sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ENTÃO QUERES SER UM ESCRITOR

se não sai de ti a explodir
apesar de tudo,
não o faças.
a menos que saia sem perguntar do teu
coração, da tua cabeça, da tua boca
das tuas entranhas,
não o faças.
se tens que estar horas sentado
a olhar para um ecrã de computador
ou curvado sobre a tua
máquina de escrever
procurando as palavras,
não o faças.
se o fazes por dinheiro ou
fama,
não o faças.
se o fazes para teres
mulheres na tua cama,
não o faças.
se tens que te sentar e
reescrever uma e outra vez,
não o faças.
se dá trabalho só pensar em fazê-lo,
não o faças.
se tentas escrever como outros escreveram,
não o faças.
se tens que esperar para que saia de ti
a gritar,
então espera pacientemente.
se nunca sair de ti a gritar,
faz outra coisa.
se tens que o ler primeiro à tua mulher
ou namorada ou namorado
ou pais ou a quem quer que seja,
não estás preparado.
não sejas como muitos escritores,
não sejas como milhares de
pessoas que se consideram escritores,
não sejas chato nem aborrecido e
pedante, não te consumas com auto-devoção.
as bibliotecas de todo o mundo têm
bocejado até
adormecer
com os da tua espécie.
não sejas mais um.
não o faças.
a menos que saia da
tua alma como um míssil,
a menos que o estar parado
te leve à loucura ou
ao suicídio ou homicídio,
não o faças.
a menos que o sol dentro de ti
te queime as tripas,
não o faças.
quando chegar mesmo a altura,
e se foste escolhido,
vai acontecer
por si só e continuará a acontecer
até que tu morras ou morra em ti.
não há outra alternativa.
e nunca houve.



by Charles Bukowski

Tradução: Manuel A. Domingos

4 comentários:

  1. Também acho, meu caro e bom amigo Jair Machado, que o escritor genuíno sofre de uma paranoia santa, de uma doença sadia; em suma, é comandado pela espontaneidade. Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua, é minha opinião também meu querido amigo e poeta Dilmar...deixei de pretender uma 'carreira' de escritor há muito, desde quando descobri que a gramática é minha pedra no sapato, a literatura sempre me salvou no colégio (há muito, muito tempo atrás), mantenho a espontaneidade, pois não saberia escrever de outra maneira, meio imaginação ativa do Jung ou o que os beatniks usavam, escrever direto e sem intervalo, assim foi feito o liveo PÉ NA ESTRADA do Jack Kerouc...mas uso para libertar meus demônios, anjos e o que estiver mexendo comigo dentro de mim (não é lombriga rs). Gosto muito deste escritor, o Bukowski, e foi um achado muito feliz, penso eu, para postar em meu blog. Sempre um prazer gigante ter contigo na blogosfera, logo estarei na tua página para por em dia minhas leituras dos teus escritos (tou sem internet). Carinho respeito e abraço.

      Excluir