quarta-feira, 6 de março de 2019

FOLIAS DE MOMO


Imagem relacionada

mi padre ya
no estaba enojado

sonseria y me abrazó.

Yo quise decirle papi

te quiero y no me

salienron las palabr.

El me dijono importa

yo entendo.”



em el último sueño



by Silvia Zappia





FOLIAS DE MOMO





Sempre tristíssimas estas cantigas de carnaval/ paixão/ ciúme/ Dor daquilo que não se pode dizer/, já disse um poeta sobre as festas de momo. Hoje entendo perfeitamente, pois as alegres marchinhas cantas nesta festa popular, quando era popular, quando ainda era criança, quando ainda tinha a companhia de meu pai. Nestes momentos sinto o clima, o estado de espírito de meu pai naqueles dias. Havia um imenso rádio amarelo à válvula, onde ele sintonizava a rádio onde a programação fossem marchinhas de carnaval. Eu, meus irmãos e nossos amiguinhos brincávamos de carnavalazinho, enquanto meu pai se deliciava acompanhando as músicas, ora assobiando, ora cantarolando, ora tocando com sua gaita de boca. Minhas memórias nestes dias, hoje são de saudades, do meu pai, de como me sentia protegido junto dele, de como os dias eram belos e longos e felizes...saudade. A festa de carnaval ocorre como uma avalanche, ou arrastão, ou um tsiunami, varrendo o país, onde as pessoas querem aproveitar cada segundo, como se não houvesse quarta feira de cinzas. Mas há. Há também a violência. Existe sangue no carnaval. Existe melancolia. Existe saudade. Tristes carnavais de hoje, que acabam em quebradeira, vandalismos, violência e sangue. Tudo isso salpicado de confetes e serpentinas. Abrindo os olhos, vejo na televisão a última escola a desfilar, e depois a apuração...Sinto meu pai sorrindo em meu coração. E dentro dessa saudade que sinto, um suspiro de melancolia e alegria, provando mais uma vez que o amor é eterno.
Imagem relacionada

3 comentários:

  1. Olá, meu amigo Jair! O carnaval tem de tudo, menos uma comemoração saudável, as marchinhas de outrora, a educação, o bom convívio. Teu texto está ótimo, verdadeiro. Carnaval era aquilo! Hoje há muita agressão, muito apelação. Na verdade, não liguei a televisão para ver uma única folia! Ligarei hoje para ver as notícias, mas não de carnaval!
    Grande abraço, meu amigo, lembranças para sua mãe e Teimoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, sempre um imennso prazer te-la por aqui. Não sou contras o carnaval, afinal é nossa festa popular mais autêntica e democrática.....mas sinto muito saudade de outrora, quando meu pai era vivo, ele amava carnaval, hoje é uma festa melancólica para mim...minha mãe está bem, graças a Deus e o Teimoso, sempre mimoso, me olhando daquele jeito que me deixa feliz, aquele rabinho abanando a cada movimento meu...Obrigado minha amiga. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  2. O carnaval de hoje nada tem a ver com os carnavais do passado.Antes era diversão, hoje são drogas, bebidas em excesso e violência.

    ResponderExcluir