segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

AS DIMENSÕES DO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO

Resultado de imagem para DIMENSÕES DO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO


Hoje em dia, ter um trabalho, deve-se agradecer a Deus, diante da crise instalada no país. Os desempregados passam dos 12 milhões, número bastante alto para nosso país. Com isso cria-se um exército de reserva assustador, fragilizando o cidadão carente de emprego, Os que possuem emprego, ficam entra a espada e a cruz, podendo perder o trabalho a qualquer momento, ou, suportando todo tipo de humilhação. O que pode ser bem comum, sabendo o tipo de ser humano que está como patrão. Falo isso das empresas privadas, sendo um pouco diferente as empresas públicas. Trabalho numa, há muitos anos anos, prestei concurso, passei e assumi. Ocorre que dentro da empresa pública existe uma guerra. Os governos alegam que a quebra do Estado é por culpa do serviço público, alegando eles, que possuem muitas vantagens, aumentando o salário. Por outro lado, os funcionários públicos, muitos, agem como se fossem donos dos cargas que passaram em concursos, fazendo a seu bel prazer os serviços, deixando a população esperando, nas filas, enquanto conversam, riem...na verdade são uma minoria, mas que estragam todo o sistema, fazendo com que o povo apoie as investidas do governo, que assim não é questionado quanto aos salários dos próprios, dos seus assessores, dos altos cargos de comando, se fixando assim, nos trabalhadores das empresas públicas ou seja, quem realmente trabalha. Dito isso, olho para meu umbigo, minha vida, meu interesse. Já estou a quase 30 anos neste trabalho, mudei algumas vezes de cidade, mas continuo, é um trabalho que adoro fazer. Tenho esta responsabilidade, que a grande maioria dos funcionários públicos tem, de valorizar o trabalho, ser responsável. Ms infelizmente, existem as guerras internas. Já presenciem umas enormes, só faltou rolar sangue, tudo por dinheiro, benefícios, vantagens próprias do sistema. Foi onde vi pessoas que admirava, e admiro ainda, algumas, se transformarem para pegar uma vantagem, que poderia ser para outro colega,mas conseguiu face artimanhas, “puxasaquismos” e até deslealdade para com o colega. Sempre abri mão de qualquer vantagem que tivesse que competir com outro. É da minha natureza, talvez por isso não consegui crescer dentro do sistema público, como alguns colegas. Mas o pior de tudo, são as humilhações, depois deste tempo todo prestando serviço, me deparo com estas situações. De desdenho com meu trabalho, ficar procurando supostos erros (somos humanos, e erramos...e quem trabalha, está sujeito ao erro). Funções me foram retiradas e entregues a um estagiário (nada contra, talvez um pouco), mas eu sou o funcionário. E o que acho de pior, são reuniões feitas para falarem do funcionário, que não está presente. Rezo, rezo muito antes de entrar no trabalho todos os dias, e tomo remédios, como rivotril...tenho me feito de cego e surdo e tento ficar mudo. Apenas cumprir com a lealdade e responsabilidade, o cargo público que ocupo.

2 comentários:

  1. Amigo Jair,

    Quando nos detemos a pensar no que são os humanos, não raras vezes ficamos decepcionados. Não há regra sem excepção, felizmente. Mas há tanta imperfeição, tanta maldade, tanto desamor... Diz-se o Mundo está um horror. Não! Eu partilho da afirmação do Poeta "O Mundo não é mau não é ruim / a gente é que faz o mundo assim..." E é, os maus é que trazem a infelicidade e aos poucos a vão disseminando. É preciso ser forte, ser-se forte e não ter medo.
    Abraço amigo.
    Dilita

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jair,
    Já percebeu que ouve aqui um lapso. Saiu o comentário como sendo do meu marido, mas é meu.
    As minhas desculpas.

    ResponderExcluir