segunda-feira, 23 de outubro de 2017

INTROSPECTOJAIR

Imagem relacionada


50 anos é sim uma boa medida para metade da vida. Hoje quantas pessoas chegam aos 100 anos ? Poucas. Raras. Então estou a passos largos para a morte. Não é pessimismo, é constatação. É fato. E quem foi que falou na melhor idade ? Só se for pra morrer. Mas não posso deixar de constatar meu amadurecimento, que está por um tris com este post. Hoje sei bem o que me satisfaz, e o que não tenho e que não terei nesta passagem in albis pela Terra. Os sonhos guardo todas as manhãs, quando acordo, numa caixinha que vai para o fundo do baú, onde poderei encontrar o silêncio e o isolamento. Distante das tentações da vida e da vida em si. Porque me expor ao Sol, se vou derreter, ou à Lua se posso sair uivando como um lobo. Só sei que nada sei, disse uma vez o filósofo, e eu repito para minha alma, que nada sabe. É o peso do tempo e da idade, que me concedem a maturidade necessária para viver entre os demais, sem que haja atrito, sem que haja morte ou tristeza. Nestes 50 anos não vivi um amor verdadeiro, pois continuo em meu casulo, me protegendo, dos ventos, da sorte e do azar...me protegendo dos olhos que um dia eu me vi através deles e agora é só uma lembrança distante, perdida. Fechado em meu mundo de livros, músicas e silêncios. Não ouço meus passos, flutuo sobre os cacos de louça esparramados por minha cozinha, e não vejo o pão que mofa sobre a mesa, mas vejo a violeta que fica na janela, me olhando e perdendo sua cor, se deixando sugar pelo tempo, pelo calor, pelo desejo de ter cor outra vez...mas depois dos 50 anos começamos a desbotar, a ter pressão alta e operações, deixando cicatrizes pelo corpo imaculado, agora jogado ao tempo para cumprir seu destino, o que resta dele...


"Que venham os anos.
Pretendo comê-los com sabedoria e um pouco de vitamina E."

15 comentários:

  1. Viver dói

    Pode dizer-se vivo quem dor não viveu?
    Quem da vida não carregou o pesado fardo
    E ideia não tem do que é levar petardo
    Ou andar tateando por escuro breu?

    Não sei, mas sofro pelo que não é meu
    E todas dores do mundo no peito guardo
    Como que ferido por um certeiro dardo
    Então jamais vejo ou encontro apogeu

    Mas frente a tanta miséria, estão impotente
    Neste mundo onde a iniquidade é peste
    E o reino da violência me assola a mente.

    Então, meu rosto, de indiferença se veste
    Enquanto meu coração maltratado, sente
    E minha'lma, de luto reverente se veste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo , poeta e xará Jair Cordeiro Lopes, adorei teu soneto, teu comentário 5 estrelas no meu blog...sempre afiado nas coisas que diz meu coração e me traduz em tuas palavras, o que fico agradecido e encantado com teu poético domínio das palavras, aliás, mau amigo, senhor de todas as palavras, sei bem eu, pois continua na minha cabeceira teu fantástico livro...estou tentando me dizer e me explicar este processo que vivencio agora, estas constatações, minha realidade e minha visão exagerada desta transição, já sou um senhor de 50 anos e daqui comecei a ver, de fato, o que não se diz, mas se sente com o andar dos anos, vamos deixando de sermos nós, pelo menos na intensidade, começamos a sentir o enferrujar do corpo...me deparei com prós e contras dessa idade que estou atravessando...obrigado meu amigo, por estares aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. LINDO te ler! Parabéns pelos 50! Felicidades sempre! abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga...estou a fazer 50 desde 9 de abril, este é o ano dos meus 50...a tua presença sempre emana luz neste pequeno blog, obrigado querida amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. É vero? Você está de aniversário, Jair? Estou indo atrás da Chica!
    Pra deixar você pensando mais, lhe pergunto: teve o privilégio de alcançar os 50 ou pensa em menos dias para viver? Eu não tenho a resposta, só estou lhe escrevendo para desejar ainda, muitos e muitos anos, e fazendo coisas, se divertindo, escrevendo, ouvindo música e trabalhando. A vida nossa é essa! Não creio e não gosto de um certo cliché que rola por aí: nunca desista de seus sonhos! Depende... as vezes é muito bom ter os pés no chão e desistir de um sonho, aquele que jamais iria dar certo, e partir para outros projetos. Mudar o rumo das coisas. Quando vejo que mão de obra é estar correndo atrás de algo, páro, reflito e chuto! Assim não me incomodo mais. Essa é uma reflexão que deixo para você nesse dia.
    Grande abraço querido amigo, muitos anos de saúde e vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, não, não estou de aniversário, ou estou de aniversário desde 9 de abril, ou, estou vivendo estes 50 e como mostra meu post, estou em franco processo para entrar na "melhor idade". Tua pergunta é fácil de responder, pois até aqui tive a sorte e o privilégio de estar vivo, e ter conquistas relevantes em minha vida, o que virá depois quando fizer 51, 52, 53..., não sei. Vivo está vida que dizes nossa, trabalhar, escrever, rir, ouvir música, me divertindo, embora tenha chorado bastante nestes 50 anos e não só de felicidade. Como desistir de sonhos se não os tenho mais. Mas tou nessa amiga, mudar o ruma das coisas...espero que abrande em mim estes 50 bem vividos anos. Belo conselho: "Quando vejo que mão de obra é estar correndo atrás de algo, páro, reflito e chuto! Assim não me incomodo mais". Sempre feliz e grato por tua nobre visita, e palavras tão aconchegantes para a paz que tanto necessito e nem sempre encontro. Obrigado querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. rsss, fui na onda da querida Chica!!!
      Estou cá rindo sozinha...
      Uma ótima semana!!

      Excluir
  4. Meu caro amigo Jair Machado, 50 pode não ser a melhor idade, mas, também não é a pior. Já passei pelo 50, hoje tenho 65, mas quero crer
    que não devemos nos preocuparmos muito com os números temporais. Claro que já não possuímos o vigor físico e também nos falta, por vezes, a energia que possuíamos antigamente, mas em compensação, como tu testemunhas, adquirimos senão o conhecimento, pelo menos logramos o amadurecimento. Nossas dores e nossos amores são inerentes à caminhada e se a solidão é presença no dia-a-dia nem tudo está perdido, pois em todas situações da vida sempre existe o lado bom, o fato positivo. Penso que nunca é tarde para nada, de repente, não mais que de repente, como já foi dito, surge alguém em teu caminho e pá, acontece aquilo que parecia improvável. Meu bom amigo, tenhas um bom dia, uma boa semana e uma vida longa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mui estimado amigo e poeta Dilmar, muito me alegra tuas palavras, trazendo esta visão importante para que eu não me perca no meu próprio caminho...Hoje quando ia ao trabalho encontrei uma senhora que sempre vejo na Igreja que frequento (frequentar é maneira de dizer, pois vou em horários que não tenha missa, quase todas as manhãs), como dizia encontrei esta senhora que ajuda a cuidar da igreja, então ela me falo que sentiu minha falta, assim como os outros...então não sou só eu que vou fora de hora rezar, meditar, falar com Deus; brinquei com ela, que eu pertencia ao um clube, ela sorriu concordando, logo seguindo sua caminhada, e eu também, feliz por pertencer a um clube, embora não soubéssemos, só Deus e está senhora que cuida da igreja sabem. Meu amigo, obrigado por me fazer ver o lado bom da maturidade, e encher meu coração de esperança, quem sabe, de repente, não ,mais que de repente...sinto isso, não se se psicológico ou fraqueza mesmo, como se da noite para o dia perdi minhas forças, canso rápido, enfim, apesar disso, me deste uma respeitosa visão de minha velhice. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Meu caro Jair, meu amigo, meu parente brasileiro:- aqui estou no fim da fila com o meu abraço de felicitações pela comemoração de trezentos e sessenta e cinco dias vividos, a somar aos que o Jair já guardava. Não há bitola certa para quanto viveremos, e não tão pouco vale estarmos a querer adivinhar. Em qualquer idade podemos usufruir de bons momentos, e como mais maduros que estamos, mais os valorizamos.
    Nada de desânimos, a verdadeira idade não consta no bilhete de identidade mas sim no intimo, no espírito de cada um de nós. Jair, cinquenta anos!? E eu, fiz em setembro oitenta. Que espero então agora? Bem pouco, eu sei. Mas não quero pensar negativo. (Por vezes também vou pelo cano abaixo) E quem não vai? Somos humanos e como tal imperfeitos... Mas viver é uma benção, Saudemos a vida! E o que tiver de ser, na altura própria será.
    Muita esperança e determinação, porque outros cinquenta anos o podem esperar...
    Grande abraço da Dílita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e parente portuguesa com certeza, Dilita...ao me dize4r de teus valorosos 80 anos, que lindo, para mim tu és a prova que existe vida depois dos 50 rss (na verdade é um surto, pequeno pois tou medicado). Os bons e maus momentos nos acompanham toda a vida, como bem dizes. É um processo que estou a tentar resolver ou me resolver, destas falhas que me deixam inseguros diante da vida, esta falta de possibilidades para poder continuar adorando a vida com se deve. Isto é fato, quanto mais maduros, mais consciência se tem, eu tenho, mas não posso deixar de ver esta realidade que me assusta e na qual estou adentrando a passos largos...não consegui construir uma vida, digo, outra vida neste tempo, não me permiti ir além de mim...meu caminho minha lei, e chego a conclusão que errei, falhei, não consegui construir nada, sou apenas o que resta de mim, sem glórias, muitas derrotas, algumas vitórias, mas são lamúrias, meu coração, para além de sentimental, e um tanto rancoroso com este tempo que passou, deixando cicatrizes de dor e perda, tão pouco amor, tanta solidão. Cá estou a me lamuriar novamente, mas não consigo evitar...agradeço a Deus (minha força maior) todos os dias por ter chegado até aqui, apesar e peço também, peço muito em oração, rezo as rezas que sei e vou a Igreja quando não tem missa para falar com Ele, me parece mais perto, enfim, os 50 só são o motivo, o estopim deste processo que tou vivendo e tentando resolver. Mas feliz e agradecido por tuas gentis palavras, minha nobre senhora e obrigado por ter este carinho e amizade por este senhor de 50 anos que é muito chorão, carente e meio perdido ainda, apesar da maturidade que a idade força. Querida Dilita muito obrigado por tuas palavras, por tua visita, por teu coração se mostrar tão lindo para a vida. Todo meu carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. EU - Tieliana mandei-te meu último post, está se tornando muito emblemático, gostaria de ter tua leitura.

    ELIANA, minha amiga - vou ver e te digo.

    EU - oka.

    ELIANA, minha amiga - Oi ...bem escrito como sempre, meio deprê mas faz parte...concordo que não é a melhor idade...limitações, doenças, perdas , muitas perdas...mas compensa com as memórias, as vivências...também não vivi um amor, como sabes..experiência que tem o ônus e o bonus, contato físico, paixão, convivência...partilhas...filhos talvez, mas somos poupados de traições..desrespeito, do ácido corrosivo da rotina do dia a dia, que acaba com qualquer romantismo, salvo as exceções para confirmar a regra...mas...ou a gente morre novo, ou fica velho e não temos muita escolha...penso eu...

    EU - amei, são realidades que as pessoas querem fazer 'feliz', casamentos que conhecemos, melhor não existir, solidão, pode ser deprê, mas é fato, são realidades que opto por não idealizar e cair no relacionamento egoísta, ou por ser cobrado, enfim, amei tua última colocação, levarei para a vida, ou o que resta dela: ou a gente morre novo, ou fica velho e não temos muita escolha...amei isso

    ELIANA, minha amiga - Bah altos filosofares...acho que vou a ventania que eu peguei vindo para cá que tirou algumas teias de aranha e mofo dos velhos miolos...vais viver muito e bem...desencana ai...e curte um dia de cada vez...sem muitas expectativas e planos, isso evita frustrações e decepções...

    EU - é isso, é isso...fugir das expectativas, tá certo...

    ps. este diálogo se deu por msn, ou algo parecido, a Eliana é uma amiga que amo muito, respeito muito, e sempre peço a opinião dela, o abraço dela, enfim, uma pessoa pra lá de especial em minha vida. Todo meu carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sempre há tempo, meu querido amigo, para a realização de nossos sonhos. Talvez seja a hora de tirá-los da caixinha!

    Beijão!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida bela Helena, acredito no tempo, e acredito que ele passa também, nem sempre nos dando tempo para nossos sonhos, ou mesmos para pequenos afazeres...mas não sabemos, então temos tempo carregando nossas vidas, realizando sonhos, nem sempre os que sonhávamos, por isso preciso deixa-los na caixinha, uma espécie de capsula do tempo, para ser aberta quando não estiver mais aqui. (exagero meu, mas me parece poético). Bela Helena sempre um imenso prazer em contar com tua presença aqui neste bloguinho. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. A celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário. Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte.
    Rubem Alves

    ResponderExcluir