quarta-feira, 18 de agosto de 2010

POR NADA


Por nada. Mas este nada pode ser muito, até a morte...assim ocorre cada vez com mais frequencia. Mortes por motivo torpe, por nada. A violência segue seu caminho livre, onde as ruas tornam-se campos de luta,verdadeiras arenas, onde não existem os leões, nós somos os leões, somos presa e predador, numa luta inglória. Chegamos num tempo em que todo mundo está no seu dia de fúria ( o filme). Mas a que deve este desequilibrio coletivo, porque desde que o mundo é mundo existe a violência, aliás dizem que da barbárie evoluimos para um Estado de Direito.Onde normas nos regem, ou deveriam reger.Mas que direito, direito de quem ? O meu direito de ficar trancado em casa, com grades no portão, por ser muito perigoso andar nas ruas pela noite ? ou pelo dia, hoje tanto faz... O desequilibrio acredito seja falta de amor/Deus no coração, seguir uma mensagem de fraternidade, compreensão, respeito... a mensagem de Jesus. Mas temos de ter, assim nos ensinam, adquirir, ser o melhor em tudo, custe a quem custar. Quem nos ensina ? nossa família, a mídia, nós quando já pensamos por nós mesmos e não mudamos nosso modo de agir e pensar. Mas vivemos tempos ruins, e nossos filhos estão aí, o que encontrarão lá na frente este bebês que hoje nascem ?

ps. "ASSIM JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVE, MAS CRISTO É QUEM VIVE EM MIM. E ESTA VIDA QUE VIVO AGORA, EU VIVO PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E SE DE A SI MESMO POR MIM" Gálatas 2.20

ps.2 a foto é de uma chuva de meteoros...

23 comentários:

  1. un mundo violento es siempre fruto de explotaciòn, pobreza e ignorancia , mejorarlo es una tarea muy dificil a la que son llamados todos los hombres de bien, en este tentativo de utopia.
    muy interesante tu post
    un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jair, passei por seu blog e gostei muito.
    Tô seguindo suas palavras...
    A violência está se transformando numa arma letal para todos direta ou indiretamante.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda Eugenia, feliz com tua existência, que agora já faz parte da minha...é verdade, direita ou indiretamente, eu ou alguém que conheço...a violência está nos transformando, mas acredito que tenhamos fé de que sobreviveremos, nós, os nossos, a humanidade, enfim...agradecido pela visita, e esta porta virtual estará sempre aberta. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Blas, a tarefa é difícil mesmo para nós, pessoas de bem, mesmo a utopía, se for para melhorar, ser positivo, sei lá...acho que, aqui pelo menos, a violência está transcendendo a exploração e a pobreza, mas a ignorância, esta faz parte...uma presença muito forte nesta inversão de valores, um imediatismo compulsivo, que leva as pessoas a níveis absurdos de estesse, acontecendo as maiores barbaríes, no trânsito, por exemplo. Obrigado pela visita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prof.Shisuii, de certa forma, ou...alguns dos teus últimos posts ajudaram-me a formatar este post na minha cabeça...pendo para o lado que me dá mais forças para prosseguir, apesar, a força espiritual ou a fé no Divino...nos teus textos me completam na parte mais filosófica/sociológica das situações. Obrigado por teus posts. E sempre feliz com tua visita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido poeta!
    Passando para te ler...
    Tens razão quando dizes que desde que o mundo é mundo já existe a violência... isso é bíblico... e parece que a cada dia está pior... Mas a esperança e a fé nos move, e fazemos a nossa parte, quem sabe a nossa tão sonhada PAZ um dia seja realidade... um grande beijo azul em teu coração nobre!
    RO

    ResponderExcluir
  7. Minha poetinha todo feliz e azul com tua visita...acho que não temos escolha, as palavras dizem por si...esperança...fé...paz. Todo feliz e azul pazte deixo meu grande abraço.
    ps....

    ResponderExcluir
  8. Amado amigo!

    Desculpando-me da minha demora que por motivos e razões já explicadas nos meus espaços, estou retornando agora devagarinho, revendo meus amigos do coração!

    Já te agradecendo de antemão a nobre visita em meus blogs, sempre carinhosa.

    Jair, mas que reflexão profunda, barbaridá...

    A violência está crescente sim, mas como vc afirmou, são tempos que a gente diz 'bíblicos' e precisamos combatê-la somente com a nossa armadura da fé!!

    Fé n'Aquele que nos criou e em Seu Filho amado Jesus, que deu sua vida por nós todos, com amor sem igual!

    A Paz um dia deverá ser realidade, sim, mas é necessário todos desejarem-na...

    Um abraço fraterno, amigo, e continuemos na luta!
    Gosto demais de ti, 'uai'!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente aprendemos com os erros num quotidiano pejado de ódio revoltas e inquietações.
    Os direitos liberdades e garantias, plasmados na lei fundamental (constituição), do Povo nem sempre têm aplicação na realidade de todos os dias.
    Procurar a solução na Fé e no imaginário colectivo, herdado das gerações pretéritas, também não parece resultar.
    Porém, resta-nos o sonho...essa "ilusão" que "comanda" a vida.

    Grande abraço.
    Paulo

    ResponderExcluir
  11. Querida Prof. Graça, sabes da alegria que é te receber neste meu cantinho na blogosfera, e sempre com palavras amáveis, inclusive um gauches...vivemos tempos duros, mas não sem esperança, não sem fé... quando me falas em amigos do coração, entendo como os seres de bem que seguem de alguma forma as mensagens de Jesus Cristo "amar ao próximo como a ti mesmo", acho que se esta esquecendo disso, pois nos dizem o contrário, enfoim...Mas o que me deixa feliz e atento a vida são seres assim, como tu Graça, que compartilham comigo de um desejo maior e para todos, que é o amor de Cristo nos corações humanos. Que Deus nos ilumine sempre, grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Caro Paulo, é um prazer recebe-lo, com um comentário complementar...bem dizes que a política se perde em leis, que parecem cada vez mais nada práticas e que a religião seria o "ópio do povo"...mas resta-nos o sonho, a esperança e a fé (em uma força superior, para mim Deus). Muito feliz com tua visita, grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Gracias Jair por tu comentario,ellos son los que me animan a seguir pero mis ojos no pueden ver por las lagrimas derramadas con tanta crueldad e injusticias en este mundo tán maravilloso que Dios nos regaló y el hombre solo está emperrado en destruir por su avaricia.
    Recibe mi cariño.Victoria

    ResponderExcluir
  14. Oi Jair!
    Vim te desejar um bom fim de semana com as minhas
    FLORES DE PAPEL...

    Que a paz seja plantada
    nos quatro cantos da terra,
    e a consciência implantada
    pelo amor e não por guerra.

    Que o amor seja tema principal
    para enfim a Paz fazer morada,
    que não se espere outro natal
    para usar o amor como fachada.

    Que a caridade aflore qual criança
    com um sorriso estampado em teu rosto;
    que teus braços sejam a esperança
    do coração que só tem desgosto.

    Que cada um faça a sua parte
    pois somos todos um perante o céu
    assim posso levar a minha arte
    nas flores que te entrego no papel...

    ROSANA SOUZA

    BEIJO AZUL

    ResponderExcluir
  15. Nobre Victoria, tua visita muito me honra, a defesa da vida, acho que este é sentido da Vida, a nossa humana e a dos animais, fiquei muito comovido/chocado com teu blog NOS NECESITAN...mas estou me deliciando com os outros, o da andorinhas e demais muito feliz com tua visita, recebo teu cariño e deixo meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Minha poetinha, receber um poema teu é receber luz azul e paz e amor... pra minha vida, muito obrigado. E "que a paz seja plantada nos quatro cantos da terra". Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Jair!
    He vuelto de mis vaca
    ciones y he pasado a saludarte y leerte...Como siempre, es un placer!

    Un gran abrazo y hasta pronto!

    ResponderExcluir
  18. Mercedes, Mercedes, bemvinda de volta, mais descançada das férias, e, o prazer é meu de te receber neste blog, grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Amigo Jair,la época que vivimos cada vez nos alejamos más de nuestro Dios
    Los hij@s pegan a los padres,a los abuel@s se le abandonan en residencias ,se maltrata la Naturaleza por la riqueza de unos cuentos y se tortura a los animales por tanto de lo mismo.
    Cuánta maldad podemos acumular?Es que no hay dentro de nosotr@s nada bueno?-
    Bendiciones amigo y gracias por estar
    Con cariño Victoria

    ResponderExcluir
  20. Victória, Deus está dentro nós, basta querer-mos,e, acredito que exista também muita bondade em nós, basta querer-mos, basta nos doar um pouco, mas é difícil no mundo de hoje, onde estamos cada vez mais egoístas e não damos atenção ao próximo, ao nosso bichinho de estimação, não nos importamos com a natureza, mãe de nossa existência. Eu particularmente tenho tentado,e continuarei tentando melhorar enquanto ser humano, e espero que este seja um pensamento que se multiplique´...e melhorar para mim é amar ao próximo, os animais e a natureza, ou seja, nos amar-mos e nos respeitar-mos, na busca de um autoconhecimento...enfim, minha boa amiga Victória, e pessoas como tu me inspiram nesta busca de dias melhores, para todos os seres vivos que habitam este planeta. Teu cariño será sempre benvindo em meu coração, grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi meu bom amigo Jair,

    O tesouro está sendo buscado do lado de fora, esse é todo o problema.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  22. Meu bom amigo Edson, que prazer tua visita...é, infelizmente o que se prega é o ter, e não o ser...também acredito que o começo da solução está dentro de nós. Tou em falta contigo, tenho lido teus posts e não tenho comentado, ocorre que um post teu me fez cair numa reflexão profunda, e estou matutando um post. Grande abraço, e que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir