quinta-feira, 7 de março de 2013

LAMENTO



"Vinde a mim,
todos que estais
cansados e sobrecarrgados,
e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo
e aprendei de mim,
porque sou manso
e humilde de coração:
e achareis descanso
para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave
e o meu fardo é leve."

Jesus de Nazaré


Eu lamento por tudo, lamento por mim, pelo fim do mundo mal sucedido, pela esperança quase perdida. Lamento também "nossa falta de bom senso, todo ódio e toda indiferença". Lamento por tua oportunidade e consagração, todo o ouro que acumulas e que não te servirá para nada. Lamento minha autocomiseração. Lamento as mortes estúpidas, lamento as músicas que nunca mais nascerão. Lamento a falta de amor próprio e ao próximo. Lmaneto que o poder se deixou corromper  pela ganância. Lamento o enlace da coisa pública com a privada. Lamento a falta de escrúpulos. Lamento os inocentes filhos da culpa. Lamento minha tyristeza por mim, pelo mundo e pela falta de remédios. Lamento ter brigado com meu médico e lamento ele não ter percebido meu surto in loco. Lamento ter de ser ríspido contigo, mas lamento mais tua pureza e lamento mais ainda ter de conviver comigo. Lamento os olhares de medo e a dor das crianças perdidas na rua. Lamento o rio que seca e lamento o ria que enche e arrasta casas e almas. Lamento minhas dores mesquinhas e mal-estar constante. Lamento minha falta de riso. Lamento meu exagero nas lágrimas. Lamento a saudade que sinto no peito e me deixa desesperado por não saber o porquê. 

6 comentários:

  1. Querido Jair, que palavras tão harmoniosas acabei de ler lá no Perseverança.
    minha resposta para você é o seguinte que está lá, mas faço questão de deixar aqui registrado para tb seus leitores.
    """Fico feliz em saber que posso de alguma forma em poucas palavras fazer sua consciencia fluir sentimentos bons, sou imperfeita e nem melhor do que qualquer semelhante meu; apenas repeito e que acredito na proximidade das pessoas e que todas merecem uma chance, se cair de levantar, se chorar de poder secar as lagrimas e sorrir, se ficar em fúria eu espero acalmar para que então eu possa ouvir e de alguma forma compartilhar minha paciencia;somos todos providos de uma inteligencia maravilhosa, mas também de algo desagradavel somos egoístas e na forma de humanos imperfeitos podemos cometer enganos e muitos deles sérios e irreversíveis; mas não desista de continuar, seria pior se você estivesse na tentativa de continuar vivendo agarrando o vento;compartilho um dos meus preferidos textos biblicos que me ajudam a me manter firme foi escrito pelo apóstolo Paulo e ele escreveu quando estava em visita na cidade dos hebreus, sendo assim: "CORRAMOS COM PERSEVERANÇA A CORRIDA QUE NOS É PROPOSTA.- Hebreus 12:1
    Os corredores em uma competição tentam ganahr um premio, mas apenas um deles ganhará, nós seres humanos podemos todos os dias ter uma corrida seja ela nas emoções, nas doações em harmonia e de proporcionar a outros esperança, de compartilhar de alguma forma e de alguma maneira qualquer coisa, até mesmo a marmita...o premio querido Jair, será uma satisfação interna que deixa nosso espirito leve e com vontade de continuar na corrida proporcionando a edificação nossa e daqueles que estão ao nosso lado.
    Abraço fraterno, e o e-mail do blog está ai para você escrever e abrir seu coração se quiser."
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nicinha, obrigado, obrigado, obrigado, as palavras podem sair assim, assim, mas tem palavras que fazem o sentido fazer sentido, obrigado querida amiga, vou sim te escrever pelo email. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  2. Olá amigo Jair
    Acredito que todos temos um milhão de motivos para lamentarmos; mas lamento principalmente pela falta de compreensão e amor ao próximo, isso sim é lamentável.
    Grande abraço
    Se cuide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. Elian, foi só um comecinho de lamentos rs, mas o que mais me satisfaz e alegra o coração é tua presença. Perdoa minha ausência em teu blog. Tou sempre lendo, mas comentár não é sempre que posso. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Cara, isso me tocou profundamente.
    Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido poeta Anderson, quando se toca profundamente um poéta éque valeu a pena expor isso que estava em minhas entranhas e pensamentos e dores da alma, que consegui colocar neste bloguinho. Tou lendo teu último poema, e assim que puder vou comentar, pois é lindo. Obrigado sempre pela carinhosa lembrança. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir