quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ESPERANÇA E SONHO

Resultado de imagem para ESPERANÇA E SONHO

"Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.
E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer."

by Lya Luft

9 comentários:

  1. Grande Lya e é uma bela verdade.
    Boa noite Jair,passando para rever os amigos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Fernanda obrigado por tão adorável visita, só vi hoje pela manhã, agora entendo a boa noite de sono que tive, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Lya Luft representa todos os significados de minhas reflexões a partir dos livros dela, que pude ler, praticamente todos, e assim como seus olhos de um azul inquisitor, sua obra sempre me retirou da zona de conforto, dos sentimentos que negamos ou não conseguimos entender quando estamos a vive-los. Os caminhos que a escrita dela me leva, das dores, fracassos, desencontros e também o amor que ela nos faz ver através de seus olhos, através de seus escritos. Especialmente este, pois precisava de consolo, algo bom que me inspirasse e me fizesse acreditar novamente em sonhos e não perder nunca a esperança. Acho uma das escritoras mais instigantes e sábias que temos hoje, ela já conquistou seu lugar entre os grandes, os imortais para mim. Nunca esquecerei aquele olhar, quando ainda, adolescente ela esteve em meu colégio para falar de literatura e sua mais recente obra na época, anos 80 (os melhores anos de minha vida)_Reunião de Família, o livro que abriu as portas da obra de Lya Luft para mim. Os dias andam difíceis e complicados, as comunicações entres os humanos esta cada vez mais difícil. Lya Luft é minha escritora favorita junto de Caio Fernando Abreu e Ivbo Bender, o senhor do Teatro... "E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer"

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jair! Também sou fã, muito fã de Lya, sempre verdadeira, instigante.
    Qualquer dia posto algum poema dela, é sempre oportuna, tudo que escreve serve como uma luva ao mundo de hoje.
    Grande abraço, uma excelente semana e fim de semana que logo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, perdão, perdão por este amigo aqui ser tão teimoso e insistir em estar só, em se dizer só, de buscar o isolamento, mesmo que isso signifique sacrificar amizades, presenças fundamentais na vida...mas preciso me experimentar até meu limite, tanto foi que não aguentei e caí na armadilha do facebook, contato imediato, quase, rever aqueles amigos, aquelas pessoas que em determinado ponto de minha linha do tempo esteve comigo, esta sendo tão bom, mas meu cérebro necessita do blog, em que se conta o tempo diferente do face, prefiro o tempo do blog...talvez fique velhinho e se não acabar o mundo, a internet, continuarei com meu blog, enfim querida amiga Tais. Sabemos de Lya, já li no teu blog. Minha querida amiga, agora devo ter aprendido que a solidão não se faz, ela é independente, e não somos nós que escolhemos, mas ela, e ela não me escolheu, mas acredito que seja baixa estima de minha parte, não voltei mais os blogs, por achar que não tinha nada a dizer ou entender...mas é uma mania que se pega, tenho isso com os blogs, só preciso retornar a visitar e começar a compartilhar opiniões, mas estou fazendo no meu tempo. Sinto saudade sim do teu blog, de ti, dr Pedro de tantos amigos que me afastei nesta vibe maluca de minha cabeça. Muito, muito feliz por estares aqui, trazer tua luz, tua amizade, solidariedade para com este bloguer de 50 anos e que atravessa esta crise de meia idade, mas n~çao perdi a arazão, estou me organizando e voltando, aprendendo a uasr o lado bom do face, que é encontrar meus descendentes que ainda não conhecia, tenho sobrinhos já com família, amigos e ex-colegas que sempre amei, voltei a falar, a matar saudades, vou começar a matar a saudade dos blogueiros e blogs que tanto admiro, que tanto aprendi, que tanta felicidade já me trouxem. Muito feliz com tua presença, muito, obrigado querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Que maravilhosas palavras. Muito boas para uma boa reflexão para muita e boa gente!
    Um bom fim de semana!

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente alimento para a alma e o intelecto...sempre muito feliz com tua sempre bem vinda visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Sabias palavras,jamais esquecerei.
    Abraços querido amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mui querido amigo Xaverico, a tua presença me faz muito feliz, muito...amo esta escritora, poeta, mulher, Lya Luft é uma sábia, é maravilhosa, sou fã. Obrigado meu meu amigo Xaverico. Carinho respeito e abraço.

      Excluir