sexta-feira, 28 de março de 2014

FRACASSO E CASTIGO





Estou tentando limpar meu coração para que possa te aceitar livremente, sem condições, sem maniqueísmos, sem ilusões - se bem que não sei viver sem ilusão -. Outro dia quase esqueci, que nas horas vagas da aula, mentíamos que éramos os tais, os garotos que tudo sabiam, e nada, de nada sabíamos nós - era uma boa brincadeira. Não sei lidar com o poder de controlar baratas, elas são tão livres e escorregadias...mas posso aprender a controlar os homens, estes sim se submetem, fazem qualquer coisa, eu disse, qualquer coisa para poder mandar, mesmo que seu mando seja mandado. Mesmo que quem tenha de obedecer não reconheça este estado, apenas ri pelas  costas, por ver o esforço demais um humano, louco pelo poder e vivendo de ilusões.
Digo,  porque tenho medo de cair nesta armadilha, e me tornar um estúpido, alguém que jamais saberá amar de verdade, porque vai querer ter o controle, e ninguém consegue amar ou ser amado acorrentado.
Agora eu entendo  porque te perdi, tentei te acorrentar no meu mórbido amor disfarçado de incondicional, maquiando a verdadeira história de João e Maria; engorde e morte.
Tento limpar meu coração como faço com minhas pedras semipreciosas, mas elas são seres minerais tão evoluídos - mais uma ilusão - meu coração, ainda não aprendeu a perdoar, nem a amar direito e muito menos sabe mandar. (estou excluído da órda que  cultua o poder, o controle do próximo...estou fadado ao fracasso ou ao castigo, por não ser perfeito para ser mandado - ainda consigo falar e me rebelar)


Vive tão disperso,
Olha pros lados demais
Não vê que o futuro é você quem faz
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Atribui ao outro a culpa por não ter mais
Declara as uvas verdes, mas não fica em paz 
Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
by Pitty

28 comentários:

  1. Muito bom teu post. Texto bem elaborado. Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu poeta Dilmar, aceito rs o bem elaborado texto, na verdade eu tentei mesmo, não me perder na minha divagação, mas não tive muito sucesso, aliás acho que ficou como o título, um fracasso - então consegui que ele ficasse a meu contento...divaguei rs meu querido poeta...sempre muito obrigado por me prestigiar com sua ilustre presença e tão amáveis, amáveis mesmo, palavras que me deixa aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. o saber rebelar-se talvez seja a maior das virtudes q um ser pode ter ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, e tudo é rebeldia, pelo menos quando jovem rs...mas quando se perde o perfume, que seja da rebeldia, então já estamos moldados para sermos mandados ao ceú ou ao inferno, mas em nosso consentimento. Neu querido Bratz, com tuas visitas, minhas no teu blog tem me levado para opostos rs, às vezes dentro de mim, mas é tão bom ser provocado neste sentido, folego para continuar vivendo este mundinho, um tanto medíocre, mas adorável. Despois de mais um afago teu com tuas palavras como começar a tentar (eu tou sempre tentando rs) escrever o meu maior ato de rebeldia, tem a ver com rock, bem rápido...obrigado meu querido amigo, tuas palavras, únicas, terão sempre a minha atenção, porquer não podemos perder os sinais que a vida nos indica. Obrigado sempre, por existir, por ser, por me visitar.#prontofalei

      Excluir
    2. E todo o mkeu carinh9o meu respeito e meu abtraço querido Bratz, meu rei, meu amigo.

      Excluir
  3. as armadilhas da vida. o perder. o fechar os olhos e perceber que tudo poderia ter sido de outra forma. realmente o tetxo, além de tocante, marca muito. vir aqui é uma constante surpresa inenarrável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido LaCarne, tua visita já me deixa cheio de alegria, tuas palavras me embriagam, não sei se isso é (oba tou escrevendo, mas...)é muito mais que isso, são os sentidos e visões de quem navega há muito tempo por esta tempestade que é escrever, é muito mais que fazer isso que faço no meu bloguinho, que amo tanto....mas poder, mesmo num comentário teu ter uma experiência sensorial única, assim foi desde a primeira vez que te li, eu devo ter comentado do estranhamento daquela escrita que me deixou aflito, então adorei. Muito obrigado por estar aqui agregar valor a este espaço(agregar pode soar de várias maneiras, às vezes não tão boa, mas e daí...) e tu me ajuda ainda a ver o que estava ali, porque junto do aborto ou parto tem muitos líquidos que se perdem, se vão; vejo assim às vezes que escrevo, meio sem rumo, mas permitindo que algo saia e meio sem controle sai, nem sempre um bom post, mas sempre algo que acredito e preciso desvendar também, por isso da importância de tuas palavras. Obrigado. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Texto profundo, de intenso clima psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta Fabi Murilo, acredito que seja profundo, é uma mistura de sentimentos, de situações da minha vida, e claro, uma overdose de mentira ficcional...acho que pode ter dado este q psicológico que achaste. Confundo poder com amor, ser amado e mandar ou ser mandado, acreditar no poder e exerce-lo a todo custo, mas nesta guerra eu sempre saio perdendo...por exemplo, no meu trabalho meu cargo é o mais baixo, então sempre terei alguém para exercer seu suposto poder sobre mim (isso entrou um pouco neste texto), mas tem o poder que conheço e gosto que é o poder que minha mãe tem sobre mim, mas ela sabe que se me amarrar ao pé dela, este poder perderá o valor, e acabará com nosso amor (mas o meu amor por minha mãe e dela por mim é eterno...). Sou apaixonado por psicologia, Jung, Freud, Lacan e tantos outros com tantas teorias, experiências e já tive algumas poucas leituras (leio por prazer, não para seguir a teoria...). De qualquer forma, muito obrigado meu poeta, por vir aqui, por deixar teu querido comentário, eu só tenho a te agradecer, porque neste mundinho que vivemos ninguém se preocupa com o próximo, só com seu umbigo, mas tu como os grandes poetas tem essa preocupação com a raça humana, e eu faço parte disso, muito obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. [tudo muda o tempo todo.
    o tempo todo muda tudo....

    dias melhores virão]

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha rainha Margoh, estou a espera desses dias, mas enquanto não localizo gasto os que tenho agora e tento faze-los os melhores de toda a minha vida ( ok, eu sou meio chato e triste, embora goste de dar uma boa risada...) e eu conto com isso, porque tudo muda o tempo todo, e como tenho fé em Deus, acredito no que dizes. Muito obrigado por chegar nesta casa e presentear o dono com tuas palavras. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Me parece que vc está tendo uma boa percepção de si mesmo, e isso por si só já é uma grande coisas...
    Me parece que o grande lance da vida é não dar uma importância exagerada a tudo que nela contém e que vivemos ...
    Nada melhor que a liberdade a tudo e a todos, com liberdade a gente consegue optar por viver junto de alguém, ou não e resolver todas as outras escolhas que a vida nos pede !

    Abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido fotografo Marcos Campos, benditas palavras que deixas aqui...obrigado, mas acho que tá ocorrendo mesmo isso, de eu ter mais percepção comigo, não sei se boa, mas...gosto muito disso de não dar tanta importância a certas coisas da vida, lembrei de um trecho dos Smiths em que o Morrissey canta que não sabe porque dá tanta importância a pessoas que só querem furar o olho dele, mais ou menos a tradução rs, mas fazer o quê, eu me importo, depois não posso reclamar dos chutes nos olhos, era chute não furar rs...quanto a liberdade não vou dizer nada, é isso que dizes, obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Tenso & denso, caro Jair... adorei!!! Eu sou desses que acredita que só quem é livre consegue realmente "viver a vida"... e tem vezes que precisamos nos libertar de nós mesmos, nzé? Hehehehe! Hugzão é ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo, passei pelo teu blog e tá que tá, voltarei rs...terei uma ótima semana, eu vou tentar pelo menos, gosto e tenho medo disso, de me libertar de mim mesmo, mas se for para "viver a vida", quem sabe não é o que está me faltando. Obrigado Fred, eu gosto demais de tua presença aqui, obrigado. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Gracias queridão!!! Tô sempre por aqui... te acostuma... hahahaha! Hugzão!

      Excluir
  8. "Mórbido amor disfarçado de incondicional": uma armadilha que não podemos - e muitas vezes nem queremos - evitar. Talvez façam parte do jogo esses exageros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda querida Mônica C., inevitável, estou fugindo a algum tempo, como se fosse possível evitar a teia que nós mesmos nos preparamos e nos enrredamos...manipulamos, somos cretinos tembém, quando amamos dessa forma, mas amor, como classificá-lo ? Obrigado por esta observação, me ajuda a me entender melhor rs...mas não fujo do exagero, talvez minha herança cazuzeana, e dá uma boa pitada de emoção também né ? Tenho medo que tudo não passe mesmo de um jogo, pois sou daqueles que não tem sorte no jogo nem no amor rs. Obrigado por tua refrescante presença. Amei teus blogs.
      Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  9. Ah! Essa liberdade tão sonhada,...e o amor teima em amarrar, acorrentar!
    É bom misturar o real e o imaginário!
    Tenha uma semana feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Jossara, vim do teu blog e vi uma fotografia que eu coloco já nas 10 mais belas do ano rs...eu gosto muito, aliás, minha literatura barata, como gosto de dizer, se baseia nisso, Jorge Luis Borges dizia que escrevia sobre ele mesmo, claro com boas pitadas de imaginação, senão seria muito massante, algo mais ou menos assim, e me identifico com isso. Amor e liberdade, parecem tão próximos, mas podem caminhar para lados opostos. Já experimentei isso, dói, mas é a vida é bonita, é bonita, diria Gozaguinha. Obrigado querida Jossara por se fazer presente e enriquecer este espaço com tão bela observação. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  10. Oi, amigo Jair, li sua resposta ao Fábio. Eu vi que você já sabe que a terapia, quando a gente se propõe a fazê-la, e dela tirar lucro e viver em paz, nos ensina e lutar e nos dá os meios, e conhecimentos para nos aceitarmos como somos. A maioria quer ser um outro qualquer, menos ele. Esse é o grande problema que todos nós temos.

    Ou nos aceitamos como somos, com nossas carências, fragilidades e defeitos ou vamos sofrer pelo resto da vida. Não exija muito de você; por que deveria? Pra contentar a quem? Os outros que querem passar de caminhão por cima da gente?

    Quando passamos a não levar também os outros tão a sério, “volta a segurança”. A verdade, é que ninguém é tão, tão importante assim! Valem tanto quanto nós: nem mais, nem menos. Falando de gente normal, claro.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, tuas palavras sempre me chamaram a atenção e mais o respeito que tenho pelo que escreves, e quando é para mim, aqui na minha casa virtual rs mais feliz fico. Gostaria de poder continuar a fazer uma terapia, acredito que todo mundo mereceria...a eterna busca de nós mesmos, mas nós mesmos de verdade, como dizes. Acho que este tempo de blog me ajudou bastante, e ainda ajuda, é realmente terápico poder trocar idéias, palavras, conselhos que sejam, com pessoas que se mostram sensatas, coerentes e conectadas no que escrevemos, no que sentimos e expomos. Para sempre obrigado.
      Ah, e o humor refinado e bom de sempre: "Valem tanto quanto nós: nem mais, nem menos. Falando de gente normal, claro."rs.
      Meu carinho meu respeito e meu abaraço.

      Excluir
  11. Olá, Jair!

    Você nem fracassou, nem vai ser castigado, porque seu texto está, para além de muito bem escrito, morfológica e sintaticamente, é também, uma gostosíssima delícia (pleonasmo, é isso mesmo), porque tem lá toda a semântica (bem podias ter deixado, um pouquinho pra mim, né)?.

    Visualizei teu blog, a partir de um outro, e chegada, aqui, me deparo, com uma elevação de palavras, reais, ou ficcionais, e isso pouco importa, de lhe tirarmos o chapéu.

    Quer limpar seu coração, mas não sabe como, nem que utensílios e produtos deve e pode utilizar. Bem, conselho de mulher é sempre certinho, e é o melhor. ACEITA?

    Então, presta atenção: amores passados, já prescreveram, como os casos no tribunal, ou estão fazendo já História, a tua, amores atuais, os vive, como se de flores se tratasse. Acaricia e rega eles, sempre com ternura e com toda a saliva dos teus beijos, que é pura e branquinha, como pomba.
    Se tua boca, ficar seca, bebe na "fonte" mais próxima, até te saciares.

    NADA É PARA SEMPRE, NEM NO BEM, NEM NO MAL. VIVAMOS, APENAS, O PRESENTE, E UM DIA DE CADA VEZ.

    Amo as respostas, que dás aos teus/tuas comentaristas, porque mesmo aquelas que parecem meio "atordoadas", não estão, coisa nenhuma. Estão, sim, impregnadas de carinho e muita ternura, que te é intrínseca.

    FELIZ POR ENCONTRAR TEU BLOG E A TI, TAMBÉM.

    Um beijo, com imenso apreço e carinho.

    PS: tenho dois blogues, mas só um está, agora, ativo e que se chama: "Luzes e Luares".

    Sou portuguesa, de Lisboa, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Querida Luz, seja muito bem vinda ao meu blog e ao meu coração...adoro palavras, e graças a Deus não me tem faltado, com amigos pra lá de especiais, que ajudam a montar minha colcha de retalhos, do que escrevo, do que sinto, do avatar que passo a ser quando me conecto...das minhas verdades e mentiras, minha pobre literatura barata fica lisonjeada com tuas palavras. Confesso que deixo a cargo da intuição as regras gramaticais, nunca fui muito bom nisso, acho que isso ajudou a me apaixonar por Literatura, que me salvava na escola rs. Brinco dizendo que é meio terápico isso aqui, e é, como me sinto melhor, ou, pelo menos uma ideia a mais para refletir e quem sabe mudar, ou não. Necessito escrever, nem sempre inspirado para posts legais, mas é sincero o que de dentro de mim sai.
      Eu realmente tou entre a felicidade e a felicidade com tuas generosas e carinhosas e mágicas palavras para mim (eu sempre penso que não mereço), mas fico tão agradecido, tão agradecido.
      Acho as mulheres os seres mais especiais aqui na face da terra, quem num passe de mágica tem um bebê nos braços, que cresce, sai por aí e logo tomamos consciencia que somos nós...claro que aceito tuas palavras ou conselhos, tanto faz, se me acrescenta, é bem vindo - “ Então, presta atenção: amores passados, já prescreveram, como os casos no tribunal, ou estão fazendo já História, a tua, amores atuais, os vive, como se de flores se tratasse. Acaricia e rega eles, sempre com ternura e com toda a saliva dos teus beijos, que é pura e branquinha, como pomba.
      Se tua boca, ficar seca, bebe na "fonte" mais próxima, até te saciares.” Obrigado por este poema...estou tão contente com tuas palavras que tenho até medo de que tenhas te enganado de blog rs.
      Muito obrigado Luz (não poderias ter outro nome), muito obrigado por me trazer de além mar tanta luz, tanto carinho na forma de palavras, e palavras, o que mais gosto, obrigado. Todo o meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Olá, querido Jair!

      Estive cá, sim, com todo o prazer, e nem poderia deixar de o fazer, porque as minhas e as tuas palavras a tal me "obrigaram".

      Li, "BEBI E COMI" tudo o que, aqui, escreveste, e assim, minha boca "secou", ficando "sem, cem" palavras, mas, depois, meus olhos, verteram gotinhas de água, misturadas com pétalas de rosas, e aí, o brilho foi incomensurável. Fiquei fresca, completa e repleta.
      Agora, me sinto um bebé, acariciada em seus braços, porque sou mulher. OBRIGADA, pela metáfora e pelo gesto, que para mim/nós, é real.

      Agradeço, também, teu comentário, em meu blogue, que li, reli, e "rerelili". Quanto ao meu outro blogue, "Afetos e Cumplicidades", o primeiro, que fiz, com muito amor, tem, temporariamente, a opção comentários encerrada, porque, eu não consigo manter dois blogues, simultaneamente, por motivos profissionais (sou Professora de Língua Portuguesa).

      No "Luzes e Luares", esse onde você deixou comentário, só posto uma/duas vezes, por mês, porque meu tempo é escasso, pelos mesmos motivos.

      Voltarei para ler e comentar teu novo post.

      Um abraço, com carinho e ternura, da Luz.

      Excluir
    3. ...que delícia, obrigado, muito obrigado muito carinho respeito e imenso abraço...

      Excluir
  12. A sua evolução, já constatada em outros textos, torna-se nítida a cada novo post. Profundo e cheio de sentimento. Tocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta e amigo Anderson, fico meio sem jeito diante de tuas palavras, mas agradeço muito a consideração. Acredito que o blogueiro Marcos tenha dito uma grande verdade minha que não tinha me tocado, sinto que estou tendo uma percepção melhor de mim e fatalmente do mundo ao meu redor, o que pode refletir no que ando escrevendo (talvez...). Mas não quero perder nunca o sentimento no que escrevo, senão, perderei o sentido e fio da meada do que busco ou tento me livrar atarvés das palavras. Meu querido poeta tão inspirado que sempre Deus permita que possa desfrutar sempre de tua poesia. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir