quinta-feira, 8 de setembro de 2016

CAMINHAR E PENSAR


Resultado de imagem para margaridas
Caminhar e pensar, esquece o cansaço e olha muito as calçadas por onde pisa, os jardins dos casarões perdem seu ar sombrio em setembro, as flores brotam e saem daquelas paredes, daquele chão, em que cheguei a não acreditar que veria margaridas outra vez na vida. Vi. Acho a flor mais enigmática, linda, ela me atrai, me chama, como se falasse comigo. Então vi minha primeira margarida no jardim daquele casarão. Travei. Parei, ela desabrochava...vontade de ficar ali só para ter o prazer de vê-la se abrir para o Sol, para meus olhos, mas não tenho muito tempo. Caminhar e pensar. Outros apressados como eu caminham, outros em seus carros, e mesmo assim apressados. O tempo é pouco ou desperdiçado na rotina obrigatória de sobrevivência. Mas como sofrer, com um Sol lindo na cabeça. Alguns parecendo eufóricos, outros discutem seriamente em conversa baixa, alguns ostentam bandeiras com números, poucos. Atmosfera perigosa no ar, sempre que houver eleições neste país, estarei desconfiando das palavras da própria sombra. Quero ter o poder de me surpreender na minha escolha, sem ranços, sem repetecos, quem sabe não é momento de algo arriscado e novo ? Penso nisso com certa melancolia. Caminhar e pensar. Retornarei pelo mesmo caminho, preciso ver aquela margarida ainda hoje...

15 comentários:

  1. Soneto-acróstico
    Caminhando

    Peripatético: caminhas a pensar
    Enquanto margarida no caminho vês
    Razão terias, namorando um limiar
    Indo adiante, encarando os porquês.

    Pois isso é a vida, no seu vago andar
    Assim tu, teu ego e você, todos os três
    Tentam com o mundo se reconciliar
    Encontram inverso do contrário, invês.

    Também, Jair, este universo tem graça
    Isto é, se tu quiseres que seja assim
    Seja um mundo onde felicidade grassa.

    Mas aproveite as margaridas no jardim
    Ontem eram muitas, hoje talvez escassas
    Sobretudo porque lá longe há um fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido e muito estimado poeta Jair, senhor de todas as palavras, e conhecedor das minhas entrelinhas, de coisas que sinto e tens o poder de escrever...te agradeço, já recebi teu livro (esta na minha cabeceira), meu caro quanto assunto, quantas possibilidades, tou me deliciando. Minha situação é a mesma, só estou tentando fazer de meu arrependimento permanente algo indolor, assim como nos teus escritos descobres, me contas novas possibilidades, estou tentando escrever novas possibilidades dentro do que vivo, e fazer desse limão amargo, uma limonada e se possível bem doce. Estar vivo é uma dádiva e não é justo perdermos tanto tempo nos lamuriando (eu sou o rei da lamuria rs). Já perdi muito temopo, inclusive aqui no blog, postando o que havia de mais dolorido e depressivo em mim (não consigo evitar rs), mas tou buscando melhorar e melhorar pra mim é começar a ver direito, que apesar dos casarões assustadores, quando chega setembro as flores dão uma encanto especial, admirável, e é o que tou fazendo ou tentando com bastante força. Obrigado, obrigado, mil vezes obrigado meu bom amigo Jair, tua presença sempre acrescenta e valoriza o que escrevo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Faz muito bem caminhar, pensar, ver, perceber tudo...abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, estou privado do Céus e Palavras \9meu blog favorito) por hora, mas fico muito feliz com tuia presença iluminada por aqui...tenho tentado de tudo um pouco para me sentir bem, estar bem, comigo e com o próximo, acho que as flores tem um poder sobre nossos sentimentos, fazem aflorar, eu acho. Tenho caminhado na hora do almoço, vou em casa almoçar, e é impossível não perceber as coisas, a vida brotando na calçada por exemplo. Sempre muito feliz com tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Jair, teu texto é muito significativo, aflige um pouco - no bom sentido. No sentido de mudanças imediatas, da vida do país e da nossa própria, que sempre está ligada onde nascemos. Impossível separar as coisas. Aflige a paz que não temos, como nos tempos passados. Também quero olhar mais para as flores, as árvores do meu bairro, as casas antigas, pensar mais positivamente; não ter notícias ruins todos os dias; poder parar, poder escolher por algo que surpreenda. Um esforço a mais em busca de felicidade coletiva. Não podemos nos isolar muito, dependemos uns dos outros, em certas coisas.
    "Retornarei pelo mesmo caminho, preciso ver aquela margarida ainda hoje..."
    Teu texto está tão bonito, tão carente de 'Brasil' e de solidariedade que me contagiou. Também quero.
    Abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, como vês estou a procura de uma saída para esta minha dor de arrependimento permanente aqui nesta cidade, até consigo ver coisas boas e belas, os casarões não me assustam mais, mas tenho medo para onde estamos indo, falo politicamente, pois somos um povo tão castigado, tão roubado, tão enganado, e o pior, por aqueles que elegemos para administrar a vida pública e veja onde estamos, é só ver um telejornal. Quero libertar meu coração, antes que ele esqueça de bater, quero um boa surpresa nestas eleições, espero que os profissionais políticos caiam todos. Adoro flores, ipês amarelos, e margaridas, era o que mais tinha no jardim da minha infância, margaridas. Querida amiga estou fazendo das tripas coração para ter paz, harmonia, mas estou isolado do mundo, porque os que tenho próximos não me interessam, e não se interessam pela minha existência, pelo contrário, fazem questão de deixar bem claro que não faço parte deste mundinho deles, com uma sombra sempre a me dar patadas e me boicotar, tipo, não trocar minha ferramenta de trabalho, o computador, sendo que todos foram trocados e sobraram dois que ela instalou em salas vazias praticamente, como tu achas que eu trabalho aqui ? Me arrependo tanto Tais, que chego a ter medo de não suportar este peso, estes cortes, estas indiferenças de quem poderia tomar um atitude, falo em superiores, mas acho que fui tão desprestigiado e mal falado por este ser, que tudo que faça, nada vai convencer que sou do bem, não sou a coisa má que pintam dentro do trabalho...estou isolado aqui também, a minha sorte são as pessoas normais que chegam para pedir informação, enfim...gostei tanto de teu post sobre este mundo estranho, ou que está se tornando muito estranho. Sempre muito feliz e agradecido com tuas visitas e palavras tão sábias. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Meu amigo, linda tua resposta, mas pergunto: nunca pensaste em voltar para tua antiga cidade? Será que não conseguirias uma transferência de volta? Às vezes a solução para certos problemas podem ser bem simples, pode estar diante de nossos olhos, mas não vemos essa oportunidade.
      Abraço, meu amigo.

      Excluir

    3. Minha querida amiga, é inviável e caro também, e no meu trabalho só se houver vaga e é por tempo, mas ao mesmo tempo que tenho vontade de sair daqui voando, penso que se eu voltar para aquela coisa louca que era e é Canoas...tenho rezado muito, inclusive não saio da Igreja sem tomar um banho de água benta...sou um tanto quanto dramático, como sabes, mas as pessoas são legais, até aquela que não gosta de falar comigo e quando preciso falar, coisas de trabalho, levo cada patada que chega a ser engraçado. Meu terapeuta pediu que eu me esforçasse para tentar encontrar em mim algo que ela também tenha e que odeia muito, transferindo este ódio para mim, mas prefiro ignorá-la e falar quando eu precisar. Fico tão feliz em saber que meu problema não vai me enlouquecer só, que uma amiga, muito amiga pensa e se preocupa comigo. Obrigado Tais. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. Olá, amigo Jair!
    Enquanto houver alguém assim, que para e observa as fendas das calçadas e consegue ver as minúsculas flores, sem pisá-las, eu continuarei acreditando que pessoas como você, continuarão fazendo a diferença; continuarão a ser gente de verdade!
    Abraços, amigo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Vitorio Nani, muito agradecido com tua palavras neste comentário...acho que o desespero me permite isso, já que tenho de caminhar, não quero carregar ódio no coração, cansa mais, então meu olhar me distrai...existem casarões bem antigos por aqui, e é inevitável a vida não se manifestar, mesmo numa fresta de pedras, e tenho a sorte de presenciar e testemunhar este pequenos milagres de Deus, que infelizmente passam na sua maioria despercebidos. Obrigado meu amigo, tua palavras enchem meu coração de alegria e esperança. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olá, amigo Jair!
    Enquanto houver alguém assim, que para e observa as fendas das calçadas e consegue ver as minúsculas flores, sem pisá-las, eu continuarei acreditando que pessoas como você, continuarão fazendo a diferença; continuarão a ser gente de verdade!
    Abraços, amigo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Bela cronica, caro amigo Jair Machado. Gostei muito dessa fusão pensamento/contemplação ou contemplação/pensamento ? Não sei. Não importa. Mais importante é a densidade construtiva/reflexiva/poética nos convidando a procurar margaridas desabrochando nas fendas dos casarões de um tempo escasso para a fruição dos prazeres singelos, mas, que por sua singela são os que preenchem nossa alma em uma época de gente portando bandeiras com números a insinuar promessas vazias - que no fundo defendem os interesses do segmento corporativo, por trás do lema: política nacional.
    Fecho de ouro: "preciso ver aquela margarida ainda hoje..."
    Abraço. Tenhas uma semana coberta de margaridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu muito estimado amigo e poeta Dilmar, gostei tanto de teu comentário que não sei o que comentar, senão agradecer tuas palavras, teu tempo, tua sabedoria, tua sensibilidade...acredita que não consegui mais ver a tal margarida, desde aquele dia, tenho medo que tenham arrancado o jardim rs...devemos tomar cuidado nesta época eleitoral, muitas promessas, e minha esperança é que desta vez as pessoas não sejam tão burras em votarem nos mesmos, nos profissionais da política, que já provaram não fazer nada depois de eleitos. Minha segunda começou com terapia (ainda bem), depois uma patada quando cheguei no trabalho e o dia passou e lendo e relendo meu blog, não me sinto só e desamparado. Obrigado Dilmar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Que bom que seria que o caminho fosse o da plena confiança em quem nos governa tanto por aí, como por aqui pela Europa... mas não me parece que esse caminho seja encontrado... somos marionetas, mas por enquanto ainda podemos, como você meu amigo, regressar a um lugar e poder encontrar a margarida.
    Aí pelo menos elas vão aparecer, por aqui, é altura de entrar o outono!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Rui Pires, de além mar e olhos de lince...o mundo anda bem complicado, se na Europa já existe problemas deste calibre e piores até, como o terrorismo, imagina, nós aqui abaixo do equador, onde só existe pecado (rs brincadeira). O poder é o mesmo em qualquer parte, o que poderia diferenciar são as pessoas que o tem, mas parece que até nisso o mal já tomou conta. Grande prazer amigo em tê-lo por aqui novamente. Visitei teu blog e fiquei mais uma vez maravilhado como teu por do Sol, assim como seu nascimento... Carinho respeito e abraço.

      Excluir