segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EU ESCREVI UM POEMA TRISTE



O dia em que nada deu certo...


Acordei atrasado, tropeço, queima o chuveiro, perco o coletivo que só passará daqui uma hora, caminho esta uma hora até o trabalho. Chego.

É segunda-feira e começa a semana com todas as más notícias de sempre, mortes no oriente, fome na áfrica, assassinatos em massa no brasil, fome, dor, políticos ladrões, o caos, ou seja, uma segunda-feira normal.

Foram dois longos dias neste final de semana, o suficiente para chegar a grande e única solução: - A única solução é morrer. - Parece um tanto trágico, mas sou assim, depois de tanto tempo acreditando na possibilidade de viver em paz, de alguma coisa dar certo, de um amor surgir de um jardim pelo qual eu passo...frustração, este é meu nome. Equívoco, meu sobrenome.

Gostaria de ouvir Amália Rodrigues e chorar até não aguentar mais, quem sabe alivio a dor que carrego no peito e que não tem solução.

O dia se arrasta e...    


Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!


Mário Quintana

ps. Sabe aquele dia em que a intuição diz para não sair da cama, e não ouvimos a intuição e saímos ? Eu encontro esta segunda-feira.
Bem feito para mim.

8 comentários:

  1. Mas lembre-se q depois da segunda vem a terça e depois a quarta e assim por diante ... um dia nunca é igual ao outro ... é lutar para fazê-lo diferente ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido rei Bratz, por isso te amo...as coisas funcionam assim, mais ou menos, na verdade funcionam como a gente comanda...Garfild odeia segunda, eu nunca tive problema com este dia, a não ser a que passou, mas meu rei, como dizes, foi, hoje já é terça e praticamente esqueci de ontem rs...às vezes eu acho o mundo tão injusto comigo, que Deus não me tem como sua prioridade (autocomiseração?), mas também né, coitado, com um mundo todo nas mãos e eu querendo atenção...por isso tua atenção é importante pra mim, muito obrigado amigo pelas palavras, pela sinceriade delas, e por me mostrar de uma forma digna, bela e querida que :dane-se, o que importa é acordar na terça, na quarta...
      Do fundo de meu coração, obrigado amigo.
      Casrinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. "Mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza, senão não se faz um samba não..." (Vinícius de Moraes)

    Tempo que não passo por aqui, né meu amigo?
    Espero que esteja bem! A tristeza é poética... Mas se quiser uma prosa, estou aqui! É só me chamar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela, que saudade, tou sempre passando por teu blog CaféComBorboleta (adoro esse nome)...mas é felicidade demais tu por aqui, faz tempo mesmo, mas nunca perco a esperança, afinal a quanto tempo mesmo nos visitamos ? A tristeza é um dos meus ingredientes rs para escrever, não que eu esteja triste, mas esta tristeza da música que citas no comentário, nas palavras do poeta maior Vinicius, este sim tinha palavras belas e tristes simultaneamente, incrível ele. Obrigado Bela por estar aqui e ser minha amiga.
      Carinho respeito e abraço

      Excluir
  3. Olá, Jair, eu já tinha lido esse texto mas não consegui comentar, a Internet gira e não anda. Mas voltei a ele. Sim, vi o caos, mas que bonito texto. Depois dizem que não há beleza na tristeza. São esses os momentos que temos mais inspiração, pois é algo que brota com muita verdade, sem firulas. Todos nós temos nosso dia de cão, mas depois tudo vai pro lugar, é só esperar e não se matar. Vai ficar meio difícil de ressuscitar! Gostos de textos que falam da alma.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga Tais, que bom tê-la aqui, com tão agradável e espirituoso comentário. Amei. "Vai ficar meio difícil de ressuscitar! " Tens toda a razão Tais, mas como símbolo até desse texto, citei Amália Rodrigues, porque ela como ninguém sabia falar de um profundo dentro dela, da alma. Tudo é meio ficção, mas ao mesmo tempo eu estou lá, vivendo e sentindo cada emoção que depois foi escrita; putz, que legal, conseguiste dar um rumo técnico rs para o que escrevi.
      Claro que o poema do meu poetinho que virou anjo Mário Quintana faz toda a diferença no post, o que me deixa mais feliz...O Màrio Quintana tinha uma forma muito especial de ver a tristeza, ou o caos da vida, ele sim, vivia num mundo de inspiração e nos deixou seu legado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Ele tinha uma maneira especial de ver era a MORTE! rss
    http://taisluso.blogspot.com.br/2010/05/o-meu-poeta-mario-quintana.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
    MÁRIO QUINTANA

    ResponderExcluir