segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

BASQUIAT

Resultado de imagem para basquiat






Resultado de imagem para basquiat
Jean-Michel Basquiat

4 comentários:

  1. Maravilha, meu amigo! Vale a pena mostrar esse artista, de vida difícil, e cujas obras valem uma fortuna.
    Foi um pintor neo-expressionista e grafiteiro norte-americano, nasceu em 1960/Nova York. Seu pai era ex-ministro do interior do Haiti e se tornou proprietário de grande escritório de contabilidade ao imigrar para os Estados Unidos. Ainda menino passou a frequentar o Museu de Arte Moderna de Nova York, de onde tinha carteira de sócio mirim. Mas uma tragédia o colocou ainda mais próximo da arte, quando aos sete anos foi atropelado e no acidente teve o baço dilacerado. Foi submetido a uma cirurgia e ficou uma temporada no hospital. Sua mãe, então lhe deu de presente um livro de anatomia - Gray's Anatomy - que teria grande influência em seu futuro de artista, revelado pelas pinturas de corpos humanos e detalhes de anatomia. Veja o filme no YouTube. O filme relata um dia na vida do jovem artista à procura da sobrevivência e mistura Hip-hop, New-wave e Graffiti - manifestações artísticas típicas do início da década de 80. A arte de Basquiat, chamada de primitivismo intelectualizado, quase sempre o elemento negro está retratado, em meio ao caos. Com a morte do amigo e protetor Andy Warhol (pop-art) em 1987, Basquiat fica abalado, perdido e debilitado, e isso se reflete na sua criação. A crítica, exigente, já não o trata com unanimidade e Basquiat responde a essas cobranças como racismo. Vendo-se sozinho, passou a exagerar no consumo de drogas. Em '1988', de uma overdose de heroína, põe fim a uma carreira brilhante. Salientou-se como o primeiro afro-americano a ter sucesso nas artes plásticas de Nova York. Morreu nos Estados Unidos em 12 de agosto, aos 27 anos.

    Grande abraço amigo Jair, não resisti em falar de Basquiat!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha maravilhosa amiga Tais, tu és a senhora das artes...obrigado por colaborar com este comentário/história de vida deste artista da Pop Art...Obrigado, muito obrigado, me sinto retratado na obra deste artista, que viveu intensamente seus 27 anos tendo uma postura rebelde, diante do mundo, do preconceito racial, ele mesmo sendo vítima...lembro de ter visto um filme biografia dele e tem uma cena que dois rapazes estão roubando ou levando um "grafite" dele na rua, ele então se manifestou dizendo que era o autor daquela obra, sendo zombado e até agredido por estes caras que arrancaram o grafite dele da parede, os rapazes sabiam que valia muito aquele grafite, pois era famoso no mundo das artes plásticas, mas não era conhecido, mais ou menos assim, faz muito tempo que assisti este filme, lembro que David Bowie interpretou Andy Warhol...amei tuas palavras querida amiga. E é sempre uma imensa felicidade te encontrar por aqui. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Olá meu amigo e parente brasileiro!

    Faz tempo que passou no meu birras. Foi em Novembro do ano passado. Pouco tenho escrito daí para cá. Há uma razão,coisa superfula, depois digo.
    O seu Blog continua uma maravilha,só as fotos da fome me entristeceram "mas as crianças Senhor/Porque lhes dais tanta dor/Porque padecem assim..." Eu recordo sempre estas rimas,este Poeta sensibilizado pelo sofrer das crianças.
    Mas é o retrato do que está a acontecer em grande parte do Planeta.Ainda hoje hoje li algo acerca do que se está a passar na Venezuela e fiquei bastante chocada.
    Mas eu queria dizer-lhe do quanto gostei do que encontrei aqui, do (nosso Fernando Pessoa) e não só. O Jair tem sensibilidade bastante para escrever muitíssimo bem, e para escolher escritores e os temas que aqui coloca. No todo são pedaços de literatura que enriquecem quem os lê. E eu me sinto nesse número. Desconhecia Basquiat. Lendo Jair e Tais, fiquei a saber mais.
    Aceite o meu abraço, e um pedido de desculpas pela ausência, apenas ausência, nunca esquecimento. Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce e querida mui especial amiga Dilita, minha parenter portuguesa...olha só nossos tempos, neste período que falas também estive adoentado, mais da mente e e me afastei um pouco do blog, não muito pois necessito saber se ainda vivo, se não perdi minha sensibilidade...como vês a dor se esparrama por nosso querido planeta, estamos agorta aenfrentar por aqui os venezuelanos que fogem da míséria, morte, mas cá no Brasil também não estamos a passar por bons momentos, estamos prticamente vivendo no caos, vide Rio DE Janeiro e Ntal, só para citar duas capitais brasileira com problemas sociais, de segurança, de saúde . de educação, mas enfim, somos humanos e devemos nos esforça para ajudar o próximo, eu acho, mas tenho também meus problemas, olha só me alongeui por outro lado, sendo o que eu quero é saber de ti, DEus sempre está a nos amparar, confiemos Nele. Estive muito só, e estou, só me paegeui no facebook por encontrar amigos, muitos, como os tenho, dando um tempo na solidão do blog, mas que necessito, como respirar. Tenho ficado com minha mãe, toddos os finais de semansa, feriados e feérias com minha mãe, que estã bem, mas está frágil, e preciso estar junto dela, no mais...fico deverás feliz por me trazer palavras e definições adoráveis, não sei se sou digno, mas adoro saber por ti. Aceito teu abraço, e desculpas eu também devopela ausẽncia...eastamos iguais...ótimo saber de ti querida amaiga de além mar...que DEus nos proteja e ilumine nossos caminhos sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir