sexta-feira, 27 de maio de 2011

QUE OS BONS VENTOS ME ENCONTREM

Gravura encontrada no blog APENAS YSOLDA.


OS DEVERES DO VENTO SÃO POUCOS -
NO OCEANO, IMPELIR OS BARCOS,
FUNDAR O MÊS DE MARÇO,ESCOLTAR AS ÁGUAS
E CONDUZIR A LIBERDADE.

OS PRAZERES DO VENTO SÃO GRANDES -
HABITAR AS VASTIDÕES,
PERMANECER OU VAGUEAR,
ESPIAR OS BOSQUES, OU ENTRETÊ-LOS.

OS PARENTES DO VENTO SÃO OS PÍNCAROS,
O AZOF E O EQUINÓCIO;
COM O ASTERÓIDE E O PÁSSARO,
MANTÉM RELAÇÕES CERIMONIOSAS.

OS LIMITES DO VENTO DEPENDEM
DE SEU EXISTIR OU MORRER;
PARECE-ME SÁBIO DEMAIS PARA DAR-SE AO SONO,
NO ENTANTO, EU NÃO SEI.

ps.Poema de Emily Dickinson, traduzido pelo professor, escritor, tradutor e dramaturgo gaúcho IVO BENDER, O Senhor Das Letras, que está sendo homenageado (em VIDA, o que é maravilhoso), por seus 50 anos dedicados ao Teatro. Existe muito mais a se dizer sobre este Senhor, deixo aqui o meu MUITO OBRIGADO.

ps.2 Estou lendo um livro de poemas de Dickinson, traduzidos por Ivo Bender, e este poema ontem a noite, li e reli várias vezes tentando interpetar, entender, na verdade estava me deliciando...eis que acordo hoje pela manhã, com um leve aperto no peito (angústia?)...continuei minhas leituras deste poema no coletivo, recitei em voz alta a caminho do trabalho, então percebi, que preciso de bons ventos, então que Deus me traga.

ps.3 VIVA IVO BENDER, VIVA...

12 comentários:

  1. Espero mesmo que Deus me traga mesmo bons ventos, só o que me resta...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querido amigo jair!! Com certeza os bons ventos vão te encontrar!! Belíssimo o poema,numa bela tradução do deste Ivo Bender. Na verdade sou um tanto qto suspeita para falar de ventos e ventanias!! rsrs Sabes bem o qto incorporo "o vento" em meus poemas. Esse poema me fez lembrar tbem daquela música daí da tua terra:O VENTO (dos monarcas)...
    Jair, desejo que os bons ventos soprem ao teu encontro!!
    Uma semana abençoada e feliz!!
    Um beijo azul com meu carinho de sempre! RO

    ResponderExcluir
  3. pois é...os duentes da net não me permitem comentar o comentário...obrigado pela visita querida amiga Rosana. Um imenso e forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga e poeta Rosana, sempre muito feliz com tua visita, pois sabes o quanto és importante para mim...não achas este post pedante, né ? Eu só quis prestar homenagem a um ser maravilhoso que conheci, e que me encantou de tal maneira, que colocou um imensa interrogação no que acho que sei até então. Sou um apaixonado por teatro, já fiz de forma amadora,e, ao conhecer este homem a chama do teatro acendeu dentro de mim, não que eu vá atuar ou algo assim, mas a magia do teatro, esta arte viva...ele tem uma vasta obra e este poema é de uma de suas obras, no caso um livro de poemas que ele traduziu de Dickinson, que me encantou e me encanta, pois não terminei ainda. Minha querida amiga eu sou tão imediatista, como já te falei por fone, que cheguei a achar que ninguém gostou do meu post, que coisa chata né ? pois quando comecei com o blog, sempre postei para mim mesmo, e agora fico achando...sei lá o que eu acho...enfim, tu vieste, e gostou, então tá tudo bem, só postei praticamente ontem (rsrsrrssrsrs...). Sei o quanto teus poemas me são belos e fartos de metáforas que me fazem feliz, dentro de minha infelicidade (entendeu ? srsrsrrsrsrsrsr...). O comentário acima, foi que escrevi uns dois longos rsrsrsrs comentários do comentário e não saiu.

    ResponderExcluir
  5. Querido Jair: creìa de haber dejado un comentario, pero veo, solo hoy, que blogger no lo aceptò;
    la poesia me ha gustado, habla de mar, de vientos de viajes hacia tierras y hacia personas afines que encontramos durante nuestro trànsito, ya sea en nuestro ambiente de vida y trabajo como en estos espacios de la red, que logran eliminar las distancias; gracias por tus comentos, un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
  6. Querido Blas, tua presença aqui só me honra, gostei demais de ultimo post, de uma coragem impressionante eu achei, eu que muitas vezes sou confessional aqui, nunca me Expus tanto como tu no post. De um sinceridade cortante. Este poema me comoeve, como outros que tou lendo dela no momento, e este fala desta coisas que dizes, coisas que nos são comuns, mas necessárias. Eu é te agradeço a visita e os comentários, sempre tão amigos e carinhosos. UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  7. Querido jair, esperamos a mesma coisa neste momento... que o Bom Deus nos traga o vento... e que este vento nos leve a lugares melhores e que, ao partir, leve com ele o que não nos faz bem e nos deixa temporariamente infelizes. Sim. temporariamente, pois, para usar um chavão: "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se nunca se acabe"... Qure nossos ventos sejam tão bons quanto os sudoestes que passam por aqui no Rio, no outono, derrubando as folhas das árvores, levantando as saias desavisadas e limpando o ar, preparando a chegada do inverno carioca... sempre meio fake, mas sempre dando uma cara diferente à minha cidade sol maravilhosa. Renovação. esta é minha palavra da vez. Beijos flutuando no vento e nas promessas que este nos traz...

    ResponderExcluir
  8. É minha querida, consigo imaginar este Rio que falas, mas eu brinco que quero o Rio fake do Projac, lá é perfeito (brincadeira)...não é à toa que é a cidade maravilhosa, apesar de tudo, porque nada é perfeito ou totalmente horrível. Gosto de um Rio descrito num livro de Nelson Mota "Ao som do céu azul e do mar profundo", na verdade é um rio antigo, onde o morro era inocente, e desde aquela época o Estado já não se importava, deu no que deu...mas os ventos, estes aqui não são tão cinemtigráficos, são frios, já ouviu falar no minuano, um vento louco e frio que assobia, enfim...muiito feliz, sempre com tua visita. 'Os prazeres do vento são grandes'. Um imenso e ventoiso abraço, cara amiga.

    ResponderExcluir
  9. abro mis brazos, y soplo par vos buenos vientos!
    después de la tempestad, gira el viento y nos acaricia el alma!

    mil besos,Jair*

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo Jair
    Adoro receber suas visitas, são sempre muito carinhosas e fico muito feliz com isso.
    Se cuide
    Abração

    ResponderExcluir
  11. Querida Rayuela, os ventos que vem de ti só poderiam me ser bons e loucos, pois depois da tempestade de delírios e palavras que encontro em teu blog, sinto-me acariciado por tanta inspiração, por tantos caminhos novos que me permito trilhar, minha maga das palavras. Aceito teus mil besos, e faço um estoque para smepre tê-los. Um imenso abraço dos ventos do sul, de nossa América do Sul.

    ResponderExcluir
  12. Meu querido prof. Elian, fico lisonjeado com tuas palavras, pois eu é que gosto demais de frequentar teu blog, tão libertador para mim, tão instigante, tão lírico, tão humano,e por vezes tão politizado, sem ser chato. Eu adoro fazer parte de teu exército de comentaristas, não me sinto apenas um lá, mas um amigo teu que é respeitado e querido por ti, obrigado. Um imenso e fofo abraço amigo.

    ResponderExcluir