quinta-feira, 17 de abril de 2014

MILAGRE






A vida sempre negou minhas vontades e desejos, também negou a felicidade, mas colocou algumas pessoas no meu caminho, para que eu aprendesse a viver em sociedade, que eu parasse de achar que a vida é culpada de minha derrota existencial. O lado cruel de Deus, nos faz aprender com a ador, que nós mesmos nos provocamos, que eu me provoco. Deus é meu pai e parece que não me entende bem, ou eu novamente, do alto do meu egoísmo achando que eu não mereço ou que eu mereço mais  do que tenho, mas não tenho nada. Mais do nada. Deus sabe o que faz, eu sei, por isso ficarei em silêncio, jejuando palavras, numa oração silenciosa, pedindo para ser afastado de onde estou, que abra as portas da estrada e me leve para perto de quem me ama, onde haja Sol e campo e árvores e rios e pessoas simples que vivem de agricultura e sorriem e dão bom dia quando avistam outro se humano, que poderia ser eu. Silenciosamente cumprirei meus afazeres, andarei em meio a pessoas que não me olham, mas estarei em silêncio e calmo e em oração. Aprendi com minha avó a clamar ao Deus invisível, que não tem cor, nem dinheiro, nem interesse em me adestrar, apenas abre meu coração e alivia o peso de minha alma e diz que eu espere por um milagre...só acho que meu tempo passa e nada, não me canso  de orar, mas não sei se ainda  quero um milagre, ou se milagre existe. 


Nossas armas estão na rua

É um milagre
Elas não matam ninguém



A fome está em toda parte
Mas a gente come
Levando a vida na arte



Todos choram
Mas só há alegria
Me perguntam
O que é que eu faço?
E eu respondo:
"Milagres, milagres"



As crianças brincam
Com a violência
Nesse cinema sem tela
Que passa na cidade



Que tempo mais vagabundo
Esse agora
Que escolheram pra gente viver



Todos choram
Mas só há alegria
Me perguntam
O que é que eu faço
E eu respondo:
"Milagres, milagres"


by Cazuz/Frejat/Denise





ps. Páscoa é um tempo em que percorrendo os telejornais acompanho matérias, em especial uma ala no nordeste brasileiro que vai pra caatingas se autoflagelar em nome de alguma religião, enfim, gosto do ato, de ver, sei lá se sou sadomasoquista com relação a isto, 
mas eu gosto, acho que simbolicamente deve fazer algum efeito ou sentido que necessita minha religiosidade - tentando uma explicação junguiana rs...- mas é a ressurreição de Cristo, para quem segure o Cristianismo, como eu, quer dizer, minha necessidade teológica vai além disso, necessito símbolos, não imagens, embora eu também goste, mas como disse uma amiga, quero o bom de cada religião...mas é um momento forte espiritualmente para mim, um momento único para eu fazer o que venho fazendo, mas com chances de dar certo, que é tentar; tentar ser feliz, tentar ser bom, tentar ser mais humano, tentar amar ao próximo, como a mim mesmo, renascer como uma fênix para uma vida melhor, mais sorriso e menos lágrimas, mais amor, mais vida. Menos silencio em minha vida, em meus ouvidos, mas barulhinho bom com Marisa Monte,palavras doces de carinho, sussurros de amor, mas sem ilusões, apenas fé, que é o que me resta, que me mantém vivo e tentando.

21 comentários:

  1. Se olharmos bem veremos que somos todos pequenos grandes milagres, nzé? Queridão... uma páscoa plena de renovação e cheia de chocolates pra ti! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu precioso amigo Fred, o fofo, somos milagres de Deus, e perfeitos, tão perfeitos que temos a liberdade de destruir-mos nossa perfeição. Feliz Páscoa meu amigo, que todos consigamos nos renovar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Larga os chocolates e vem visitar o TPM! Estamos de volta... hehehe! Hugzão, caríssimo!

      Excluir
    3. Como resistir um convite desses, peraí,peraí...to chegando, aliás, eu nunca resisto uma passada por teu blog meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. É que eu convido com muito amor... hahahaha!!! Queridão... só entrou (ui) um comment teu no blog... não sei onde foi parar o outro... Acho que vamos ter que dar uma segunda pra ele entrar direito, né? Hahahahahahahahaha! Hugzão, querido!!!

      Excluir
    5. Tu é muito fofo, meu precioso amigo rs.
      Carinhp respeito e abraço.

      Excluir
    6. Vais ver o Gaydzilla nesse findi, então?! Hehehe! Bons dias pra ti, queridão! Hugzones!

      Excluir
  2. Pois é Jair, de repente, esta época, ou seja o período pascal, pode ser um bom tempo para reflexão espiritual. Eu penso que, via de regra, nos tornamos mais reflexivos quando ocorrem mudanças bruscas em nossas vidas, seja a passagem de uma enfermidade ou a partida de um ente querido,por exemplo...
    Tu falaste em milagre no inicio do post. Acho que o milagre mais evidente é o mistério da vida.
    Um abração. Tenhas uma páscoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Dilmar, sempre tenho o prazer em recebe-lo neste blog, e é uma reflexão mesmo, minha, interna, mas que é exteriorizada neste blog, e que faz mais sentido quando um espírito bom como o teu percebe e me dá a honra de um comentário, obrigado. Tenho passado alguns reveses nestes últimos dias, é muito difícil lidar com o ser humano, mas eu não sou nada fácil também rs...o milagre da vida, graças a Deus. Muito obrigado caro amigo, tenha uma páscoa muito feliz. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Acredito que pequenos milagres vão acontecendo a cada instante! Basta acreditar e estar atento para percebê-los além, é claro, de usar as possibilidades humanas de os tornar possíveis!
    Abraço,
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos pelo prazer de tua visita e comentário, tão real, tão coerente...isto eu faço, ou tento, não tornar o dia a dia comum, corriqueiro, gosto de observar o céu, as nuvens, um angulo novo para ver a mesma árvore, mais ou menos isso que tento, mas sei que é muito mais, acho que uma consciência na verdade, do estar e respeitar o momento, dando-lhe a atenção que o momento pede ou que a gente consegue dar, não caíndo em ilusões, meu maior perigo, sou um iludido rs; e mais que tudo, isso, as nossas possibilidades reais, com o que temos...gosto do que dizes, obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Que todas as tuas orações te levem à paz que você merece, caro Jair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta meu amigo Anderson, já fazes muito mantendo aquele blog de poemas que necessito sempre dar uma olhada, sempre ler um poema teu, ainda achas tempo para me presentear com sua visita e comentário,qeu é um desejo que peço a Deus que se realize em mim, obrigado amigo, e paz é também o que desejo para ti e os que tu amas. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. Oi querido Jair! Eu falei que iria aparecer... kkkkk
    Quando quiser falar comigo, meu email é juliana483@live.com
    Aguardo contato. Beijos@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Juh, foi um barato te encontrar no trem, muito legal....estamos contatados rs. Beijo carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Pois é, Jair, certas coisas acontecem quando esperamos muito dos outros; quando colocamos nossa felicidade em mãos alheias. O certo é mandarmos em tudo que nos diz respeito: chorar quando "nós" não temos mais jeito. A vida é difícil, mas pode ser alegre! Se a gente permitir.

    Meu abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mui estimada amiga Tais, sempre será bom receber palavras tuas, receber dicas de vida (dicas de vida é muito bom né ?, mas minha amiga, eu sei, como eu sei, a vida é tão difícil e fácil também, por vezes chego a pensar que preciso dificultar para poder continuar, uma espécie de estímulo, meio complicado sou né ? por isso estas tuas palavras sempre vem me encontrar, me salvar, porque conhecimento é salvação, lucidez, equilíbrio - típico das mulheres, voces mulheres maravilhosas que escrevem. Sou tão grato por tua amizade, e eu choro mesmo, quando não tem jeito, e choro também diante da beleza, choro de alegria. Obrigado amiga por me permitir. Todo meu carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Foi um vento azul que me trouxe hj até aqui...
    Um vento de saudade, de um tempo que nem se conta...
    Saudades de você Jair...
    Um beijo azul de sempre!
    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estou no norte,
      estou no sul,
      no horizonte azul,
      à minha própria sorte."
      Saudade sempre minha amada amiga RosaAzul...o tempo passa, mas os amores tatuados no coração são eternos, e tu minha amiga faz parte dos que mudaram minha vida...lembra, tu és um divisor de água, existe a internet antes de te conhecer, e a internet depois que te conheci, e isso será para sempre. Eu continuo remando e sofrendo e rindo e escrevendo neste blog, nem sempre dando certo o que escrevo, mas é minha terapia necessária para eu viver. A poesia continua fazendo parte de minha vida, muito já fui ao teu blog, várias vezes, existe um caminho do meu blog até o teu. Mas iluminou minha vida, nesta tarde cinzenta...continuo o mesmo, sofrendo, sofrendo, rindo, rindo e amando cada vez mais meus pais. Nossa, tenho tanto pra conversar contigo...espero que tu estejas muito bem minha amiga, tu e os que tu amas. Ganhei o dia, o final de semana, a vida...
      Tua presença enche de esperança minha vidinha burra, diria o Nei Lisboa rs. O amor que sinto por ti minha amiga, continua o mesmo. Tou muito feliz. Todo o meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Jair, tem dois pontos nesse seu texto que me fizeram pensar: Olha, o fato de alguns serem amargos e tudo o mais tem a ver (muitas das vezes, sim) com as experiências pela quais passaram. Não sei pelo que passou. Mas espero que apareçam os que te amam pelo seu caminho (a gente merece, né?).

    A fé. Tem gente que não acredita em D-s. Eu acredito, e tem poucas coisas que me acalma mais do que uma oração sincera a um D-s (invisível, sim, mas presente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Emilie favorita, teus comentários são combustível para eu continuar a escrever, mesmo sem me entender às vezes rs. Teus questionamentos me fazem sempre sentido, ou eu encontro o sentido que não havia percebido, e isso é maravilhoso, acho muito bom, quando alguém diz algo sobre o que saiu de mim, muito obrigado. Na primeira parte realmente é isso, seria uma reflexão minha, senão colocasse na internet, então...eu também querida Emilie, espero que apareça alguém que eu mereça ou me mereça, ou melhor, nos merecemos e como tu dizes ( a gente merece).
      Tenho muita fé em Deus, e oração me acalma também, e eu tive uma mestra em contato com o Deus invisível, minha avó, que me ensinou a crer , a ter fé. Obrigado, por tuas palavras sempre tão bem vindas no que escrevo, na minha vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir