quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ANGÚSTIA



Livro emblemático de Graciliano Ramos, escritor que tenho a mais profunda admiração, que numa época de minha vida o descobri e fui lendo tudo que encontrava dele. Cheguei neste livro e encontrei alguém que inspirou-me sonhos, desejos, que até então não fazia a menor idéia do que poderia ser ou fazer no futuro (naquele tempo acreditava no futuro). O personagem me fascinou, solitário (já me adivinhava naquela época), desgostoso da vida (isso é eu hoje), bem, e tinha um romance medíocre com uma vizinha (não é o meu caso)...mas a narrativa genial deste escritor contagiou minh alma, sendo que ao final do livro, decidi, seria funcionário público (isso deu certo) e teria uma vida muito particular e distante de tudo (isto, tou tentando). É uma obra sufocante, angustiante, como o próprio nome diz. Era intimista e ao mesmo tempo realista, literariamente era um livro marginal, que o autor escreveu preso, assim se deram também Memórias do Cárcere, que virou filme. É um autor de uma farta obra instigante...

ps. Querida Gheni, obrigado pela presença, pelo carinho de sempre...como acompanhei um pouco a história de tua mamãe, entendo teu comentário do post anterior.

ps. Mercedes, Mercedes, não vivo os melhores dias de minha vida, mas continuo vivendo, apesar...sempre gosto muito dos teus comentários, são engraçados, espirituosos, inteligentes, sacados...e sempre me comovem, em especial este, onde me mostras que o mundo não gira no meu umbigo, embora se eu me anulasse a porcaria será a mesma, com teu comentário conseguiste que eu ampliasse minha visaõ daquela fotografia, tudo é muito mais que possamos imaginar. Tuas perguntas só abriram minha mente, sou falho, sei, mas quero aprender, talvez um pouco teimoso, resistente a mudanças, mas não sou louco, não completamente, mas sei ouvir, analisar e se preciso for, e se for para melhor, não exito em mudar de opinião. Isso não quer dizer que não tenho opinião, mas que não sou radical e nem vou obrigar ninguém a mudar a sua, o que precisamos é respeito e tolerância (falo para mim mesmo, tou aprendendo...). Obrigado Mercedes, Mercedes, Senhora de Todos os Contos.

Um comentário:

  1. Jair, Jair, intentaré encontrar este libro traducido porque me interesa mucho la temática...
    Mil gracias por tu comentario a mi comentario. No eres un loco (y si lo fueras, me gustaría que toda la humanidad fuera igual de loca que tú, porque sin duda sería mejor!), tienes un altísimo nivel de sensibilidad y te gusta analizar tu mundo interior y el exterior. Te comprendo cuando me dices que no te gustan los cambios...¡A mí tampoco!!!!! Por eso quizás me gustan las piedras...
    En mi blog hay un nuevo cuento o, más que un cuento, una "escena" dedicada a ti, Jair, Jair, para darte las gracias por tu amabilidad, por tu sensibilidad y por tu fortaleza!! ADELANTE, Jair, Jair! Un abrazo resistente como una piedra.

    ResponderExcluir