quarta-feira, 24 de outubro de 2018

VÉSPERAS


Resultado de imagem para vésperas

Vésperas de eleição, confesso que ando meio alheio a tudo que remete a política. Estou alienado. Mas tudo é política. Seguindo o barco, ouço o murmulhar das ondas batendo no casco...desligo o torneira que lavava uma garrafa térmica, sim, térmica, uma das invenções destes tempos, já banalizada. Sem o barulho da água saindo da torneira, ouço o fervilhar de lava, de um vulcão, no árido nordeste, como se não bastasse a fome, a seca. É só a água fervendo, desligo o fogão, o gás...Eis que ouço ao longe, como se fosse uma infância perdida, há muito tempo. É um discurso inflamado, que ecoa na cozinha onde me encontro, vindo lá do fundo, de dentro, de um celular, de um casarão. Penso na infusão, gosto disso desde que vi num filme numa madrugada dessas de insônia. Na infusão, do chá que gostaria de fazer com ervas do campo, colhidas á pouco tempo por minhas mãos em um vasto jardim. Pisco, e estou lendo antes de abrir o pequeno pacote colorido de vermelho: chá de maçã. Meus ouvidos me levam a ver meu pai na cozinha ouvindo seu rádio, e preocupado com os colegas de trabalho no sindicato, devido a perseguição de ditadura que comandava o país naquele tempo. Eu, nem tão pequeno para entender, nem tão grande para sentir a atmosfera daqueles tempos de chumbo. Coloco o saxe na garrafa térmica, e continua o discurso de um candidato, não mais lá na minha infância, mas agora no meu mundo adulto de hoje. Peguei minha garrafa térmica e corro pelo corredor, de volta por onde vim, com um peso de angústia no peito. Não acredito nos meus ouvidos, como fantasmas em forma de memórias tristes, de dor e tortura, de morte e de vala coletiva de cadáveres. De pessoas que não apareceram até o dia de hoje. Corri pelo corredor, tranquei-me na sala e voltei, aos poucos, aos batimentos cardíacos normais, ainda não aconteceu. Vésperas de eleição...





ps.
Caríssimo amigo Xaverico, muito me alegra tua presença e comentário neste blog, obrigado. Este post traduz um pouco minha angústia. Adoro televisão, desde muito pequeno, tenho muitas memórias afetivas...concordo em gênero, número e grau com teu comentário. Vivemos tempos delicados, de fúria e paixões radicais. Sim, merecemos ser felizes...eu aqui agradecido com tua amizade virtual/de verdade e desejo que esta mesma felicidade que merecemos seja imensa na tua vida. Carinho respeito e abraço.




2 comentários:

  1. Eu também estou cansada, amigo Jair, ansiosa para que isso acabe logo. Vejo todos os movimentos, sigo tudo, todas as notícias, mas tem o tal rebote que me faz mal ver tanta violência e mentiras. Dá muito estresse e ansiedade. Aqui em casa queremos voltar à tranquilidade. Mas é lógico que quero e vou votar, espero um Brasil que eu possa me orgulhar, mas não será a curto prazo. Longo! Faltam 4 dias! Oxalá dê tudo certo. Compreendo muito bem o que você diz.
    Grande abraço, amigo, fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Que seja um futuro auspicioso para o povo irmão brasileiro. Veremos o futuro como será.
    Deixo meu abraço.

    Olhar D'ouro - bLoG
    Olhar D'ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderExcluir