segunda-feira, 24 de abril de 2017

DESCONHEÇO O PAÍS QUE VIVO


Resultado de imagem para PRISÃO DE MULHERES
Desconheço o país que vivo, que até então, reconhecia como meu lar, onde pulsa no meu coração verde e amarelo o ufanismo de ser daqui, mas como disse, desconheço este país, que beneficia os ricos e altos cargos públicos, enquanto penaliza a população, o trabalhador braçal, o funcionário público que faz o trabalho das autoridades e sofre assédio moral. Tristes trópicos como diria Lèvis Strauss. Meu país é um trem desgovernado, que não se sabe o que vai acontecer, se parar o bicho pega e continuar o bicho come. Nos hospitais, ou estão fechando ou superlotados, pelos corredores, nos banheiros já se deu partos, no chão dos corredores pessoas com doenças terminais. Nas escolas, quando tem aula, as crianças são obrigadas a deitar no chão para fugir de balas perdidas, mesmo assim todo santo dia morre uma ou mais pessoas por bala perdida, ou seria bala com endereço certo ? Neste último domingo antes de dormir, vi um programa investigativo na televisão, não deveria ter visto, demorei muito para dormir (mesmo com remédios). Uma menina, a alguns anos atrás, com 15 anos foi pega furtando numa casa, onde a pegaram e trancaram no banheiro, um parente policial desta pessoa foi buscar a menina e levar para delegacia, a partir daí, uma sucessão de erros, desmandos e desinteresse pelo ser humano, no caso, uma menor. Autoridades homens e pasmem, mulheres mantiveram esta menina em cárcere privado, numa delegacia, numa cela com 20 detentos...não é preciso dizer o que se passou nestes 26 dias que a menina esteve nesta cela. E assim é este país, que teimo em dizer que é meu. Mesmo sabendo que os valores, que aprendi enquanto guri, dos meus avós, meus pais, tios, parece que tudo esta indo ralo abaixo. O respeito. A honestidade. A compaixão. Meu maior medo é perdermos de vez nossa identidade como ser humano.

8 comentários:

  1. Caro amigo Jair Machado, este país sofre, no momento um grandessíssimo problema moral, o que alavanca, praticamente, todos os demais problemas.
    Dizem que quando estamos enfrentando vários problemas pessoais ao mesmo tempo é porque estamos passando pelo inferno zodiacal. Se assim for, podemos dizer que o Brasil está no inferno moral. Pior que, segundo a "norma horoscópica" o período infernal-zodiacal é passageiro enquanto a crise nacional ninguém pode prever o fim.
    Um abração. Muita paz e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Dilmar, meu poeta e amigo, crias um trocadilho com inferno zodiacal, mas o do nosso país, como bem dizes, ainda não sabemos do fim. Fico muito feliz em conseguir tocar tua sensibilidade, tua inteligência para me ajudar a conseguir ver o que escrevi...problema moral, este é um dos maiores dilemas, porque quando a moral se torna imoral e normal, infelizmente, resultando neste inferno que estamos vivendo ou fazendo do Brasil, nosso verdadeiro inferno. Perdão amigo pela demora em comentar o comentário rs, mas os dias andam cheios, e avida adulta me chama e não tenho como deixar de ouvir este chamado, mas meu blog é meu xodó, meu lar particular que recebo os amigos. Obrigado por fazer parte importante na minha vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Olá, meu amigo Jair, bonito e verdadeiro texto. Bonito porque conta as verdades desse país, apesar de infames. Mas temos de contar. Não quero parecer pessimista, mas otimista muito menos, parecer boba? Também não me apetece. O que nos alivia é exatamente reconhecer que o Brasil vive muito mal, a pior corrupção de todos os tempos no mundo! Vai acabar? Parece que não, os cupins abrem buraco em todos os cantos. Nunca eliminaremos essa praga, igual ao político brasileiro. Eu acho que temos de fazer uma vida interior à parte para aguentar o tranco. TV e rádio dão notícias o dia inteiro, a madrugada inteira. Ainda não pirei porque Deus é grande. rs Você viu quantos homicídios deu no Estado em 3 dias? 42! Em porto Alegre 21. Por isso é que estamos assim... Sem eira nem beira. Se corremos o bicho pega; se ficar o bicho come. Bem assim. Que bom que temos os blogs, né?
    Abraço, meu amigo, uma semana de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, sem eira nem beira ou uma nau desgovernada ou um trem descarrilhado ou uma carreta descida abaixo...algo sem fim, sem luz no túnel, mas estamos nós aqui, criticando, falando o que nos acontece, mas sem perdera esperança, afinal somos seres do bem. Nossa capital já se encontra no rank das piores e mais violentas cidades, o que é lamentável, pois amo demais POA, mas confesso que não tenho vontade nem coragem de fazer uma visita no lugar mais lindo do mundo para mim, o Gasômetro. E que bom que temos nossos blogs, parece que engolir os sapos fica menos difícil, podemos nos expressar e expulsar este demônios para que possamos viver mais leves apesar de tudo...minha querida amiga, sempre bom ter contigo, perdoa a falta de comentários no teu blog, mas tenho lido sempre tuas crônicas no teu adorável blog. Obrigado por se fazer presente por aqui, tua visita sempre me ilumina de felicidade. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. O cero mano

    As vezes tenho vergonha de ser humano
    Esse animal tão obtuso como maldito
    Que por suas ações um dia será proscrito
    E pelo seu próprio comportamento insano.

    Não sem razão a natureza já dá seu grito
    As florestas, as montanhas, mesmo o oceano
    Em virtude dos desmandos desse fulano
    Que se for deixado livre o mundo está frito.

    Faz deste planeta uma loja de horrores
    Sem pejo, ele está quase sempre satisfeito
    Indiferente se ao redor existem dores.

    Parece que não lhe acode a vida real
    E no seu entendimento destorcido, estreito
    Ele vai levar tudo que existe pro pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu menestrel das palavras, meu querido amigo e poeta e pensador Jair Lopes, gostei do irônico título "O cero mano". Há muito já constatamos que o fim está em nossas mãos e parece que existem seres humanos dispostas a dar fim em tudo, e se propaga como rastilho de pólvora desequilibrando tudo e todos e o mundo. E maravilhosamente deixas tua marca registrada aqui no meu blog, o que me enche de orgulho, pois o senhor de todas as palavras faz parte dos amigos que aqui se fazem presente, quase sempre, me fazendo ser feliz coma as visitas , e mais que isso, engrandece meus posts com seus comentários poéticos e certeiros. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Verdade, amigo Jair! Parece que caímos num planeta hostil, desconhecido, bem distante daquele no qual vivemos nossa infância! É lamentável viver nesse turbilhão sem lei, em que infelizmente, se tornou nosso país. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Vitorio Nani, sinto-me sempre lisonjeado com tua nobre presença por aqui...mundo hostil, praticamente vivemos a barbárie, tamanha a violência que só cresce dia após dia, e nós, a pesar de tudo, continuamos sendo homens de bem. Meu querido amigo Vitorio, fiquei imensamente feliz ao ver meu bloguinho citado em teu post, fiquei emocionado e feliz, pois não estou só nestas meditações que meu blog permite que eu me coloque, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir