. Todos temos medos. E o primeiro é o medo de viver. Eu pensava que era de morrer...
    Abraço meu amigo, apesar de nosso Estado estar meio em baixa, vamos pra frente... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, "tenho todos os motivos para dizer que estou triste", menos o de não ter uma amiga, porque tenho Tais...nos últimos tempos sinto que tenho carregado um peso maior que poderia, ou até poderia se não prejudicasse a coluna, são alguns posts sem humor, como teu belíssimo " um homem muito esquisito", mas tou tentando me resgatar desta frustração, deste meu arrependimento permanente desta escolha que fiz e que, por alguns anos, não tem volta...mas acho também que as flores tem uma forte influência sobre nós humanos, sobre mim pelo menos...eu me deparar com um árvore imensa de ipê amarelo é real e verdadeiro, o resto das palavras do post são recriações de meus próprios escritos...às vezes acho que tou patinando num mesmo lugar, com mesmos textos, mais do mesmo, me sinto repetitivo, mas é mais compulsivo que eu, por isso continuo escrevendo, até alguém, me dizer, pelo amor de Deus para de escrever estas variações sobre o mesmo tema rs...mas a poesia sempre me salva e sempre me salvará, meu Drummond, ele sempre vai no x da questão, como dizes, acho que é o poeta que mais tem a ame dizer e o que diz me alivia e me arrepia. Preciso das flores, preciso do colorido delas, do amarelo do ipê, para que meus medos se dissipem com tanta alegria das flores por perto. Obrigado querida Tais, começou um dia perfeito para minha tristeza de todo dia, mas com a alegria vinda pelo teu comentário abriu um sol, fazendo com que os pés de ipês e todas as flores brilhem mais e ganhem o dia, apesar de tudo querida amiga, apesar de tudo. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Aaaaaaah Drummond.

    http://thewithlock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Cleber, sempre bom te ter por perto...eu amo poesia, mas Drummond aaaaaaaaaaah Drummond. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Pois é, amigo Jair, a Natureza te recebe embaixo da árvore de Ipê, com suas flores amarelas, e através delas transmite a sua mensagem de esperança.
    Parabéns pela excelente postagem, com tua prosa poética, pela belíssima árvore de Ipê e, por fim, pelo poema de Drummond, que dispensa comentário.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo dr Pedro, sabes do prazer que tenho em recebe-lo...gosto de receber a Natureza em baixo da árvore de ipê, acho que a única verdade real deste post, e tua metáfora é linda...o que me resta é esperança por um dia melhor, pelo Sol, pelas flores, pelo poema de Drummond, pelo bom amigo que encontra espaço e tempo para me prestigiar e deixar palavras tão gentis. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Olá jair!

    fico feliz que enfim você tenha posto uma foto sua aqui pra gente te conhecer :D

    como sempre, o texto é carregado de muita sensibilidade e transparência e eu gostei bastante. Você realmente sabe utilizar as palavras com maestria

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida menina Hellz, pois é esta a minha cara ( o Pitanguy morreu e nem me deu a chance rs)...obrigado pela gentileza e carinho em teu comentário, por vezes acho que tou fazendo chover no molhado, me repetindo, me copiando, mas juro que deixo fluir minha sensibilidade ao escrever, talvez este seja meu limite...todo setembro/agosto posto uma árvore de ipê amarelo (que amo). Tu que é uma menina amável e inteligente, que tenho a sorte de ser minha amiga cibernética. O teu blog tá ótimo, cada vez com mais cara de Hellz com textos cada vez melhores, engraçados e sérios também e livros (que amo). Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Dilmar Gomes5 de setembro de 2016 16:15
    Caro amigo Jair Machado, parece que Drummond anteviu o medo que estamos sentindo agora. Somente a flor do ipê para amenizar o medo e a tristeza dos nossos dias.
    Um abração. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comentar o comentário do amigo Dilmar...as temperaturas já dizem tudo, uma instabilidade, me sintyo assim também com relação ao que está acontecendo, para onde estamos indo ou sendo conduzidos, são tempos de medos e precisamos ter coragem, apreciar o belo, as flores salpicadas pelo chão que caiam do pé de ipê amarelo. carinho respeito e abraço

      Excluir
  8. Deixei resposta no post da 'Sociedade Estranha'...
    Abçs!

    ResponderExcluir