sexta-feira, 21 de junho de 2013

TIVERA EU ESSE DOM!

Emily Dickinson: Herself to Her a Music



Banir a mim de mim mesma,
Tivera eu esse dom!
Inexpugnável fosse minha fortaleza,
Ante toda audácia.

Uma vez, porém, que eu mesma me assalto,
Como terei paz
A não ser sujeitando
a consciência ?

E desde que somos monarcas um para o outro,
Como poderei alcançá-lo
A não ser abdicando
De mim mesma.


by Emily Dickinson
tradução by Ivo Bender

18 comentários:

  1. Mi querido Jair, Jair, espero que me perdones por mi silencio...Me falta tiempo, me falta tiempo...! Estoy bien, pero actualmente las 24 horas del día son pocas para mí...Necesito más horas...Tivera eu esse dom! :-)
    Espero volver a la normalidad y seguir visitándote regularmente.
    ¿Cómo estás? No quiero respuestas negativas :-) Un gran abrazo más allá del espacio y sobre todo, del tiempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes, perdoa-me tu pela demora no comentário do comentário rs, mas não sabes a felicidade, a importância de tua visita, destas palavras de carinho, de lembrança...sei que não sou perfeito, tou longe, muito longe da perfeição, e magoo pessoas e fatalmente sou magoado, mas estou bem, muito bem, de verdade amiga, passamos por fases, eu mais ainda. Nestes tempos em que amigos 'reais' me deixam de lado, daí penso; tou colhendo e que plantei, mas tentei plantar amizade e colho indiferença de pessoas que amo muito, mas tu estás aqui, e nosso elo é verdadeiro, faz tempo, apesar da distância, da língua, de ser-mos seres distintos, gosto e preciso dessa sintonia, não me abandone, tou dando um jeito de poder ouvi-la no teu blog e seguir esta tua trajetória genial de contista, escritora. Obrigado amiga. Tivera eu esse dom, acho que o dom que gostaria de ter era não peder amigos, nunca.
      Mercedes, Mercedes para sempre estarás em meu coração, ainternet é mágica, pois sinto falta, saudade, carinho por seres que nunca vi ao vivo, e isso me deixa feliz, poirs me mostro o poder que tenho de amar o próximo. Obrigado amiga.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Emily Dickinson teve a solidão a seu favor e escreveu coisas que encantam toda uma multidão! Bela escolha, caro Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson, meu prato favorito de inspiração rs e vivencia, a solidão, daí eu caí no colo dela e sou embalado por poemas que solidificavam à medida que lia, começo a ouvi-los ao longe, perto, dentro, uma solidão concreta como nunca consegui tocar antes, Emily me tocou através dos olhos de um azul profundo do Ivo Bender, para mim o sr do teatro e das palavras, pelo qual adquiri um respeito profundo e um doce carinho da vez que o conheci, enfim, querido poeta esta solidão de todos os poetas que a expõe, a concretizam. É, ela usou a solidão a seu favor ou ao contrário, restou o mito, restou-nos a poesia...obrigado sempre pelo carinho e visita. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. jair, que sensação maravilhosa é me deparar com a inspiração que é o teu blog. emily dickinson está entre as minhas poetas favoritas. foi muito bom relembrá-la aqui.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado LaCarne pela presença e palavras tão amáveis, sensações, inspiração, Emily inclusive, são referências, coisas que encontrei no teu blog, referências, muitas referências e isso foi umas das coisas que me atrairam, me fazem ir ao teu blog, ler teus textos, que são inacreditáveis, os titulos teus são únicos. Emily tinha isso na sua poesia, de um tudo, a dor, o desamor, o estado das coisas, a natureza, e poder relembrar, como dizes, eu gosto muito, antes que eu esqueça tudo com a velhice, quero conservar estas boas memórias, que no fundo é o que fica, o que importa, o sentimento, a sensação (tou me repetindo rs). Muito obrigado querido LaCarne por me incluir dentro do teu tempo e fazer estas vistas que me deixam muito, muito feliz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. gran emily! gracias por este poema, querido Jair.

    abrazos, buen domingo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog é mesmo grande, olha uma poeta de verdade,( não que os outros não sejam, não é isso)me visitando, e reconhecendo humildemente a grandiosidade da outra poeta, e eu sou testemunha disso, isso é maravilhoso. Querida Silvia, minha grande poeta, acho que todos somos sós, mas nos é permitido contatos e encontros mágicos, intensos, a poesia tem este poder (acredito), tu tens um dom genial, o domínio das palavras e para mim que falo outra língua é mágico, pois a intuição me levou para dentro de tuas palavras e descobri um mundo inspirado, inspirador. Tenho sorte, não passo meu tempo em vão como penso, a poesia não permite, ela me acrescenta, ela faz de minha solidão algo belo até, e abre janelas, espelhos onde tenho contatos, atravessei o espelho e te conheci e te conheço, e isso eu agradeço sempre. O mesmo encantamento senti lendo teus poemas, os da Emily...Obrigado pela poesia querida amiga, pelo carinho, pela presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Oi Jair!
    Faz tempo que quero ler mais sobre Emily Dickinson, conheço pouco. Grato pela inspiração.

    Abraço

    PS: Fiquei feliz de saber que vc conhece o Elian!
    Você é mineiro como ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bill, que prazer em te-lo aqui, na verdade conhecer, conhecer a Emily foi a partir de uma compilação de poemas traduzidos por Ivo Bender, conhecia poemas esparços, mas descobri um mundo muito aconchegante para minhas dores, palavras que traduziam anos de solidão sofrida e não entendida, o poder das palavras, às vezes é bem dolorida, mas é melhor entender o sentido, se autoconhecer, do que negar e seguir como mais um.
      Meu querido amigo prof. Elian, faz tempo que nos visitamos na blogosfera, fui atraído pela outra figura que abria o blog, desde então não consigo mais viver sem ele rs, e ele me provou e não deixou que eu deixasse de acreditar na amizade na internet...podes ver nuns posts anteriores bem depressivos, cheguei a desejar não ter mais comentáriois (estava surtado mesmo, pois o comentário faz a alegria de um blogueiro),e o Elian não me abandonou, vinha assim mesmo, no post que falei que não queria comentário e lesado não sabia como fazer, ele comentou dizendo, como não comentar este poema, era do Fernando Pessoa, achei tão fofo e amável e poético da parte dele, um amigo que não deu ouvidos a minha sombra que me dominava no momento, ele ignorou meu estado, e viu minha alma carente, querendo o contrário, antes já o adorava, meu respeito e meu carinho dobraram com relação a ele, e não sou mineiro, sou gaúcho, mas o sentimento que tenho em relação ao Elian é do mais profundo carinho, respeito, sem falar que o blog dele é muito gostoso, e foi lá que te conheci, ele é um catalizador de pessoas legais, adoro esse cara.
      Querido Bill muito obrigado pela presença.
      Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. OI JAIR!
    FIZESTE UMA BOA ESCOLHA PARA LERMOS AQUI.
    GRATA POR TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER", QUANDO FESTEJO 2 ANOS DE BLOG.
    MUITA ALEGRIA E PRAZER EM RECEBER TANTAS PALAVRAS CARINHOSAS, DE ANTIGOS E NOVOS AMIGOS, MAS, NÃO MENOS IMPORTANTES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Zilani, obrigado pela visita, teu blog foi uma maravilhosa descoberta, logo no post comemorativo dos teus 2 anos, pois o texto me cativou, fiz minhas aquelas palavras,porque sinto assim, e ao ler, percebi o que dizes, posso expor coisas minhas (boas ou não) e posso ler coisas maravilhosas, criativas, necessárias, que às vezes era o que faltava. Acho que o mundo precisa de poesia, e se for boa, melhor. Emily vou sempre querer ler. Mais uma vez parabéns pelos 2 anos de blog e que venham mais anos. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  7. Caro Jair:
    Sobre Emily Dickinson assim se manifestou o importante crítico norte-americano Harold Bloom, no seu livro ‘O Cânone Ocidental’, pág. 283: “Tirando Shakespeare, é ela quem manifesta mais originalidade cognitiva do que qualquer outro poeta ocidental desde Dante (...)”.
    A aproveito o comentário para dizer que estou seguindo o teu blog com meu blog VEREDAS (http://pedrolusodcarvalho.blogspot.com.br/).
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Meu caríssimo dr Pedro Luso, quanto prazer em recebe-lo neste bloguinho...maravilhosa observação, que só vem a acrescentar neste belo poema desta grande poeta universal, tou feliz demais com sua visita, obrigado. Quanto ao VEREDAS, já estive lá, adorei o ensaio sobre herança, tentei deixar um comentário, não sei se ficou. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir
  9. Banir a mim de mim mesma, tendo fazer isso sempre... rs..

    Obrigada pelas visitas lá no blog. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É querida Cris, existirá sempre um momento na vida rs...feliz demais com tua visita, quanto a ir no teu blog é um prazer.Essa poeta consegue dizer as coisas mais guardadas nas entranhas da alma (da minha rs) e tradução primorosa do prof. Ivo Bender. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Emily Dickinson sabia das coisas... hehe! Jair, passando para agradecer e retribuir o carinho de sua visita ao TPM! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solidão fazia bem a obra dela...querido Fred aqui as portas sempre abertas rs. No teu blog eu necessito sempre dar uma olhada, e sempre vale a pena. Muito obrigado pela visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir