quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CAMINHO




A parede construída com pequenos azulejos, que não são azuis, e que forram todo o corredor, que seguindo se perde em curvas, bifurcações, caminhos. Labirinto. Lembro Rayuela que me conta segredos, fala de espelhos, me faz atravessar o tempo ou redescobrir labirintos. Todos dentro de mim. Alguns fora. Mas em todo o caminho, de um lado azulejos que não são azuis, e do outro vidros, por todo longo caminho labiríntico.. Celas de vidro que aprisionam  almas. Boas e más. Eu mesmo  cumpria a minha pena , até iniciar esta caminhada. Esta cilada. Ouço os ecos dos berros de Renata no palco de nossas  tardes juvenis, na quela pequena cidade do interior do espelho, do tempo, da vida. Delírios psicodélicos em teatros inventados, criando papéis, entrando profundamente na palavra.
Agora ouço meus próprios passos neste cxaminho sem fim ou  labirinto. Passadas que saem dos meus pés, cruzam meus ouvidos e grudam-se nas paredes, como a sombra autônoma de Peter Pan, meus passos já não são meus , mas de personagens ou as pessoas aprisionadas dentro de mim, sendo eu meu próprio carcererio, agora caminha quase livres nos corredores, nas paredes deste labirinto.
Caminhando assim assim consigo lembrar do toque mágico da menina Rosa fazer flores adormecer...

11 comentários:

  1. Jair querido... que lindas palavras... seus textos estão a cada dia mais líricos... adoro te ver escrevendo... Beijos de final de ano, como todos os beijos que te mandei o ano inteiro, cheios de amizade, força, carinho e incentivo, cheio de desejos bons, como sempre, e não apenas porque mais um ano termina.... PS: você acredita que vi dois arco-íris esta semana que passou? e um deles duplo? tanta beleza, presente de natal do clima maluco do pré-verão causticante e com tempestades imensas deste meu Rio de Janeiro maravilhoso... É nestas horas que eu realmente não entendo quem não acredita em Deus...

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo
    Desejo a você um Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Jair, meu irmão querido!!!
    Feliz Natal!!!
    Estamos sempre te esperando, nossa casa está com a porta aberta prá ti...
    Saudades, bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Que o dia 25 traga o significado verdadeiro do Natal, e que Ele o capacite para viver 2012 infinitamente melhor.

    Abraços do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  5. Meu querido e bom amigo Jair!!!

    Que o dia 25 traga o significado verdadeiro do Natal, e que Ele o capacite para viver 2012 infinitamente melhor.

    Abraços do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  6. Mi querido Jair, Jair, deseo que el camino de tu vida sea tan bello como las palabras con que describes el camino de tu post. Y recuerda que un laberinto tiene entrada y, aunque a veces parezca imposible... tiene también salida. Siempre.

    Un abrazo grande, sincero, cercano, de mucha felicidad, lleno de buenos sentimientos y de energía positiva!

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã querida Carmen, sei que sou um amigo ingrato, mas eu saio perdendo, pois deixar de conviver contigo, Lula e agora (agora não né, a Laura já tá uma mocinha). Tudo que sei é que quando estávamos juntos, nos divertíamos muito, sempre lembro dos Cramps, a todo volume na frente do Nostragamos, lembra ? parecíamos crianças pra lá de felizes, as sessões de vídeo na casa de voces após o trabalho...são tantos momentos, tantos e todos eu lembro que estava muito feliz. Mas nossa amizade está para além da distância e tempo, moras no meu coração Carmen junto com o Lula e a Laurinha. Amo vocês, e sinto muita saudade, muita mesmo, irei visitá-los nas férias, mas te aviso antes. Um imenso abraço do tamanho do universo para meus amigos amados da terra alemã aqui do Sul.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida amiga Anaís, sempre vou festejar tuas visitas e comentários sempre carinhosos e lucidos para mim, para o que escrevo, para o que sinto...assim são os amigos, e graças a Deus, mais um ano atravessamos juntos, sorrindo, chorando, mas vivendo e compartilhando nossas alegrias e angustias com os amigos em nossos blogs. Sabe, quando não tou no blog, pois a vida segue, querendo ou nao, sinto falta dessa conversa que tenho com pessoas afins, que compartilham ou entendem nossos pensamentos escritos, se identificam ou apreciam...bem, quando vou no teu blog, aproveito um pouco de tudo, e acabo incorporando muitas coisas.
    A vida é mágica, nós é que endurecemos a medida que crescemos, mas alguns de nós permite que a porta do encantamento, tão comum na infância, desapareça quando adultos. Ou olhar e não ver, por exemplo, os teus arco íris, muitos olhariam e não veriam este encantamento que me dizes, então existe alma em nossos corpos, coração, sensíbilidade e no teu caso, essa tua cumplicidade com as palavras e teu tempo, a razão e o sentimento nos confundindo e encantando, ao mesmno tempo, assim são teus textos, sendo que o último que seguido vou lá no teu blog ler, é bom demais, ainda tou descobrindo o que as entrelhinhas diz\em ara mim. Obrigado Anaís, por me reconhecer como pessoa que sou, dar e acolher nossa amizade, algo tão dificil nos dias de hoje, pois é muito dificil confiar nas pessoas (eu sofro com isso, mas confio cada vez menos). Tenho certeza que seguiremos adiante, nos anos que se aproximam e passam rapidamente por nós. Um sempre imenso abraço, querida amiga carioca da gema.

    ResponderExcluir
  9. Meu amado amigo prof. Elian, meu coração se ilumina de alegria com tua presença, sinto muito tua falta, ainda outro dia estive no blog com o post de encerramento, não resisti e deixei mais um recadinho pra ti. Tu és daquelas pessoas que passam na vida da gente e deixam marcas profundas que jamis desapareceram. Saudade sempre amigo. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Meu bom amigo Edson Carmo, como gosto de tua presença aqui, fico me sentindo especial. Caminhamos praticamente na mesma linha religiosa, com Deus e Jesus no coração, e isso tenho muito a te agradecer, pois aprendi que falar de Deus é normal e é o maior barato, pois ficção ou não, o que sai de mim e vem para no blog é verdadeiro, às vezes tão verdadeiro que perde a graça rsrsrsrs. Sempre lerei teus post, é quase uma necessidade, nem sempre comento, principalmente os que entendo claramente, o que é cada vez mais frequente. Obrigado amigo pela visita, carinho, amizade, pelos selos, por me esclarecer quando a dúvida paira sobre minha cabeça, obrigado, muito obrigado por existir, e que Deus sempre nos abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Mercedes, Mercedes não me canso de agradecer tua visita neste post, é tão gratificante, fico tão feliz, e o mais louco de tudo é que eu entendo claramente, intuitivamente...agradeço por sempre leres com atençaõ o que escrevo, e sempre com palavras certeiras, orientando-me, elogiando-me, e me dizendo coisas que às vezs preciso ouvir para por os pés não chão, assim são os amigos, e agradeço a Deus por ter amigos geograficamente tão distantes, mas tão próximos de minha vida, com mais influência do que pessoas que estão do meu lado. O poder da amizade. Mais um ano se foi, mas a vida segue, o sol nascerá amanhã também, então sigamos adelante e sejamos felizes. Um sempre imenso abraço do mais profundo de meu coração, querida amiga Maercede, Mercedes.

    ResponderExcluir