sábado, 8 de abril de 2017

50 ANOS DE SOLIDÃO





               “Para muitos, 1967 foi o melhor ano da história do rock. Pode ser um exagero, mas certamente o rock viveu um de seus melhores 12 meses. Motivos para isso não faltam: os Beatles lançaram o disco que mudou o mundo, Jimi Hendrix apareceu, os Doors estrearam, o Velvet Underground colocou o seu primeiro álbum nas lojas, o Pink Floyd veio ao mundo, o Cream lançou a sua obra-prima. A explosão da psicodelia e do Flower Power fizeram do ano uma grande celebração na cronologia da música”

              Em 09 de abril desse ano (1967), eu nasci numa pequena cidade no Sul do Sul da América do Sul...tomei consciência da minha existência, alguns anos depois, dos primeiros anos, memórias perdidas, lembranças escassas na memória afetiva. Vinguei, diria meu falecido avô, e desde lá passaram-se 50 longos anos, ou rápidos, não consigo mesurar...”Você não sabe o quanto caminhei, para chegar até aqui...” 50 anos de Solidão, nem tão só, mas é um título poético deprê, que combina comigo, em boa parte destes 50 anos e faz uma alusão ao livro 100 anos de Solidão do Gabriel Garcia Marques, marcante em minha vida, dentre muitos. Estes, os livros, sempre foram parceiros e amigos presentes na minha existência. Minto também no título, por ter muitos amigos, muitos ao longo destes anos, mas todos temos nossas vidas, e não sabemos o que vai acontecer quando dobrarmos a esquina: seguimos nossos destinos e naturalmente, os caminhos se bifurcam, o mundo é tão vasto “mundo, mundo, vasto mundo, a se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não uma solução”. Confesso que não sou bom em preservar amizades, fui chamado de pior melhor amigo, por uma amiga querida, justo por esquecer as datas de aniversário, o que é importante para ela. Ao contrário de mim, que sempre fugi nas datas de aniversário, anos em que passei só, longe da família ou amigos, esta amiga sempre fez questão da comemoração. Hoje sei e entendo e aceito, esta alegria de conquistar mais um ano, apesar de estarmos morrendo a cada segundo que passa, a partir do nosso nascimento. A luta da vida e da morte, foi o que sempre aconteceu durante anos...por enquanto a vida vence, e faço de tudo para continuar assim, uso remédios, pílulas para alegria, pílulas contra a ansiedade, pílulas para dormir, tudo com acompanhamento médico e terápico ; quando vejo a fragilidade do muro de vidro que construí para me proteger. “Sigo adiante, misturo-me a vocês...” ou me fecho no quarto, na tentativa de dormir e ter um sonho bom, fugindo da realidade dura e crua, vendo toda esperança deixar de existir, se esvaindo, como areia entre os dedos. “Feliz aniversário, envelheço na cidade; feliz aniversário, envelheço na cidade” Mas a maturidade que adquiri nestes anos, me faz ver uma possibilidade de viver melhor, entender melhor, ser um humano melhor, com falhas, mas muitos acertos. Retalhos, pedaços de um grande quebra-cabeça, onde peças importantes não se permitiram encaixar, tornando-me assim, incompleto, mas com o coração cheio de esperança, a mesma que pode se esvair entre meus dedos...se for como a canção: “ninguém consegue ser feliz sozinho” , estou condenado a eterna solidão (pausa dramática), fecho os olhos e vejo meu cão adotivo Teimoso, feliz ao me ver chegar. Meu coração consegue amar, apenas não teve chance, ou talvez a profecia ou maldição faladas um dia, se cumpra, quando chegar aos 57 anos...tenho medo de não existir para conhecer o amor de minha vida, enquanto isso, aceito de bom grado , a “parte que me cabe deste latifúndio ” feliz  aniversário para mim, feliz aniversário.
"Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada que eu segui
Com minha própria lei."

18 comentários:

  1. Feliz aniversário, Jair. Sou depressivo também, então entendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido amigo Jair Cordeiro Lopes, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Quem vive está vivo

    Se te parece fazer parte do cenário
    Então mais próximo estás do teu centenário
    E de certa idade tu és concessionário
    Talvez a qual representa um zênite etário.

    Então te preocupas com o calendário
    E Talvez te tira o sono o saldo bancário
    As coisas deletadas foram para o armário
    Esta vida se fez um combate diário.

    Presente, medo de problema coronário,
    Hoje tu te descobriste quinquagenário
    Porém, boa idade, da vida é corolário.

    Esse tempo passado nunca foi adversário
    E como qualquer tempo não corre contrário
    Quero te desejar: feliz aniversário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jair Lopes, fico encantado e emocionado com tuas palavras, comentário na forma de poema, e mais uma vez consegues me ver nos meus escritos e diz isso nos teus comentários poema. É o melhor presente, um poema. Obrigado meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Lembrando Mario Cortella, Jair, Feliz Aniversário e meus pêsames, pois a cada ano que comemoramos, estamos mais perto do fim. Forte abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Vitorio Nani, fico feliz e agradecido com tua presença por aqui...não conheço mas já gostei do Mario Cortella. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Ops!! mas que texto excelente, meu amigo Jair!
    Veja só, um texto assim você teve que esperar 50 anos pra fazer!! E o texto é seu, meio assustado, percebi, mas fazer o quê? Você tá na metade do caminho. Tenho uns quantos vizinhos de prédio chegando aos 100. E já viveram o que não sei se alcançarei - pelo histórico familiar, não. Tudo estropiado! Sabe o que fiz? Virei uma vivente sem idade, deixei ela sozinha lá nos documentos, e virei uma anarquista! rs
    Querido amigo, muita alegria e saúde em sua vida, é o que desejo a você!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida amiga Tais...pois é, fazer o que ? rs...escrever um post rs. Ao mesmo tempo que tenho consciência da idade, estou um pouco assustado, na minha família também, se tem a mania de morrer cedo, daí penso, já quis tanto a morte, que Deus pode me chamar...mas o futuro de velhice que me assusto mais, ninguém respeita os mais velhos e não tenho filhos para cuidarem de mim, se bem que filho não é garantia de nada rs ..tua tática é ótima, vou tentar adotar e esquecer a idade nos documentos...ocorre uma coisa quando não casamos no tempo "certo", vamos prorrogando a adolescência, isto ocorre comigo, mas não é síndrome de Peter Pan. Querida Tais, tuas palavras sempre me enchem de conforto, e hoje também riso. Obrigado, fico muito feliz com tua presença. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  5. Feliz niver Jair
    Que Deus te abençoe e te proteja.
    Um texto intenso e muito bem contado.

    Um grande abraço com carinho desta amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fernanda, muito obrigado pelas boas palavras ditas neste comentário, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. ois é, amigo Jair, li atentamente este teu texto, no qual falas um pouco de tua vida, da solidão e de muitos sofrimentos, também não se pode esquecer de tuas lutas para bacharelar-se em Direito, com muito sacrifício e com todos os méritos. Depois disso veio a tua aprovação em concurso público, e sabemos que não se trata de feito pequeno, pelo contrário, foi um grane feito. Então, amigo Jair, venho para te dar um fraterno e sincero abraço de belo dia em que completas 50 anos de vida. Quantas lutas vencestes, meu amigo! Parabéns sincero, com votos de muita saúde e muita paz.
    Um forte abraço.
    Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem amigo dr Pedro, estava sentido este tempo, esta idade como um fardo de decepções, fracassos...mas, graças a Deus tenho amigos como você, que fazem lembrar que não foi fácil estar onde estou, e não deveria me queixar, pois tenho um trabalho digno, conclui um curso superior, Direito, que aprendi a respeitar mais, após conhece-lo. Continuo meio perdido, achando que neste tempo todo não fui feliz, mas fui, só precisava ver melhor, tirar esta poeira cinza que insiste em dizer que sou um fracasso, que nada tenho e nunca terei, mas tenho, tenho minha mãe que tanto amo e estou vivo, não posso querer dádiva maior que esta, então só preciso ouvir meu coração e os amigos que chegam aqui para lembrar das vitórias , que graças a Deus também tive e tenho. Obrigado meu bom amigo dr Pedro, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Meu caro e bom amigo Jair Machado, quem ama os livros nunca está totalmente só, ao mesmo tempo derruba o paradigma de que é impossível ser feliz sozinho. 1967 também é marcante na minha vida. Nasci um pouco antes, já tinha 15 anos naquela data. Amigo casei aos 32 anos, meio por acidente, porque não procurava, e também não incomodava a solidão, mas aconteceu e a vida a dois foi e continua sendo muito boa. Mas acho que estivesse só não estaria muito preocupado, mas ao mesmo tempo compreendo que não posso querer ser parâmetro para ninguém, porque somos individualidades e, portanto, cada um de nós reage à sua maneira diante da vida. Caro amigo, tu és um vitorioso, porque está onde muita gente tentou chegar, mas desistiu, por falta de perseverança. E isto deve um motivo de alegria e de satisfação. Um grande abraço e FELIZ ANIVERSÁRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e poeta Dilmar, tua palavras me comovem e fazer eu refletir melhor este tempo que vivo. Os livros são meus parceiros na vida...por vezes penso que foi uma escolha minha ser só, estar só, e não apareceu um casamento para mim rs, mas tudo bem, se não posso ser feliz só, também posso não estar triste com a solidão...Obrigado meu amigo Dilmar, tuas palavras me atingiram profundamente e como efeito, brotou uma paz imensa dentro de mim. Obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Mais um ano de vida é uma dádiva, meu querido amigo! Que venham muitos ainda pela frente e que sejam repletos de felicidades! Eu estarei sempre torcendo por você.

    Beijo grande!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim devo pensar minha querida e bela amiga Helena, agradecer todo dia ao acordar a dádiva de estar aqui, vivo e levemente esperançoso de tempos melhores que os de hoje. Obrigado por se fazer presente aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Jair,meu querido amigo e parente Brasileiro,

    Quero deixar as minhas desculpas pela ausência em aparecer no seu blog. Mas eu vou voltar.
    Hoje é só para um abraço bem forte com os desejos de que a festa da Páscoa seja para si motivo de alegria vivida ao lado de quem mais desejar. Melhoras para sua mamã são também desejos que junto endereço.
    Mais um abraço da Dilita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dilita fico feliz em saber notícias tua, minha parente portuguesa com certeza não me deu mais notícias; eu também devo ter andado distante da web lidando com minha mãe, que graças a Deus esta bem, esta vendo novamente e eu não me aguento de felicidade por ela me ver novamente, um pra nós e zero catarata. Chegaste em boas horas, bons dias...espero e confio em Deus para que estejas bem, tu e teus próximos e amados. Carinho respeito e abraço.

      Excluir